sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Totalmente Diferentes

Nessa fase a Ana Luiza gostava de se vestir igual a Sofia.


Três anos depois... A Sofia que quer vestir-se igual a Ana Luiza.


Algumas vezes podem estar iguais na aparência, mas têm são personalidades totalmente diferentes.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Passeio à livraria

Ir à livraria é sempre um bom passeio. Vemos as novidades, folheamos alguns livros, lemos várias histórias e levamos um ou outro para casa.
Isso sempre com uma orientação de pegar um livro de cada vez, tomar todo o cuidado para não estragar o exemplar e guardar exatamente no mesmo local em que pegamos.

Dessa vez, entre os livros que folheamos, alguns chamaram a nossa atenção.

Enquanto procurava algo a Ana Luiza na sessão teen, sentei no chão e li para a Sofia os 4 livros da Coleção Boas Maneiras de Kate Tyn. São histórias alegres que mostram os Benefícios de se falar a verdade, de pedir por favor e de dividir os brinquedos. Inicialmente somente a Sofia estava ouvindo a contação, depois chegou uma menininha, depois outra criança e depois a Ana Luiza. Muitas vezes começo contando as histórias para as minhas filhas e quando percebo tem várias crianças ao meu redor. É muito engraçado observar as expressões delas durante o desenrolar das histórias.



A Ana Luiza também leu para a Sofia. O livro escolhido foi:  "Princesas Moderninhas" da Coleção do Barulho. Essa já é uma coleção mais para o tipo livro-brinquedo. Acabamos lendo e brincando com os 4 livros da coleção ("Jogadores de Futebol", "PUM", "Nico e Sua Turma" e "Princesas Moderninhas"). A Sofia e a Ana Luiza apertaram os botões, ouviram todos os sons e acabamos lendo duas vezes (eu uma e Ana Luiza outra) cada um deles. Claro que o que elas mais gostaram foi o "PUM", que fala de alguns barulhos engraçados do nosso corpo.



A Ana Luiza acabou comprando o livro "Fala Sério, Mã", da Thalita Rebouças, que ela já está lendo e achando muito bom. Eu também vou ler.
Já para Sofia, trouxemos "Volta ao Mundo em 80 Histórias". Como o título já induz são 80 contos tradicionais de 80 países diferentes com 80 culturas distintas, narrados de uma forma nova. O combinado era contar uma história por noite, mas já contamos várias. Estamos doidas para chegar no Brasil. Estamos,  simplesmente, A-MAN-DO.



Saldo positivo, lemos dez livros comprando somente dois.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vampiro ou Lobisomem ?

Eu e a Ana Luiza estamos lendo:


Na verdade já lemos Crepúsculo e Lua Nova.
Eu estou lendo Eclipse que a Ana Luiza já leu. Ela está agora no último livro da série, pelo menos aqui no Brasil, que é o Amanhecer.

Dessa vez não estou lendo para ela nem com ela. Realmente estou lendo para mim os mesmos livros pelos quais a Ana Luiza também se interessa. E estou gostando muito dessa fase. De compartilhar com a minha filha essa escolha.

O legal é que ficamos o tempo todo conversando sobre o livro, comentando, et...

A pergunta mais frequente que a Ana Luiza me faz é:
- Se você fosse a Bella, com quem você ficaria? Com o Edward ou com o Jacob?
- Se eu fosse a Bella não ficaria com nenhum dos dois. Qualquer uma das duas opções é uma escolha muito difícil e que traz consequências muito perigosas. (Essa é a resposta que, como mãe, eu acho que devo dar. A resposta como amiga seria o Jacob)

É claro que ela não gosta dessa resposta. Prefere quando eu me mantenho no mundo da ficção e respondo que eu escolheria o Jacke, que faz mais o meu estilo. Já a Ana Luiza prefere o Edward porque ele é mais bonito.

Hoje estávamos lendo deitadas e ao passar por um episódio eu falei:
- Essa Bella é muito maluca!
E morri de rir com a resposta da Ana Luiza.
- Maluca nada! Você que é normal demais.

Estou adorando tê-la como companheira de leitura.
E assim que Lua Nova for lançado nos cinemas, estaremos lá, assistindo.

sábado, 17 de outubro de 2009

Dia cinzento, tarde colorida

Sábado de chuva, fazer o quê? Começamos com uns joguinhos no computador e em todos eles a atividade preferida da Sofia era colorir. Entramos no site da Moranguinho, brincamos um pouquinho e resolvemos imprimir os personagens para colorir. Resultado: uma tarde inteira pintando. Que tranquilidade! Sentadas na mesa da sala colorindo, sugerindo cores, trocando opiniões, sem agitação, mas com muita diversão. A Ana Luiza participou um pouco da brincadeira, mas preferiu ficar mesmo no msn com as amigas.

Os desenhos coloridos a quatro mãos (mãe e Sofia) e um colorido a seis mãos (mãe, Ana Luiza e Sofia):

Os brilhos foram todos pintados pela Sofia, é claro. Se bem que, uma Ana Luiza colocou uns brilhinhos também.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Luluzinha agora é adolescente

Revista Luluzinha Teen segunda temporada

E a Ana Luiza ama. Por que será?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Calmaria com Nitendo DS

Cheguei em casa e nenhuma correria, nenhum barulho, nenhuma gritaria. Estranhei aquela calmaria. Quando cheguei na sala encontrei a cena seguinte:




Pensei em reclamar por elas estarem "atracadas" com o Nitendo DS. Como não vou chegar em casa reclamando decidi primeiro falar com todos. Conversei com o Antonio sem ser interrompida, sem ouvir nenhum Manhêêêê.
Dei beijo na Ana Luiza, fiz umas três perguntas e obtive uma resposta sem ser disputada pela Sofia, pois ela estava assim:




Depois falei com a Sofia sem ouvir nenhum "Manhê, eu tava falando primeiro ". Enquanto isso a Ana Luiza continuava no joguinho.




Chegada em uma casa totalmente diferente de todas. Nossa, que tranquilidade.

Estava pronta para propor para as duas que deixassem um pouquinho o DS de lado e fossem brincar de desenhar ou alguma brincadeira na qual elas interagissem. Antes resolvi perguntar o que cada uma estava jogando. Aí a Ana Luiza respondeu:
- Estamos conversando no Nitendo.

O quê? Como assim? Eu e o Antonio fizemos aquela cara de quem não entendeu nada e fomos dar uma olhadinha. Uma desenhava uma coisa e mandava para o Nitendo da outra. Ou seja, cada uma com o seu DS, naquela concentração, que parecia mais uma alienação, estavam interagindo, brincando juntas.

Gente, choquei! Não sabia que esse joguinho podia fazer isso. E olha que eu jogo com elas?!








Já que as duas estavam interagindo e se divertindo, tudo bem.
Estava tudo tão calmo que eu aproveitei para ir tomar o meu banho. Um banho sem ninguém bater na porta, sem ninguém entrar no banheiro, sem correria. Que maravilha!
Acabei o banho, passei o creme, penteei o cabelo... Eu não estava nem acreditando, já estava achando o Nitendo DS o melhor jogo do MUNDO.

Sentei para ver televisão e essa cena era:




Resolvi, hoje, não regular o uso excessivo do DS e sim tirar proveito dessa opção para distrair a criançada. Diga-se de passagem, é muito boa em viagens de carro, em um restaurante, em algum programa que não ofereça atrativos para as crianças e que precisamos que elas se comportem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo