terça-feira, 30 de março de 2010

Colorindo as Panquecas

Hoje eu estava almoçando com umas amigas e conversamos sobre quais dos afazeres domésticos nossos filhos fazem. Arrumam as camas? Ajudam a colocar e tirar a mesa? Lavam a louça?
Foi aí que me lembrei de que quando eu tinha aproximadamente a idade da Ana Luiza, eu adorava fazer panquecas. Meu sonho era conseguir jogar a massa para o alto e fazê-la cair direitinho na frigideira. Bom, nunca cheguei a esse nível da performance.
Resolvi brincar na cozinha com as minhas filhas fazendo panquecas para o jantar.

A receita da massa foi a seguinte:

- 500 ml de leite;
- 1 ovo;
- 1 colher (chá) rasa de sal;
- 3 xícaras de farinha de trigo.

Primeiro separamos todos os ingredientes e colocamos em cima da pia.
Batemos no liquidificador, o leite, o ovo, o sal  (aí entra a assistente,  que hoje fui eu, e vai guardando e lavando tudo após a utilização). A farinha de trigo foi acrescentada aos poucos conforme fomos batendo a massa.


Massa pronta, tivemos uma ideia. Que tal fazermos panquecas coloridas? Separamos a massa em 3 porções. A primeira deixamos branquinha. Na segunda acrescentamos uma cenoura descascada, limpa e cortada e batemos novamente. Na terceira acrescentamos uma folha de couve, batemos e depois tivemos que peneirar. Uh Hu! Panquecas Verdes e Amarelas.


Chegou a hora de fazer as panquequinhas, uma de cada vez, utilizamos uma concha como medida de massa para cada panqueca, colocamos um fio de óleo na frigideira para cada panqueca a ser frita. Essa tarefa foi da assistente (Euzinha). Não vou deixar as meninas mexerem no fogão por enquanto.


Todas prontas (foram 12 panquecas), foi só rechear (elas escolheram colocar queijo, presunto e polenguinho), enrolar, arrumar no pirex, colocar o molho de tomate, cobrir com queijo parmesão e levar ao forno.

Panquecas de cenoura e Panquecas de espinafre

Ficou bom D+. O papi aprovou.


Da próxima vez vamos experimentar fazer panqueca doce. Huuum...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Meu primeiro selinho

Eu ganhei o meu primeiro selinho da Kcal do blog Coisa de Garotos, fiquei super feliz mas não sabia o que eu devia fazer além de agradecer.
Agora eu já estou sabendo e resolvi fazer uma postagem retroativa para manter o registro aqui no blog.

domingo, 21 de março de 2010

Desenho de Mão

Eu estava fuçando na internet e encontrei o blog da Fabíola, para gostar de ler e escrever, entre várias dicas interessantes gostei do Bicho de Mão. Imprimi a dica e guardei. Hoje a Sofia estava querendo brincar e eu já estava cansada de brincar de littlest pet shop, carrinhos da polly, barbies e afins. Foi aí que me lembrei da dica e sugeri brincar de desenhar. Mostrei as opções e ela escolheu o polvo. Foram algumas horinhas de diversão.


Os desenhos eram acompanhados das perguntas:
- Tartaruga come o quê?  Água-viva (essa eu sabia, acabamos de voltar do TAMAR)
- Baleia come o quê? Algas
- Tubarão come o quê? Peixes

E por aí foi. Os filhos acham que as mães sabem tudo.

sábado, 20 de março de 2010

Frases para a família

Nesse mesmo dia em que fomos ao salão fazer os cortes no cabelo, almoçamos em um restaurante japonês (escolha da Ana Luiza). Aliás, eu adoro ver as minhas filhas comendo com os hashis (aquelas varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente).

Na hora do cafezinho a Ana Luiza foi pegar os saquinhos de açúcar UNIÃO e observou que eles continham algumas frases e presenteou o pai com um saquinho que dizia: "Invente menos problemas". Perfeita!!!
E aí começamos a brincar de dar saquinhos de açúcar. O resultado foi:

O Pai foi presenteado com...
Invente menos problemas

Ana Luiza ganhou...
Diga menos não

Eu fiquei com...
Procure equilíbrio em tudo

Esse eu ganhei da Ana Luiza e quis logo saber: tipo assim, equilíbrio mais especificamente em quê?
Ela respondeu:
- Na alimentação (essa eu mereço!) e entre trabalho e família (essa aí eu não mereço, não! Mas tudo bem, deu para rolar uma conversa sobre o assunto).

Nenhum de nós precisou ganhar os seguintes saquinhos:
Beije mais

Sofia não recebeu nenhum, mas trouxe todos os sete sachês para casa com a autorização do garçom.
E agora de vez em quando alguém recebe um saquinho quando merece. De uma forma leve e divertida a Ana Luiza vai dando o seu recado e recebendo também. E sabe que está surtindo efeito?


Meninices



Em janeiro desse ano a Ana Luiza resolveu cortar o cabelo com franjinha. Ficou em dúvida, pediu a minha opinião e acabou decidindo. A minha menininha ficou com carinha de mocinha e eu ficava apaixonada olhando para aquele rostinho lindo.

 

A Sofia como toda irmã mais nova quer fazer tudo igual a irmã mais velha (as duas estão com as unhas pintadas com um dedo rosa e outro roxo intercalados) e a partir daí começou a me pedir para usar franjinha também.

Hoje fomos ao salão para a Ana Luiza aparar a franja, o papi cortar o cabelo, eu fui fazer mão e o pé com calista com direito a esfoliação e massagem, e a Sofia fazer a sua tão sonhada franjinha.

Carinha de felicidade

Gente, ficou muito linda com carinha de menininha mais velha. Ela mesma se olhou no espelho e disse: eu pareço outra pessoa, pareço que tenho seis anos.
Chegou em casa quis ligar para a avó para contar a novidade, contou para o avô, para a madrinha, está na expectativa de quando a professora da escola ver. Toda realizada.

Antes e Depois

E eu apaixonada olhando esse rostinho.


Todos os dias eu me apaixono por essas meninas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Comidinha da mamãe

Como as minhas habilidades culinárias são pouquíssimas e a variedade de pratos que domino é nenhuma, só me resta inventar. O ovo mexido com queijo e presunto passa a ser chamado de OVO MISTO, especialidade da mamãe. Para as meninas isso transforma o prato em algo especial que só a mãe sabe fazer. Tem também o OVO ESPUMINHA que nada mais é do que um omelete.

Nesse domingo foi a minha vez de estar na cozinha. Então vamos ser práticos, preparar um lanchinho com uma especialidade da casa escolhida pela Ana Luiza e Sofia: OVO MISTO. Elas cortaram o queijo e o presunto, eu bati os ovos, nós colocamos tudo na frigideira, eu mexi, nós comemos tudo. Só o papi que não encara, muito colesterol e gordura para os seus hábitos alimentares saudáveis.

Omelete

Para a sobremesa Pizza Divertida Doce e cada uma prepara a sua. Dessa vez quem está fora sou eu, não vou encarar tanta caloria em um único dia.

As duas (observe a mãozinha da Ana Luiza) passando Nutella na massa pronta

Claro que tem que dar uma lambidinha.
Pizza de chocolate com frutas

Após sair do forno elas começam a decoração das pizzas.
Pizza de chocolate com frutas

Depois, só se deliciam.

terça-feira, 9 de março de 2010

O que lemos na semana

Nessa semana li com a Sofia os livros da série Marcelo Marmelo Martelo da Ruth Rocha que eu já havia lido com a Ana Luiza.




Para cada um deles, enquanto líamos, fomos fazendo um paralelo com o correspondente da Sofia. O Bairro do Marcelo e o Bairro da Sofia, a Rua do Marcelo e a Rua da Sofia, a Escola do Marcelo e a Escola da Sofia, a Família do Marcelo e a Família da Sofia. Os preferidos foram O Bairro do Marcelo e a Escola do Marcelo.
Até fizemos o nosso livrinho o Bairro da Sofia contado por ela mesma. A história começa assim:

                       O meu bairro é muito grande.                         
No meu bairro tem a minha rua.
Na minha rua tem o meu prédio.
No meu prédio moram os meus amigos.


No meu prédio tem um play.
Os amigos que moram em outros prédios do meu bairro
Brincam no play ....




Tem ilustração e tudo. As janelinhas do prédio abrem e fecham assim como a porta da casinha de bonecas do play. 
Quem sabe um dia não editamos a coleção Sofia Alegria?
Eu e a Ana Luiza fizemos vários livrinhos quando ela era pequena, aos poucos irei colocando aqui.

A Ana Luiza está lendo a coleção Querido Diário Otário de Jim Benton.



Na idade da Ana Luiza já não rola mais fazer brincadeirinhas com a história do livro. O que eu fiz foi ler um dos livros da coleção e comentar a minha opinião, perguntar o que ela achou disso, daquilo, etc... É, ela não é mais criancinha.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vamos Brincar de Massinha?

Hoje quando cheguei em casa a Sofia me chamou para brincarmos de massinha. Então, que tal fazermos a nossa própria massinha? Melhor ainda, fazermos a nossa própria massinha e ainda comê-la. Então, lá fomos nós para a cozinha com:

- uma bacia para fazer a massa;
- 400 g de farinha de trigo;
- 200 g de manteiga (na verdade utilizamos Qually);
- 200 g de açúcar;
- forminhas variadas de massinha (não temos as forminhas própria para modelar biscoito);
- um tabuleiro;
- goiabada e nutella para decorar os biscoitos.

Colocamos a farinha, a manteiga e o açúcar na bacia e amassamos com a mão até a massa desgrudar.



Depois foi só começar a modelar, decorar os biscoitos e colocar para assar.



E aí se deliciar, cada uma com a sua fornalha de biscoitos.


Vó e madrinhas se preparem, na próxima visita terão biscoitos para apreciarem.

terça-feira, 2 de março de 2010

Leitura da Semana com a Sofia

Na lojunha do Projeto TAMAR nós adquirimos um livro muito interessante chamado "Tartarugas em Perigo" de Fábio Yabu.



O livro fala da espécie de tartaruga Oliva ensinando um pouco sobre os seus hábitos e ressaltando os impactos do lixo que é jogado na rua e nos mares sobre a preservação das tartarugas. Eu e Ana Luiza tivemos que contar a história várias vezes para a Sofia.
Aproveitamos o assunto para relembrarmos uma brincadeira que já havíamos feito: tartarugas com fundo de garrafa PET de miniguaraná.



A Sofia gostou tanto dessa ideia que eu fui fazê-las com as crianças da turminha da escola, isso em 2008 quando fiz com a Sofia pela primeira vez. Agora apenas voltamos na brincadeira.



Eu, Ana Luiza e uma amiguinha já tínhamos nos divertido fazendo essa tartaruga em um dia chuvoso de 2003.


Bem que dizem que recordar é viver. Reviver é recordar emoções.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo