sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Brincando de Ler

Para incentivar a leitura aqui em casa costumo fazer do livro um brinquedo, da leitura uma brincadeira.
Assim tenho conseguido despertar, cada vez mais, o interesse das minhas filhas pela leitura. Comecei bem cedo, desde que elas eram bebês com seus livros de banho.

Na construção desse hábito pela leitura nos divertimos com várias alternativas.

Frequentamos livrarias e marcamos presença em lançamentos, sempre que possível. O contato com os autores e ilustradores traz mais proximidade com o livro. Percebo uma intimidade maior com os livros dos autores que elas conheceram.

Adoramos fazer o nosso reconto da história e muitas vezes utilizamos desenhos para isso. Este reconto do livro "Bagunça e Arrumação", da Marilia Pirilo, que a Sofia fez na escola, foi uma experiência incrível que resultou numa paixão pela Marilia Pirilo. A visita da autora à escola para ver o trabalho das crianças e conversar com elas foi um diferencial enorme. A partir daí, bastava a Sofia ver um livro da Marilia Pirilo que já queria trazer para casa.

Gostamos muito de enriquecer a leitura criando a nossa versão da história. Demos muita risada com a nossa versão do "Vira Bicho", de Luciano Trigo. Fizemos colagem e desenhos para o Bairro da Sofia a partir do "Bairro do Marcelo" de Ruth Rocha.

Outra atividade gostosa, e que permite explorar mais o livro, é fazer um desenho para ilustrar a nossa percepção da história. Essa que fizemos do livro "Adivinha Quanto Eu Te Amo" mexeu com as nossas emoções.

Unir arte, reciclagem e leitura é uma forma deliciosa de prolongar o tempo de brincadeira com o livro. Fazemos alguns personagens reciclados e contamos a história com encenação e imitação das vozes dos personagens. Brincamos muito com o sapo da "Princesa e o Sapo". O teatrinho de fantoches é uma ótima opção para viajar mais longe na imaginação. Fizemos isso quando estávamos lendo Monteiro Lobato e as aventuras da turminha do "Sítio do Picapau Amarelo".

Até para a cozinha nós levamos os livros e inventamos receitas para os personagens. A Bela fez cupcake para a Fera. Aliás, as princesas dos contos de fadas nos ensinaram várias delícias. Assim nos deliciamos com seus livros em várias versões.

Mas, até hoje, o que as meninas mais gostaram mesmo, a grande sensação, foi quando a mamãe aqui se transformou na personagem principal do livro "Quando a Mamãe Virou um Monstro".

Acredito na eficácia do ensino através de brincadeiras para as crianças. Com criatividade espero estar construindo devoradoras de livros. A Ana Luiza já adora ler e a Sofia não dorme sem uma historinha.

Aqui foram apenas algumas experiências de mãe.



Você pode me encontrar também

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Voltas às Aulas - Ajuda no dever de casa

Participo intensamente da vida escolar das minhas filhas. Estou sempre atenta ao conteúdo que está sendo trabalhado na escola. Procuro realizar atividades que reforcem esse conteúdo.
Na época em que a Ana Luiza estava estudando sobre o pau-Brasil fizemos um passeio ao Jardim Botânico. Aproveitei para mostrar a árvore para ela. Tivemos uma sorte enorme, pois estava em tratamento e tivemos a oportunidade de ver a tinta vermelha que tornou essa planta tão valiosa, escorrendo. Sentimos a tinta, observamos sua tonalidade e até tingimos os nossos dedos. Foi uma vivência que reforçou o aprendizado e facilitou o entendimento. A Ana Luiza utilizou as fotos tiradas por ela no seu trabalho.


Outra ocasião foi na fase de estudo sobre os negros. Fizemos uma visita ao Museu do Negro para coleta de material e postamos aqui no blog.
Sempre que possível fazemos o que chamamos de Pesquisa de Campo. Algumas vezes convidamos uma amiga da escola para nos acompanhar. Esses passeios são superproveitosos.

Fico atenta aos programas de televisão. Na ocasião em que a Ana Luiza estava estudando sobre o período da mineração acompanhamos uma série do jornalismo na TV sobre a exploração de minério na Floresta Amazônica. É muito bom fazer o paralelo do conteúdo da escola com o que está acontecendo atualmente.

Com a Sofia as pesquisas são mais lúdicas o que possibilita extrapolar na criatividade e na brincadeira. Uma lição de casa especialmente prazerosa foi essa sobre Monteiro Lobato. Outra que nos divertimos pra valer foi sobre meios de transporte e cabia a Sofia falar sobre a Rodoviária.

Nossa, estou aqui lembrando e relembrando. Tivemos muita diversão com essas lições de casa. Até um trabalho sobre o trabalho da mãe foi divertido.

Com criatividade a lição de casa para fazer com a ajuda dos pais pode ficar divertida, prazerosa e ser muito proveitosa para toda a família.

Sempre me questiono sobre o limite dessa ajuda e procuro a orientação da escola. No site da Pritt, especificamente no blog, no post "Lição de Casa para os Pais" encontrei muitos esclarecimentos. Quem quiser conhecer a causa da Pritt e navegar no site pode entrar AQUI (o site foi retirado do ar).

Com a volta às aulas já estou animada com as lições que virão e que precisarão do meu apoio.

PS: Post feito em Natal. As aulas só recomeçam na semana que vem.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sorteio Livros

Estamos tirando uma semana de férias para viajar e o bloguinho vai ficar aqui. Para que ele não fique totalmente abandonado vou deixar rolando, aqui para as minhas amigas, um sorteio de dois livros que li no ano de 2010 e adorei:























Vai ser super simplesparticipar.

1) Ser seguidora do blog
2) Deixar um comentário por dia nesse post dizendo que quer participar do sorteio informando o nome e e-mail (basta no primeiro comentário). É isso mesmo, quem vier visitar todos os dias vai ter até 11 chances de concorrer. Olha que molezinha!

Estarão valendo os comentários deixados até o dia 01/02/2011 às 20h. Irei realizar o sorteio no dia 01/02/2011 às 21h e serão duas ganhadoras. A 1ª sorteada levará "Travessuras de Mãe" e a 2ª receberá "Mães em Guerra".

Esse foi o jeito que encontrei para o meu bloguinho não ficar tão sozinho nesses dias.
Na volta pretendo retomr as visitas a todas as minhas amigas, comentar seus posts, fazer novas amizades e voltar com as postagens organizadas tipo a série Lemos na Semana toda sexta-feira, os selinhos todo domingo.

E tem mais gente bonita no nosso Mural dos Sortudos: Simone e os filhos com as Bombonieres e a Mãe Mochileira, Filho Malinha com o Kit da Listerine.


Falta a foto da Sandra, da Izabel e das ganhadoras dos livros. Oba, o nosso mural está cada vez mais lindo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Resultado Sorteio Kit Triunfo - Receita Canapés Triunfantes

Nossa noite de sábado estava meio desanimada. Cada um no seu canto fazendo as suas coisas. Até que tive a ideia de fazermos um barzinho em casa.
- Eu e a Ana Luiza cuidaríamos do cardápio;
- Sofia da arrumação;
- Pai seria o barman

Na cozinha eu e a Ana Luiza encontramos:
- 1 pacote de biscoito Triunfo Crocktel;
- queijo brie;
- queijo camembert;
- queijo catupiry;
- geleias que trouxemos de São Luís do Maranhão nos sabores açaí, cupuaçu, bacuri e pimenta.

Biscoito Cocketel da Triunfo

Resolvemos fazer uma pastinha de alho com o queijo catupiry da seguinte maneira:
picamos alguns dentes de alho e douramos em um fio de azeite, desligamos o fogo, acrescentamos 1/2 embalagem de queijo catupiry e misturamos. Servimos em duas porções, uma como foi feita e na outra demos um toque especial com um fio de mel.

Pasta de alho com queijo catupiry

Fizemos outra pastinha com catupiry, mel e amêndoas. Arrumamos tudo na mesa.
Sofia, a "canapeseira", se divertiu pra valer fazendo várias montagens.



Ficou tudo muito saboroso e o Triunfo Crocktel é tão gostoso e crocante que a Sofia preferiu comer sem nada, purinho.
E a nossa noite de sábado que estava bem mais ou menos acabou se tornando uma Noitada Triunfante.

Agora, hora de anunciar quem vai ganhar o kit da Triunfo.
Agradeço a todos que participaram desse sorteio (foram 120 comentários, 106 participações no sorteio). Agradeço a Triunfo pela oportunidade e pela gentileza. E quem vai receber o kit é


Fico superfeliz em poder presentear uma amiga nova para mim. Izabel, estarei fazendo muitas visitas ao seu blog.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Arte nas Férias

Férias, e as crianças querem brincadeiras. Nesse dia já tinham ido à piscina, já tinham feito aniversário de boneca, já tinham patinado no play, quando me ligaram (eu estou trabalhando, mas nem por isso deixo de participar de tudo):
- Mãe, a gente não tem nada para fazer.
- Ué, fazer nada, às vezes, também é bom.
- Mas, mãe, a gente quer fazer alguma coisa.
- Quem tem criatividade sempre tem algo legal para fazer. Que tal vocês fazerem uma arte?
- Mas que arte?
- Deixa eu veeeeer .... Ah! Já sei! Peguem aqueles palitos de picolé que temos guardados, cola e tinta e façam uma colagem bem linda para quando eu chegar. E fotografa tudo para eu ver como foi divertida a brincadeira.
- Tá legal. Beijo, te amo.
- Beijo, te amo muito do fundo do meu coração.

E quando eu cheguei em casa fui correndo ver a arte das minhas filhas. Elas estavam orgulhosas contando como fizeram a cola colorida e ainda incrementaram com um brilho (glitter, a purpurina da minha época).


Como reutilizar os palitos de picolé
Os tubos de cola vazios servem para guardar as colas coloridas feitas pelas crianças.

Mesmo não estando fisicamente presente durante um período elas contam com a minha participação, atenção e cuidado. Sabem que tenho disponibilidade para ouvi-las e ajudá-las. Sabem que são a minha prioridade.

Acredito que a participação dos pais é fundamental e traz melhoras surpreendentes no desempenho e formação dos filhos.

Agora vou ver a natação da Sofia, ela passou a nadar na piscina grande e está superempolgada.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Irmãs e Amigas


A Sofia ganhou de Natal o livro "Irmãs e Amigas" de Judy Katschke que fala das vantagens e desvantagens de ser a irmã mais nova e das vantagens e desvantagens de ser a irmã mais velha. Fala também da grande delícia que é ter uma irmã para brincar, para compartilhar.
Enquanto lia a história para a Sofia fomos comparando as personagens com ela e com a Ana Luiza. A Sofia falou que a vantagem de ser a irmã mais nova é que ganha muitos brinquedos da irmã mais velha. Já a Ana Luiza acha que a vantagem de ser a irmã mais velha é poder ensinar as coisas para a irmã mais nova.

Esse período de férias, aqui em casa, tem sido de muito companheirismo e amizade. As duas estão superunidas e brincando muito juntas. A Ana Luiza brinca de boneca com a Sofia e a Sofia joga Wii com a Ana Luiza e assim elas vão curtindo as férias, descobrindo as vantagens de serem irmãs mais velhas ou mais novas, aprendendo a lidar com as desvantagens e fortalecendo com amizade essa relação tão especial.


Claro que rola uma implicância e uma briguinha também, né. Afinal, isso para elas é pura diversão.

Medo de dormir sozinha


Desde o começo do ano a Sofia vem demonstrando medo de dormir sozinha. Eu tenho colocado um colchão ao lado da sua cama e deito ali até que ela adormeça. Durante a noite ela acorda, me procura, me pede para dormir com ela. Na semana passada, após a leitura da noite, a Sofia anunciou que não queria dormir. Expliquei que estava tarde e que precisávamos dormir. Com a voz amedrontada ela me falou:

- Mãe, eu ouvi na televisão que em 2011 todos os meus sonhos vão se realizar.
- É a mensagem de Final de Ano. É o que eles desejam para as pessoas.
- Eu estou com medo de ter sonho ruim.

Expliquei que sonho ruim se chama pesadelo e que a mensagem é para os sonhos bons, para os desejos. Coisas tipo... viagens para a Disney.
O medo de dormir melhorou um pouco, mas não desapareceu totalmente. Ela ainda está desconfiada desse papo de todos os sonhos se realizarem.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Muito Selinho = Muito Carinho

Ganhei um Superselo Superespecial por ter sido de um Super Pai blogueiro. O blog traz croniquetas SUPERinteligentes e bem humoradas de um pai SUPERdedicado. Vale SUPER a pena a visita ao blog Diários do Papai,  acompanhar as postagens e ter o ponto de vista masculino nesse universo quase exclusivo (por enquanto) de mães blogueiras.




As regrinhas para esse selinho são:

- Fazer referência ao blog criador do selo Diários do Papai.
- Indicar quantos blogs quiser para receber o Super selo.

As minhas Super indicadas para esse selo são:

Sandra Portugal - Projetando Pessoas
Carol M - Blog 25
Ju - Mil Faces de Juliana
Carol - Viajando na Maternidade
Camila - Mamãe Tá Ocupada
Ana - Balde de Areia
Ceila - Ceila na Itália
Clau - Blog da Clauo


A Carol do Super blog 25 que é cheio de variedades, me deu esse Desafio dos 7 e eu amei apesar de ter achado bem difícil.

Vamos lá:

7 coisas que tenho que fazer:

- Exercícios;
- Começar o regime;
- Fazer o check-up;
- Ir ao oculista;
- Fazer os óculos que eu perdi;
- Fazer o álbum de fotos do aniversário da Sofia;
- Fazer as malas para viajar (obaaaa)

7 coisas que mais digo:

- Filhas amo vocês!
- Ana Luiza, você é tão linda!
- Sofia, você é tão linda!
- Por favor.
- Meninas, parem de brigar!
- Sofia, fala mais baixo!
- Ana Luiza, fala direito!


7 coisas que faço bem: (pedi ajuda a minha mãe)

- Ser mãe (a minha filha também disse isso. Estou adorando esse desafio)
- Ser filha
- ter tolerância
- ter responsabilidade
- perdoar
- ter otimismo
- ter atitude em momentos difíceis


7 defeitos:

- Cuidar pouco de mim
- Ansiedade
- Desorganizada
- Pouco detalhista
- Acomodada (em alguns aspectos)
- Otimista demais (algumas vezes parece despreocupação)
- Exigente demais comigo mesma.

7 qualidades:

- Bem humorada
- Alegre
- Criativa
- Amiga
- Inteligente
- Boa mãe (a minha filha que disse)
- Solidária (a minha filha que disse)


7 coisas que adoro:

- Estar com as minhas filhas;
- Viajar;
- Cinema;
- Comer;
- Contato com a natureza
- Animais;
- Passear

7 coisas que detesto:

- Acordar cedo;
- Mau humor;
- Falta de liberdade
- Falta de respeito
- Imposições
- Injustiça
- Falsidade

7 pessoas para passar o desafio:

- Paloma, do Vivendo e me recriando
- Paty, do blog Diário da Nossa Gravidez
- Marina, do blog Retrato Falante
- Cris, do blog Recomadres
- Ingrid, do blog Desconstruindo a Mãe
- Má, do blog Só de Cuka Freska, prá que esquentar?
- Patrícia, do blog João Vitor Meu Maior Tesouro

E ainda recebi uma enxurrada de selinhos da minha Super amigona Sandra do Projetando Pessoas que me fez muitíssimo feliz. São eles:
Como são muitos resolvi separa em lotes.




Esses primeiros eu repasso para:

Danny - Mamys do Matheus
Ju - Pinguinho da Mamãe
Maria Thereza - De repente ... Mãe!
Nanci - Alaníssima
Nine - Degra a Degrau
Selma - Filho Precioso
Beca - Mulher que pariu!!
Dany - Quartinho da Dany
Bianca - Bia, Cris & Lulu
Sandrinha -Sandrinha, sempre feliz!






As indicadas para esses são:

Ana - Cheiro Doce
Bela - Chá de Baunilha
Chica - Sementinhas para Crianças ,,,
Simone - Flor de Sofia
Angela - Alemanha! Por que não?
Ana - Mãe Mochileira, Filho Malinha
Dani - Cozinha sem drama
Mammy - Dedinhos Lambuzados
Hanan - Trakinando com a Mamãe
Mi - Tagareleces de uma Filha e Pensamentos de uma Mãe






Esses vão para uns blogs novos que conheci nos últimos dias.

Arrimer - Blog que me ajuda muito com dicas de arrumação e organização. Preciso muito disso.
Reh KG - Um blog jovem, cheio de variedades e que me dá a maior força.
Leleteen e Papparazzi - Minhas amigas teen que me ajudam a estar próxima da linguagem e acompanhar as tendências desse universo. Isso é muito bom para minha relação com a Ana Luiza,


E esse selo SUPER vai para o Super PAI e seu Diários do Papai

E ainda tem tanta amiga que eu gostaria de presentear... mas estou cansada e preciso sair, vou ao cinema com as meninas.
O que eu mais gosto nessa brincadeira de selinho é a oportunidade de conhecer outros blogues. Sempre que sou indicada para um selinho visito todos os amigos que receberam a mesma indicação. Já temos algo em comum. somos amigos de selinho.

sábado, 15 de janeiro de 2011

12 anos da Ana Luiza - Angra ou Paraty (Parati)?

Manbucaba. Aniversário da Ana Luiza e ela não queria comemoração alguma. Demos várias sugestões como: pizza com algumas amigas, passeio de limousine pela orla, torneio de vôlei com lanche, festa com dança, bolo em casa para a família, mas nada convenceu a menina.
Como a Ana adora viajar e o niver cairia no sábado programei uma viagem rápida em família e o destino escolhido foi o Hotel do Bosque, que está localizado entre Angra e Paraty (Parati). A escolha foi muito feliz, pois o lugar é lindíssimo, cercado pelo verde da Mata Atlântica, cortado pelo rio Mambucaba e à beira da praia de mesmo nome.
Já na chegada ao Hotel ficamos encantados com o cenário de muito verde e fomos recebidos por pavões, faisões (uma delas estava com dois filhotinhos) e gansos, todos soltos pelo jardim e lagos do hotel.


Percorrer o rio Mambucaba por três minutos em uma balsa para chegar na praia foi outra diversão à parte. É interessante como qualquer novidade se torna uma aventura para as crianças nessas viagens.


A praia é ótima para a brincadeira das crianças, o mar tem ondas para serem furadas, para pegar um jacaré, mas nada que preocupe os pais. Ou seja, diversão para elas e tranquilidade para nós. A Ana Luiza e a Sofia se acabaram nessas ondas. A água é tão transparente e a areia tem um brilho tão dourado que a Sofia achou que estava em Nárnia.


Almoçamos no restaurante da praia mesmo e a comida estava supersaborosa. Fomos de peixe na brasa todos os dias (variando entre o bacalhau e o salmão), batata frita (criança ama) e nos deliciamos com o palmito na brasa. Simplesmente maravilhoso.


Depois de muita diversão na praia nada como um "relax" na piscina, um passeio pelo jardim, uma paradinha no salão de jogos.


Depois do jantar, enquanto eu observava a Sofia com os amigos na recreação, a Ana Luiza jogava no salão de jogos com o pai.


Durante uma atividade da recreação as crianças começaram a implicar com um menino dizendo que ele soltava pum, aí a Sofia falou:
- Gente, assim vocês magoam ele.
A recreadora imediatamente elogiou a atitude da Sofia. Aí a menina que estava sentada ao lado da Sô repetiu a mesma frase e a recreadora elogiou e assim todos pararam com a implicância.
Fiquei toda orgulhosa. Que bom que eu estava próxima e pude observar esse momento.

E assim a minha criança de 12 anos comemorou o seu niver em família de forma bem discreta como ela queria. Quando voltamos fomos a uma pizzaria com as madrinhas e avó dando continuidade às comemorações discretas.

PS: A parte do hotel onde ficam as dependências está localizada em Angra e a praia já é Paraty (Parati). O Rio Mambucaba faz a divisa dos dois municípios.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sorteio Delicioso e Crocante: Kit Triunfo

Falei AQUI da caixa com biscoitos Triunfo que recebemos. Desde então temos nos divertido bastante usando a criatividade para inventar receitinhas e curtir uma atividade gostosa em família.
Hoje fizemos mais uma Delícia Triunfante, como apelidamos esse momento aqui em casa. A receita da vez foi a Árvore Passion.


- Fizemos um bolo de massa branca (usamos a receita do Cupcake de Nutella da Bela) em forma de quadrados pequenos.



- Fizemos brigadeiro utilizando uma lata de leite condensado, 4 colheres de Nescau, 1 colher de manteiga. O brigadeiro precisa ficar bem durinho. Deixamos na geladeira.

- A montagem da nossa Árvore Passion ocorreu em duas etapas: a árvore em si que foi um pirulito de brigadeiro (ideia que me inspirei com a Ana do blog Cheiro Doce, ela faz coisas lindas); e o vaso.

Árvore Pirulito.

- Pegamos os biscoitos Maria da Triunfo e recheamos com muito brigadeiro, espetamos palitos de picolé que sempre temos guardados para alguma arte, cobrimos com chocolate derretido (usei o chocolate de brigadeiro da Arcor) e enfeitamos com confeitos de estrelinha.





Vaso Passion

- Passamos uma camada de brigadeiro nas laterais dos bolinhos, colamos biscoitos Passion de Chocolate (casquinha branca) e Chocolate Branco (casquinha preta). Demos o nosso toque enfeitando com uma fita.






A montagem fina

- Espeta a Árvore Pirulito no Vaso Passion e está montada a Árvore Passion.


E como mais se inventa mais ideias aparecem, fizemos mais duas opções de arranjos:



Agora vem o melhor. Vou sortear aqui um kit de Biscoitos Triunfo para vocês fazerem as suas Delícias Triunfantes.
O Kit consta de: (basta clicar no link para conhecer mais sobre os produtos)



- Triunfo Menosal água                                                      

Para participar é supersimples:

1) Ser seguidor do blog
2) Ter endereço de entrega no Brasil
3) Visitar pelo menos uma das nossas receitas Triunfo: Três Marias Triunfantes,  Natal Triunfante, Maria Arlete, Triunfando no Calor, Pavê Feliz Natal (pode comentar, tá?)
4) Deixar um comentário nesse post com nome, cidade, e-mail, dizendo qual receita mais gostou e informando que quer participar do sorteio. (esse comentário é que vale para a participação)
5) Quem divulgar no Twitter, blog, Facebook, tem direito a mais uma participação deixando outro comentário informando a divulgação.

Estarão valendo os comentários até o dia 20/01/2011 às 20h. Estarei realizando o sorteio nesse mesmo dia às 21h.

Que quiser mais maravilhas feitas com os produtos triunfos, pode ver as receitas no site http://www.tododiaumtriunfo.com.br/receitas.php

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caderno de Reflexões

Desde que a Ana Luiza chegou à pré-adolescência eu mantenho esses dois livros ao meu lado constantemente. Já li os dois várias vezes e vivo fazendo consultas pontuais. Adolescência de filho e paciência de mãe precisam andar juntas e misturadas por tempo integral. Não é brincadeira não.
As alterações emocionais nessa fase são complexas e é um enorme desafio, para nós pais, saber administrá-las. Normalmente não dá para entender. Em um determinado momento eles estão superbem, felizes, com o humor estável, agindo com maturidade e de repente a coisa vira. Ficam mal-humorados, emburrados, reagem de forma explosiva, com atitudes extremamente infantis. Uma instabilidade só.
A explicação para essas mudanças de humor são as mudanças físicas e hormonais que afetam o estado de espírito.
E o estado de espírito dos pais? Difícil manter a paciência o tempo inteiro. Eu procuro manter o controle, conversar e tal. Algumas vezes não rola. Mas na grande maioria consigo seguir os meus princípios e a orientação do livro.
"Os pais podem ajudar muito: basta que sejam pacientes e relevem alguns erros: Um jovem pode "explodir" pelo simples fato de achar que aquele dia está confuso demais para ser vivido. A melhor reação dos pais pode ser a ausência de reação. Nada."

Para os momentos nos quais percebo que o uso da tática ausência de reação é o melhor caminho, instituí o caderno da reflexão posterior.
Ontem mesmo ouvi uma frase da Ana Luiza que me deu vontade de explodir. Percebi que no estado de espírito em que eu estava, a melhor reação minha, no momento, era a ausência da mesma. Respirei e fiquei quieta. Quando as coisas se acalmaram e a minha pré-adolescente já tinha voltado a ser a menina educada, carinhosa e meiga, pedi que fosse ao caderninho e escrevesse sobre 3 questões referentes à tal frase. Naquele momento ela mesma percebeu a besteira que tinha dito e deixou isso claro nas suas reflexões. Conversamos sobre o assunto com carinho e entendimento.
 
Vi esse caderno no blog da Clau e amei. Encomendei para nós e não sabia que ia ser tão útil.

 
Caderno feito pela Débora do Kimimo Art & Book

O caderninho das reflexões está dando supercerto por aqui.

PS1: a Ana Luiza não quis que eu colocasse aqui o conteúdo do caderno, pois estaria expondo a nossa intimidade. Respeito totalmente. Nessa fase ela lê o blog, os amigos podem ler o blog e só posto assuntos referentes à Ana Luiza com a concordância dela.
PS2: Eu e Sofia também temos o nosso caderno de reflexões.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Falando de Viagens com Crianças no Site do OMO - Atualizado

Eu visito com frequência o site do OMO em busca das dicas de brincadeiras, adoro as matérias do blog, o guia das atividades, etc... Sempre deixo meus comentários, opiniões e algumas vezes até compartilho as minhas dicas também.

Em outubro/2010, os responsáveis pelo conteúdo do blog e a comunidade do Orkut do OMO entraram em contato comigo perguntando do meu interesse em contribuir em uma matéria sobre a importância do Dia das Crianças para mim. Apesar de estar superinteressada, infelizmente, não pude ajudar nessa ocasião, pois estaria viajando justamente no Dia das Crianças, quando a matéria deveria ir ao ar.
Lamentei...

Continuei visitando o site com o mesmo interesse de sempre e em dezembro eles retornaram o contato solicitando a minha contribuição para uma matéria sobre viagens com as crianças. Claro que topei e fiquei feliz em contribuir.

Agora, em plena viagem para comemorar os 12 anos da Ana Luiza, recebi o aviso de que a entrevista está no site da OMO.

Entrevista exclusiva: Christiana Martins Ferreira, do blog Inventando com a Mamãe


Blog Omo: você tinha o costume de viajar antes de ter filhos? Que tipo de viagem você fazia antes de ter filhos?

Christiana: tinha o costume sim. Viajava bastante e para destinos bem variados, sempre com programação intensa, extraindo o máximo de cada lugar.
.....


A entrevista na íntegra está no site de OMO e eles querem conhecer outras histórias também. Quem quiser passar para ver a nossa entrevista e contar a sua história e visitar o site que é superinteressante.

PS1: Perdi os meus óculos nessa viagem e não estou enxergando nada. Fiz esse post praticamente no tato.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cupcake de Reis

Dia de Reis, dia de desmontar a árvore de Natal, dia de Bolo de Reis.

O que utilizamos:

- 1 xícara de chá de uvas passas pretas;
- 200 g de margarina;
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
- 4 ovos (claras e gemas separadas);
- 1 lata de leite condensado;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 porção de castanhas de caju picadas;
- 1 porção de amêndoas.

Para o glacê:

- 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro;
- 4 colheres de sopa de suco de laranja;
- frutas cristalizadas para decorar.

Como fizemos:

Na batedeira batemos a margarina até formar um creme. Continuamos batendo e acrescentamos o açúcar mascavo e depois as gemas uma a uma. Adicionamos o leite condensado em fio sempre batendo até ficar homogêneo. Desligamos a batedeira, misturamos a farinha, as uvas passas, a canela em pó, as castanhas, as amêndoas, o fermento e as claras em neve.
Colocamos a massa nas forminhas de cupcakes (12 cupcakes grandes, 24 cupcakes pequenos e 3 corações de silicone).
Assamos no forno pré aquecido a 200º durante 40 minutos ou até dourar. Fizemos o teste do palitinho.



Enquanto os cupcakes esfriavam fizemos o glacê misturando o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja. Com uma colher passamos a mistura por cima dos bolinhos e enfeitamos com as frutas cristalizadas.


Ficou supergostoso, fofinho e cheiroso. Levei para a galera do meu trabalho que provou e aprovou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo