Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comida, Diverão e Arte com Argila

Final de semana prolongado por um feriado e nós aqui com muitos planos de passeios ao ar livre. Queríamos ir à Petrópolis aproveitar um passeio no estilo "comida, diversão e arte". Queríamos "saída para qualquer parte". E chove lá fora, aqui dentro de casa continuamos querendo "comida, diversão e arte". E foi extamente isso o que fizemos: culinária*, brincadeiras e arte com argila.


Fizemos muitas cestas para guardar bugigangas.


Pintamos as nossas peças.




Quando o dia é cinza lá fora nós o colorimos aqui dentro.

*culinária do feriado:

domingo, 29 de abril de 2012

Almoço básico, mas diferente

Sabadão de tempo meio nublado, ameaçando chover, temperatura amena e a mamãe aqui cheia de preguiça com vontade de ficar em casa e fazer nada.

Eis que chega a hora do almoço, e o cardápio da preguiça é macarrão, almôndegas (prontas, é claro) e ovo.
- Fiz um espaguete simples com tomate.
- As almôndegas foram preparadas no forno para evitar muita fritura e sujeira para ser limpa depois.


Mesmo com toda preguiça, na hora de arrumar os pratos, dei um toque divertido. Com algumas tirinhas de pimentão verde e vermelho montei umas aranhas.


Eu sei que as aranhas têm oito patas, mas as nossas saíram pernetas mesmo, com apenas seis patas. Foi a preguiça, tá?



- O ovo eu fritei com um fio de azeite, no fogo bem baixo e com tampa na frigideira  (evita espirrar gordura no fogão), dentro de fatias de pimentão.



Assim o nosso almoço básico de sábado ficou com cara de novidade.

Aqui você pode ver um prato divertido e saudável: Palhaço de Purê Tricolor.

sábado, 28 de abril de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + Frase Marcante

O tema dessa semana para a blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, é Esmaltes e Frase Marcante.

Diariamente me deparo com uma frase marcante de acordo com o meu estado de espírito. Recebo frases por e-mail, os amigos postam frases ótimas no FB e nos blogs, leio frases em revistas, livros e em outras fontes variadas. E a cada dia penso que, pelo menos uma frase foi escrita para mim.

Nessa semana esbarrei em duas frases que me chamaram a atenção:

- A primeira foi no livro "Aprendi com a Minha Mãe", de Cristina Ramalho. Essa frase é praticamente o meu lema. Estou frequentemente falando para os amigos, para as minhas filhas, para o marido, para as pessoas que estão ao meu redor e para mim mesmo, é claro.




- A segunda  frase eu me deparei em duas situações no mesmo dia (um motivo bem forte para eu pensar bastante nela). No consultório da médica quando ela explicava o porquê devo me cuidar, o porquê devo cuidar da minha saúde e do meu corpo. E no post das Pequenas Felicidades da Diva.

Aqui o anel está sujo de argila porque entre uma frase e outra eu estava brincando com as filhas.


Mas tem uma frase que, por mais que eu ouça várias vezes no mesmo dia, sempre me emociona, me faz feliz, me inspira e me impacta.


Ouvir 9.999 manhÊÊÊÊÊÊÊÊs por dia é, por vezes, enlouquecedor. Em alguns momentos até vem uma breve sensação de irritação, mas quando lembro que entre tantos manhêêêêêês esse por ser completo com Eu Te Amo, a irritação vai embora. E quando realmente vem o Eu Te Amo, eu agradeço por ter tido paciência e respondido com carinho ao MANHÊÊÊÊÊÊ da vez porque esta é a melhor frase de se ouvir e de se falar.


Para essa blogagem coletiva eu usei os esmaltes nas cores dourado (Gold-Per Forte da Hits) e preto (Noite da Hits). Usei uma camada do preto com a inglesinha em dourado e na filha única eu inverti.

Na verdade eu estava com uma dúvida enorme. Não sabia se eu pintava de preto com a inglesinha dourada ou de dourado com a inglesinha preta. Até que me lembrei da frase:

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." 
(Willian Shakespeare)

Sendo assim resolvi arriscar e ousar, pois  

"A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.
(Arthur Schopenhauer) 

Com dúvida ou com ousadia, eu adorei o resultado e estou me achando com essas unhas.

Uma amiga ao ler o post me enviou pelo FB a frase do Ayrton Senna que fala de ousadia. Sempre fui muito fã do Senna e não poderia deixar de atualizar esse post para incluir aqui a mensagem do meu ídolo.

 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pequenas Felicidades: Post #10

Mais uma semana megacorrida com muitos afazeres e muitas emoções. É ótimo parar, respirar e rever as coisas simples que me deixaram felizes no meio dessa aceleração alucinada. E hoje é o dia de fazer essa parada obrigatória, aliás, obrigatória não, satisfatória. Porque é isso que eu sinto, uma satisfação enorme ao participar da Pequenas Felicidades, blogagem proposta pela Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.


- Fazer uma sessão de cinema em casa com direito a pipoca e família esparramada no sofá. Nessa sessão assistimos Alice no País das Maravilhas. Filme encantador que já havíamos assistido no cinema. A Sofia foi dormir dizendo que não conseguia parar de pensar no filme, de tão bom que foi.

- Mais uma sessão de cinema em casa com toda a família esparramada no sofá. Dessa vez foi para ver o filme "A Criação", excelente, diga-se de passagem, que conta a história de Charles Darwin após retornar da sua viagem ao redor do mundo. Vimos o filme com o objetivo de enriquecer o conteúdo que a Ana Luiza está estudando em ciências. Mesmo a história sendo focada mais nas crises de consciência do cientista, ao interpretar as informações obtidas na viagem, do que na teoria da seleção natural, o fato de ter assistido facilitou na compreensão do conteúdo pela Ana Luiza. E foi muito gratificante ver toda a família envolvida no estudo da filhota.


- Ir ao teatro com a Sofia para ver Peter Pan - O Musical. Encontramos, totalmente por acaso, com três amigos da Sofia e a diversão foi enorme.

- Ter uma companheira e amiga da família que todos os dias nos recebe com alegria, pulos, rabinho abanando e muitas lambidas.


 - Ver a filha alegre, feliz e cantando no chuveiro. Dei muita risada com essa gaiata linda, fofa, engraçada e divertida. Quando eu vi, ela já estava assim, de pijama no chuveiro.


- Ensinar a Ana Luiza a fazer um mix de legumes para um jantar bem gostosinho, com clima de noite especial.


Como fizemos o mix? Vou contar.

O que utilizamos:

- Cogumelos frescos cortados em pedaços;
- Lâminas de abobrinha;
- Flores de brócolis;
- Azeite;
- Alho.



Como fizemos:

- Em uma frigideira colocamos um fio de azeite e uma porção de alho bem picadinho. Assim que o alho dourou, nós acrescentamos os cogumelos e deixamos refogar;
- Repetimos o processo com as lâminas de abobrinha, mas nesse caso adicionamos um pouco de água;


- Fizemos o mesmo com o brócolis.
- Misturamos tudo e servimos as porções individuais em pequenas caçarolas (ô coisa chique).

E que venha mais uma ótima semana com muitas felicidades para todos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por que sou feliz?

A Ana Luiza fez um trabalho na escola que me deixou muito feliz e orgulhosa. O tema foi "Por que sou feliz?". A turma foi dividida em grupos e cada um ficou com um item:

- Por que sou feliz ajudando?

- Por que sou feliz aprendendo?
- Por que sou feliz na escola?
- Por que sou feliz na família?
- Por que sou feliz com os amigos?
- Por que sou feliz no Rio?

O grupo da Ana Luiza ficou com o tema "Por que sou feliz no Rio?".

Para fazer o trabalho, a Ana Luiza e os amigos percorreram alguns pontos turísticos do Rio entrevistando as pessoas, filmando e fotografando. Foram alguns dias de passeio, diversão e muito trabalho:

- Na praia de Ipanema

- Na Lagoa


- Na Urca


- Espremidas no carro



Depois de tanto passeio, eles passaram um dia inteiro fazendo a edição do vídeo e o resultado do trabalho ficou lindo. Tá, eu sei que eu sou suspeita pra falar, que eu sou uma mãe exageradamente coruja, mas vejam se eu não tenho razão. Eu não canso de ficar babando no trabalho da minha linda. Até filmei eu vendo o vídeo.


As imagens aéreas foram cedidas pela Valéria Valenvuela. As outras imagens foram feitas pela galerinha.

Um trabalho que fez as crianças (Ôpa! Falha técnica), crianças não, a turma de adolescentes feliz aprendendo, feliz ajudando uns aos outros, feliz com os amigos, feliz com a família (pois as mães tiveram que carregar a turminha nesse tour), feliz na escola por provocar essa oportunidade e feliz na cidade.

E eu fiquei muito feliz por ver a filha tão feliz e orgulhosa do resultado. Agora vou pedir para a Ana Luiza me ensinar a editar vídeos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O melhor trabalho do mundo.

Na semana passava fui convidada para o lançamento da campanha global “Obrigado, Mãe”, da P&G. Essa campanha, em comemoração aos 100 dias que antecedem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, é uma parceria mundial da P&G com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Eu adoro participar desses eventos, encontrar outras mães blogueiras, conhecer pessoalmente as já amigas virtuais, trocar ideia, ter conhecimento das novidades que são apresentadas e tudo o mais que rola.

Dessa vez eu não pude estar presente porque no mesmo dia eu estava gravando uma matéria para o programa Mãe é Mãe da GNT. De qualquer forma fiquei muito emocionada ao assistir o vídeo da campanha que celebra o papel que as mães desempenham na criação dos atletas e na formação de grandes pessoas. 

Um reconhecimento cativante, inspirador, emocionante e verdadeiro.

Obrigada mãe por realizar o melhor trabalho do mundo.


E aqui a minha ginasta dando trabalho com os seus treinos no meio da sala.




Ser mãe realmente é o melhor trabalho do mundo. 

 

Onde eu guardo as minhas bijus?

Ainda falando do feriado. A Ana Luiza acordou com a síndrome da arrumação e a Sofia entrou na onda.
Arruma pra cá, arruma pra lá, até que elas constatam que não têm onde guardar as bijus.

- Mãe, nós precisamos comprar uma caixa para guardar as bijus.
- Não precisamos não. Vocês podem fazer as caixinhas.

Saquei duas caixas de MDF que eu tinha guardadas, tintas, pincéis e uns papéis para decoupage lindíssimos, feitos pela professora Thete.

Atelier montando para começar a produção:


Enquanto as filhas, pintam, secam, pintam mais uma vez, secam, recortam e colam, a mamãe aqui aproveita para relaxar e registrar o momento de paz e tranquilidade. 
Fazer arte é uma terapia para toda a família.

Algumas horas depois as caixinhas ficam prontas e as filhas orgulhosas exibem a produção:

da Sofia

e da Ana Luiza

Fiquei babando, me contorcendo de orgulho, achando (aliás, tendo certeza absoluta) que as filhas são as maiores artistas do mundo. Sentindo-me a coruja mais feliz. E como se não bastasse, a Ana Luiza me diz que as bijus que estavam precisando de caixinhas eram as minhas. Ou seja, essas caixinhas eram presentes para mim. Me derreti mais ainda. Como é maravilhoso ser mãe dessas minhas filhas!


Outros posts com decoupage:

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Centros Culturais - Exposição, Exposição, Exposição

Domingo de chuva e criança querendo passear. A primeira opção que passou pela minha cabeça foi Shopping. Teatro, cinema, lanche tudo em um único lugar. Logo em seguida visualizei a imagem do shopping lotado, barulhento, filas enormes para as peças infantis, filas maiores ainda para os cinemas e mais fila para conseguir sentar e fazer um lanche.

Reformulando a programação do domingo, me lembrei que no Centro do Rio temos três Centros Culturais bem próximos um ao outro. E foi pra lá que partimos.

Primeiro fomos ao Centro Cultural dos Correios onde visitamos duas exposições:

- "Olhares para o Céu: a evolução do pensamento até a conquista espacial", uma exposição que tem por objetivo "demonstrar que a conquista espacial, um dos maiores - se não o maior - feitos da humanidade é mais do que apenas uma resposta a questões objetivas - é o fruto de vários olhares lançados para o céu e que, pela repetição sistemática das incontáveis gerações, foram capazes de recriar sempre um novo encantamento."

E foi exatamente isso que a exposição causou na gente: encantamento. Ficamos encantadas com as imagens de planetas, estrelas, foguetes, astronautas, entre outras.



Em qualquer exposição as peças que mais fazem sucesso com as minhas filhas são as interativas. E em "Olhares Para o Céu" não foi diferente. A Sofia amou passear pela lua e viajar na emoção do que foi "um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade" - Neil Armstrong.


Ainda no Centro Cultural dos Correios visitamos a exposição Poças Quânticas, de Renato Sant'ana, que reúne 30 obras. A maioria em painéis lisos e transparentes com gotejamento de tintas acrílicas. Um efeito lindíssimo.
Durante a vista e observação das obras a grande diversão da Ana Luiza e da Sofia foi fotografar as peças. Elas bateram muitas, mas muitas fotos mesmo.


Saindo do Centro Cultural dos Correios seguimos para a Casa França-Brasil. Lá passeamos pela exposição das obras de cinco artistas que foram contemplados com o Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as artes plásticas.

A Ana Luiza e a Sofia aproveitaram a exposição extraindo diversos sons das esculturas sonoras construídas com materiais variados.


Depois de tanta exposição nos ainda queríamos mais e demos uma circulada no nosso velho amigo de guerra, ou melhor, de passeios, o Centro Cultural Banco do Brasil.

Uma tarde deliciosa de muita diversão e pouquíssimo custo uma vez que, todas as exposições são gratuitas.
Nesses três Centros Culturais contam com um café que têm ótimas opções para um lanche bem gostoso.

domingo, 22 de abril de 2012

File Rio 2012 - Oi Futuro

Final de semana prolongado por um feriado na segunda-feira, ótimo para descansar e curtir com passeios em família. Para aproveitar o tempo nublado, com ameaça de chuva a qualquer momento, escolhemos um programa em local fechado. Foi uma ótima oportunidade visitar a exposição FILE, que quer dizer Festival Internacional da Linguagem Eletrônica, no Oi Futuro do Flamengo.

E já vou dizendo, a FILE nos surpreendeu muito positivamente. Ao entrar nas instalações o painel promete que: "Quem comparecer ao evento viverá uma experiência marcante ao interagir com projetos inéditos em instalações, tablets, machiminas (em definição simplificada, a técnica de produzir computação gráfica em máquinas domésticas) e arte sonora".

Foi exatamente isso, uma experiência marcante. Uma exposição altamente interativa e com muitos atrativos que possibilitam que as crianças aproveitem e se divirtam bastante.

Aqui os projetos que mais chamaram a atenção da Sofia:

1- Please Smile, de Hye Yeon Nam, da Coréia do Sul. São braços mecânicos que acompanham os movimentos do observador e acenam quando este sorri.


2- Beatvox, de Yuri Suzuki, Reino Unido. Uma bateria que pode ser tocada através dos barulhos emitidos pelo visitante no microfone.


3- Body Paint, de Memo Akten, Turkia e Reino Unido. Uma tela virtual que é pintada através dos movimentos dos usuários. Nem preciso dizer que a criançada correu, pulou, dançou, se movimentou muito criando cores e formas incríveis.


4- ADA, de Karina Smigla-Bobinski, Polônia e Alemanha. Uma bola enorme, inflada com gás hélio e pontas de carvão, que flutua livremente pela sala inicialmente branca. O visitante pode movimentar a bola deixando as marcas nas paredes, teto e piso. 
Esta foi a maior atração para Sofia.



Agora me digam, olhando o estado desta criança, alguém diz que ela estava em uma exposição de artes em um museu? Eu sei é que ela estava muito feliz.
Na saída dessa sala, bem pertinho, tem um banheiro e o carvão sai com muita facilidade. Só recomendo não irem com roupa branca.


5- Solo, de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, Brasil. Um piso formado por chapas de metal encaixadas que ao caminhar sobre elas o visitante gera sons e propaga reflexos de luz no ambiente, além de ter a sensação de estar andando sobre gangorras.


Essas foram algumas obras que mais encantaram, mas tem muitas instalações atraentes e divertidas. Um ótimo programa no estilo BBB - Bom, Bonito e Barato. Aliás, barato não, grátis.

sábado, 21 de abril de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + Bolsa

A blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, dessa semana, traz o tema Esmaltes e Bolsa.

A princípio pensei em falar naquelas bolsas de bebês que muitas de nós mães utilizamos quando as crias são meros bebês. Confesso que usei, mas acho horríveis e totalmente desnecessárias. Hoje sou da teoria que podemos ser mães e continuar usando bolsas de mulheres para levar as tralhas dos bebês. Com a Sofia eu usei mochila modernosa que facilitava demais a minha vida, pois deixava os meus braços livres.

Mas ontem ouvi um amigo que é engenheiro dizer que as bolsas das mulheres seguem o Princípio Fractal.
E a explicação dele caiu como uma luva para mim: "as bolsas das mulheres, para nós homens, aparentemente não têm ordem, mas existe sim uma ordem dentro delas."
É exatamente isso, no caos que parece ser (ou realmente é) a minha bolsa eu me entendo, e a bagunça está organizada por setores.

E depois que me tornei mãe, a minha bolsa parece um poço sem fundo. Além de todos os meus apetrechos, sempre tem um espaço para carregar os trecos das filhas.

O iPad da Sofia sempre vem parar na minha bolsa.


Além da minha agenda, dos muitos esmaltes, da iPad, sempre levo muitos desenhos que me foram presenteados pelas filhas.


O Nitendo DSi também está sempre descansando dentro da minha bolsa.


No setor que dá uma ordem na aparente desordem das maquiagens também posso encontrar alguns desenhos.

Além do celular, carteira, creme para as mãos, papéis, muitos papéis, sempre levo a máquina fotográfica. Afinal, as filhas podem fazer gracinhas a qualquer momento e eu não posso perder, tenho que registrar tudo. E como sou uma mulher precavida levo duas máquinas fotográficas. E foi justamente por isso que consegui tirar essa foto.


Para esta blogagem resolvi experimentar, pela primeira vez na vida, um esmalte azul. O escolhido foi o Revlon 730 Royal. E já que era para ousar, vamos ousar pra valer. Fiz a inglesinha prata com o esmalte Paz da Blant. Para ousar mais ainda, cobri as pontas com o glitter holográfico, Disco Ball, da Impala. Um exagero que fez sucesso.