terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Mar de Gelatina das Princesas do Mar

Mergulhamos nos livros das Princesas do Mar de Fábio Yabu. Saboreamos as aventuras do Mundo da Salácia. Nos deliciamos com os personagens e seus reinos.

Em cada um dos seus livros aprendemos sobre o fundo do mar e trouxemos lições para a nossa vida na terra. Tudo de uma forma lúdica e muito divertida.


Em o "Pequeno Herói" descobrimos que todos possuem alguma habilidade e que essa deve ser valorizada.
Já em Tartarugas em Perigo (que eu já postei aqui no blog) além de aprendermos sobre a preservação das tartarugas vimos a importância do trabalho em equipe.


"Mistério na Escola do Mar" despertou a nossa curiosidade e nos mostrou que devemos acreditar no amigo e que, ao invés de duvidar podemos ajudar.
Em "Desafio dos Tubarões" nos emocionamos com o romance sem preconceitos e o respeito às diferenças.


Com "O Peixe Lendário" aprendemos sobre arraias e tubarões e vimos que algumas vezes não têm certo nem errado. Que todos podem ter razão.
E por fim em "O Monstro do Fundo do Mar" passeamos pelo Reino Abissal e descobrimos que a beleza é uma questão de ponto de vista.

Ainda com fome de diversão e apetite para mais brincadeiras fomos ao site das Princesas do Mar, que sempre tem uma dica para preservação do meio ambiente, curtir os jogos e descobrir nossas personagens.
Eu passei a ser a Vivi uma água viva aquariana. A Sofia, a Juli uma peixe-palhaço brincalhona e Ana Luiza, a Mari  irmã de Juli que às vezes é meio mal-humorada. Papai é Sirilo, o caranguejo. Será que é por que o Papi só quer sair da toca para comer?

Depois de tanta aventura com os nossos personagens escolhidos bateu aquela fominha no fundo do mar. Então fomos fazer o prato preferido das Princesas do Mar que é o Mar de Gelatina.


O que utilizamos:
- 1 pacote de gelatina vermelha;
- 1 pacote de gelatina verde;
- 1 pacote de gelatina amarela;
- 1 pacote de gelatina roxa;
- 1 pacote de gelatina incolor;
- 1 lata de leite condensado;
- corante azul.

Como fizemos:
Fizemos as gelatinas coloridas separadamente utilizando um pouco menos de água do que manda a embalagem. A ideia era deixar a gelatina em um ponto mais duro. Quando estavam prontas cortamos em quadradinhos e reservamos.
Dissolvemos a gelatina incolor em 1 xícara de água fervendo e batemos no liquidificador acrescentando a lata de leite condensado e algumas gotas de corante azul.


Escolhemos um tapeware próprio para desenformar gelatina, colocamos as gelatinas coloridas cortadas e o creme de gelatina azul. Levamos à geladeria até ficar no ponto para desenformar.


Aí foi só saborear! Voltamos desse mergulho totalmente recarregadas.




segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conversa entre irmãs



Ana Luiza:  - Eu te amo.
Sofia:         - Eu também te amo.
Ana Luiza:  - Você é minha melhor amiga.
Sofia:         - Você também é a minha melhor amiga.

Coração de mãe superfeliz com essa conversa.



Ana Luiza: - O que você vai ser quando crescer?
Sofia:         - Vou ser adulto.
Ana Luiza: - Eu vou ser eu mesma e feliz
Sofia:         - Eu também vou ser eu mesma e feliz.

Coração de mãe superorgulhoso gargalha.


Ana Luiza: - Olha aquela estrela lá no céu como brilha!
Sofia:         - É porque ela acabou de tomar banho com muito sabão.
Ana Luiza:   - Aquela outra não brilha, é apagadinha.
Sofia:         - É porque ela ainda não tomou banho.

Coração de mãe dando risada.

sábado, 28 de agosto de 2010

Sorteios bem legais em blogs amigos

O "Quartinho da Dany"  está sorteando um CD e um DVD Descobrindo o Mundo com Mozart e um CD e um DVD Descobrindo em Inglês. Passem lá para participar!



Outro sorteio super legal é o que está rolando no blog da Vanessa. Vale conferir AQUI.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Resultado do Sorteio com muita surpresa

Hoje, dia do resultado do sorteio, cheguei em casa correndo, supercuriosa para saber quem ganharia a mochila. Ao passar pela portaria ...

SURPRESA! Tinha uma caixinha do Sedex para mim. Era da fofíssima Ju, minha amiga virtual, mãe do meu amigão Lucas, do blog supergostoso Mil Faces de Juliana. Já fiquei muito feliz.
E quando abri a embalagem ?

SURPRESA! Uma ecolata rosa. Linda, linda, linda. Tem presente mais parecido com a gente? Nós amamos. Resolvemos que vamos guardar trecos para fazer arte. Tipo botões, rolhas, tampinhas de refrigerante, enfim essas coisas que vão servir para algo. E aí abrimos a lata.

SURPRESA! Dois postais supercarinhosos, com a letra da Ju e desenho do Lucas. Um com a imagem de São Francisco de Paula e outro com a mensagem linda de Leonardo Da Vinci.

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, então, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra toda humanidade."


Ju e Lucas, eu, Ana Luiza e Sofia agradecemos de coração todo esse carinho que fez a diferença no nosso dia.

Nesse clima de felicidade, de energia boa recebida dessa blogosfera, fomos (eu e a Ana Luiza) fazer o sorteio. Foram 135 comentários que depois de retirados os excluídos pelo autor restaram 131.
A Ana Luiza foi para o random.org e o sorteado foi:


Quando fomos à planilha com a lista dos participantes ver o ganhador, SURPRESAAAAA!

Quem ganhou a mochila foi a Juliana Dalzoto, que é a fofíssima Ju, minha amiga virtual, mãe do meu amigão Lucas, do maravilhoso blog Mil Faces de Juliana. Mais uma vez obrigada Ju, por ter participado do sorteio, por estar sempre aqui comentando, pelas suas postagens, pelo seu carinho.

A mochila será enviada diretamente pela Naísa Ketchum Digital.

Agradeço do fundo do coração a participação de todos nesse sorteio e espero ter muitos outros aqui no blog. Eu fiquei especialmente feliz com esse sorteio.



Bela faz Cupcake de Nutella para a Fera

No sábado fui à feira e comprei uma caixa de fruta-do-conde, além de outras coisitas. Em casa, ao fazer a arrumação das compras, sobrou a caixa de madeira. Olhei para a caixa... a caixa olhou pra mim...e não tive coragem de jogá-la fora. Madeira no lixo me pareceu desperdício demais.
Retirei as duas ripas de madeira que ficavam na parte superior da caixa, as preguei nas laterais e guardei. Sabia que em breve a caixa teria uma serventia.
Quando as meninas viram a tal caixa logo quiseram pintá-la. E lá fomos nós fazer a nossa arte.

O bracinho que aparece pintando é da Ana Luiza. É a tal crise de não querer aparecer nas fotos.
Xina nos fez companhia durante a pintura.

Enquanto pintávamos a Ana Luiza disse que estava com vontade de fazer alguma delícia de princesa.
Foi aí que eu contei uma história em que a Fera adorava cupcake de Nutella e a Bela já estava exausta de tanto fazer essa delícia. História vai, história vem, no final a Bela ensinou a receita do cupcake para que as meninas a ajudassem nessa árdua tarefa de satisfazer o apetite da Fera.

A partir daí encontramos uma utilidade para a caixa que estava sendo pintada. Seria a embalagem para colocar os Cupcakes de Nutella da Fera.

A caixa era assim e ficou assim.

Caixa pronta, fomos fazer os cupcakes. Dessa vez eu seria a assistente, a Ana Luiza a boleira e a Sofia a confeiteira. (definir papéis e responsabilidades previamente evita confusão)

O que utilizamos:
- 2 xícaras de açúcar;
- 150 gr manteiga;
- 3 ovos;
- 1 xícara de leite;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento;
- Nutella.

Como fizemos:
Em um recipiente colocamos o açúcar, a manteiga, o leite e os ovos e mexemos com a colher de pau. Após estar tudo bem misturado acrescentamos a farinha de trigo e o fermento e continuamos mexendo até a massa ficar uniforme.
Distribuímos a massa nas forminhas e colocamos uma colher de café de Nutella em cima e no centro de cada uma. Levamos ao forno pré-aquecido a 180º até assar. A massa cresceu e cobriu a Nutella.


Essa receita rendeu 12 cupcakes grandes e 8 cupcakes pequenos que ficaram DE-LI-CI-O-SOS.
Ainda restava uma dúvida: será que a Fera iria gostar?
Arrumamos a caixinha de cupcakes de Nutella da Fera com seis cupcakes grandes e dois pequenos.


Quando acordamos no dia seguinte a Fera já tinha passado lá em casa e levado a sua caixa de cupcakes.
A Fera ficou tão feliz, gostou tanto dos bolinhos que no final da tarde devolveu a caixa com um presente para cada uma. A Sofia ganhou uma camisola da Bela e a Ana Luiza uma meia-sapatilha.


Agora a caixa está na nossa cozinha servindo de cesta de pão.

É muito legal ver como a criança entra na fantasia. Passamos dias vivendo a história da Bela e a Fera, rindo muito, nos divertindo muito.

Mais uma vez levei cupcakes para o trabalho. 

Esse post está participando do mosaico da Rejane no blog Casa Corpo e Cia


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aprendendo a dar Laço

A Sofia chegou da escola com um material para aprender a dar laço e me pediu para ajudá-la.
Mostrei uma vez como fazia o laço e ela já falou:
- Agora me dá. Amanhã eu vou chegar na escola e fazer o laço para minha professora ver.

Sentou ao meu lado e ficou tentando até que conseguiu. Gente a carinha de satisfação dela era indescritível.

Pegou alguns pares de tênis e ficou treinando e vibrando a cada laço feito. Ela fez uns trinta laços pelo menos. Essa foi a diversão da noite.


Depois sentou no meu colo, me deu um abraço e um beijo e falou:
- Obligada porque você me ensinou a dar laço.

Fiquei supefeliz e emocionada com a gratidão dela. Mas na verdade ela aprendeu praticamente sozinha.

Para mim o grande barato da maternidade é esse:
orientar da melhor forma e dar liberdade para caminharem, observar e acompanhar o crescimento, mostrar o mundo e respeitar as opiniões, oferecer coisas legais, mostrar valores e entender para onde os filhos estão se direcionando. Dar um empurrãozinho e elas seguirem em frente, seguras, sabendo que estou ali para apoiá-las.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desvirtualização Carioca, Cinema e Pizza

Nesse sábado, 21/08, vivi um momento muito especial. E essa experiência me foi oferecida por esta blogosfera. Foi a Desvirtualização Carioca, um encontro de blogueiras cariocas. Amizades virtuais se tornando mais reias. Digo mais reais porque no sentido da amizade em si elas já são bem reais, mesmo o convívio sendo apenas virtual. Nesse encontro podemos ver os sorrisos e suas expressões, ouvir as vozes e suas entonações, sentir os abraços e o seu calor e energia. Foi realmente especial.

O encontro foi no Bistrô do Paço, um lugar superagradável, com comida saborosa, uma dona supersimpática, a Dona Glória. O Bistrô está localizado em um lugar cheio de charme e contrastes (o novo e o velho), o Paço Imperial no Centro do Rio de Janeiro.

As blogueiras mentoras e organizadoras do encontro foram muito atenciosas e cuidadosas, a Tati, a She e a Isa além de todo o carinho na escolha do lugar, do agendamento, no convite às pessoas ainda prepararam um Diploma de Blogueira com o nome e blog de cada participante e nos levaram flores que enfeitou a mesa.



Toda a minha ansiedade pela chegada desse dia, a partir do dia em que fui convidada, não foi em vão. Todas as minhas expectativas foram superadas. Adorei conhecer cada uma delas. Adorei estar com cada uma delas. Adorei a conversa, as risadas, as horas passadas ali. Bom demais.


Foi delicioso estar com a She e seu Cantinho She,  com a Tati e seu Perguntas em Resposta, com a Isa e seus Tantos Caminhos, com a Glorinha e seu Café com Bolo, a Beth e seu Mãe Gaia, a Cíntia e seu Meu Cantinho e o Lis, um blogueiro paulista totalmente inserido no universo feminino carioca, e seu Metamorfosebloggistica.

A vontade era de ficar mais tempo desempenhando o meu papel de amiga sem culpa de deixar por algumas horas o papel de mãe em casa. Mas o celular começou a tocar e adivinha quem era? As filhas me chamando para o cinema. Então me despedi com um gostinho de quero muito mais e fui para o cinema.

Fomos ver o "Meu Malvado Favorito", onde o vilão quer roubar a lua. Um filme lindo, para todas as idades. Para variar chorei no final e dessa vez eu não estava sozinha nas minhas lágrimas. A Ana Luiza também se emocionou com o filme e chorou. Foi muito gostoso estar sentada no meio das minhas filhas, comendo pipoca, dando as mãos, rindo, trocando opiniões, curtindo aquele cineminha. O Papi não pôde ir por causa da conjuntivite, teve que ficar em casa sozinho. Que peninha!




Depois do filme, Ana Luiza e Sofia, quiseram lanchar em casa. Falei que todos teriam que colaborar, ajudar a arrumar a mesa, a fazer o lanche e a guardar as coisas. Elas toparam mesmo assim. Preferiram a diversão da preparação do lanche a praticidade de comê-lo no shopping.

O cardápio escolhido foi pizza. Aí resolvemos fazer a Pizza do Gato de Botas (eu tinha visto uma pizza gato no site Comer para Crescer). Buscamos o que tínhamos na geladeira e o que poderíamos utilizar. Ideias, sugestões e chegamos a nossa Pizza do Gato de Botas. 
Aí a Sofia perguntou:
- Não pode ser um Cachorro de Botas?
- Claro, que pode. Podemos fazer o que a nossa imaginação conseguir com os ingredientes que temos em casa.

Saíram duas Pizzas Gato de Botas e duas Cachorro sem Botas.


Utilizamos:

- 4 massas de pizza pronta pequenas
- 400 g de muzzarela (100 g para cada pizza)
- Ovo cozido, azeitonas e ketchup para fazer os traços do gato
- Presunto nas orelhas do gato e do cachorro
- Mortadela, palmito, azeitona e ketchup para os traços do cachorro.
- As orelhas foram cortadas de uma massa de pizza e encaixadas. Por essa razão uma pizza de cachorro ficou menor. O ideal seria ter utilizado 5 massas de pizza, sendo 4 para as pizzas em si e 1 para fazer as orelhas.

Agora elas já estão cheias de ideias querendo fazer porco, coelho e urso que vão ficar para o próximo lanche de final de semana.

domingo, 22 de agosto de 2010

Selinhos da semana

Ganhei alguns selinhos no decorrer da semana e não consegui postar. Aliás, ando mais devagar pois foram 2 semanas seguidas de filho doente e agora emendou o marido com conjuntivite e semana de provas da Ana Luiza (não aguento mais Mesopotâmia, Egito, Mesosfera, Grau Superlativo Absoluto Sintético, Mar aberto, etc...). Dessa forma ficou difícil fazer postagens, responder aos comentários e visitar os blogs queridos.
Já, já a vida volta ao normal.

Então, vamos a postagem dos selinhos.

O Selinho do Coração, nós ganhamosda Mãe Mochileira, Filho Malinha. Digo nós, porque foi um selinho lindo feito como um presente de agradecimento para todos os amigos. Um selinho sem regras e recheado de carinho.


Ana, eu é que te agradeço por tudo.

Outro, foi um selinho repetido e ganhei da Marcella, ruiva natural que trocou a música pela medicina e que está iniciando na maternidade com muitas dúvidas como todas temos e já tivemos. A Marcella faz a suas postagens no blog  Veleiro de Cristal.


Mesmo sendo um selinho repetido e eu já ter cumprido as regras, eu responder  à pergunta do selinho: PRA QUEM OU EM QUE SITUAÇÃO VOCÊ TERIA PRAZER EM OLHAR COM OLHOS DE GARFIELD?

- para aquelas pessoas que quando estou em uma situação difícil com as minhas filhas (tipo xilique no meio da rua) resolvem dar sua opinião desagradável.
Se estou na tática de ignorar, tem algum infeliz para dizer que as crianças de hoje em dia são assim porque as mães não dão a mínima para elas, largam com babá e blá, blá, bla´.
Se estou na tática politicamente correta tipo abaixar, olhar no olho e conversar mantendo o controle, lá vem um infeliz dizer que as crianças de hoje em dia são assim devido ao excesso de psicologia, falta de limites, blá. blá. blá.
Se estou na tática de dar bronca, tem algum infeliz para dizer pobre dessas crianças, são assim porque a mãe é nervosa, não tem paciência, não devia ser mãe.

Juro, minhas filhas dão pouquíssima alteração no meio da rua mas nas raríssimas vezes em que isso ocorreu eu me aborreci mais com uma pessoa desconhecida dando palpite do que com as meninas fazendo a suas birras.
Outro dia estava na rua com a Sofia, no final de um dia agitado e a menina resolveu encrencar. Eu estava na tática politicamente correta e passou uma senhora, já bem senhora, parou e falou:
- Agora, você não pode bater mas ela pode fazer essa birra.
Eu que já estava no meu limite do controle, descontrolei. Virei para senhora e respondi.
- É, agente não pode bater em velho, mas velho acha que pode se meter na vida de quem não conhece.
Eu mesma achei a minha atitude horrível mas estourei.

Bom o outro selinho e que eu amei, ganhei da Micheli do Tagarelices e Pensamentos. A mi incentiva muito a leitura com a sua filhota super esperta e criou esse selinho com o objetivo de compartilharmos dicas de leitura. Achei a ideia sensacional.


As regrinhas são simples:

- Postar o selo; 
- Linkar o blog que te deu o selo;
- Compartilhar com a blogsfera algum livro que seu filho (a) gosta muito e recomendar para as outras mamães e papais!
- Indicar outros cinco blogs para ganhar o selo.




Minha dica.

Eu leio Monteiro Lobato para as minhas filhas desde três anos de idade. Mesmo sendo livros sem figura, explico que é livro de imaginar, de pensar nas figuras, falo que elas podem fechar os olhos enquanto leio e dá certo. Elas se encantam.

Nessa semana encontrei História de Tia Anastácia e trouxe correndo para casa e já começamos a nos deliciar nessas aventuras e a viajar na nossa imaginação.





As indicadas são:

Carol - Viajando na Maternidade
Gi - Kids Indoors
Letícia - Pelos Cotovelos e Cotovelinhos
Gra - Faça da sua vida uma obra de arte
Camila - Mamãe tá ocupada

sábado, 21 de agosto de 2010

Lemos nessa semana e

Recomendamos


Livro As cinco linguagens do amor para crianças

Eu li, aliás, reli, "As Cinco Linguagens do Amor das Crianças" de Gary Chapman e Ross Campbell. Nesse livro os autores relatam que cada criança possui uma linguagem do amor principal. Essa linguagem principal é a maneira através da qual a criança compreende melhor o amor do pai, da mãe, dos familiares. Essas cinco linguagens são: contato físico, palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentes, atitudes de serviço.
Ter essa informação e perceber a linguagem principal das minhas filhas e das pessoas que estão ligadas a elas me ajudou em algumas situações. Uma delas foi com a Ana Luiza e a sua vozinha. A linguagem da Ana Luiza é qualidade e tempo e a lessa avó tão querida demonstra o amor através de atitudes de serviço. Uma vez a Ana Luiza me disse que a avó não tinha saudade dela porque quando íamos visitá-la, a avó não ficava com a gente. Ficava na cozinha fazendo comida e oferecendo coisas o tempo todo. A Ana Luiza chegou a me falar que ela visitava a avó porque estava com saudades e não com fome. Expliquei que essa era a forma da avó demonstrar o amor. Conversei sobre as linguagens do amor. E chegamos a conclusão que a melhor maneira de mostrar para essa avó o quanto gostamos dela era aceitar o que era oferecido e ainda pedirmos para levar para casa. Nossa, a vó ficou muito feliz, a Ana Luiza entendeu e passou a se sentir amada pela avó.
Agora eu vi na livraria que tem "As Cinco Linguagens do Amor para Adolescentes". Acho que será o livro da semana que vem.




A Ana Luiza leu "As Aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain, por solicitação da escola. A princípio ela estava achando o livro chato, com um vocabulário difícil. Aí contei para a Ana Luiza que quando eu tinha uns 9 anos fui ver o filme "As Aventuras de Tom Sawyer" com um amigo da mesma idade. Eu e o meu amigo ficamos impressionados com aquelas aventuras todas. Começamos a nos achar o Tom e a Tina Sawyer. Até que um dia resolvemos fazer uma jangada e atravessar o pântano que tinha perto da minha casa, em São Pedro d'Aldeia. Claro que a jangada afundou, nós atolamos na lama e chegamos em casa todos molhados e sujos. Levamos uma tremenda bronca e um banho de álcool.
A partir daí a Ana Luiza se interessou pelo livro e no final disse que gostou e estava impressionada porque foram baseadas em aventuras reais vividas pelo autor e seus amigos.






Para a Sofia li quatro livros da Ruth Rocha, da série Vou Te Contar. "Romeu e Julieta" e "Arca de Noé" com ilustrações de Mariana Massarani. Essa dupla dispensa qualquer comentário. Os outros dois livros que lemos, igualmente fantásticos, foram  "Nosso Amigo Ventinho" com ilustrações de Suppa e "O Trenzinho do Nicolau" ilustrado por Luiz Maia. Valeu tanto que hoje vamos a livraria adquirir mais dois livros dessa coleção e ler outros lá mesmo. Sabe como é, não dá para comprar todos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sorteio Mochila Danone e Cupcake de Danoninho

Já que o Danoninho alimenta, ensina e diverte. As Dinoletras foram lançadas pela Danoninho com o objetivo de incentivar momentos educativos mais divertidos e gostosos para as famílias brasileiras, principalmente as que têm crianças em fase de alfabetização.
A Sofia está na fase da pré-alfabetização, interessadíssima nas letras e palavras. Nós estamos aproveitando as Dinoletras e fazendo muitas brincadeiras, como:

- embaralhar as letras que temos e formar o maior número de palavras de 3 letras;
- fazer o mesmo para palavras de 4 letras;
- descobrir qual letra está faltando.




Ultimamente, sempre que eu chego em casa, as meninas me pedem para comprar uma bandeja de Danoninho para ver quais letras virão e quais palavras novas conseguirão montar.
Como ontem ainda tínhamos muitos Danoninhos na geladeira eu disse que teríamos que esperar consumir aqueles para poder comprar outra bandeja. Foi aí que elas vieram com uma invenção: vamos fazer Cupcake de Danoninho com a mesma receita do bolo de iogurte. Achei ótima a ideia e resolvemos experimentar.
Usamos a receita do Bolo de Iogurte já postado AQUI, substituindo os 200 ml de iogurte por 5 potes de Danoninho de 360 g (esses da bandeja com as Dinoletras).
O resultado? Uma delícia.


Elas ainda rechearam com Danoninho e enfeitaram com morango e granola. Bom demais.
Claro que compramos outra bandeja de Danoninho Dinoletras.

Para nos divertirmos mais ainda com o Danoninho Dinoletras vamos sortear aqui essa mochila colorida, alegre e superútil que nos foi cedida pela Ketchum Digital.


Linda, né? Para tentar a sorte basta:

- ser seguidor desse blog
- deixar um comentário nesse post com nome, e-mail até 26/08 às 20h

O sorteio será realizado no dia 26/08 às 21h utilizando o random.org e a mochila será enviada pela Naísa da Ketchum Digital.
Quem quiser divulgar o sorteio no orkut, facebook, twitter e blog poderá concorrer duas vezes. Boa Sorte!

A fase da alfabetização:
Nessa fase a escola e a família desempenham um papel fundamental. Por isso é muito importante que os pais participem desse momento tão especial na vida dos filhos. Afinal, eles começam a pensar na escrita e construir conhecimento sobre ela muito antes de ingressar no Ensino Fundamental.
O início do processo de alfabetização é amplo e rico. Para que a criança leia o que está à sua volta e comece a colocar no papel suas ideias por meio de palavras, é necessário paciência e tranquilidade. Enquanto ela estiver se aproximando do universo alfabético, a criança inverterá as sílabas, trocará as letras, “comerá” letras, inventará novos traçados, entre outras imperfeições.

Quer saber como ajudar seus filhos nesse período? A educadora Denise O. C. Magalhães sugere algumas dicas para os pais:

· Inclua livrarias e bibliotecas nos passeios da família. Para tornar ainda mais divertido você pode levar os pequenos para sessões de “contação” de histórias, frequentemente promovidas por estes estabelecimentos.
· Deixe sempre papel, lápis de cor ou giz de cera em local acessível para os pequenos.
. Tenha em casa um quadro magnético com letras para estimular a criança a construir palavras. Que tal adotar as letrinhas de Dinoletras nessa atividade?
· Convide seu filho (a) para conversar na cozinha, enquanto prepara a refeição. Peça à criança para pegar os alimentos de que você precisa. Por exemplo: “Pegue a lata de rótulo verde que comece com a letra M”.
· Peça ajuda aos pequenos na hora de escrever bilhetes simples e até mesmo a lista do mercado.
· Monte um cartaz com as tarefas do dia, como acordar, escovar os dentes, tomar café, lavar o rosto e as mãos, etc.

Ainda que essas dicas possam tornar os momentos de interação mais divertidos e prazerosos para toda a família, é preciso que não haja exigência com relação à perfeição na escrita ou na leitura de seu filho. Errar faz parte do processo de construção do conhecimento.

Nós aqui em casa utilizamos muito todas essas dicas e nos divertimos a valer enquanto aprendemos e reforçamos os nossos laços familiares.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Visita da Fada do Dente - Cupcake de Banana

A Sofia estava com dois dentinhos da arcada inferior moles. Na quinta-feira, dia 12, a Sofia estava de implicância com a Ana Luiza e entre uma mordida e um puxão de cabelo, o dente caiu. Ela ficou na maior alegria, guardou o dente em um potinho de vidro, correu para o play para mostrar para as amigas, foi para escola toda animada com a novidade.

Quando ela voltou da escola a Fada do Dente tinha passado por aqui e deixado um Littlest Pet Shop embaixo do travesseiro.


A noite iríamos fazer a Festa do Dente, mas a Sofia ficou com febre e desanimou.
Entre coloca termômetro, toma remédio, faz nebulização, o outro dente caiu e sabe de madrugada a Fada do Dente voltou e deixou outro Littlest Pet Shop.

No domingo, já sob o efeito da Novalgina, a Sofia se animou e quis fazer a Festa do Dente e fomos preparar uns Cupcakes de Banana (fizemos a receita da Beth Chocolates) :

O que utilizamos:
- 250 g de farinha de trigo;
- 125 g de manteiga amolecida (deixamos em temperatura ambiente);
- 250 g; de açúcar;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
- 4 bananas prata maduras e amassadas na hora;
- 2 ovos inteiros (também em temperatura ambiente);
- 1 colher de chá de essência de baunilha.

Como fizemos:
Em uma tigela misturamos manualmente a manteiga amolecida com o açúcar, acrescentamos os ovos, a baunilha e as bananas amassadas.
Adicionamos a farinha e continuamos mexendo e acrescentamos o fermento.

cupcake de banana

Massa preparada, colocamos nas forminhas e polvilhamos com canela.
Já tínhamos enformado a metade da massa (6 cupcakes grandes) e nessa hora a Sofia falou:
- Mas criança gosta mesmo é de chocolate.
Boa ideia. Vamos colocar chocolate. Então acrescentamos 100 g de chocolate em pó no restante da massa, mexemos, enformamos e colocamos para assar em forno pré-aquecido em temperatura de 180º.

cupcake de banana

Cupcakes assados, a Ana Luiza falou:
- Mas criança gosta mesmo é de brigadeiro.
Boa ideia. Vamos fazer brigadeiro para decorar.

cupcake de banana

A Festa do Dente foi animada, divertida e saborosa. Os cupcakes ficaram uma delícia.
O papi comeu o de banana com canela, Ana Luiza o de banana com chocolate e brigadeiro, Sofia como sempre só deu uma mordidinha no cupcake estrela (de banana, chocolate e brigadeiro).
No dia seguinte eu levei para o meu trabalho e quem provou aprovou.

cupcake de banana

Momento recordar é viver:

A Ana Luiza iniciou a troca dos dentes com 4 aninhos e ainda começou pelos dentes superiores o que não é muito normal. Na época a dentista até suspeitou que ela tivesse duas dentições de leite. Mas não, foi o tempo da Ana Luiza mesmo.
O primeiro dentinho caiu quando ela estava de brincadeira (ou melhor, implicância) com a tia e deu-lhe uma mordida. Resultado? O dente caiu.
Ela também teve a visita da Fada do Dente que trouxe uma Barbie Bailarina. Aliás a Fada deu uma Barbie Bailarina para cada dente da Ana Luiza que caiu e ela tem as bonecas até hoje. Essas a Ana Luiza ainda não deu para Sofia.


domingo, 15 de agosto de 2010

Acampamento Zen

A Sofia estava agitadíssima, correndo, pulando, falando alto, puxando o rabo da Xina. Quanto mais eu pedia para ela se acalmar, mais a menina se atacava. Eu estava pirando o cabeção, prestes a ter um ataque de perereca roxa alucinada, iniciando o processo de transformação, quando uma ideia iluminou a minha mente conturbada.
Vamos fazer um Acampamento Zen?

A Sofia parou e na hora se interessou pela novidade. Pegamos um colchão, colocamos no chão da sala, pedi que ela escolhesse duas velas (a Sofia escolheu as verdes), falei para ela escovar os dentes porque no Acampamento Zen só entram meninas de dentes limpos. Enquanto isso apaguei as luzes da casa, acendi as velas, coloquei o CD da Enya para tocar e peguei o óleo de Body Oil da Neutrogena.



Quando a Sofia voltou do banheiro o acampamento já estava pronto. Falei para ela deitar que eu era a massagista do acampamento.
Foi só eu iniciar a massagem que a Sofia começou a ficar tranquilinha e falou:
- Você faz massagem bem. Onde você aprendeu?
Expliquei que quando a Ana Luiza era pequena eu fiz um curso de Shantala.
Mais um pouquinho de massagem e a Sofia disse:
- Mãe, essa música me dá sono.

Hu, hu ... Era isso mesmo que eu queria. Falei que era música de Visconde de Mauá e ela ficou impressionada.
Bom, na 4ª faixa do CD, quando a massagem alcançou as costas, a menina dormiu.
Gente, ela dormiu das 21h30 às 10h30 da manhã do dia seguinte. Maravilha.
Acho que vai rolar Acampamento Zen todas as noites aqui em casa.

Selinhos da Semana

Eu sempre digo para mim mesma que não vou deixar acumular os selinhos e quando vejo ... já deixei.

Adoro receber os selinhos, amo compartilhá-los. Então estou super feliz porque tenho alguns para postar aqui.

Esse selinho que me fez sorrir de alegria eu ganhei da Fê que além de ser Mãe da Lulu, faz cupcakes lindos. Ela até recebe encomendas para loja. E a Fê está sorteando um pingente muito bonito bem AQUI.


Como ele é repetido e eu já postei as regras anteriormente, dessa vez eu irei pulá-las.

Outro selinho que me fez muito feliz nessa semana foi esse que recebi da Eliane do blog Lar, Família e Cia que vale muito a pena ser visitado. Me senti super prestigiada com esse selinho pois foi o primeiro da Eliane e eu participei desse momento dela.


Esse também foi repetido por já tê-lo postado vou pular as regrinhas.

Ganhei da querida Jacke que é mãe de três filhos lindos, é atleta (ela faz corrida) e ainda consegue fazer postagens super legais no O Que Tem Hoje?


Esse não é repetido então vamos as regrinhas:

- presentear 5 amigas blogueiras e
- escrever 10 coisas que te tiram do sério. (Ai, difícil)

1) Atendimento Eletrônico. Eu quero falar com gente! E quando fica aquela musiquinha então?
2) Tele marketing.Quando me ligam oferecendo algum produto fico tão irritada que nem ouço a oferta.
3) Falta de respeito às filas.
4) Elevador lotado. Sabe quando o elevador já está cheio e vem alguém e ainda espreme mais.
5) Motorista de táxi falando no celular.
6) Carro parado na frente da garagem. Taxista adora fazer isso, pode ter o maior espaço para estacionar mesmo assim eles sempre param em frente a garagem.
7) Gente mau-humorada tratando os outros de forma grosseira.
8) Desculpa esfarrapada. Pelo menos elabora a desculpa, né? Tem algumas esculpas que são o mesmo do que chamar a pessoa de burra.
9) Quem não admite os seus erros.
10) Quando chego em casa e as minhas filhas estão se implicando. Quando ouço aquele paaaaaaaraaaaa.

Agora as 5 indicadas para esse selinho são:

Fê - Mãe da Lulu
Eliane - Lar, Família e Cia
Andrea - Luiza não larga a chupeta
Carol - Viajando na Maternidade
Kcal - Coisa de Garotos

Esse selinho super criativo só podia ter sido criado pela Andrea do Luiza Não Larga a Chupeta, um blog muito divertido e alegre como a própria. Adorei, recebê-lo.



As regras são as seguintes:
- Responder a pergunta PRA QUEM OU EM QUE SITUAÇÃO VOCÊ TERIA PRAZER EM OLHAR COM OLHOS DE GARFIELD e
- indicar mais 5 blogs amigos.

Respondendo a pergunta:
O meu olhar semi-cerrado de Garfield vai para aquelas pessoas sem noção que falam 'Ah, não sabia que você estava grávida'. 
Aí eu penso na resposta 'Nem eu querida, deve ser porque eu já nasci grávida' mas acabo dando aquele sorrisinho sem graça. e respondendo 'Eu não estou grávida, não'.
E não satisfeitas por terem perdido a primeira oportunidade de ficar quietas, não perdem a segunda e tentam consertar: é que essa moda de roupas largas não ajudam né?
Querida, quem não ajuda é essa sua boca.

As 5 indicadas são:

Patrícia - Nutrição e Cia
Naíra - Naíra & Cia

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lemos nessa semana e ...

Recomendamos



Eu li "Eu e Você, Você e Eu" de Martha Mendonça e Nelito Fernandes. O livro é escrito a quatro mãos, conta a história de um casal desde a primeira cantada, passando pelo namoro, casamento, filho, crises, acertos e desacertos. Parece uma história como tantas outras, como a nossa. A diferença é que aqui essa história de amor é contada pelos dois lados: a visão masculina da situação e a visão feminina da mesma situação. O livro mostra muito claramente como muitas vezes nós mulheres pensamos e sentimos de um jeito, mas falamos e agimos de outro jeito. E os homens fazem a mesma coisa. Mostra também que na maioria dessas situações os pensamentos e sentimentos são os mesmos entre homens e mulheres, as atitudes é que são diferentes. Resultado: li o livro todo de uma única vez. Peguei e não consegui mais largar. Me emocionei, chorei, me identifiquei, enfim adorei.



Livro Sussuro da série Hush Hush



A Ana Luiza leu "Sussurro" de Becca Fitzpatrick da série Hush-Hush. Ela pegou o livro e simplesmente devorou. Assim que terminou de ler já queria que eu comprasse o próximo livro que é sequência da história de Nora e Patch, "Crescendo". Mas esse só será lançado no Brasil em 19 de outubro desse ano. Ela está com a data anotada na agenda. Sinal de que gostou mesmo do livro. A Ana Luiza me recomendou a leitura dele dizendo que eu iria gostar e me surpreender no final. Estou lendo e gostando do romance com cenas de suspense (eu até fiquei com medinho e, imaginando que se fosse no cinema eu iria fechar os olhos) meio ao estilo "Crepúsculo" porém agora saíram os Vampiros e entraram os Anjos Caídos.



Livro infantil A Fada que tinhas ideias

Lembrei do livro "A Fada Que Tinha Idéias" de Fernanda Lopes de Almeida, ilustrado pelo Edu, através dessa dica de leitura da Letícia do blog Pelos Cotovelos e Cotovelinhos. Já tinha lido esse livro para a Ana Luiza e ela tinha adorado, então corri para a estante e o capturei. Depois de uma semana cheia de bruxas nada como entrar no mundo das fadas. Ainda mais quando se trata de uma "Fada Cheia de Idéias" incríveis que vive aventuras fantásticas e encontra o seu modo de aprender inventando (adoramos essa parte) novas mágicas. Clara Luz é divertida, alegre e inovadora. Sofia amou as aventuras de Clara Luz e seus amigos. Eu e a Ana Luiza adoramos reviver esse universo de criatividade.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Banho Mais Divertido - Risca e Sai

O Risca e Sai está sendo a maior febre da criançada. O brinquedo chega às lojas e acaba quase que imediatamente. Dessa vez cheguei à loja exatamente junto com a entrega do Risca e Sai. Aproveitei o momento de sorte e trouxe para casa e para dar de presente.



Foi muita diversão. A sensação de desenhar em um lugar inusitado, por muitas vezes, proibido deu um gostinho diferente ao banho. Até a vó Regi não resistiu e entrou no chuveiro.


Vou confessar: eu também levei os lápis para o banho e me diverti bastante desenhando e cantando no chuveiro.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

E os 7 Hábitos vão para...

Oba, hoje é o dia de presentear alguém com os livros. Eu fico muito ansiosa com o sorteio, doida para chegar logo o dia e saber quem vai ganhar e etc...

Depois de retirar os comentários que não se referiam ao sorteio e os comentários excluídos passei os comentários válidos para uma planilha na ordem em que foram postados para cada um receber o seu número correspondente e restaram 89.
Ana Luiza fez o sorteio pelo Random e o número selecionado foi:


Com isso quem ganhou o livro foi a Bianca do blog Bia, Cris E Lulu. Como a Bianca tem uma filha, tipo assim... pré-adolescente, ela vai receber também a Mini Edição do livro "Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes".

Fiquei muito feliz com a participação de todos e espero que todos tenham outras chances em novos sorteios.

A minha amiga que ganhou o prêmio do sorteio anterior aqui do blog me mandou a foto da filha dela plantando nos Potões da Danone. Olha que menina linda, cheia de graça!


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Ontem teve comemoração do Dia dos Pais na escola da Sofia (a Ana Luiza já passou dessa fase e não tem mais essas festividades na escola). Eu, como toda mãe, fico morrendo de vontade de ir, de participar, de ver escondidinha, de ser uma mosquinha para estar lá vendo o que está rolando. Como acho importante que o Dia dos Pais seja realmente do papai, com o foco todo nele e para ele, me controlo e fico só imaginando.
Mas para conferir se o que eu imaginei estava próximo do real, mando a máquina fotográfica e peço para a professora tirar umas fotos.


Teve teatro para as crianças assistirem com os pais e presente feito por elas. A Sofia pintou uma camisa para o pai com o desenho dele com a Xina.

No sábado a Ana Luiza ficou com febre e eu estava ameaçando ficar gripada. Então, nada de passeios e todos em casa, ótima oportunidade para reciclar. Aproveitando uma ideia que vi aqui no Blog da Eliane, fizemos o presente do papai.

Utilizamos:
- Potes de Danoninho;
- Fotos nossas;
- Caixa de pizza;
- Tesoura e cola.


- Cortamos os potinhos de danoninho. (guardamos o fundo para fazer tartarugas, joaninhas e minhoca em outra oportunidade);
- Recortamos as fotos;
- Colamos as fotos na boca dos potinhos de Danoninho.



Colamos os porta-retratos na caixa de pizza e fizemos um porta-retrato maior para ser utilizado em algum aparador.


Colamos duas fitas na parte de trás e fizemos uma versão para ser pendurada.


As meninas adoraram a brincadeira de fabricar porta-retratos e querem fazer um desses para cada viagem que fizemos. Ainda bem que temos muitos desses potinhos guardados para serem reciclados.

O papai ficou superfeliz com o seu presente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo