terça-feira, 28 de junho de 2011

Sorteio Incentivo à Sustentabilidade: Kit Reciclado + Kit Maquiagem Boticário

Uma das maneira de incentivar a sustentabilidade é o reaproveitamento do lixo. Aqui nós fazemos a nossa parte com algumas atitudes simples:

1) Aproveitamos embalagens para fazer brinquedos e arte. Com isso evitamos a aquisição de outros materiais que mais tarde acabarão no lixo.

2) Selecionamos algumas embalagens e enviamos para escolas e creches. Eles sempre utilizam esses materiais nas atividades com as crianças e em exposições de arte.

3) Selecionamos outras embalagens (caixas de suco, de leite, caixas de sapato, jornal, etc...) e doamos para uma moça que trabalha fazendo faxina no prédio. Essas embalagens são transformadas em objetos que ela vende e assim complementa a sua renda.

Aqui algumas peças que resultaram das embalagens daqui de casa:

meus kits costura e maquiagem feitos com caixa de sucos Ades
Meu espelho feito com caixa de papelão e jornal 

Caixa de batom e caixa de esmaltes feitas com caixa de papelão e jornal
Cesta de jornal

Como forma de incentivo ao trabalho dessa moça tão guerreira, batalhadora e criativa vou sortear aqui:

- 1 kit costura
- 1 kit maquiagem
- 1 espelho


Para dar utilidade ao espelho e ao kit maquiagem quem ganhar o prêmio acima vai levar também um conjunto da linha Make B. de O Boticário com:

- 1 duo de sombras
- 1 batom hidralip
- 1 máscara extra volume à prova d'água para os cílios
- 1 lápis retrátil para os olhos à prova d'água


Para participar do sorteio é muito simples, basta:

- Ser seguidor do Inventando com a Mamãe
- Deixar um comentário nesse post informando nome e e-mail até o dia 07 04/07/2011.
- Se quiser pode me seguir no twitter @kitaferreira (vou ficar feliz)

O sorteio será realizado no dia 07 04/07/2011 às 24:00 utilizando o random.org. O ganhador será avisado por e-mail, por isso é importante deixar essa informação no comentário.

Lembrando: quem achar esse sorteio legal e quiser divulgar no seu blog, twitter, facebook, orkut, sinta-se a vontade e nesse caso volte aqui e para concorrer mais uma vez deixando um comentário informando a divulgação.

PS: antecipei o encerramento do sorteio pois este já estava com muitos participantes e surgiram novas oportunidades. Estou com mais 3 sorteios para lançar.

Mais uma vez ... Angra dos Reis

Passamos o feriado de Corpus Christi em Angra dos Reis, região que já enalteci AQUI e AQUI.
Dessa vez ficamos no Meliá que se localiza na Praia do Canal do Pimenta em frente a Ilha do Pimenta. O visual do hotel é belíssimo e tranquilizante. O verde do mar com o verde da vegetação traz uma enorme sensação de serenidade. Ficar ali, paradinho, apenas contemplando a natureza já vale o descanso. Ter comida pronta e cama arrumada então... faz o feriado ser perfeito. Para melhorar a situação, o sol deu o ar da graça todos os dias.


As acomodações do hotel são novas e muito confortáveis. A comida é gostosa, variada e bem servida. A piscina estava geladíssima e só a Sofia e a Ana Luiza encararam.


Fizemos um passeio de escuna pelas praias Pingo d'Água que fica no continente, Ilha de Itanhangá e Ilha de Paquetá. As meninas adoraram a novidade, foi a primeira vez que passearam de escuna.


O verde transparente da água convida para um mergulho. É simplesmente irresistível. E olha que a água estava bem gelada.


No outro dia conhecemos um casal e sua filha que estavam dispostos a fazer um passeio de lancha. Sendo assim, "rachado", ficou dentro das possibilidades. E lá fomos nós. Dessa vez rumo à paradisíaca Praia do Dentista, o cartão-postal Ilhas Botinas e a bucólica Praia da Piedade (ambas na Ilha da Gipóia).

A transparência da água na Praia do Dentista é de cair o queixo


Nadar com os peixinhos nas Botinas é mágico (são milhares de sargentinhos)


Paradinha na Piedade é energizante


Depois de um feriado desses só temos que agradecer a Deus por essa natureza maravilhosa em que nos presenteou e ter mais certeza de que devemos preservá-la a todo custo.
Viagens para lugares com contato com a natureza são excelentes oportunidades para reforçar o amor pela natureza e a consciência ecológica.

Quando chegamos em casa mostrei as fotos, minha e do Antonio, nos mesmos locais há 15 anos. Pudemos ver como as praias e ilhas que visitamos estão preservadas.

Momento Recordar é Viver:


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Aula de Francês alternativa

No início desse ano a Ana Luiza demonstrou o desejo de fazer francês. A princípio eu não quis, pois achei que iria sobrecarregá-la demais. Já faz inglês, natação e teclado. Tá bom, né? E também queria esperar ela ficar com o inglês mais solidificado para dar início ao aprendizado de outra língua.

Mas a menina não se conformou. Junto com uma amiga arrumou uma professora de francês com uma proposta alternativa, bem diferente do tradicional.

A começar que a professora é atriz, atua em teatro e novelas. Ela ministra as aulas em casa, de forma divertida, diversificada e interessante. Sem cobrança por resultado. A ideia é apresentar o idioma, fazer o primeiro contato com a língua de forma prazerosa

Sendo assim, liberei a aula de francês.

E tem sido assim: já ouvimos música em francês (digo ouvimos porque a Ana Luiza me mostrou a música que foi dada na aula)

Une Chanson Douce


 Assistimos Dumbo em francês e choramos na mesma cena

E a próxima aula será de culinária. Vão fazer um Gâteau au Chocolat e precisamos providenciar os ingredientes:

- 1 bâton de beurre;
- 1 ½ cuillère à soupe de farine;
- Et une demi-barre de chocolat;
- 6 oeufs;
- 250 g de sucre.

Estou doida para saber do resultado dessa aula.
A cada aula a professora traz uma atividade nova, um assunto diferente. E assim elas vão aprendendo de forma leve e descontraída.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa da Sofia - Comemoração dos 6 anos

Foi nesse domingo que comemoramos os 6 anos da Sofia. A festa foi em uma casa de festas como ela queria, com os convidados dela, com mágico, camarim fashion e mesa de guloseimas.

Fiz algumas recomendações para a recreação, como:

- seleção das músicas;
- som baixo (brincadeira par ser divertida não precisa ser barulhenta)
- sem competições do tipo quem dançar melhor, quem gritar mais alto
- os brindes disponíveis para quem quisesse. O recebimento do brinde não estaria atrelado a quem brincasse, muito menos a quem brincasse com mais euforia.

As crianças estavam superfelizes e a festa não ficou barulhenta permitindo que os adultos conversassem normalmente.

Ouvi muitos elogios em relação a festa: o buffet é muito gostoso e bem servido, a casa é boa, grande e com bastante brinquedos, a festa estava muito animada. Mas, realmente, o que eu mais ouvi foi que a festa estava ótima e não estava barulhenta. Até me perguntaram como eu consegui isso. Simples, apenas solicitei.
Eu costumo me divertir demais nas festas das minhas filhas. Brinco mesmo. Vou na piscina de bolas, viro hamster naqueles brinquedões, desço nos escorregas. Deito e rolo. O legal é que algumas amigas minhas também entram na farra.

Dessa vez fiz o cabelo no camarim fashion com direito a presilhas de borboletinha e muito glitter, usei muitos adereços para as fotos malucas, fui na tirolesa, no cine 4D.

Madrinha da Ana Luiza no arvorismo
Eu na tirolesa
Festa estranha com gente esquisita?

Vó com madrinha da Sofia e Vó com madrinha da Ana Luiza

Minha ajudante e a irmã e a mãe da madrinha

 Pai e uma familiar que não quer pagar mico na net, vó e madrinha da Ana Luiza

A aniversariante

Não. Festa divertida com gente alegre.

E o que fez a diferença mesmo foi essa gente alegre. Nossos convidados que nos prestigiaram com a sua presença, carinho e atenção. Sem eles a festa não teria sido nada disso. A presença de cada um foi muito importante e nos fez superfelizes.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ão de São João

A Sofia, que está sendo alfabetizada, está trabalhando o pedacinho ão. A escola está aproveitando o tema de São João e algumas músicas como "Cai, Cai Balão" para inserir esse ditongo na leitura das crianças.

Lembrei que quando a Ana Luiza estava passando pela mesma etapa nós fizemos uma historinha com palavras que apresentam o ão. A Ana Luiza ilustrou com figuras que ela pegou no PowerPoint, imprimimos e encadernamos.

Pipão, o cão bobão, a photo by Chrismferreira on Flickr.

Na capa nós até fizemos uma casinha de cachorro que abre a porta e aparece o Pipão. Ficou bem bonitinho.




Aqui tem um slideshow com toda a historinha desse cãozinho.


Pipão, o cão bobão


Aproveitei para mostrar o livro para a Sofia que adorou ler a história. Como, na época, a Ana Luiza não quis fazer os desenhos e sim obtê-los na internet, agora a Sofia quer fazer a ilustração. Já imprimi a história sem as figuras para que a Sofia possa desenhar. Depois mostro o resultado.



Você pode me encontrar também

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cupcake de Paçoca - Quitute Junino

Ontem a Sofia quis fazer alguma culinária. Como estamos em época de festas juninas resolvemos fazer um Cupcake de Paçoca. Adaptamos uma receita de bolo de chocolate substituindo o achocolatado por paçocas amassadas.

Receitas de Festa Junina


O que utilizamos:

- 1 xícara de açúcar;
- 2 ovos;
- 3/4 de xícara de leite;
- 1/2 xícara de óleo;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 3 paçocas amassadas (usamos as cilíndricas).


Como fizemos:

Primeiro amassamos as paçocas e reservamos.



Batemos na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme. Acrescentamos o leite e o óleo sempre batendo. Em outra tigela misturamos bem a farinha e as paçocas amassadas. Adicionamos a mistura seca ao creme batendo sem parar, até a massa ficar homogênea. Colocamos o fermento e misturamos levemente com a colher.


Arrumamos a massa nas forminhas, colocamos uma colher de chá de doce de leite em cada uma.

Receitas de Festa Junina

Levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC  por 30 minutos (até ser aprovado no teste do palito).

Receitas de Festa Junina


Decoramos com uma colher de doce de leite, fazendo uma bolinha, e polvilhamos com paçoca amassada.

Receitas de Festa Junina

Rendeu nove cupcakes grandes. A massa ficou um pouco seca. Acho que se tivesse utilizado uma receita em que as claras entram batidas no final, ficaria mais macio e fofinho. Mas ficou gostoso.

O doce de leite nós fizemos cozinhando, na panela de pressão, uma lata de leite condensado por 30 minutos contados após a panela começar a apitar.

Receitas de Festa Junina


Este post participa da Blogagem Coletiva de receitas de Festa Junina






Você pode me encontrar também
Poderá também gostar de:

(Re)Vivendo a Adolescência

São diversas as dicas para os pais enfrentarem a montanha-russa de emoções que é a adolescência dos filhos. Essa semana experimentei mais fortemente duas dessas dicas:

1) Interessar-se, verdadeiramente, pelos interesses dos filhos
2) Recordar-se da própria adolescência

A Ana Luizi foi à locadora e selecionou dois DVDs. Como, realmente, me interesso pelos livros, músicas, filmes, sentimentos, dúvidas, estudo dela fui querer saber quais foram os filmes. Me surpreendi. As fitas escolhidas foram:

Amor Sem Fim - Endless Love



Claro que me perguntei como que a Ana Luiza foi escolher esse romance de 1981 onde um casal de adolescentes, David (Martins Hewitt) com 17 anos e Jade (Brooke Shields) com 15, se apaixona perdidamente. E o interesse dela foi despertado pelo seriado Glee, onde a música tema do filme é interpretada por Will Schuester e Rachel Berry




O fato de conhecer a Brooke Shields fez com que a Ana Luiza quisesse ver Lagoa Azul, outro romance clássico da minha adolescência.



Assistimos os filmes juntas e conversamos bastante.
Foi muito legal reviver a minha adolescência e viver um pouco da adolescência da minha filhota.
E como me recordei da minha adolescência....

sábado, 18 de junho de 2011

Um Porco Vem Morar Aqui! E foi parar na nossa mesa!

Mais um fruto do passeio ao Salão do FNLIJ do Livro foi o livro "Um Porco Vem Morar Aqui!" de Claudia Fries. Uma história linda que fala de como podemos errar ao fazer julgamentos prévios baseados em preconceitos e generalizações.

Os amigos Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo ficam muito preocupados quando descobrem que o novo vizinho é um porco. Aí começam o julgamento: "Porcos são sujos e bagunceiros". A partir daí cometem vários enganos em relação ao Porco. Ainda bem que os três descobrem que estavam errados e se permitem desfrutar de momentos muito legais com o novo amigo Porco.

Depois dessa leitura ficamos inspiradas e fomos fazer o nosso almoço. E olha só no que deu:


Como fizemos:

- Cozinhamos 1 beterraba;
- Cozinhamos o arroz na água da beterraba;
- Para o porquinho utilizamos: beterraba para as orelhas, chuchu para os olhos, blanquet de peru para o focinho e pedacinhos de beterraba;
- Completamos com coisinhas que o porquinho gosta: palmito, cenoura, abobrinha, azeitona e ovos mexidos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Simpatia da Sofia

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a Sofia chegou da escola com a seguinte novidade:

Sofia - Eu estou apaixonada pelo Yuri e pelo Luís Eduardo.
Mãe  - É filha, às vezes acontece da gente ficar em dúvida mesmo.
Sofia - Eu não sei com qual dos dois eu vou casar.
Mãe  - Ahhhh, você vai ter tempo para decidir.
Ana Luiza - Até lá muita água vai rolar.
Sofia  - A minha professora disse que para saber com quem vai casar tem que escrever o nome no papel, dobrar, colocar para dormir em um lugar com água. De manhã o papel que estiver aberto vai ser com quem você vai casar.
Mãe  - Isso é uma simpatia, dizem que funciona mesmo.
Sofia - Eu posso fazer?
Mãe  - Pode. Quer ajuda?

A Sofia correu toda animada, preparou os papéis com os nomes Yuri e Luís Eduardo, dobrou e colocou na bacia com água. Foi dormir pensando o que faria se os dois papéis amanhecessem abertos.

Pela manhã pulou da cama e foi correndo conferir o resultado.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filhotes de Bolso - Leitura e Fantoches

Fomos apresentadas à Bife e Bufe pelo livro Filhotes de Bolso saem de férias que recebemos na Ciranda de Livros da Rede Mulher & Mãe. A Sofia ficou encantada com os personagens. Quando encontrou "Os Filhotes de Bolso", primeiro livro da série, nas prateleiras do stand da Brinque-Book, no Salão FNLIJ do Livro, não teve dúvidas, quis trazer para casa.
Desde então já li e reli a história que, além de tratar da relação de opostos como enorme e pequenininho, inverno e verão, direito e esquerdo, lida com os sentimentos de amizade, carinho e cuidado.

Para tornar a aventura desses cachorrinhos megafofos mais divertida, fizemos dois fantoches de Bife e Bufe.

Fantoches de reciclagem de porte de iogurte


O que utilizamos para confeccionar os fantoches:

- 2 embalagens de iogurte de bolinha (como a Sofia chama);
- Tinta guache preta, amarela e vermelha;
- pincel;
- papel colorido nas cores laranja, vermelho, preto e branco;
- canetinha;
- tesoura e durex.


Sofia comeu os iogurtes e pintou as embalagens.


Após secar ao sol fizemos os moldes das orelhas, línguas e olhos nos papéis coloridos.

Fantoches de reciclagem de porte de iogurte

Colamos as partes com durex e contamos a história fazendo o teatrinho de fantoches com Bife e Bufe.

Fantoches de reciclagem de porte de iogurte
 
Depois de brincarmos muito com os nossos fantoches, eles saíram de férias. Entraram na Ciranda de Livros e foram, junto com o livro "Os Filhotes de Bolso Saem de Férias", para a casa da Eliane do 1001 Roteirinhos. Espero que eles divirtam-se bastante por lá.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resultado do Sorteio Baby Boo - Trenzinho Thomas

Primeiramente me desculpo pelo atraso no sorteio. O prometido foi realizá-lo ontem mas tive reunião na escola das meninas e acabei ficando enrolada com as minhas atividades.

Mas vamos lá. Agradeço a todos que participaram. Agradeço a Baby Boo Emporium por nos oferecer esse presente lindo que certamente vai fazer uma criança muito feliz.

Foram 121 comentários entre os válidos e os não válidos. Sempre considero a sequência dos comentários, assim fica mais fácil para cada um identificar a sua numeração. Caso o sorteado corresponda a  a um comentário não válido, executo novamente em busca de outro número.

A primeira execução já resultou em um comentário de participante do sorteio.


E a ganhadora foi


E mais uma novidade. Em breve vou estar como colunista no site da Baby Boo, dando algumas dicas no Clube do bebê. Aproveitem para fazer uma visita e ver tudo de legal que tem por lá.


sábado, 11 de junho de 2011

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens



Nós fomos!

Todos os anos as meninas fazem a visita ao Salão do Livro pela escola e com isso eu acabo não indo.
Dessa vez fiz diferente. Fomos hoje, antes da escola agendar o passeio. A feira de livros 13º Salão FNLIJ  é voltada para o público infanto-juvenil. Bem no perfil aqui de casa. 

Passeamos entre os stands das editoras que são muito convidativos. Paramos, folheamos livros, curtimos as ilustrações, lemos histórias. E claro, selecionamos alguns livros que trouxemos para casa.


Ouvimos contação de histórias. Fizemos uma paradinha básica no Espaço Petrobrás do Ilustrador e aproveitamos um bate-papo com o ilustrador Guto Lins.


Fomos no stand do lançamento do Meu Primeiro Maluquinho do Ziraldo. Como a fila para autógrafo estava muito grande as meninas não quiseram esperar. Uma pena.

Chegamos cedo, às 10h, as bilheterias estavam vazias e a circulação nos stands também estava supertranquila. Nos divertimos, compramos livros a preços mais baratos e ficamos a par de muitos lançamentos. Um ótimo programa nessa manhã de sábado.

Agora a Ana Luiza já está grudada no lançamento da Thalita Rebouças, "Era uma vez a minha primeira vez" (ai Jesus!!!!) que ela comprou no salão.

E a Sofia está toda empolgada com os livros do Guto Lins que já tínhamos em casa. É inquestionável que esse contato com ilustrador e autor aguça o interesse da criança pelas obras.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Um Safári logo ali

Um dos lugares mais lindos que temos aqui por perto é a Costa Verde (aliás, me arrisco a dizer que é um dos locais mais bonitos do Brasil). Formada pelos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty é uma região de extrema beleza natural com praias de águas cristalinas, cachoeiras e muitas ilhas - São 365, uma para cada dia do ano -. Um cenário paradisíaco que nós temos a oportunidade de desfrutar com frequência devido a proximidade. (Apesar de já termos viajado nessa direção diversas vezes, citei apenas uma delas AQUI no blog).

Na Semana Santa pegamos a Rio-Santos, nos deliciamos em suas paisagens, nos surpreendemos com o visual a cada curva, até o Portobello Resort & Safari. Isso mesmo! Quem disse que precisamos ir à África para nos aventurarmos em um safári?

A praia do hotel é linda, de águas tranquilas e temperatura agradável. Acordar com esse visual inspira total tranquilidade.


Os dias foram de sol e nós curtimos bastante a praia. Caminhamos, nadamos, mergulhamos, fizemos castelo de areia, rolamos na areia até a água, andamos de jet-ski (fizemos as alucinadas da maré), caiac e banana, jogamos vôlei.


A Ana Luiza foi mordida por um siri. É a segunda vez que ela consegue essa proeza.


As meninas aproveitaram bastante a infra do hotel, como piscina, salão de jogos, parquinho. A Sofia andou no pônei Tamanco e a Ana Luiza encontrou duas amigas da escola, o que foi ótimo.


Mas a grande sensação foi o Safári.


- Fizemos carinho nas antas e no porco do mato.
- Descobrimos porque se diz que uma pessoa tem estômago de avestruz. As emas e os avestruzes comem pedras!
- Aprendemos como se diferencia uma tartaruga macho de uma fêmea. O macho tem a parte inferior do casco côncavo.


- Alimentamos cervos, zebras, os dromedários Sadan e Jade e a camela Camila (uma loira linda) e lhamas.


As acomodações do hotel são suderconfortáveis, a comida saborosa e variada, a arquitetura no estilo polinésio dá um toque mais paradisíaco ainda.
Um final de semana de aventuras, integrado com a natureza e harmonia familiar. As energias foram totalmente recarregadas.

Comportamento:

Aproveito essas viagens para mostrar às minhas filhas como devemos agir nos hotéis, em relação ao consumo, da mesma maneira que fazemos em casa. Assim não desperdiçamos os recursos naturais como água e energia, nem encarecemos as diárias. (todo o custo gerado é embutido nas diárias e o desperdício motiva reajustes)

- Colocar as toalhas para secarem após o banho. Trocá-las quando realmente for necessário;
- Apagar as luzes ao sair do quarto;
- Desligar o ar-condicionado ao sair do quarto;
- Colocar as toalhas da piscina no sol. Trocá-las somente quando houver necessidade;
- Continuar com os copos durante as refeições sempre que for repor a mesma bebida.

Dica:

Para que as roupas lavadas no quarto sequem com mais rapidez:
- após torcidas esticar sobre uma toalha;
- enrolar e apertar, enrolar e apertar, enrolar e apretar;
- desenrolar.


Atenção para roupas que soltam tintas, elas podem manchar as toalhas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo