quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Salada Futebolística

Hoje foi dia de brincar de fazer comidinha. O resultado da nossa brincadeira foi esse sanduíche de salada de atum em forma de campo de futebol.


Salada de atum decorada

O que utilizamos:

- fatias de pão de forma (a quantidade depende do tamanho da bandeja);
- 1 lata de atum;
- 1/2 vidro de maionese;
- alface;
- 6 ovos de codorna;
- 6 tomatinhos cereja;
- mostarda;
- ketchup;
- azeitonas.

Como fizemos:

Forramos a bandeja com fatias de pão de forma.


Fizemos uma pasta de atum com maionese e cobrimos as fatias de pão.


Cortamos o alface bem fininho, espalhamos por cima para fazer o gramado.


Com a mostarda fizemos a marcação do campo.


Aí foi só colocar os times em campo. E o jogo foi entre Fluminense, tomates vermelhos e azeitonas verdes, e China, ovos de codorna e ketchup. Na verdade, a Sofia queria que fosse Fluminense e Botafogo, mas não tínhamos azeitonas pretas em casa. Daí ela resolveu colocar o ketchup para fazer o time da China (deveria ser Japão, ela confundiu as bandeiras).

Salada de campo de futebol

Ficou bem gostoso e divertido.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Por que irmãs brigam? II

Eu tenho irmãs, impliquei muito, briguei muito. Vejo que os filhos das minhas amigas também se implicam e brigam. Leio nos livros que brigas entre irmãos é normal. Mas não adianta, não consigo lidar bem com essa situação. Quando vejo as minhas duas filhas, os meus maiores amores, se ofendendo, disputando, brigando, fico mal. Me irrito, fico triste, fico chateada. E justamente por achar que não sei conduzir bem a situação recorro frequentemente aos livros.

Nessa semana, após mais uma disputa entre as irmãs, recorri mais uma vez ao Içami Tiba, no célebre "Quem Ama, Educa!" descrevo aqui

6. ENTRE IRMÃOS

- "Nunca comparem um filho com o outro ou com qualquer pessoa. Cada um tem o privilégio de possuir identidade própria."
Ok, cumpro esse quesito.

- "Brigas são maneiras de buscar poder, autonomia, importância, individualidade. Os pais devem tratar cada filho de maneira diferente. Podem, ao mesmo tempo, premiar o que merece e não dar nada para o que não merece. Uniformizar castigos e prêmio tira o valor deles."
OK, cumpro esse quesito.


- "Brigas físicas não podem ser toleradas. Os pais devem interferir fisicamente na separação dos briguentos com um sonoro, firme e claro "parem com isso"."
OK, cumpro esse quesito. Às vezes, até sonoro demais.

- "Tentar descobrir o responsável pelas brigas para castigá-lo geralmente é impossível, pois todos têm argumentos bastante razoáveis de que são vítimas, e não algozes. A culpa é sempre do outro."
OK, cumpro esse quesito. Sempre digo que não interessa quem começou. Eu ficaria feliz em saber quem terminou.

- "Se um dos filhos estiver machucado ou com olho roxo, o que machucou deve assumir as consequências: fazer curativos ou compressas de água fria ou quente no outro. Castigos não resolvem brigas entre irmãos, mas assumir as consequências e compensar os danos pode educar bastante."
Aqui nunca chegaram a se ferirem, graças a Deus. Mas eu coloco de castigo sim. Vou tentar buscar que assumam as consequências.

A questão é que depois que eu me descabelo, dou um castigo para as duas, elas se unem e em cinco minutos estão assim:


 Dá para acreditar que poucos minutos atrás estavam se cutucando, beliscando, xingando, gritando paaaaraaaaaa e me enlouquecendo?

Aqui o post Por que irmãs brigam? I  Espero não chegar ao 9.999.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Todos contra o Bullying - texto da Ana Luiza (12 anos)

A escola das minhas filhas trabalha intensamente com as crianças a questão do bullying. São palestras, filmes, livros, debates, textos e etc...

Nessa semana, na aula de produção de texto, após a leitura de alguns textos, a exibição de entrevistas, vídeos e discussões sobre o tema bullying, as crianças produziram um texto de opinião.

Assim que chegou em casa a Ana Luiza me mostrou o trabalho feito em aula e eu pedi para postar no blog. Claro que a princípio ela se recusou. E hoje ela liberou a postagem, o que eu fiquei muito feliz.
Então aqui vai o texto da Ana Luiza.

Todos contra o bullying

Hoje em dia muitas pessoas acham que todo ato de bater, chutar, xingar é bullying, mas nem sempre é. São atos de violência, mas nem toda violência é bullying. 
Então o que seria mesmo bullying? É quando alguém chuta, bate, ofende, xinga, humilha repetitivamente e com a intenção de ferir fisicamente ou psicologicamente outra pessoa. Todo bullying é uma violência.
Na minha opinião, bullying é crime e costuma acontecer com as pessoas mais tímidas e reservadas. Eu acho que é um crime, pois a pessoa que sofre é machucada, fica sem amigos, não tem vontade de ir para a escola e, às vezes, pensa em se matar ou acaba se matando. Acho também que a maioria dos espectadores colaboram com a existência do bullying, pois, na maioria das vezes, tem medo de falar e, depois, acabar sofrendo também.
O bullying tem solução, os espectadores devem falar para a coordenação da escola ou para os pais de quem sofre. A pessoa que sofre também deve comentar e não esconder dos pais ou do colégio.
O bullying tem solução, todos contra o bullying.

Não preciso nem dizer que fiquei toda orgulhosa da minha menina. Feliz com ela, feliz por ela, feliz pela escolha da escola delas.

Amanhecer - Parte I

A Ana Luiza estava louca para ver a primeira parte do quarto filme da Saga Crepúsculo, Amanhecer. Lemos todos os livros e vimos todos os filmes. Esse não poderia ficar de fora.
Apesar de toda a ansiedade, da enorme vontade de assistir o filme logo na estreia, a Ana Luiza quis esperar o término da semana de provas (muito responsável a minha adolescente, sou babona). Então fechamos a semana de provas com chave de ouro. Depois da última prova, de matemática, fomos comemorar no cinema.


No primeiro livro, Crepúsculo, a Ana Luiza me perguntou se eu fosse a Bela com quem eu ficaria. Adivinhem a resposta?

A expectativa para o filme era grande. As amigas da Ana Luiza que já tinham visto amaram o filme, choraram na cena do casamento e muito mais.

Eu achei o filme chato, as cenas prolongadas demais, a Bela sempre com aquela cara blasé, sempre tensa e sofrida. O único momento em que ela demonstra alguma alegria e leveza é quando encontra o Jacob. (Também né, cá entre nós, não é para menos. Mas abafa o caso.) Outro momento muito esperado por mim era a passagem pelo Rio, que foi rápida e achei que poderia mostrar melhor a cidade. As cenas em Angra exploram bem o paraíso que é aquela região.

A Ana Luiza A-DO-ROU o filme. Atendeu plenamente as expectativas delas. Aliás, acho que até superou.

E se em 2009 a Ana Luiza, se fosse a Bela, escolheria o Edward, agora ela ficaria com o Jacob. Olha a foto que está como plano de fundo do i-Touch da criança adolescente.


E onde foram parar as fotos da mamãe, do papai, da irmã e da Xina?  Foram substituídas.

domingo, 27 de novembro de 2011

Garotos

A Ana Luiza, assim como quase todas as adolescentes do Rio, queria ver a peça Garotos. Aproveitamos a campanha Teatro para Todos que traz 71 espetáculos a preços ótimos e lá fomos nós (eu, a Ana Luiza e a madrinha).

Imagem obtida no site www.garotos.net

A peça conta a história de cinco amigos que estão passando pela adolescência com todas as turbulências próprias dessa fase. Durante o espetáculo os garotos abordam assuntos mais frequentes desse período como palavrão, virgindade, masturbação, drogas, bebidas, sexualidade, a primeira vez, namoro, ficadas, paixões, família, morte, traição, gravidez, futuro, teatro, futebol, música e internet.
Confesso que eu estava apreensiva com o texto, com receio de ser pesado para a Ana Luiza e coisa e tal. Me surpreendi. Na minha visão de mãe, o que mais me chamou a atenção foi a responsabilidade em que os assuntos polêmicos e "pesados" foram tratados. Foi usada a linguagem adolescente com todos os seus palavrões e gírias sim, porém sempre com uma conclusão responsável para o tema. Quando aborda o palavrão, por exemplo, os meninos falam todos e mais alguns e de repente um sai da roda e se mostra incomodado por estar falando tanto palavrão, diz que amadureceu e vai parar com essa besteira. Quando o assunto abordado é o uso de drogas tem o momento que o garoto diz que foi um otário em experimentar por pura influência dos amigos e que não tem nada a ver ficar com cara de bundão.
Os garotos, na maioria atores de malhação, deixam as meninas enlouquecidas e de queixo caído com as performances no violão e percussão, com as coreografias, e cantoria.
A trilha sonora também é bem no ritmo que os pais gostam, pelo menos eu gostei dos hits como Sempre Assim, do Jota Quest; Todas as Noites, do Capital Inicial e Vou Deixar, do Skank; Toda Forma de Amor, de Lulu Santos; Vinte e Poucos Anos, de Fábio Jr.; Carta ao Tom, de Vinicius de Moraes e claro, Garotos do Kid Abelha.


sábado, 26 de novembro de 2011

Blogagem Coletiva: Esmalte + Lembranças (de infância)

Hoje o tema da Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali é especial, lembranças. Para mim não tem lembrança melhor do que as lembranças da infância. Por isso escolhi a coleção A-DO-LE-TA da Avon que traz os seguintes esmaltes:


O branquinho meio gelo, Bolinha de Sabão. O azul claro, Banho de Chuva. O Lilás, Jujuba. O vermelho, pirulito. O laranja, Castelo de Areia e O Amarelo, Amarelinha. Com esses nomes tão sugestivos, resolvemos cair na brincadeira e usar todos.


Começamos a semana com o esmalte Amarelinha. Fizemos uma amarelinha de fita crepe no chão da sala, brincamos muito, recordei nossos momentos de Amarelinha.


Confesso que não sou muito fã do esmalte amarelo, mas, por um dia, valeu pela diversão e pelas lembranças. Foi muito gostoso buscar na lembrança e nas fotos as minhas meninas pulando amarelinha na creche. A Ana Luiza e a Sofia sempre pulavam amarelinha na entrada e na saída da creche.

Ana Luiza com 5 anos

Sofia com 4 anos

Relembramos das amarelinhas de bambolê, das amarelinhas nas areias de Geribá e muitas outras.

No segundo dia fomos de Bolinha de Sabão. Brincamos na varanda fazendo muuuuitas bolinhas de sabão.


Fiquei na dúvida se esse esmalte é branco ou gelo. Só tenho certeza que nos divertimos muito nessa brincadeira e relembramos as festinhas de aniversário, sempre com bolinhas de sabão nos saquinhos surpresa. De algumas viagens, as recreações sempre apresentam alguma brincadeira com bolinha de sabão.


No terceiro dia foi a vez do Banho de Chuva. Contei dos banhos de chuva que eu tomava quando era pequena lá em São Pedro d'Aldeia. Relembrei quando a Ana Luiza, com 2 anos, tomou banho de chuva com o avô, também em São Pedro. 
Como não teve chuva por aqui pra gente cair na farra, a Sofia teve a ideia de tirar as fotos no banho de chuveiro mesmo.


Esse esmalte azul funcionou muito bem para reavivar as nossas lembranças. Foi uma delícia relembrar do nosso passeio de bicicleta na chuva.


Já no quarto dia usamos o esmalte Jujuba. Um lilás lindo que deu água na boca. Aproveitamos para cair na gula e comer besteira fora de hora.


O lilás do Jujuba foi o que mais fez sucesso aqui em casa. Com ele relembramos de mais momentos especiais: as nossas brincadeiras de cupcakes (muitos são decorados com jujubas), os lanches no play, as festinhas de aniversário com suas mesas de guloseimas que deixam as mamães de cabelo em pé, mas fazem a alegria da criançada.

Lanche no play com guloseimas decoradas com jujubas
Mesa de guloseimas na festinha de aniversário de 3 anos da Ana Luiza

No quinto dia só eu que esmaltei com o Pirulito. A Ana Luiza e Sofia gostaram tanto do esmalte Jujuba que não quiseram mais trocar. Cansaram dessa brincadeira de troca-troca de esmalte. Mas não cansaram da guloseima e caíram no pirulito.


A farra do pirulito
A Ana Luiza segura o pirulito com as unhas pintadas de jujuba.

Com o esmalte vermelho, mais uma vez, relembramos as festas e as recreações. Mas a melhor lembrança foi aquele momento de abrir os presentes de aniversário. Sabe aquelas embalagens que sempre são enfeitadas com um pirulito? 


Para finalizar a semana de esmaltes e lembranças usei o Castelo de Areia. Contei para a Ana Luiza e a Sofia dos castelos de areia que eu fazia em São Pedro d'Aldeia e sempre enfeitava com muitas conchinhas. Falei de como aquela lagoa era transparente e cheia de peixinhos.


Com esse tom alaranjado com um toque de gloss relembramos as nossas viagens para Cabo Frio, Búzios, Angra e alguns destinos no Nordeste. Relembramos dos castelos de areia que fizemos e de muitas outras brincadeiras como se enterrar e rolar na areia (fazer croquete).


Foi uma semana muito alegre, repleta de brincadeiras, guloseimas, lembranças e muitos álbuns de fotografia.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Biruta? Como?

A Sofia teve um trabalho da escola sobre vento e tínhamos que fazer uma biruta. Mas como fazer uma biruta? Mas para facilitar, as intruções e o PAP estavam no livro. Ufa! Ficou bem mais fácil. Nem precisei ficar biruta para fazer uma biruta.

Foi uma atividade escolar que virou brincadeira para toda a família. Eu adoro quando tem esse tipo de trabalhinho para casa. É um momento em que todos participam da vida escolar, trabalham juntos, se ajudam e se divertem.

O que utilizamos:

- 1 rolo de papel higiênico;
- 3 folhas de papel crepom;
- tesoura;
- cola;
- barbante.

Como fizemos:

Cobrimos o rolo de papel higiênico com o papel crepom. Fizemos oito furos de um lado e quatro furos do outro lado com a ajuda de uma tesoura. Cortamos oito tiras de papel crepom de dois dedos de largura e 1 metro de comprimento.


Com a ajuda de um palito colocamos as oito tiras nos oito furos e demos um nó por dentro. Amarramos 4 pedaços de barbante nos quatro furos do outro lado, demos um nó juntando as 4 pontas e amarramos com um único fio. Estava pronta a nossa biruta. Era só ver o efeito do vento.


Como não estava rolando nem uma brisa, a biruta ficou lá... paradona. O jeito foi apelar para o ventilador e assim pudemos ver a nossa biruta se manifestar, dançar, balançar e sacudir ao sabor do vento.


Ainda para ver o efeito do vento a Sofia correu para todo lado com a biruta na mão. Outra diversão foi amarrar a biruta na bicicleta. Agora temos, na nossa varanda, uma biruta que nos avisa como está o vento.

Como não gosta de couve-flor? E de Flan de Danoninho?

A nutricionista e a pediatra afirmam que quando a criança diz que não gosta de certo alimento, não devemos aceitar de primeira. Antes de aceitarmos a rejeição precisamos oferecer o tal alimento de 10 maneiras diferentes. Isso mesmo, 10 maneiras diferentes. Haja criatividade!

Estou na tentativa da couve-flor. E nessa semana fizemos o 8º experimento: couve-flor recheada: (uma receita que vi no Cantinho da Jana)

Cozinhamos uma couve-flor inteira por 5 minutos. Ela precisa ficar ao ponto, nem molenga, nem dura.
Esperamos esfriar e começamos a rechear, pela parte do talo, com queijo prato e presunto. Depois de bem recheada, viramos e fizemos o mesmo processo pelas flores.


Após a couve-flor estar exageradamente recheada, cobrimos com molho branco, polvilhamos queijo ralado e levamos ao forno para gratinar e para o recheio derreter.


Ficou uma delícia (para todos os adultos da casa), simples de fazer, as meninas se divertiram recheando a couve-flor, mas não gostaram. Nem acreditei!
A 9ª tentativa vai ser um suflê de couve-flor. Se não der certo, aí vou apelar: couve-flor com leite condensado, não tem como não gostarem! (brincadeirinha).
Fiquei aqui pensando... se eu fizer a lista de tudo o que é saudável e as minhas filhas não gostam de comer e multiplicar por 10, vou passar o resto da vida fazendo receitas diferentes, diariamente. Pensando bem, já estou achando uma boa considerar a opção do leite condensado.

Para a sobremesa fizemos um Flan de Danoninho. Na verdade a receita original é de mousse com sabor de danoninho. Mas eu queria experimentar umas formas novas que ganhei de uma amiga, então acrescentei gelatina na receita para dar a consistência de flan.

O que usamos:

- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 1 copo de iogurte natural;
- 1 pacote de suco de morango Clight;
- 1 pacote de gelatina incolor.

Como fizemos:

Dissolvemos a gelatina conforme as instruções da embalagem, batemos tudo no liquidificador, colocamos na forma e levamos à geladeira até ficar consistente.


Desenformar foi a grande novidade. Parecia mágica! Como pode? Só tirar o fundo da forma e o flan vai caindo no prato.  Foi uma grande descoberta para a Sofia. E eu rindo da carinha dela de surpresa.


Depois de desvendado o mistério, a Sofia quis decorar o flan.


Ficou bom demais. O gostinho é de danoninho.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Doidas e Santas


Nesse final de semana, no nosso programa de casal, dessa vez sem convidada especial, aproveitamos a campanha Teatro para Todos e fomos assistir a peça Doidas e Santas por um precinho bem especial. 
Foi diversão garantida.
O espetáculo é baseado no livro de mesmo nome, Doidas e Santas, da Martha Medeiros, que conta a história de uma psicanalista em plena crise dos 50 anos que se aproximam.  
A apdaptação do texto para teatro foi feita por Regiana Antonini equilibra bem os momentos mais densos e intensos do drama vivido pela personagem com momentos comédia.

 imagem obtida na internet


Não sou crítica de teatro, aliás estou muito longe disso, sou  uma espectadora em busca de diversão com qualidade. E isso eu encontrei na apresentação de Cissa Guimarães como a Doida ou Santa Beatriz, Giuseppe Oristano como Orlando o marido convencional e Josie Antello se dividindo nos papeis de mãe, filha e irmã. Ri muito com a dolescente Marina, filha do casal, interpretada pela Josie Antelo, pois sempre que caractuurizam uma adolescente eu identifico traços da Ana Luiza. Ri muito com Elda, a mãe, também interpretada por Josie Antelo,  e sua ideia genial para o seu velório. Nessa comédia romântica, Beatriz, personagem de Cissa Guimarães, em suas divagações psicanalíticas conclui que todas as mulheres são doidas, até as santas (que ela duvida que existam) são doidas por serem santas. 
Bom, eu sou doida mesmo e assumo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como fica o coração de mãe ...

quando os filhos começam a criar asas?

As minhas meninas, cada uma em sua fase, estão crescendo, aprendendo se desenvolvendo. E como faz parte do crescimento, estão se soltando. E a cada vez que elas pedem mais linha na pipa eu me sinto cortando o cordão umbilical. É isso mesmo, não cortei o cordão umbilical apenas no parto não. Corto um pouquinho a cada dia, a cada nova etapa. São vários os pequenos cortes que faço enquanto as minhas filhas caminham em direção a se tornarem pessoas completas, independentes e autossuficientes. Nessa semana passada vivi mais dois momentos de dar linha na pipa e apertar o meu coração.

A Ana Luiza me pediu autorização para sair da escola com uma amiga e ir almoçar em um restaurante. Com o coração apertado, imaginando todos os perigos que existem nesse pequeno percurso, dei a tal autorização. Fiz isso por perceber que está na hora dela começar a dar esses passos sozinha. Fiz isso por confiar na responsabilidade dela. Fiz isso por acreditar que ela iria seguir as minhas orientações. Agradeci muito ser uma mãe da era do celular. Graças a ele pude acompanhar de longe a “aventura” da Ana Luiza e o coração apertado ficou feliz e orgulhoso de ver a minha pequena ficando grande. Fiquei feliz e orgulhosa imaginando a cena das duas, a Ana Luiza e a amiga, sentadas no restaurante, escolhendo o prato, pedindo para o garçom, pagando a conta. Fiquei feliz e orgulhosa, imaginando o sentimento de liberdade que a Ana Luiza estava desfrutando, tipo “se achando”, ao percorrer sozinha aqueles quarteirões. Até que, mesmo com o coração apertado, me diverti e desfrutei desse momento de liberdade da Ana Luiza.

Sofia chegando na sua primeira festa sem pai nem mãe


A Sofia teve a sua primeira “festa sem pai nem mãe”. Já passei por essa situação com a Ana Luiza e nem por isso o coração apertou menos. Nessa primeira vez que fui deixar a minha pequena sozinha em uma festa fiquei feliz por ela, por ver e sentir a felicidade dela. Mas o coração estava apertado pensando: e se ela se machucar? E se precisar de mim? E se, e se, e se... O pior, a festa era em uma casa e com piscina. Ai Jesus! E a vontade de ligar de meia em meia hora? Me controlei. E quando fui buscá-la fiquei mais uma vez feliz e orgulhosa de ver a minha caçula tão solta, alegre, correndo, integrada com os amigos, feliz da vida e segura de si na sua nova condição de menina que vai à festa “sem pai nem mãe”.
Claro que, nesses dois dias, quando elas chegaram em casa eu dei muito colo, muito beijo, muito cheiro, né? Afinal, mesmo com mais esse corte de cordão umbilical, com mais essa linha na pipa, elas são os bebês da mamãe (a Ana Luiza vai ficar danada comigo por essa declaração pagação de mico total.).

domingo, 20 de novembro de 2011

Sorteio Kit Refeição da Baby Boo - Resultado

Final do ano chegando, época de presentar os amigos queridos.
Verão chegando, época de incentivar, mais ainda, as crianças a comerem muitas frutas e sucos.
Combinando esses dois estímulos estamos com mais uma parceria com a Baby Boo Emporium. Dessa vez vamos sortear um kit refeição muito lindo.

Se o ganhador for:
-  menina o prêmio será o kit das princesas: talheres, pratinho e copo anti vazamento






- menino o prêmio será o kit buzz lightyear: talheres, pratinho, copo anti vazamento






Para participar do sorteio é simples, basta seguir as regrinhas:

- Curtir a Baby Boo no Facebook 
- Se cadastrar na Newsletter da Baby Boo
- Ter endereço de entrega no Brasil
- Deixar um comentário nesse post informando nome, e-mail, cidade e o preferência pelo kit de menino ou menina até o dia 03/12/2011 às 20:00
- Essa aqui é opcional mas me fará bem feliz. Se quiser pode seguir o blog Inventando com a Mamãe e no twitter sou a @kitaferreira


O sorteio será realizado no dia 03/12/2011 às 21:00 utilizando o random.org. O ganhador será avisado por e-mail, por isso é importante deixar essa informação no comentário.

Quem achar esse sorteio legal e quiser divulgar no seu blog, twitter, facebook sinta-se a vontade e nesse caso terá mais uma chance. É só voltar aqui e deixar o link da divulgação.




Vale muito conhecer o site da Loja Virtual Baby Boo e verificar os produtos dos diversos diversos segmentos - vestuário e acessórios do vestuário, calçados, carrinhos e acessórios para o passeio, higiene, segurança, bolsas, e muito mais. Aproveite também para visitar o Clube do Bebê Baby Boo e ver os artigos sobre maternidade. Eu sou uma das colunistas do Clube do Bebê e vou adorar receber a sua visita.



RESULTADO (em 04/12/2011)

Primeiro mil desculpas pelo atraso em divulgar o resultado. Estou de férias com as meninas e com acesso restrito ao computador.
Segundo , mais uma vez, agradeço de coração a todos que participaram e a Baby boo por mais essa oportunidade.
Considerei todos os comentários, inclusive os não válidos (isso falicita na hora de conferir se listei todos os participantes) e repliquei as divulgações. Ficou um total de 103 comentários. Se o número sorteado fosse deum comentário inválido eu repetiria oo processo, fato que não ocorreu.

Então vamos lá. Executei no random.org e o sorteado foi:





Parabéns Cássia, muito obrigada pela participação e tenho certeza de que vai gostar do kit de menina.

sábado, 19 de novembro de 2011

Blogagem Coletiva: Esmalte + Olhar

Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali desse sábado traz o tema Olhar.

Para o tema Olhar trago um trecho do livro "Quem Ama, Educa!" de Içami Tiba


"Para o atendimento integral a uma criança, são cinco os passos: parar, ouvir, olhar, pensar e agir.

...
Olhar é a parte instintiva. Num piscar de olhos, uma pessoa consegue ver tantas coisas que levaria muito tempo para explicá-las em palavras. Tudo o que se percebe visualmente também tem que ser considerado para compreender a criança."



Peço diariamente para os meus instintos estarem apurados, à flor da pele, para que eu consiga observar as minhas filhas, compreendê-las e ajudá-las a olharem o mundo com um olhar positivo. Peço diariamente que o meu olhar esteja apurado para que eu possa observar os diversos pontos de vistas, aprender com eles, compreender e respeitar as diferenças.

Olhares que apuram o meu olhar.



Nessa semana usei duas camadas de Açaí da Colorama que, no meu ponto de vista da semana, ficou uva/ roxo demais. Aí resolvi colocar uma camada de Chama, também da Colorama, para dar uma fechada na cor. O resultado foi esse:





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leitura Teen: Para Sempre - Série Os Imortais

Comprei o livro "Para Sempre", de Alyson Noël, para a Ana Luiza na Bienal do Livro. Enquanto ela assistia a palestra da Thalita Rebouças passei pelo stand da editora Intrínseca e observei muitas adolescentes buscando os livros da série "Os imortais". Achei que a Ana Luiza poderia gostar da leitura e comprei o primeiro livro da série.

Assim que chegamos em casa a Ana Luiza pediu para eu fazer a leitura do livro primeiro e dizer se era bom. Confesso que me surpreendi. E sempre que ela me perguntava se o livro era bom, eu respondia: é ótimo! Devorei o livro em dois dias. Em seguida a Ana Luiza também se agarrou na leitura e só soltou quando terminou. Não preciso nem dizer que ela me pediu todos os livros da série.

Nessa semana, para o trabalho de biblioteca, a Ana Luiza escolheu fazer os comentários sobre esse título. Vou reproduzir aqui o roteiro do trabalho dela.


Roteiro para os comentários sobre o livro lido.

1 - Título: Para Sempre

2 - Autor: Alyson Noël

3 - Estilo (aventura, terror, romance, drama, informação, humor, etc.): Romance e Suspense

4 - Enredo: 

Ever Bloom era uma adolescente com uma vida perfeita, popular, bonita, tinha um namorado, uma família que a amava e morava em uma linda casa. Tudo isso muda quando ela sofre um acidente de carro que tirou a vida de toda a sua família. 
Além de mudar de casa, cidade e escola, algo sobrenatural acontece. Ever passa a ver a aura das pessoas, ouvir os pensamentos, conhecer toda a história de uma pessoa apenas ao tocá-la e conversar com os mortos. Por não saber lidar com esse dom, Ever muda totalmente o seu comportamento anterior. De popular se torna a excluída, de bonita e charmosa se torna a feia e sem graça. 
Uma nova mudança de rumo acontece na vida de Ever quando Damen passa a frequentar a mesma escola e se aproxima. Damen é um garoto bonito, rico, charmoso, modelo, viajado, o sonho das meninas mais populares da escola. Mas não é só isso. Ele é misterioso, some de repente, aparece em lugares estranhos, faz aparecer flores. E ainda por cima se mostra interessado em Ever, logo nela a esquisitona. Ever não faz ideia de quem seja Damen, mas perto dele se sente em paz, se sente uma pessoa normal. Ever está cada vez mais apaixonada por Damen. Mas quem será esse estranho?

5 - Escolha um trecho interessante para ler em turma:

Aqui eu queria que a Ana Luiza filmasse a leitura do trecho escolhido. Mas claro que ela não quis pagar esse mico. Então, ela me filmou lendo os dois trechos escolhidos:

Esse foi o trecho que a Ana Luiza acabou lendo em sala


Falar de beijo na frente de toda a turma era demais. Não rolou.

6 - Crie uma frase chamativa sobre o livro: a Ana Luiza não fez.

7 - Você gostou desse livro? Por quê?
Sim, pois é um livro intrigante. Tem suspense do início ao fim. 

8 - O que a atraiu, primeiramente no livro?
A sinopse.
Aqui rolou uma preguicinha de dar uma resposta mais completa e explicar que foi a mãe quem comprou o livro, leu, disse que era bom, etc. Ou... vai ver que é "pagação de mico" contar isso para a turma toda.

9 - A história era o que você esperava ou o (a) surpreendeu? Explique:
O livro me surpreendeu o tempo todo. Quando achava que era uma história de Vampiro tipo a saga Crepúsculo algo aconteceu e eu mudei de opinião. Passei a achar que era um livro de Anjos Caídos tipo a série Hush-Hush e quase no final descobri que não era nada disso e sim algo totalmente inesperado. E o livro ainda tem uma coisa de espiritismo que arrepia.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Viagem: Búzios com Criança - Entrevista

O nosso feriado foi por aqui e com muito estudo, pois a semana de provas está chegando. E como ninguém quer ficar em prova de recuperação, o melhor é se preparar.
Mas na verdade nós queríamos mesmo é ter ido para Búzios. Vou aproveitar para colocar aqui uma entrevista que respondi para uma revista, mas que acabou não sendo publicada.


Poderia nos contar, de maneira resumida, a experiência dessa viagem com o bebê?
Frequentei muito Búzios antes de ter as minhas filhas. Uma cidade badalada, cheia de charme. A Búzios que eu conhecia só acordava depois das onze, praia era a partir das duas da tarde e a noite iniciava após à meia noite. Uma cidade nada a ver para crianças, era assim que eu via Búzios. Até que a minha bebê foi liberada para ir à praia e eu não resisti, fomos para Búzios com uma pequena na bagagem. Conheci os outros turnos da cidade que encantou Brigite Bardot. As praias pela manhã são mais vazias e totalmente família. A Rua das Pedras no fim de tarde tem um charme especial, os bares e restaurantes são tranquilos e recebem muito bem a criançada. Até o Cine Bardot disponibiliza uma programação infantil de vez em quando. Foi uma experiência incrível ver Búzios sob a ótica de mãe, observar minha filha se divertindo nas praias. Perceber que tínhamos mais opções além de resorts e hotéis fazenda nos abriu um leque de oportunidades.  Entender que não precisamos de infraestrutura especial para viajar com bebês aumentou as nossas possibilidades de destinos, desmistificando algumas limitações que acreditávamos existir.
Por que o destino é uma boa opção para quem tem crianças até dois anos?
Búzios tem praias lindíssimas, a maioria de águas calmas onde as crianças podem brincar tranquilamente. Tem coisa que criança goste mais do que espaço, areia e água?
Búzios é uma cidade bem eclética, com um astral sem igual, uma orla maravilhosa onde podemos encontrar requinte e simplicidade, badalação e tranquilidade.
Quais os melhores passeios?
Quem vai para Búzios está em busca de praia. Esse é, sem dúvida, o melhor passeio da região. As melhores praias para curtir com as crianças são:
- O canto esquerdo de João Fernandes é especial para a criançada. Águas tranquilas, um restaurante que pode servir de suporte, árvores que fornecem sombra e algumas atividades aquáticas como pedalinho e banana-boat. 
Ana Luiza no canto esquerdo de João Fernandes - 2000

Sofia canto esquerdo de João Fernandes - 2009

- A praia de João Fernandinho é de uma beleza inexplicável, bem tranquila, com sombra, porém tem que se descer uma trilha pequena, o que pode se tornar um complicador para os pais-mulas carregados com as tralhas das crianças.

- As praias da Ferradura e Tartaruga são outras opções com os mesmos atrativos e uma variedade de quiosques que oferecem um cardápio bem praiano.

- A tradicional Geribá que é extensa, muita areia para as crianças brincarem e algumas ondas para serem puladas. Em Geribá não tem sombra natural.
Ana Luiza em Geribá - 2000
Alguns quiosques oferecem chuveiro com água doce

O passeio pela Rua das Pedras é cheio de charme do início ao fim. Até o sorvete mais simples fica com um toque de glamour.
Caminhar na Orla Bardot, margeando a praia da Armação, observando os barquinhos de pescadores se torna um passeio leve e descontraído com clima totalmente bucólico.
Ana Luiza na Orla Bardot em ocasiões distintas - 2000

No Post Búzios com Vó Regi tem momentos mais recentes de passeio pela orla de Bardot.
Apreciar a vista na igreja de Sant’Ana, no ponto mais alto da Praia dos Ossos é um momento inesquecível de relaxamento. Mas antes de subir até a igreja vale uma parada no atelier da Dona Ivone.

Ana Luiza no Atelier, na Igreja e Praia dos Ossos - 2000
Foi tão relaxante que o KK dormiu
Sofia no mesmo atelier e Ana Lu com a vó - 2010


Fazer um passeio no táxi aquático é diversão garantida para os pequenos. Pegamos o táxi na praia da Armação e seguimos até a praia de João Fernandinho com parada nas praias: Ossos, Azeda, Azedinha e João Fernandes.

No Post Búzios com Vó Regi tem momentos mais recentes de táxi aquático.

Também são oferecidos passeios de escuna pelas praias principais.
Lembre-se que bem perto de Búzios está a cidade de Cabo Frio com praias lindíssimas. As crianças se realizam no passeio de trenzinho que parte do Canal do Itajurú. Também dá para esticar até Arraial que tem outras opções de praias maravilhosas.

Prainha em Arraial e Praia do Forte em Cabo Frio - 2000

Para quebrar o ritmo de praia, praia e praia, vale conferir a programação infantil do Teatro Municipal de Cabo Frio que oferece frequentemente uma programação infantil aos domingos.

O que o destino oferece, em termos de infraestrutura e conforto, para mães e crianças até dois anos?
Búzios já possui alguns resorts. Apesar de serem poucos os hotéis com infraestrutura para crianças com parquinho, área baby e recreação, na maioria deles a criança é muito bem recebida. Quase todos possuem piscina e disponibilizam o acesso da mãe à cozinha, além de preparar comida especial para a criança quando solicitado.
Algumas dicas de hotéis:
- Sem infra para crianças, porém estas são bem recebidas:
Bahia Amarela em João Fernandes (http://www.bahiamarela.com/) 


Colonna Park Hotel em João Fernandes, com vista para a belíssima praia de João Fernandinho. Esse tem parquinho e piscina. (http://www.colonnahoteis.com.br/pt-br/cp-lazer.asp)

Pousada dos Reis, ótimas acomodações e localização. Disponibiliza translado para as praias. (http://www.dosreis.com.br/)

Com infra para crianças:
Pousada Conchas e Corais http://www.coraiseconchas.com.br/ na Praia de Geribá.
Serena Resort http://www.serenabuzios.com.br na praia de Geribá.

Restaurante.
Como em Búzios tudo fica charmoso, nada como aproveitar um PF com Glamour no restaurante Barbado localizado na entrada do canto esquerdo de Geribá. Um típico restaurante de pescador da região onde encontramos o PF (arroz, feijão, batata frita, maionese, farofa e carne/peixe ou frango) mais gostoso que eu já comi. O meu preferido é o de peixe, pois vem com um filé de cação sem comparação. Ótimo para oferecer uma comida caseira para a criançada. Eu caio na tentação e aproveito as sobremesas: delícia de abacaxi e pavê de bombom.

Os restaurantes, na sua maioria, estão bem preparados para receber os pequenos que se encantam com a decoração diferenciada.
Há serviços de emergências disponíveis no local? Há outros serviços que vale a pena destacar?
Há farmácias 24hs e eu fui preparada para, em caso de emergência, seguir para Cabo Frio.
Pode dar dicas adicionais de como aproveitar bem o destino junto com o bebê (o que levar na mala, cuidados no local etc.)
Como em todo local de praia e muito sol temos que lembrar sempre do protetor solar e boné. É bom levar o repelente também.
Eu levava na mala uma piscininha inflável que servia para a praia, para o lazer à tarde no hotel e para o banho. Os baldinhos para brincar na areia também são fundamentais.
Ter em mente que a criança precisa de bem menos do que nós imaginamos para curtir a viagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
▲ Topo