quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Jogo Difiçasso e Memória de Açúcar

Jogo Difiçasso

A Sofia encontrou um jogo no armário e toda feliz pegou para montar.

- Mãe, olha o jogo difiçasso que eu encontrei!
- Legal! Esse jogo era da Ana Luiza e estava guardado para você.

Toda empolgada, a Sofia chamou a moça que trabalha lá em casa para mostrar o jogo.

- Nini, vem ver o jogo difiçasso que eu vou montar!

A Nini chega no quarto e responde:

- Ih, esse jogo é muito difícil, não é para a sua idade, você não vai conseguir montá-lo.

Respirei fundo, me contorci, mordi a boca para não dizer para a Nini o que estava na minha cabeça (“Não é porque você não consegue que a Sofia não vai conseguir. Deixa ela tentar e mesmo que ela monte apenas duas peças dê parabéns por ela ter tentado”). E antes que eu falasse qualquer coisa para incentivar a Sofia, ela mesma saiu com a seguinte frase:

- Eu vou conseguir sim porque eu não desisto.

Adorei a resposta e fiquei feliz com a Sofia e a incentivei.

- Isso mesmo Sofia. Você é persistente, esforçada e inteligente. Monta até onde você conseguir que vai ser muito legal. O que importa é tentar sempre.

Até eu fiquei surpresa quando rapidamente a Sofia montou todas as peças direitinho. A cara da Nini então... Mas, o mais gratificante era a carinha de felicidade e de conquista da Sofia.


De qualquer forma eu não poderia deixar a atitude da Nini passar em branco e claro, tive uma conversa, em particular, focando em sermos positivos e baseada nas informações do Capítulo Direito ao Insucesso, do livro "Escola de Pais", do Luiz Lobo.

Vou reescrever alguns parágrafos aqui:
"As crianças dão menos importância aos seus insucessos do que nós, os adultos. Ela parece perceber que o insucesso é eventual e que ela está aprendendo com ele, para que depois possa ser bem sucedida."
.....
"Crianças erram muito até conseguirem realizar os seus objetivos. Quando é, então, que o insucesso passa a ser um problema para ela? Quando os pais são muito exigentes, não percebem as limitações naturais da criança e nem respeitam as suas potencialidades, quando são demasiadamente críticos e quando raramente incentivam e elogiam os esforços dela para acertar, preferindo destacar seus erros e insucessos."
 ....
"Insucessos são comuns e frequentes na vida da criança, são e devem ser parte da sua aprendizagem. O que a gente pode fazer, e deve, é transmitir a ela uma atitude natural, sem aflição, crítica ou reprovação diante dos insucessos. Assim a criança aprende a viver, convivendo com os erros e insucessos. Nós podemos ajudar muito se não mantivermos expectativas altas demais sobre o desempenho da criança, se formos pacientes, se compreendermos suas limitações, se elogiarmos seu desempenho.
Respeitar as iniciativas da criança é ajudá-la a crescer e desenvolver-se. Por trás de um sucesso, quase todas as vezes, há uma longa série de insucessos e isso é normal e natural."

Com a Nini eu usei uma linguagem mais simples e exemplos para passar esse conceito. Continuo observando para ver se ela entendeu direitinho.

****************************************************************************************


Memória de Açúcar

Não estou falando da minha memória não. Até poderia estar falando da minha memória que está derretendo, parecendo mesmo de açúcar, mas não é isso.

Estávamos no shopping e resolvemos parar em um restaurante e eu não estava preparada para o entretenimento da Sofia. Não levei Nitendo DS, nem lápis de cor, nem revistinha, nem brinquedinhos, nadica de nada. Quando ainda estávamos acabando de comer, o tempo da Sofia acabou e ela anunciou:

- Estou cansada e quero ir para casa.

Avisamos que ainda tínhamos que acabar de comer, tomar um café e pagar a conta, que era para ela esperar que ia demorar um pouquinho.
Reclamação daqui, reclamação dali, e veio uma ideia. Vamos separar dois saquinhos de açúcar de cada (aqueles sachês com as frases e imagens diferentes, sabe?).
Sofia separou os saquinhos e ela mesma sacou que podíamos jogar um jogo da memória.
Ufa, seguimos a nossa refeição com a maior tranquilidade, com direito à sobremesa, cafezinho, água e esperar a conta sem a menor pressa. Tudo isso acompanhado de várias partidas de jogo da memória.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estilo Ana Luiza - All Star

A Ana Luiza está na fase do tênis All Star com cadarços coloridos. Todo hora troca sos cadarços, faz uma combinação diferente, pede a minha opinião, troca novamente e acaba decidindo. E lá vai ela cheia de graça.


Lembrei dessa minha época. Os tênis dos sonhos eram All Star, Nike ou Tigger. Olha bem que eu coloquei OU porque não existiam aqui no Brasil e só tinha um deles que trazia de fora e por isso eram bem caros. E eu andava com All Star na cabeça e nos pés eu ia mesmo era de Bamba. E claro que tinha que inventar moda. Como sou das antigas passei por uma fase que só existiam Bambas nas cores branca, azul-marinho e preto, o que não me bastava.

Queria tanto uma foto do branco ... mas não achei.

Então só me restava tingir os tênis. Colocava água na panela, sal, tintura de tecido e tênis para cozinhar. Fazia o mesmo com os cadarços coloridos. E lá ia eu, radiante com os MEUS tênis totalmente personalizados! Lembro de um que eu tingi de verde e usava com os cadarços laranja. Também fazia uns bordados com linha, lantejoula e miçanga, bem ao estilo hiponga. Feliz da vida, mas sonhando com o All Star...
E quando eu ganhei o meu primeiro e único All Star fiquei megafeliz com o meu cano longo vermelho.
Vendo a Ana Luiza com seus tênis bateu uma nostalgia.

Encontrei no Youtube a propaganda do Bamba nos anos 80. Nessa época já fabricavam os coloridos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chapeuzinho Cozinheira - Barra de Cereal

Não teve jeito, perdi as fotos da Barra de Cereal. Mas isso não foi problema porque a Sofia quis fazer novamente as "Barrinhas de Cereias da Chapeuzinho Vermelho". Dessa vez ela foi a Chapeuzinho Lilás e a amiguinha foi a Chapeuzinho Verde.

Antes vou contar que a remessa anterior de Barrinhas de Cereais foi levada pelo Lobo Pé de Valsa para a Vó do Forró. Sabe que toda a galera da aula de dança comeu, adorou, aprovou e a aula virou um tremendo baile de conto de fadas.

Vamos aos ingredientes utilizados:

- 1 pacote de biscoito (pode ser Maria, Aveia e Mel, Maisena) picado;
- 1 porção de castanha-de-caju picada;
- 1 porção de castanha-do-pará picada;
- 1 porção de coco ralado;
- 1 porção de gotas de chocolate;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- 1 colher de sopa de água.

Como fizeram:

Derreteram a manteiga e acrescentaram a colher de água. Com essa mistura regaram os biscoitos picados.
Em um forma pequena, forrada com papel manteiga, elas espalharam os biscoitos picados embebecidos na manteiga até cobrir toda a superfície. Depois, espalharam as castanhas picadas (nós acrescentamos um pouco de pistache. Pode ser feito com nozes e amendoim como indica a Améhlia).

receita de Barra de cereal feita em casa

Como não tínhamos gotas de chocolate, usamos chocolate branco e chocolate ao leite picados que as "Chapéus" espalharam por cima dos biscoitos e castanhas. Aí acrescentaram o coco ralado.

receita de Barra de cereal feita em casa

Depois foi só cobrir com leite condensado e levar ao forno médio até ficar douradinho por cima.

receita de Barra de cereal feita em casa

Com a gente deu mais certo desenformar e cortar ainda quente. Depois de esfriar, Chapeuzinho Verde e Chapeuzinho Lilás arrumaram e levaram para a vovozinha.

receita de Barra de cereal feita em casa

Sofia toda alegre disse assim que viu o resultado: - Sou a Chapeuzinho, a cozinheira dos contos de fadas! Sou a Chapeuzinho, a cozinheira das cozinheiras!

Essa receita de Barra de Cereal dos Contos de Fadas eu vi bem aqui no blog da Améhlia. Lá tem coisas de-li-ci-o-sas. Vale várias visitinhas!

Levei para o meu trabalho e o pessoal adorou.

Esse post faz parte do Mosaico da Neli.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chapeuzinho Cozinheira - Brownie de Chocolate


Assistimos ao DVD "Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho". Estimuladas por essa versão da história as Chapeuzinho Verde e Chapeuzinho Lilás resolveram fazer um Brownie de Chocolate para a Vó do Forró. O lobo Pé de Valsa nos contou que a Vó do Forró anda meio sem energia, pisando no rabo dele...

Primeiro prepararam as cestinhas para colocar os brownies. Fizeram com o fundo da garrafa pet, cobriram com papel crepom, colaram a alça de fita de cetim e enfeitaram com uma fita do Senhor do Bonfim para dar bastante sorte para a Vó do Forró.



Com as cestinhas prontas para receberem os quitutes, Chapeuzinho Lilás e Chapeuzinho Verde foram preparar o Brownie de Chocolate utilizando a receita que aprenderam na aula de culinária no Café em Pauta.

Ingredientes que as Chapéus utilizaram:
- 125 g de Chocolate Meio Amargo;
- 125 g de Manteiga;
- 1 xícara de açúcar mascavo;
- 1 xícara de açúcar branco;
- 2 ovos;
- 1 colher de chá de baunilha;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 1 colher de chá de sal;
- 1/2 xícara de castanhas do Pará picadas;
- 1/2 xícara de castanhas de caju picadas.

Como elas prepararam:
Derreteram a manteiga e o chocolate meio amargo em banho-maria e deixaram esfriar. Acrescentaram o açúcar mascavo e o açúcar branco.


Em outra vasilha bateram os ovos inteiros com a baunilha e acrescentaram a mistura anterior.
Em outro recipiente misturaram a farinha, o fermento em pó, o sal e as castanhas. Misturaram bem e adicionaram a mistura que já estava pronta e mexeram bem.


Colocaram em forminhas de silicone em formato de estrela e coração. Levaram ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Esperaram esfriar, desenformaram e arrumaram na cestinha para a Vó do Forró.


Sabe que o Lobo Pé de Valsa passou aqui em casa e levou os brownies para a Vó do Forró. Eles devoraram os brownies no café da manhã. A Vó do Forró ficou tão cheia de gás (digo energia, para ninguém confundir com gases), dançou tanto que chegou a levitar.

Chapeuzinho Lilás e Chapeuzinho Verde ficaram tão satisfeitas e felizes que resolveram fazer barra de cereal para a Vó do Forró. Uma delícia! Como eu não estou achando as fotos da barra de cereal, consegui perdê-las dentro da máquina, não vou postar a receita hoje, pois ainda tenho esperança de encontrar as fotos. Já fiz pedido para São Longuinho.

Tem uma autobiografia da Ana Luiza no blog Recomadres. Entrem AQUI para ver as respostas bacanas que a Ana Luiza deu e o carinho como as Comadres do Recomadres tratam essa série. Gente, vale a pena participar. É muito gostoso.

domingo, 26 de setembro de 2010

Selinhos da Semana

Gente eu adoro ganhar selinhos. Fico muito feliz em recebê-los, pela oportunidade de presentar as amigas e conhecer outros blog. Bom vamos aos dessa semana:

Ganhei da super amiga Bianca do blog Bia, Cris e Lulu, uma pessoa muito especial e solidária que está empenhada em ajudar o Vinícius, o selo Amiga Blogueira:


As regrinhas são:
- Dizer 10 coisas que eu amo. Então vou dizer mais 10 porque já fiz isso nos selinhos anteriores

1 - Passear no Jardim Botânico do Rio de Janeiro;
2 - Andar de bicicleta na Lagoa;
3 - Tomar café da manhã no Parque Laje;
4 - Ver o pôr do sol em Ipanema; (no posto 9, o pôr do sol recebe aplausos. É sensacional! Só aqui no Rio mesmo)
5 - Apreciar a vista no Cristo Redentor;
6 - Subir o Pão de Açúcar;
7 - Tomar café da manhã no Forte de Copacabana;
8 - A vista que tenho da minha mesa no trabalho


9 - Bater perna no Shopping da Gávea
10 - Morar no Rio de Janeiro.

- A outra regrinha é indicar 10 amigas para receber esse carinho. Vamos lá:

3 - Clau  - Blog da Clauo
5 - Fê - Mamma Mini
10 - Fê - Mãe da Lulu

Outro selinho que adocicou a minha semana foi duplo, recebi de duas amigas queridas: a Pri do Blog de Mãe e Filha e a Paula do blog Pedro e Maria Clara


Para esse as regrinhas são:

- Dizer 9 coisas sobre mim (nossa, acho que já disse 99 mas vou tentar não ser repetitiva)

1 - sou aquariana
2 - tenho ascendente em capricórnio
3 - tenho lua em touro
4 - sou cabra no horóscopo chinês
5 - sou gulosa
6 - sou alegre
7 - sou viciada em Coca-Cola (bebo até quente)
8 - adoro pão com manteiga
9 - adoro ter amigos

- A outra regrinha é indicar 9 doces amigas para receberem esse docinho:

1 - She - Cantinho She - A She acabou de lançar o livro Cabra Cega e eu já comprei.
2 - Cíntia - Meu Cantinho
4 - Isa - Tantos Caminhos
5 - Sandra - Projetando Pessoas
8 - Gi - Kids Indoors

Ainda ganhei da amigona Pri do Blog de Mãe e Filha o Selo de Qualidade que me enche de orgulho.


Recebi com toda a alegria o selinho da Primavera da amiga Michele e sua florzinha a Clarinha, do blog Tagarelices e Pensamentos.


Como esses dois são repetidos, vou pular as regrinhas.
Agradeço as minhas amigas por terem feito a minha semana tão especial, tão doce, cheia de qualidade e super florida no clima de primavera.
Que a semana de vocês seja especialmente doce como o cheiro das flores da primavera.


sábado, 25 de setembro de 2010

Lemos nessa semana


Eu li "Sushi" de Marian Keys. Comecei o livro e não conseguia largar. Me envolvi na trama, nos dramas e nos traumas das personagens. Ri com diversas situações, me surpreendi com as revelações. Passeei por Dublin, visitei casas, bares e restaurantes. Me identifiquei com a Princesa Clodagh, a plebeia Ashling e a bruxa Lisa. Três mulheres que em busca da felicidade erraram, consertaram e acertaram. Estou com saudades de Lisa, a executiva durona que abriu mão de tudo e de todos pela carreira e alcançou um enorme vazio, de Ashling e seu meio termo buscando o trabalho razoável e a construção de uma família e a sensação de que tem alguma coisa faltando e de Clodagh a mãe 24 horas de dois filhos lindos, um marido lindo, dona de uma casa linda e uma insatisfação horrorosa. As três personagens com suas diferenças extremas se cruzam em suas histórias e aprendem muito uma com a outra. Bom, já comecei outro livro da Marian Keys.




Seguindo a orientação da psicóloga, li com a Ana Luiza "Coisas que toda garota deve saber" de Samantha Rugen. O livro enfoca questões relacionadas à estética como cabelos, pele, tipo de corpo, estilo de roupa, maquiagem. Tudo o que interessa a uma teen. Apesar dos temas serem meio supérfluos nos permitiu trocar ideias e opiniões. O mais interessante foi o questionário que tem no final do livro sobre autoconfiança. Esse nos possibilitou maior troca e pude perceber como a Ana Luiza está se sentindo. Gostei muito do resultado.





Quando a Ana Luiza começou a ler sozinha livros com capítulos (histórias maiores que não dava para serem lidas de uma única vez), ela iniciou pela coleção Go Girl. A Ana Luiza leu 26 volumes dessa série e agora acha as histórias meio bobinhas. Mas eu achei dois livros novos da coleção que mostra a mesma história por dois lados. Ou seja, com ponto de vista de duas personagens. Achei isso superinteressante e resolvi arriscar  trazendo para casa "Estrelas da Pista" de Kathy Castle e  "Medo de Palco" de Rowan Mcauley. A Ana Luiza leu os dois livros um atrás do outro (atualmente ela lê esses livros de uma única vez). O esquema para a leitura é ler a história até o meio do livro sob ponto de vista de um personagem, depois vira e inicia a leitura da história pelo ponto de vista de outro personagem.



Coincidência ou não a Ana Luiza pegou o livro "Ponto de Vista" de Ana Maria Machado e ilustrações de Ziraldo para ler para a Sofia. O livro faz parte da coleção de três livros comemorativos dos 25 anos do Ziraldo na Editora Melhoramentos. O livro conta a história de dois garotos diferentes que moram na mesma cidade e que apesar de estarem próximos não se viam, pois estavam sempre olhando para lados opostos. Quando os olhares dos dois apontam para o mesmo ponto (o mesmo mar, a mesma direção) os garotos se conhecem e a partir daí nasce uma grande amizade construída nas diferenças. Os meninos usam sabiamente essas diferenças para se complementarem.


Aproveitamos essas leituras para falarmos da importância de mudarmos o nosso ponto de observação para podermos perceber coisas novas, outros sentimentos, entendermos melhor os fatos, etc... já que "Ponto de Vista é a Vista a partir de um Ponto". Um é pouco, vamos observar por vários pontos, né?

Para a Sofia, durante essa semana, eu li as histórias da nossa amiga Minéia do blog Histórias Para Criança Ler, Ouvir e Sonhar! Ela tem histórias lindas, ótimas para serem contadas na cama antes das crianças dormirem. Diariamente eu entro lá, imprimo uma história e conto para as meninas. Isso quando elas não me veem acessando o blog da Minéia! Senão, tenho que contar a história na tela mesmo e aí não basta uma. Tenho que contar várias porque elas sempre pedem mais uma. A ótima notícia é que o primeiro livro da Minéia vai estar disponível em outubro. Vale muito a pena entrar no Histórias para Criança Ler, ouvir e Sonhar! e contar as historinhas para as nossas crianças.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Invenções da Sofia

Cheguei em casa e a Sofia foi correndo me mostrar o que ela tinha inventado:

Picolé de Danoninho - encheu as forminhas de picolé com danoninho de morango e de maçã verde. Aí deixou no congelador.
A dica da Sofia é: para desenformar o picolé é necessário molhar um pouco a forminha para ele desgrudar e sair sem quebrar.



Dominó - pegou uma folha de papel, fez os números de lápis, depois cobriu de canetinha, recortou, colou na caixa do lápis de cor, que ia ser jogada no lixo, recortou e enfeitou com cola glitter.
A dica da Sofia é: fazer os números repetidos senão depois não consegue montar o dominó.


Achei o máximo a Sofia ter tido as ideias e feito tudo sem a minha ajuda. A satisfação dela em me mostrar os seus feitos foi indescritível. Fiquei mais orgulhosa da minha filhota do que já sou.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estilo Ana Luiza


- Mãe as roupas da Zara não fazem mais o meu estilo.
- Por que não, filha?
- São muito infantis.
- Sério? Mas tem umas coisas tão bonitas, tão de mocinha.
- Mãe, presta a atenção, a numeração da Zara vai de 02 a 14 anos. Como eu posso usar o mesmo estilo que uma menina de 2 anos?
- É, faz sentindo. (mãe segurando a vontade de rir. Mas o raciocínio tem lógica)
- Você precisa encontrar uma loja com o estilo mais teen para comprar roupa para mim.

Achei a Myth que deu uma repaginada na sua coleção e levei a Ana Luiza (já que eu é que estava com a incumbência de encontrar uma loja com um estilo teen). Ela adorou a coleção Primavera Verão 2011. Ana Luiza teve preferência pelas blusas coloridas, bottons e shorts jeans.
Minha filhota ficou muito linda, cheia de estilo.



- Ana Luiza, você já está pronta? Podemos ir?
Responde meio sem paciência:
- Adoro isso... minha mãe me apressando justamente quando eu estou me maquiando.

Ela usa produtos da Linha Capricho - O Boticário
Sem exageros, apenas dando uma cor suave e um brilho feminino de menina teen.
Minha filhota ficou muito linda, cheia de charme.




- Mãe você vai me deixar na porta. Não precisa entrar na festa, tá?
- 'Pó' parar! Nem pensar! Vou te deixar lá dentro, vou falar com a mãe da aniversariante, vou sentir o clima da festa e você vai me dar um beijo antes de eu sair.
A festa era discoteca com DJ e decoração superteen, com uma equipe "de olho" na garotada e super bem-produzida por Festas Pintando o 7 e CIA.
Minha filhota estava muito linda, cheia de personalidade.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Selinhos da Semana

Mais uma semana recheada de selinhos. Ô coisa boa.
Ganhei das amigas Clau do Blog da Clauo e a da Juliana do Pinguinho da Mamãeo Selinho da Primavera. Lindo, fofo, super-romântico.


As regrinhas desse selinho cheio de charme são:

Dizer 10 coisas que amo:

1 - minhas filhas, minha família
2 - Xina, nossa cachorrinha
3 - Meus amigos
4 - Animais
5 - Estar em contato com a natureza
6 - Passear, atividades de lazer
7 - Rir, chorar de rir
8 - Viajar
9 - Ouvir a frase: Mamãe, te amo
10 - Dizer: Eu te amo.

Indicar 10 blogs para receber esse selinho. Ô tarefa difícil. Vamos lá:

2 - Pati - Nutrição e Cia
3 - Andrea - Manias de Ser Mãe
4 - Vanessa - Mãe de Gêmeos
6 - Danny - Mamãe do Matheus
7 - Bete - Meu Filho, Minha vida - que está com um sorteando uma Colônia Egeo do Boticário.
8 - Daniana - Cozinha sem Drama
9 - Cíntia - Sobre Viver em Sinop

Quero agradecer ao Recanto das Mamães Blogueiras por ter selecionado a postagem Adedanha com Dino Letras e Reciclagem para entrar na lista das TOP FIVE da semana. Fiquei muito feliz!

Para participar da promoção da Bete e ganhar a Colônia Egeo do Boticário é só entrar AQUI.

Continuando com os selinhos recebidos. Alguns são repetidos e já foram postados anteriormente, o que não reduz em nada a alegria em recebê-los. Fico superfeliz.
Ganhei da Andrea do blog Manias de Ser Mãe e da Vanessa do Mãe de Gêmeos o Selinho de Qualidade.


É sempre muito bom receber esse carinho e eu agradeço de coração.

Ainda recebi da Vanessa do Mãe de Gêmeos o Selinho que Faz Sorrir. Sorrir é tão bom, melhor ainda é fazer alguém sorrir. Ganhar esse selinho, quantas vezes for, me faz sorrir.


Eu sempre sigo as regras mesmo para selinhos repetidos. Dessa vez vou quebrar a regra e não vou segui-las.
Explico, eu deveria dizer 9 coisas sobre mim e então estou considerando as 10 citadas no Selinho da Primavera. Deveria indicar 9 blogs para recebê-los e tenho muitos blogs amigos que merecem então, dessa vez, vou deixar os selinhos para quem quiser pegá-los.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lanchinho Divertido

A Sofia trouxe para casa um dever que pedia para pegar pão, alguns ingredientes e colocar sobre a mesa e criar com a criança. Oba, um dever bem legal para ser feito com a participação de todos! É pra já! Lá fomos nós para a cozinha.
Pegamos pão de forma, abrimos a geladeira e fomos tirando o que encontramos: Nutella, geleia de morango, requeijão, queijo, presunto, patê, ovo, azeitona, Froot Loops. A ideia da Sofia foi de fazer uma casa. Achamos ótima! Afinal, o dever era dela! Cada uma fez a sua casa da bruxa do João e Maria.

A Maria Sofia devorou a parede de Nutella.

A Maria Lu foi mais light.
Sanduíche de casinha

Cadê o João e a Maria? É para já! (utilizaram cereja para o enfeite do cabelo da Maria).
Sanduíche decorado

A Ana Luiza gostou tanto de reviver o seu Jardim III que quis fazer o sanduíche proposto como exemplo: o carro da Penélope Charmosa. Oh mãe, quem é essa? Tudo bem, melhor ser o carro da Barbie, Polly ou alguém mais atual. Utilizou outro tipo de pão, biscoitos de chocolate para as rodas e volantes, mortadela para os bancos, Froot Loops para os faróis e um ovo cozido desenhado para ser o motorista (isso não tinha no exemplo).

Sanduíche decorado

A outra parte do dever de casa sugeria uma culinária com frutas. As minhas doces meninas fizeram a "Doce Princesa" com frutas em calda. Utilizaram figo e ameixa para os olhos, cereja para o nariz, e abacaxi para a boca. Até passaram batom na princesa molhando o abacaxi com a calda da cereja. As frutas foram arrumadas no prato cheio de Creminho Delícia (creme de leite misturado com leite condensado. Mais creme de leite do que leite condensado para não ficar doce demais).

Depois de pronta descobriu-se que na verdade a Doce Princesa era um Príncipe Arrepiado.
Comida divertida

Uma amiguinha da Sofia que estava almoçando lá em casa gostou tanto do Creminho Delícia que voltou no dia seguinte pedindo mais. Só que a Sofia teve outra ideia. Fazer bananinha com Nutella e enfeitar com bolinha. Deixei por conta dela e ficou bem legal.

Comida divertida


Hummm... Fazer esse dever de casa foi muito gostoso!!!!

Presentes muito Especiais

Ganhamos da nossa querida amiga Chica, do blog Sementinhas Para Crianças, um poema para a Sofia. Ficamos muito, muito felizes, emocionadas e orgulhosas com esse presente. A Chica faz poemas com muita rima com temas supervariados. Eu visito diariamente o Sementinhas Para Crianças e leio os poemas para as meninas. A emoção de entrar lá e ter um poema inspirado na Sofia é inexplicável. Vou copiar aqui o poema que lá está.


* Para a amiguinha Sofia!




Para a Sofia, menina
que é uma bonequinha
mesmo sendo pequenina
gosta já do sementinhas

Sua mamãe dedicada
pra ela lê todo o dia
história aqui publicada
ela sempre aprecia!

Menina bem animada
está sempre inventando
mesmo se está calada
alguma está tramando!

Ela é muito criativa
com a mamãe faz de tudo
está sempre na ativa
e gosta muito de tudo!

* Conheça mais das aprontadas e invenções delas por AQUI

Um beijo à Sofia, com todo o meu carinho,chica
 
Para agradecer e retribuir todo esse carinho e demonstrar como ficou feliz, a Sofia fez esse desenho para a Chica.
 
 
Agora, quando fui ao Sementinhas Para Crianças avisar à Chica que tem o desenho da Sofia para ela, mais uma surpresa. Um texto lindo da Leila que acabei de conhecer. Já fui lá no blog dela, o Letras Encantadas e me encantei.
 
Aqui o texto que também está no Sementinhas Para Crianças:
 
Que linda é Sofia
um encanto de menina
coração cheio de amor
É também uma sementinha,
Haverá de ser nesse mundo
a mais bela das florzinhas.

Há no amor a magia
de fazer florescer a alegria
E de fazer a paz sempre presente
O amor da mamãe querida
É alimento que a faz crescente.

Vá Sofia
Viaje por entre estrelas,
Em nuvens fofinhas de algodão,
Escorregue no arco-íris
Sonhe com as fadas da sua imaginação...

E um dia,
Quando suas pétalas se abrirem
E tuas cores se mostrarem
Será a prova de que nesta vida
Só nasce o amor
Se o plantarem.

 
Muito obrigada as duas amigas queridas que nos encheram de alegria e emoção.

sábado, 18 de setembro de 2010

Lemos nessa semana

Embalada pelo clima de viagem, li o livro "Crianças a Bordo Como Viajar com Filhos sem Enlouquecer", da amiga Pati Papp, do blog Coisas de Mãe. O livro é uma delícia de ler, com dicas super práticas para tornar as nossas viagens com os filhos momentos mais agradáveis e especiais. Traz dicas de lugares, parques, museus, etc... Eu já indiquei para as minhas amigas enroladinhas e até as com bastante experiência em viagens podem tirar muito proveito dessa leitura. O livro vai ser lançado no Rio em 17 de outubro na Livraria da Travessa do Leblon. Uma ótima oportunidade para adquirir o livro e ainda encontrar com muitas amigas virtuais.



Seguindo a indicação da psicóoóga, (que sugeriu que eu lesse junto com a Ana Luiza alguns livros do gênero "Tudo o que uma Garota Precisa Saber" com o objetivo de identificar o tipo de informação que ela está recebendo das amigas e aproveitar a oportunidade para ir aparando as arestas dessas informações e fechando com os valores que nós acreditamos), lemos juntas "Um Guia para a Vida das Garotas" de Katie Meier. Fizemos as atividades sobre autoestima propostas no livro, conversamos sobre alguns temas e pulamos outro por não despertar o interesse no momento. É um livro que vamos revisitar mais tarde. Alguns assuntos ainda são precoces para a idade da Ana Luiza. A experiência foi muito boa.



A Ana Luiza leu "As Leis de Allie Finkle para Meninas - A Garota Nova" de Meg Cabot. O livro aborda as vantagens e temores de ser uma aluna nova em uma nova escola. Vivendo esse momento Allie descobre as suas leis. Eu, como mãe, adorei muitas dessas leis como: nunca é engraçado se alguém sair magoado,  nunca se deve mentir para os adultos, não é educado falar nomes feios, entre outras. A Ana Luiza achou o livro meio chato porque a personagem tem nove anos e é meio criancinha. Mesmo assim me pediu para comprar o primeiro volume que é "As Leis de Allie Finkle para Meninas - A Garota Nova". Vai entender...



Para a Sofia, nessa semana, segui a indicação da escola que está trabalhando as rimas, lemos "Poemas Sapecas e Rimas Traquinas" do Almir Correia. Ela gostou bastante e agora só quer saber de rimas.



Lemos também vários poemas do blog da Chica, Sementinhas Para Crianças que somos superfãs. Aproveitei para falar das rimas mal criadas que eu falava quando era criança, tipo:

Tá de mal
come sal
na panela
do mingau

Benfeito,
seu nariz
tá com defeito
me dá um alicate
que eu endireto


Não quer
não queira
Bacalhau
Bandeira

Bobo é quem me chama
Macaco é que te ama
Comendo banana
embaixo da cama


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Resultado do Sorteio - Princesas do Mar

Após verificar os participantes, retirar os e-mails que não se referiam ao sorteio e incluir as divulgações tivemos uma lista com 128 participantes. E os sorteados foram:

- o 1º que receberá O Desafio dos Tubarões é a Mi do blog "Tagarelices e Pensamentos"



- o 2º que receberá Mistério na Escola do Mar é a Karine do blog "Ser mãe é sentir o coração doer de tanto amor".


- o 3º que receberá O Monstro do Fundo do Mar é a Maria Thereza (Mamãe Pinel) do blog "De repente ... MÃE".



- o 4º que receberá O Peixe Lendário é a Andrea do "Luiza não larga a chupeta".


Parabéns às ganhadoras aguardo o e-mail com o endereço para que possa enviar os livros autografados que já estão em minhas mãos.
Agradeço de coração a todos os participantes. Teremos outras oportunidades aqui no blog de presentear quem ainda não ganhou.

Olhem que carinhas lindas e felizes de quem já foi sorteado por aqui.

Kit Danoninho para Plantar                                       Livros 7 Hábitos                                           Mochila Danoninho

Espero receber, pelo menos, mais quatro carinhas lindas e felizes para postar no resultado do próximo sorteio aqui do blog. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo