sábado, 31 de julho de 2010

Visconde de Mauá - Hospedagem Sustentável

Nós gostamos muito de fugir para a Região de Visconde de Mauá para dar uma descansada, uma relaxada, uma desacelerada. Dessa vez ficamos em Maringá, um bairro que fica parte em Minas Gerais e parte no Rio de Janeiro. As meninas adoraram essa história de atravessar uma ponte e trocar de estado. Maringá tem várias lojinhas de artesanato, restaurantes deliciosos, passeio a cavalo (que as meninas amam) e Rosinha uma burrica de 35 anos que circula pela vila.

Rosinha pedindo o seu almoço na entrada de um restaurante e fazendo a sua refeição.

Ficamos no Hotel Bühler que tem ótima localização, um espaço lindíssimo cercado de verde, um atendimento excepcional, uma cozinha deliciosa. Os chalés são superconfortáveis, espaçosos e aconchegantes com varanda, lareira e hidromassagem.


As meninas se divertiram a valer no parquinho, na piscina térmica, no salão de jogos de mesa e jogos de tabuleiro. Aliás, a Sofia jogou com o pai o seu jogo preferido em duas versões: xadrez no tabuleiro e xadrez gigante. Fizeram passeios na trilha ecológica, visitaram a horta e o galinheiro. Só não foram na piscina e nas duchas porque estava meio frio para nós que estamos acostumados à temperatura do Rio.


Além disso tudo, esse hotel tem um grande diferencial: aplica a Hospedagem Sustentável. Todo o lixo é separado e reciclado. Não utiliza saco plástico, as guimbas de cigarro ficam em lixos separados e são depositadas em um decomposteiro, assim como o lixo orgânico. As meninas puderam ver um procedimento de transformar o lixo em húmus para a plantação de mudas que serão consumidas na cozinha do hotel posteriormente. Os hóspedes que possuem plantas também podem levar húmus para casa.

 

As sobras de pão do café da manhã são entregues para as crianças alimentarem os peixes.
As cascas de ovo são transformadas em cálcio servido no café da manhã que eu comi com coalhada e mel e ficou uma delícia. A senhora que me explicou o processo para fazer o cálcio ressaltou que não preciso ligar o forno só para isso. Que devo aproveitar o momento em que já for utilizar o forno para assar outra coisa. Viu? Nada de desperdício!

Além de descanso (voltamos para casa recarregados) e diversão, passamos por uma aula de ecologia. Foi sensacional. Saímos de lá já querendo voltar.
Como o hotel aceita cachorros da próxima vez vamos levar a Xina.

Sofia com Alice (cachorrinha hóspede) e Cléo (gatinha proprietária)
 



sexta-feira, 30 de julho de 2010

Surpresas (Postal, Desenho, Selinhos e Desafio)

Na hora do almoço ao chegar em casa e ver a correspondência, encontrei um cartão postal da Gisele do Kids Indoors. E que surpresa! O postal foi desenhado pela filha fofíssima dela e endereçado pra a Ana Luiza e a Sofia.


As meninas ficaram superempolgadas com a novidade. Entramos no blog da Gi e mostrei para elas as fotos da Cecília e do Cássio. Imediatamente elas quiseram preparar uns postais para serem enviados para a Gi e seus filhos. Fizemos 5 postais de Visconde de Mauá e a Ana Luiza e a Sofia ainda queriam mais. Pelo visto a Gi vai receber muuuitos postais. Aproveitamos para conversar um pouco sobre Porto Alegre e a Sofia disse que agora torce para o time de Porto Alegre. Mas que time é esse, meu Deus?

À noite quando cheguei, além de muitos beijos e abraços, recebi um desenho lindo e carinhoso da Ana Luiza.


Ao levantar o Sansão e o porquinho do Chico Bento (esqueci o nome), tem mais declaração de amor. Que felicidade!

Como se não bastasse tanta surpresa agradável ao navegar nos blogs vi que tinha recebido mais 2 selinhos!
O primeiro foi o Dardos e recebi da Patrícia do blog superantenado Nutrição & Cia. Eu já havia recebido esse selinho, mas isso não diminuiu em nada a minha felicidade em recebê-lo novamente. Agradeço de coração a lembrança.




O outro na verdade foi um selo-prêmio que me deixou muito feliz que ganhei da supertalentosa, espirituosa e divertida Fê do blog Mamma Mini que é fantástico.



É o prêmio SUNSHINE AWARD. Que é uma indicação para concorrer ao Prêmio Sunshine Award e destina-se a homenagear, premiar e reconhecer o trabalho de milhares de mantenedores de sites e blogs em todo o Brasil. As regras são:

1. Criar um artigo sobre o prêmio
2. Criar um link do blog que o indicou
3. Indicar outros blogs para a Sunshine Award
4. Informar aos indicados sobre o prêmio deixando um comentário em seus blogs.
As indicações vão para minhas amigas:

Gi - Kids Indoors
Renata - Dicas Green
Pati - Coisas de Mãe
Eliane - Provance Home & Banho
Mi - É legal e Poético

E hoje, enquanto preparava essa postagem, recebi esse desafio da Minéia do blog História Para Criança Ler, Ouvir e Sonhar que me supre diariamente de contos para eu contar para a Sofia dormir.

Tenho que contar 6 coisas que as pessoas ainda não sabem sobre mim Vou tentar:

1) Fui mordida por uma leoa quando eu tinha 11 anos;
2) Meu sonho era ser artista de circo;
3) Não sei cozinhar. É verdade! O que faço com as meninas é inventar e me divertir na cozinha;
4) Adoro brincar com as minhas filhas, mas detesto brincar de boneca, casinha e comidinha. Gente! Agora que me dei conta, nunca comprei um jogo de panelinhas para as meninas. Brincar de comidinha só na cozinha de verdade, com ingredientes de verdade;
5) Dentro de casa só ando descalça;
6) Detesto mau humor. Já acordo bem-humorada.

Ufa! Consegui concluir o desafio. Agora tenho que indicar 3 amigas blogueiras:

1) Carol - Viajando na Maternidade
2) Patrícia - Nutrição & Cia
3) Andreia - Luiza Não Larga a Chupeta




terça-feira, 27 de julho de 2010

Aula de Culinária - Café em Pauta

Para curtir o finalzinho das férias, as meninas foram fazer uma aula de culinária para crianças no Café em Pauta. Foi uma tarde superdivertida e diferente. Elas fizeram várias delícias como: shake de chocolate, shake de morango, salada de fruta na cestinha de maracujá, bolo de laranja, brownie e canelone de queijo, presunto e tomate. Trouxeram duas saladinhas de frutas para casa. O papai as comeu de sobremesa após o jantar e ficou muito satisfeito e orgulhoso das suas filhotas.

As meninas gostaram muito do Tio Flavio e da Tia Cris.

As crianças experimentaram todas as receitas feitas por elas próprias. Eu sei que ficaram tão animadas com a aula que hoje a Ana Luiza preparou o almoço e eu vim almoçar em casa. No cardápio tivemos: salada de alface, rúcula, tomate, azeitona e palmito; canelone de queijo, presunto e tomate (que ela aprendeu na aula); limonada e picolé de Danoninho e Chandele (invenção das duas). Fiquei muito, muito feliz com o meu almoço preparado com amor pela filhona.


Alguns canelones foram guardados para o papai jantar.
Para quem mora no Rio vale conferir a programação de cursos para adultos e crianças do Café em Pauta que é comandado pelos chefs Cristiane Gonzalez e Flávio Chebabe, o espaço ministra cursos de culinária e também aulas avulsas, em parceria com renomados chefs, para iniciantes e profissionais.

SAC da Grow

As minhas filhas adoram o Blo Pens da Grow. Já tivemos várias versões do brinquedo desde que a Ana Luiza era pequena.
Lembro que com o primeiro Blo Pens que a Ana Luiza teve ela pintava umas blusas de malha e fez uma de presente para mim. Claro que fui para o trabalho com o meu presente.
A Sofia ganhou um Blo Pens das Princesas de aniversário e quando foi usar o brinquedo três das quatro canetinhas estavam sem tinta. Pensei logo que esse Blo Pens estava fora da validade, pois já adquirimos vários e nunca tivemos problemas. Conferindo na embalagem vi que a validade é  indeterminada. Foi aí que me lembrei de uma postagem da Ingrid, do blog Desconstruindo a Mãe, elogiando o SAC da Faber Castell. Sendo a Grow uma empresa do porte que é, e com produtos da qualidade que tem, imaginei que o SAC teria a mesma qualidade e resolvi tentar. Liguei para o número que constava na embalagem do brinquedo:

1) Fui atendida em poucos toques e sem gravação de espera. Ponto para o SAC da Grow.

2) A atendente educada foi objetiva e sem aquela entonação de texto decorado de guia mirim. Ponto para o SAC da Grow.

3) Ela perguntou se tinha a possibilidade de eu fotografar as cartelas e enviar pelo site da Grow. Nesse momento pensei rapidamente que não estava confiando na minha palavra e que era uma forma de dificultar o processo. Como já trabalhei dando suporte à área de qualidade e a área de antifraude entendi que era realmente necessário um ponto de controle. Resolvi focar na boa vontade em prestar um atendimento mais rápido. Ponto para o SAC da Grow.



4) Entrei no site, relatei o ocorrido e enviei a foto. O site é super-rápido (inclusive para anexar a foto) e de fácil navegabilidade. Ponto para o SAC da Grow.

5) Bem antes da minha expectativa recebi o retorno por e-mail informando que em 15 dias eu receberia em casa as canetinhas.

6) Em 15 dias as canetinhas chegaram na minha casa. Ponto para o SAC da Grow.

O SAC da Grow superou as minhas expectativas com o pronto atendimento e o respeito ao consumidor.
A Sofia ficou megafeliz quando viu a caixa do correio e eu disse que eram as canetinhas do Blo Pens. Agora elas já querem saber se já foi lançado algum Blo Pens novo.


Ana Luiza e Sofia passaram um bom tempo do dia brincando juntas e fazendo desenhos com o Blo Pens e as canetinhas novas. Esses aqui eu ganhei de presente, 2 desenhos da Ana Luiza e 2 desenhos da Sofia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Leitura especial no Dia das Avós

Para um dia especial como esse, nada como um livro tão especial quanto. "Bonita, É Assim Que Vovó Me Chama" é um livro de Barbara M. Joosse com ilustrações de Barbara Lavalle da editora Brinque Book.

Em "Bonita, É Assim que Vovó Me Chama", uma avó que vive com a sua neta no Havaí conta história para mostrar à menina o quanto ela é especial. O livro, além de revelar o quanto o amor de uma avó é eterno e incondicional, traz palavras do havaiano e algumas tradições dessa ilha.
Uma leitura linda, recheada de carinho e emoção.

Livro infantil Bonita, É assim que Vovó me chama


Aproveitamos para prolongar a diversão e fizemos a Boneca Bonita usando fios de lã, bola de isopor, palito de picolé e papel crepom.

Atividade de reciclagem associada a leitura do Livro infantil Bonita, É assim que Vovó me chama


Barbara M. Joosse e de Barbara Lavalle também são os criadores de "Mamãe, Você Me Ama?" outro livro muito especial que mostra, de forma muito carinhosa, como o amor de mãe é incondicional.

Dois livros infantis lindos que falam de amor e família. Por aqui sempre procuro associar atividades, como reciclagem, culinária, brincadeiras, jogos, etc., à leitura. Acredito que esta é uma ótima maneira de estimular o gosto pela leitura e incentivar esse hábito tão saudável. 

domingo, 25 de julho de 2010

Lemos nessa semana e...

ADORAMOS

Eu
Livro Mães em Guerra

Ana Luiza
DLivro  Reunião Sombria da coleção Diários do Vampiro

Para Sofia
Livro Histórias da Bruxa Boa

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ilha de Paquetá

Aproveitamos esses dias lindos de inverno que fazem aqui no Rio para fazer um passeio supergostoso. Fomos à Ilha de Paquetá. O passeio já começa na barca que pegamos para fazer a travessia da Baía de Guanabara que dura 70 minutos com direito a passar por baixo da Ponte Rio-Niterói.

Chegando à Ilha fizemos o passeio de charrete com o charreteiro explicando os pontos turísticos.


A volta na Ilha de charrete teve duração de 1 hora com muitas fotos, parada no cemitério de passarinhos, no parque aonde vimos os micos, visita Pedra e à Praia da Moreninha e à Maria Gorda (um Baobá de tronco muito largo). Durante o passeio de charrete a Ana Luiza não cansava de falar: "que visual lindo!" e tirar várias fotos (pena que não dá para colocar todas aqui).


Após o passeio de charrete paramos em um restaurante e almoçamos uma comidinha simples e supersaborosa. Aí as meninas quiseram voltar na Praia da Moreninha só que agora de bicicleta. Bom para queimar as colorias ingeridas no almoço.
Elas adoraram poder andar de bicicleta pelo meio da rua com aquele espaço todo e sem perigo. Brincaram na areia da praia, subiram em árvore. Total liberdade.




Como criança não cansa nunca, elas ainda quiseram andar de pedalinho. E as pernas da mamãe aqui já estavam bambas. Mas lá fomos nós. Depois foi só esperar a barca.


E voltar para casa feliz da vida.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Selinhos

Ganhei mais dois selinhos e fiquei muito, muito feliz.

O primeiro foi da minha amiga blogueira Luma, uma mãe de PRIMEIRA super CORUJA que tem o Blog fofíssimo Mãe de Primeira Viagem.



As regras são:
1)  Informar quem deu o selinho - Já feito
2) Dizer 5 motivos que me fazem amar ser mãe. São eles:

1° Adoro sentir esse amor inexplicável que tenho pelas minhas filas;
2° Amo chegar em casa e receber aquele abraço gostoso, aquele beijo delicioso e todo aquele carinho;
3° Amo ser importante para elas, ser responsável pelo crescimento delas;
4° Me realizo a cada conquista e a cada novo passo das minhas filhas;
5° Amo ouvir "Mae, eu te amo".

3) Indicar 5 mamães para responderem a essa pergunta:

Andréa - Lu Não Larga a Chupeta
Minéia - Historia para criança ler, ouvir e sonhar
Gi - Kids Indoors
Simone - Flor de Sofia
Má - Só de cuka freska, prá que esquentar

O outro selinho ganhei da Tia Eliane do blog cheirosíssimo, o Provance Home & Banho. A loja do blog tem coisinhas lindas, cheirosas e cheias de charme.


É o Prêmio Dardos e fiquei muito feliz e orgulhosa em recebê-lo e agradeço de coração.

Através deste selo são premiados os blogueiros que transmitem valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc.. Que, em suma, demonstram sua criatividade através de pensamento vivo que está e permanece intacto em suas letras, entre suas palavras.
Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à web.

Vou oferecer o " Prêmio Dardos " para :

Carol - Viajando na Maternidade
Di - Mãe Bipolar, Filha Jacaré
Bianca - Bia, Cris e Lulu
Ju - Mil Faces de Juliana
Ana - Mãe Mochileira, Filho Malinha
Ana - Balde, Areia e Balanço
Fê - Mamma Mini
Renata - Dicas Green
Chica - Sementinhas Para Crianças
Clau - Blog da Clauo
 
Espero que todas fiquem tão feliz quanto eu fiquei recebendo esses selinhos.

domingo, 18 de julho de 2010

Shrek - Brigadeirão da Fiona

Fomos assistir "Shrek Para Sempre" e as meninas adoraram. A Ana Luiza disse que não queria que fosse o último da série porque o Shrek é muito legal e que dá para ter vários filmes. Eu achei que vale a pena ver o filme, mas ainda fico com o primeiro.


E não é dizer que eu sempre prefiro o primeiro não, porque o Toy Story eu acho que cada novo filme é melhor que o anterior. A Sofia também gostou muito, apesar de não ter entendido muito a volta no passado para alterar o presente. Acho que as histórias que têm essas alternâncias de passado, presente e futuro ainda fican confusas para ela.

Elas gostaram tanto que quando chegaram em casa quiserem rever TODOS os DVDs do Shrek. Agora mesmo, enquanto eu faço esse post, elas estão revendo Shrek 2. Já viram o Shrek 1, Shrek 3 e Shrek no Natal.

Foram tantas horas de Shrek que vocês não sabem quem apareceu aqui em casa. A Fiona antes da chapinha. É verdade, ela faz uma chapinha antes dos filmes.

Estou verde, é que na foto não apareceu direito. Valeu o mico, as meninas se divertiram e riram muito dessa versão.

A Fiona veio nos ensinar a receitinha preferida do Shrek que é Bolo de Lodo do Brejo. Na verdade um Brigadeirão e a receita é da Laís do blog "Abel Quer Comida".

O que Fiona utiliza:
- 2 latas de leite de lesma condensado;                              
- 1 vidro de lodo do brejo;
- 1 tablete de gosma de minhoca;
- 1 xícara de pó de aranha caranguejeira; 
- 6 ovos de sapo.

Fizemos algumas substituições (seguimos a receita da Laís):
- 2 latas de leite condensado;
- 1 vidro de leite de coco (200 ml);
- 1 tablete de margarina;
- 1 xícara de chocolate em pó (nós utilizamos Nescau Light);
- 6 ovos.

Batemos tudo no liquidificador.


Assamos em banho-maria em forma (a Fiona faz no pinico do Flatus) untada com margarina por duas horas.
Era para esperar esfriar para retirar da forma, mas nós não conseguimos esperar e aí uns pedacinhos ficaram grudados. Polvilhamos chocolate granulado e colocamos umas balas de gelatina em forma de minhoca para enfeitar (o Shrek adora comer as minhocas).

Para variar um pouquinho a Ana Luiza não liberou as fotos com ela. Então só aparece a mãozinha dela.

Depois de várias tentativas frustradas de fazer um brigadeirão, acertamos. Ficou muito gostoso.


sábado, 17 de julho de 2010

Que boneca você é?

Encontrei essa brincadeira no blog da TATA e achei superlegal.
Claro que fui correndo para ver qual boneca eu sou. Adivinhem só!

Emília




Criativa e intensa em tudo o que faz. Seu jeito excêntrico chama a atenção e colabora para que você conquiste a todos de primeira. Nunca perca sua espontaneidade. Aproveite a sua alegria de viver e faça com que as pessoas a sua volta desfrutem também dela.

Não preciso nem dizer que eu amei ser a Emília. Sempre gostei dessa boneca do Sítio do Pica-pau Amarelo.

As meninas viram a brincadeira e quiseram saber que bonecas elas são. Primeiro foi a Ana Luiza. E que charme totalmente brasileiro! Ela é a

Susi


Romântica e sensível, você gosta de se sentir amada e querida, mas também adora dar carinho a quem precisa. Você tem uma percepção aguçada da necessidade do outro, aproveite esse seu lado e saiba tirar da vida e das pessoas o que elas têm de melhor.

Ana Luiza também adorou o resultado da brincadeira. Aí foi a vez da Sofia. Na primeira tentativa ela foi a Bebezinha e detestou. Ficou danada dizendo que ela não era bebê e sim uma menina de 5 anos. Tentou várias combinações de resposta e o que aparecia? Bebezinho. Até que a Sofia conseguiu uma combinação em que o resultado foi a Moranguinho e aí sim ela ficou satisfeita. A partir daí ficou brincando um tempão com as combinações. Inclusive parei essa postagem no meio para a Sofia ver qual boneca ela é:

Moranguinho


Otimismo e alegria são elementos determinantes da sua personalidade. Você adora fazer bem as pessoas, transformando amizades em laços sagrados de carinho e cumplicidade. Por essa razão você é a amiga que todos gostariam de ter. Nunca deixe de ser quem você é.


Se você quiser saber que boneca você é, faça o teste AQUI e depois me conte.


O Movimento Rosa é um movimento em prol de um mundo cor-de-rosa.
Mais otimista, mais sensível, mais solidário, muito mais feminino.
Um simples gesto pode mudar seu modo de ver a vida,
pode tornar o dia de alguém melhor, pode pintar o mundo de rosa.

Fotos do Caraça liberadas

Oba, oba, oba. A Ana Luiza viu a postagem sobre a chegada dela do Caraça e resolveu liberar as fotos para serem postadas aqui no blog.

Ela e as amigas de quarto. Olha as carinhas de felicidade!

Mais algumas fotos tiradas pela Ana Luiza

E sabe por que o Lobo-Guará não apareceu para comer a sua comida?
Porque o danado comeu a comida do lixo e dispensou o banquete preparado para ele.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Oba, ela já está de volta

Que saudade! Estávamos todos morrendo de saudades da Ana Luiza. Tá certo que foram só cinco dias mas, para nós que ficamos aqui parece muito tempo.
O pai o tempo todo perguntava:
- E aí? Ela ligou?
E eu respondia:
- Não ligou, nem vai ligar porque está bom demais lá.

Coração de pai e mãe não aguentou e nós ligamos para o número do lugar onde eles ficaram. O número era apenas para saber notícia, as crianças não seriam chamadas. Mas só em saber alguma notícia já dá um alívio no coração.
No primeiro dia que liguei soube que tinham chegado todos bem e que já tinham saído para um passeio.
No segundo dia soube que já tinham jantado e estavam esperando o lobo guará.
No terceiro dia o telefone do lugar "pifou", não recebia, nem fazia ligações. Ótimo, mãe e pai sem o seu alívio de coração.
No quarto dia ... tchan, tchan, tchan .... Ana Luiza ligou. Nunca fiquei tão feliz ao ouvir aquela gravação da chamada a cobrar. Agora, sabe por que ela ligou? Para nos lembrar que ela estaria voltando no dia seguinte e para não esquecermos de buscá-la. Pode? E nós íamos esquecer?

Quando a Analu chegou percebemos que a saudade era maior ainda. Abraçamos muito, beijamos muito. Ela, apesar de cansada, estava superfeliz, sorridente, dizendo que foi ótimo, cheia de fotos e de novidades.

As fotos em que ela e as amigas aparecem não foram liberadas para serem postadas no blog. Snif, buá.

Eu tive que trabalhar e não deu para ficar grudada com ela o dia todo como era a minha vontade. Mas Analu e Sofia ficaram no maior grude a manhã toda. Depois o pai levou a Ana Luiza para almoçar com ele para ficarem um pouco juntinhos só os dois.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Leitura - Mig, o sentimental

Fui à livraria para comprar o livro "Poderosa" para a Ana Luiza e não encontrei. Enquanto dava uma olhada nas prateleiras encontrei o livro "Mig, o sentimental" de Ana Miranda e já me encantei pela capa.

Livro infantil Mig, o sentimental

Percebi ao folhear o livro que várias palavras se destacam pelo tamanho e colorido. Essas palavras são nomes dos mais variados sentimentos. Resolvi comprar o livro e essa foi a nossa leitura noturna.
O livro é lindo com ilustrações bem coloridas e explica os mais variados sentimentos em forma de verso. Foi gostoso ler, foi gostoso ouvir. E as meninas foram falando: é assim mesmo que eu acordo - Preguiça. Ih, é isso mesmo que eu sinto quando fico deitada no sofá - Tédio; é assim mesmo que eu fico - Agitada e por aí foi até o final da leitura. 

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Viajando Sozinha - Caraça

A Ana Luiza viajou com a escola para o Caraça e nós estamos morrendo de saudades. Lá o celular não pega e por isso nós nem conseguimos falar com ela para saber das novidades. Aguenta coração!!!! Eu sei que antigamente não tinha celular e as mães sobreviviam. Eu também vou sobreviver. Mas para quem não sabe o que é ser mãe sem celular, esse está sendo um bom aprendizado. É muito difícil. Bom, amanhã a Ana Luiza chega cheia de novidades, estou louca para saber se o Lobo Guará apareceu, se estava muito frio, se deu para mergulhar na cachoeira, para ver as fotos (espero que ela tenha tirado muitas), etc...


Na sexta à noite fomos todos levá-la na escola e vê-la entrando no ônibus. Beijos, abraços e a Ana Luiza entrou no ônibus. Pronto, a Sofia começou a chorar e foi me esperar no carro. Eu fiquei lá ao lado do ônibus como outras mães e pais dando tchau para um monte de cabecinhas que nem sabíamos se era dos nossos filhos. Eles lá dentro na maior curtição e nem aí para nós.
O ônibus partir e lá fui eu para o carro. Cheguei com ar feliz dizendo:
- A Ana Luzia já foi.
A Sofia ainda chorando e com tom de desaprovação:
- Mãe, você está feliz porque a sua filha foi viajar sozinha?!
- Ô , a mãe está feliz porque eu sei que a Ana está muito feliz. Eu vou ficar com muita saudade mas o que importa para a mãe é ver a filha feliz.

Algum tempo depois a Sofia já estava bem e curtindo o seu final de semana de filha única. Aproveitamos para dar um pulinho em Cabo Frio e apesar do tempo não estar muito bom deu para aproveitar com passeio pela praia, andar de bicicleta na pracinha, dar um pulinho na feira hippie, tomar sorvete da Remar, jogar xadrez, desenhar e dançar salsa coma do Forró.


Antes de viajar a Ana Luiza fez essas panquecas para a família come junta. Ela adorou esse negócio de fazer panquecas desenhadas. Até falou que eu devia fazer uma colônia de férias aqui no play de tão empolgada que ficou.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cupcake Arco-Íris da Aurora

Mais algumas leituras de versões da história da Bela Adormecida e descobrimos uma coisa. Quando a Aurora foi despertada do seu sono ela e todo o reino estavam com tanta fome que a princesa resolveu fazer Cupcakes Arco-Íris para todos. E não é que ela nos ensinou como se faz.

Pega a sua receita de bolo branco que está acostumada a fazer. Nós até pensamos em fazer com essa receita deliciosa de Bolo de Iogurte, mas mudamos de ideia para a Cinderela não ficar chateada. Então utilizamos a nossa receita de Cupcake mesmo. Dobramos a receita, uma feita pela Ana Luiza e outra pela Sofia. Massas prontas, dividimos em 6 porções (o arco-íris tem 7 cores, nós sabemos, mas preferimos um número par para não dar confusão). Em cada porção colocamos 3 gotas de corantes em cada uma e misturamos. Massas coloridas, agora é só ir colocando uma colher de cada cor em cada forminha na ordem das cores do arco-íris (roxa, azul, verde, amarela, laranja, vermelha).


Nessa etapa as duas ficaram meio impacientes porque o processo foi meio demorado. Conversamos sobre fazer as coisas com calma, devagar, com delicadeza, cuidado e atenção.
Bolo no forno, fomos preparar a cobertura: Ganache Colorido.

O que utilizamos:

- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 1 barra grande de chocolate branco (160 g);
- 1 gota de corante para cada porção.

Como fizemos:
Picamos o chocolate branco. Em fogo bem baixo aquecemos o creme de leite e acrescentamos o chocolate branco picado. Mexemos até o chocolate derreter.
Separamos as porções em 6 potinhos de Danoninho vazios, colocamos uma gotinha de corante em cada porção e mexemos. 
Aqui o combinado foi o seguinte: quem coloriu a massa com roxo, azul e verde colore a cobertura com as outras cores. Dessa forma as duas puderam utilizar todas as cores e não teve motivo para disputa de quem vai usar as cores mais bonitas.

Bolo assado, só esperar esfriar para cobrir com o ganache
Esperar o bolo esfriar foi outro exercício de paciência. 


Teve bolo para todo o reino e ainda sobrou. A moça que trabalha aqui em casa ficou toda feliz em levar os outros cupcakes para o reino de lá.

Momento recordar é viver:

Belas Ana Luiza (com 3 anos) e Sofia (com 2 anos)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Panquecas com Design da Bela Adormecida

Semana da Aurora. Livros, filmes, brinquedos e receitas. Na época em que a Aurora ficou morando com as fadas Flora, Fauna e Primavera no bosque ela aprendeu a fazer uma mágica com as panquecas. E sabem de uma coisa? A Bela Adormecida nos ensinou a fazer as Panquecas com Design.
Utilizamos a mesma receita das Panquecas Coloridas.


Só que dessa vez colorimos com corante mesmo. Dividimos a massa em quatro porções e colocamos três gotas de corante de cores diferentes (amarelo, verde, azul e rosa) em cada uma. Usamos aquelas embalagens utilizadas em bares para ketchup, mostarda e maionese, para fazer os desenhos com as panquecas.


Fiz flores, borboletas, minhocas e tartarugas. A Ana Luiza fez sol, nuvem, grama, lago, peixe, flor e borboleta. Assim montamos o Bosque Encantado das Fadas.


Na primeira tentativa da Ana Luiza o desenho não ficou muito bom e ela ameaçou desistir. Aproveitamos a oportunidade para falarmos sobre a persistência. Sofia logo cantou a música do Doki, do 3P: Persistir, Praticar e Participar. Depois mostrei para a Ana Luiza o site de onde eu tirei a ideia das Panquecas com Design que é esse aqui. Foi ótimo porque ela viu que a primeira panqueca do Jim ficou bem ruim e o cara não desistiu e por isso hoje, ele é tão "fera" nas panquecas.

Momento recordar é viver:

Ana Luiza com 3 anos vestida de Bela. Ela estava fazendo pão de queijo para o lanche com as amigas princesas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo