sexta-feira, 20 de março de 2015

Pilates para toda a família

Finalmente eu encontrei uma atividade física pra chamar de minha: o Pilates.




Olha que eu relutei em entrar porque achava que era aquela coisa para a terceira idade, para pessoas que estavam com alguma restrição física ou indicação médica. Pura ignorância!

Eu me rendi ao Pilates por insistência do meu marido. Ele, depois de se contundir na musculação, recebeu a indicação médica para praticar Pilates e não queria fazer sozinho. E lá fui eu fazer “esse sacrifício” para acompanhá-lo (sou gente boa, não sou?). E me surpreendi! Simplesmente amei! Gostei do tipo: uma amiga me chamar para ir ao cinema e eu recusar porque tenho Pilates. A cada aula eu me sinto superando o que tinha passado a ser um limite para mim.





De tanto eu falar no Pilates, a Sofia quis ver os pais fazendo uma aula e também se encantou com os equipamentos e acessórios, como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma, entre outros, que dão um aspecto lúdico ao Pilates, uma coisa que parece meio circense. Claro que ela quis experimentar. Conversei com a professora, que é fisioterapeuta, e me surpreendi mais uma vez: criança pode fazer Pilates sim!


Como o Pilates não trabalha com cargas excessivas, não tem risco de atrapalhar o crescimento da criança. E muito pelo contrário, por adaptar suas cargas, algumas molas até facilitam a execução do movimento, e ter a preocupação com o alinhamento corporal é uma atividade que pode auxiliar no crescimento preparando o corpo para o estirão do crescimento.

A aula, que é bem divertida e dinâmica, ainda traz benefícios para a consciência corporal e fortalecimento dos músculos posturais (ajuda a carregar as mochilas pesadas).




Ajuda no equilíbrio físico e emocional,


aprimora a concentração,



 e traz ganhos na flexibilidade.

Olha o pai lá atrás.


O Pilates trabalha muito a respiração, o alinhamento corporal, a concentração, trazendo benefícios também para a circulação sanguínea, para o humor, para o sono e melhora da postura (esse povo que vive olhando para a telinha dos celulares e tablets, teclando sem parar, está ficando com a postura cada vez pior, né?).

Imagina só eu encontrar uma atividade física desafiadora, estimulante, repleta de benefícios e que ainda pode ser praticada em família! Bom demais, né? Nós fizemos, os três juntos, um exercício de agachamento com a bola que foi bem interessante. Pena que não deu para fotografar!

Por enquanto, a participação da Sofia nas nossas aulas está eventual porque não encontramos um horário que encaixe para os três, mas estamos aguardando. Ela já está doidinha para fazer alguns exercícios em dupla e em trio.

É importante respeitar o limite de cada criança e a progressão dos exercícios deve seguir a evolução de cada um.

Para que o trabalho do Pilates seja eficiente, o ideal é praticar duas vezes, em sessões de uma hora.





A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Amiga que tudo uma atividade pra se fazer em família. Rica em benefícios.
    Adorei!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delicia Chris!
    A Lele tbe faz yoga comigo, e muito bom esta atividade com a princesa!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  3. Caraca Cris vc manda muito bem no Pilates.

    ResponderExcluir
  4. Kita você sempre teve uma flexibilidade ótima e sempre gostou dessa coisa meio circo. A Sofia teve a quem puxar. Tô precisando entrar nessa onde de vcs. Esse post foi uma inspiração p mim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo