Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pintando o 7

Feriado chuvoso, o dia todo em casa, já brincamos de quase tudo e agora? O que fazer?
Achei duas telas guardadas no fundo de uma gaveta do armário do banheiro (ótimo lugar para guardar tela para pintar, né?). Era o que estávamos precisando para terminarmos o dia nos divertindo mais um pouquinho.










Obra de arte da Ana Luiza



Acabaram de pintar as telas, mas queriam continuar a brincadeira. Nós procuramos os objetos que estariam indo para o lixo e encontramos caixa de ovos e embalagens de isopor. Tudo vira obra de arte com uma artista orgulhosíssima do resultado.

domingo, 19 de abril de 2009

Jogo da Memória

Fazer o jogo da memória foi um processo bem gostoso e divertido.

Primeiro eu fiz o desenho das espécies marinhas escolhidas pela Ana Luiza e Sofia. Essas seriam as figuras do nosso jogo.






Deixei para elas colorirem juntas, à noite, já que eu teria MBA e não estaria em casa.


Foram várias pinturas até escolherem qual seria a última versão. Durante três dias elas ficaram envolvidas na pintura das figuras. Fiz diversas cópias utilizando o verso de folhas deixadas para rascunho.



Desenhos escolhidos comecei a montagem dos quadradinhos. Imprimi duas cópias de cada folha com as imagens pintadas, utilizando folhas de rascunho.
Colamos em caixas que iriam para o lixo.






Colamos um fundo no verso das caixas para as peças ficarem iguais, sempre espalhando a cola com um pincel. Recortamos uma a uma. Aí veio a parte mais chata e que eu fiz sozinha, encapar peça por peça com contact.



jogo pronto, começamos a brincadeira.
Foram quatro dias só curtindo fazer o brinquedo. A Ana Luiza participou de todas as etapas, apenas não quis aparecer nas fotos.
Na semana que vem esse joguinho vai para a escola.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pensando nos 4Rs

Com a postagem da maquete descobri que estava desatualizada e já se falam em 4Rs :

Repensar – Avaliar os nossos atos de consumo e seus impactos sobre nós mesmos, a economia, as relações sociais e a natureza buscando estabelecer um modelo de consumo que maximize os impactos positivos e minimize os negativos. Que tal escolher os produtos que tenham menos embalagens. Todos os dias ao comprar uma latinha de refrigerante na porta do meu trabalho eu solicitava um saco. Ao repensar esse ato percebi ser totalmente dispensável o saco plástico, posso perfeitamente levar a latinha na minha própria mão durante pouquíssimos minutos.

Reduzir - Consuma apenas o necessário reduzindo a demanda de recursos naturais e a geração de lixo. Lembrando que o insumo para a produção do produto vem da natureza e o produto final acaba voltando para a natureza em forma de lixo.

Reutilizar - Use os produtos e materiais até o final de sua vida útil.

Reciclar – Separe os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e os encaminhe para reciclagem. Lembre-se das pilhas e baterias leve-as para o lixo próprio.

Foi pensando nisso que quando a escola da Sofia solicitou um brinquedo sobre o MAR ao invés de comprar um jogo da memória do Nemo como foi a minha primeira ideia, resolvi fazer um jogo da memória com as meninas. E garanto foi muito mais divertido para as crianças brincarem com um brinquedo produzido por elas próprias. A diversão já começou no processo de criação do jogo. Esse eu vou contar na postagem a seguir.

Três dias em casa

Nessa Páscoa a Sofia estava com virose e seriam três dias em casa com duas crianças e sem empregada. O que fazer para mantê-las distraídas e sem fazerem bagunça demais, sem espalharem muitos brinquedos pela casa toda? Foi aí que vi a caixa da bota da Moranguinho e mais uma pilha de folhas A4 usadas, prontas para irem para o lixo. Que desperdício! Tive uma ideia... vamos fazer um aquário! Pegamos lápis de cor, canetinhas, tesouras e cola.
Inacreditável, foram quatro dias brincando de montar o aquário.

A cada dia alguém tinha uma ideia e incrementávamos mais um pouquinho.
No domingo, como a Sofia já estava melhor, eu até sugeri um teatrinho que foi devidamente dispensado, pois elas preferiram fazer golfinhos para o nosso aquário. Oba, economizei uma graninha.
Detalhe, o nosso aquário tem um caminho que leva diretamente ao mar assim os bichinhos podem entrar e sair quando quiserem. Os pinguins estão descansando um pouquinho, os golfinhos filhotes estão brincando, enquanto o papai golfinho e a mamãe golfinho assistem do lado de fora e assim passamos os dias com muitas histórias, diversão e reciclagem.
Na segunda-feira à tarde o aquário foi com a Sofia para a escola.

Na sexta-feira.



No sábado.



No domingo e na segunda pela manhã.



Além de nos divertirmos todos juntos, postergamos o envio do lixo para a natureza e evitamos a aquisição de mais brinquedos. Já é alguma coisa.

sábado, 4 de abril de 2009

Brinquedo Novo?

Chega de brinquedo novo por enquanto. Não cabe mais nenhum brinquedo aqui em casa, além de ser um exagero é totalmente desnecessário. Seguindo a linha do desenvolvimento sustentável quando Sofia me pediu um brinquedo novo apelei para os "3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar" e foi assim que a maquete da sala de aula da Ana Luiza, feita como trabalho da escola, virou uma sala de aula para a Polly. Reduzimos o consumo e consequentemente o lixo no planeta. Reutilizamos caixa de papelão, caixas de fósforo e palitos. Nos divertimos muito e ainda tivemos uma aulinha de conscientização (na minha época seria Educação Moral e Cívica).
A única questão é que daqui a três anos vai ser a vez da Sofia fazer a maquete para a escola. Até pensei em guardar essa até lá.




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Hora do Caos

Após sobrevivermos a mais uma "hora do caos" eu e a Sofia contamos a história da Fausta mãe Feliz, porém Exausta. Essa eu filmei.