Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Isso é Química ou é brincadeira?

Por que estudar química? Pra que estudar química se não vou usar isso depois? Essas foram perguntas que me fiz durante os anos do meu segundo grau. Apesar de não odiar Química como o Legião Urbana, eu não via muito sentido em estudar tudo aquilo, mas fazia a minha parte. Já que não tinha jeito eu encarava e até me dava bem.

Hoje a Ana Luiza teve a sua primeira aula de Química e chegou em casa dizendo que não entendeu absolutamente nada e me pediu que explicasse o que era massa, volume e densidade.

Taí uma razão para aquele meu esforço lá atrás não ficar em vão nesta vida. Que bom que eu estudei essa parada meio louca e até me lembrava dela! Expliquei, usei vários exemplos e fizemos cálculos, mas a parte mais gostosa foi quando experimentamos. Para aplicar os conceitos na prática eu recorri ao livro "Pequenos Cientistas na Cozinha" e fizemos algumas experiências.

Estudando Química com os filhos

Estudando química com os filhos



Depois disso a Ana Luiza disse que agora estava claro e que tinha ficado fácil. Nada como uma boa brincadeira para tornar o aprendizado mais fácil.
E eu que achava que não ia usar o meu estudo de química (e muitos outros) pra nada. Taí mais uma resposta que veio com a maternidade: estudar química pra quê? Para poder ajudar as filhas na escola. 

Já utilizamos a coleção "Pequenos Cientistas" em outras brincadeiras. Quem quiser ver é só clicar nos links:


PS: Deixa eu ir avisar ao marido que gastei todo o óleo da cozinha pra ele não achar que foi a mossa ajudante de afogou a comida na gordura.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lagoa na lente da Fisheye

Contei de um dos nossos dias especiais na Lagoa Rodrigo de Freitas nesse post AQUI. Nele falei que eu e a Ana Luiza nos divertimos fotografando com uma das nossas toy cameras. Quem foi passear com a gente dessa vez foi a Fisheye. Como a máquina é analógica e usa filme precisamos aguardar ansiosas pela revelação. E aí estão algumas fotos que mostram a Lagoa através do nosso olhar divertido com uma câmera Lomo.







Deu até para brincar com a sobreposição. 



sábado, 23 de fevereiro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmalte + Salada

A Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali de hoje está saborosa e saudável com o tema Saladas.

Saladas são fundamentais, apesar de não serem o meu forte. Se depender de mim eu me esqueço delas. Mas, mesmo assim, aqui em casa sempre tem uma salada pra compor as refeições. Na sobremesa às vezes também rola uma saladinha. Ou seja, as saladas fazem parte do nosso dia a dia. Estão sempre presentes colorindo e dando sabor as nossas refeições.

Para hoje, como está muito calor, preparamos uma salada de frutas com sorvete e servimos no cascão.

Salada de frutas com sorvete no cascão

Salada de frutas com sorvete no cascão

Salada de frutas com sorvete no cascão

Ontem no jantar com as amigas tivemos empadão de frango da Fabíola acompanhado de salada de folhas com alcaparras e tomatinho feita pela Simone

Esmate vermolho com rajados dourados


 Para essa blogagem eu usei o esmalte vermelho Luxo da Colorama que é um luxo! Na filha única fiz uns rajados com dourado da Hits.

Esmalte dourado da Hits

Esmalte dourado da Hits

Como as unhas estão grande eu pintei a parte de traz com o dourado da Hits.

Nail art filha única vermelha com rajados dourados

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #52

Essa semana começou com muita emoção e eu vou compartilhar essas enormes Pequenas Felicidades na Blogagem Coletiva da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.





No domingo foi meu aniversário e eu recebi um presente muito especial, que me fez superfeliz e me deixou com lágrimas de felicidade no rosto. Foi a homenagem da equipe do Recanto das Mamães Blogueiras. Essas amigas queridas tiveram o carinho e cuidado de preparar uma mensagem pra mim e ainda conseguiram depoimentos da minha mãe, da minha filhota e de algumas queridas amigas blogueiras como a Fernanda Reali, Sandra Portugal, Rogéria Thompson e Vanessa Anacleto. Mais uma vez eu agradeço a essas amigas maravilhosas por terem feito o dia do meu aniversário mais feliz.

Toda a movimentação de mensagens no Facebook também me fez muito feliz. Recebi muitas flores, bolos, beijos e abraços.

E para completar a minha felicidade ainda teve encontro de blogueiras "loucas por esmalte".


Eu, Rogéria Thompson - Um espaço para chamar de meu,  Fernanda Reali, Aline Jardim,  Patrícia Daltro - Bichos de Pano, Jussara - Palavras Vagabundas,  Lily Luz - Tipo Pollyanna, Bárbara Rezende - De.Cor.Ação, Sheila - Cantinho She, Cláudia Pinto - Arrumando a Casa e a Vida, Mari Hart - Diário de uma mãe polvo!, Re Batista - Casa Corpo e Cia, Géssica França - Casa e Conforto,  Lin - Lin Sousa Fazendo Arte e Roberta - Chocolito's. Essas são as amigas queridas que estão na foto, mas ainda estavam lá Vanessa - Mãe é tudo igual,  Clara Miranda - Clara MM, e Kathleen Irizaga - Mamy Tri que chegaram depois da foto e  Sandra Portugal - Projetando Pessoas que saiu antes.

É muita mulher né? Pois é, demos muitas risadas, tiramos várias fotos, falamos muita besteira, trocamos presentes e carinho como sempre.

Trio de aquarianas que fizeram niver em fevereiro.


Ganhando o presente da Bárbara no sorteio

 Presenteando a Roberta

 Presenteando a Cláudia

Desvirtualizando com a Kathleen



Ter amigos colore a minha vida e me enche de alegria.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Campos do Jordão com crianças e adolescentes

No Carnaval nós resolvemos viajar e o objetivo era aliar um pouco de passeio com uma dose de descanso. O problema é que nessa época todos os lugares ficam cheios, lotados, insuportáveis. Daí resolvemos pensar em algum destino onde essa fosse a época de baixa temporada. Logo pensamos em Campos do Jordão, pois lá a alta temporada é no inverno. Dito e feito! Escolha acertadíssima. A cidade é uma graça e toda florida, o clima é delicioso tendo sol e calorzinho durante o dia e um friozinho à noite, e o movimento de pessoas totalmente suportável.

Chegando em Campos do Jordão


Como pretendíamos conciliar as atividades turísticas com algum descanso o hotel seria fundamental. Procuramos por algum que tivesse opções de lazer para crianças e decidimos pelo Vila Inglesa. Mais uma decisão acertada! O hotel é lindo, com jardins superbem-cuidados, os ambientes são amplos, mas aconchegantes. Tem um redário convidativo, piscina aquecida e muito mais. Para as crianças as opções são muitas: cavalo, charrete, coelhinhos, arvorismo, passeio de trator, bicicletas, parquinhos, sala de artes, sala de jogos e recreação. A comida do hotel é muito saborosa e as sobremesas são de enlouquecer.

Hotel Vila Inglesa em Campos do Jordão

A Sofia adorou a recreação e se acabou nas brincadeiras propostas pelos monitores. Amou alimentar os coelhos e ficar com eles no colo. Nem preciso dizer que ela queria trazer para casa.


Andamos a cavalo, mas não sem antes darmos uma maçã para cada um. Brincamos muito no pula-pula. É isso mesmo! Tá certa a conjugação! É na primeira pessoa do plural sim. Eu também pulei na cama elástica. Podem ver AQUI. Além de passear de trator, a Sofia dirigiu a máquina.


Ela se aventurou no arvorismo. Nos refrescamos na piscina. A Sofia e a Ana Luiza treinaram suas habilidades circenses no parquinho.


Andamos de bicicleta e charrete, passeamos pelos jardins, ficamos de preguiça na rede, tiramos muitas fotos, assistimos alguns filmes (o hotel tem uma grande quantidade de filmes disponíveis) e curtimos um "Dolce far niente" no jardim.

Mas, além disso tudo, o que mais chamou a atenção no Hotel Vila Inglesa foi a simpatia e a gentileza dos funcionários. Todos extremamente educados e atenciosos. Apesar do hotel estar lotado os funcionários nos conhecem pelo nome e temos a sensação de ter um atendimento personalizado. Um exemplo da boa vontade dessas pessoas, uma demonstração da vontade de agradar, foi quando eu, uma esmaltólatra enlouquecida, quis fazer as unhas, mas o hotel não tinha esse serviço. O recepcionista Guido não sossegou enquanto não encontrou uma manicure para mim. Ele buscou no guia da cidade, telefonou, conseguiu horário, tudo. Isso é que é um atendimento diferenciado! Não é para ficar muito satisfeita? Enfim, nós quatro adoramos.

Apesar do hotel ser fantástico e não dar vontade de sair de lá Campos do Jordão tem muitas opções de lazer e lá fomos nós nos aventurar e desbravar a cidade que concilia tranquilidade, natureza, aventura, gastronomia e compras.

Ducha de Prata - é um dos pontos turísticos tradicionais da cidade e ficava pertinho do Vila Inglesa, então fomos a pé. A queda d´água não é lá grandes coisas, mas vale conhecer. Para as crianças a curtição fica a cargo das escadas e das fotos nos painéis disponíveis. Para os mais aventureiros rola um arvorismo, tirolesa e algumas trilhas.

Campos do Jordão Ducha de Prata

Bosque do Silêncio - um bosque de araucárias com várias atividades de lazer como arvorismo, minigolf, tirolesa, trilhas ecológicas, arco e flecha e paintball. Fica bem próximo à Ducha de Prata. Fomos duas vezes. Na primeira apenas caminhamos pelas trilhas ecológicas. Na segunda a Sofia fez o arvorismo, que é o maior circuito da cidade e tem até um bondinho, e o Antonio testou a mira no tiro ao alvo. Eu e a Ana Luiza ficamos apenas registrando o passeio.

Arvorismo em Campos do Jordão

Teleférico - mais um passeio tradicional. O teleférico sai do centrinho de Capivari e vai até o alto do Morro do Elefante onde podemos contemplar a vista exuberante do centro turístico de Capivari. As cadeirinhas do teleférico são individuais e por isso não recomendadas para crianças com menos de 12 anos. Como a Sofia não queria ir ela ficou no hotel com a recreação (o hotel realmente conquistou a minha confiança) e fomos apenas eu, o Antonio e a Ana Luiza.

Teleférico em Campos do Jordão

Centro turístico Capivari - fizemos vários passeios a pé pelas ruas observando a arquitetura, as lojas, os restaurantes e as flores na janela. Passamos na loja do Chocolate Montanhês, tomamos sorvete e sentamos no Baden Baden. As opções nessa área são muitas: tem passeio a cavalo, passeio de charrete e trenzinho da montanha que oferece um passeio turístico tipo um city tour. Na pracinha tem carrinhos, pena que a Sofia não cabia no fusquinha cor de rosa.


Fazenda Lens - essa foi uma opção de passeio oferecida pela recreação do hotel. Gostamos da ideia e resolvemos ir junto com as crianças. A Fazenda Lens é um centro de lazer que tem um minizoo rural com vários animais da fazenda como: patos, galinhas, gansos, pôneis, minivacas, coelhos e outros. Tem um espaço kids com alguns brinquedos e uma bicicleta suspensa, tipo uma tirolesa de bicicleta. Essa foi a sensação para a Sofia. Além disso tem uma trilha que leva até o mirante de onde contemplamos uma vista deslumbrante de parte da Serra da Mantiqueira. Nessa trilha também podemos chegar até a cachoeira Gavião Gonzaga. A equipe de monitores preparou um piquenique entre as árvores, no meio do verde que foi uma delícia. É claro que voltamos para o hotel extremamente felizes.

Fazenda Lens em Campos do Jordão


Tarundu - um centro de lazer com muitas opções de brincadeiras. Dá para ficar o dia inteiro e brincar pra valer. É a garantia de um dia inesquecível. O problema é que é caro, bem caro. Nós ficamos apenas a metade do dia e optamos por não comer por lá, pois o preço estava bem salgado. Mas deu pra gente se divertir bastante. Pulamos na cama elástica gigante, fomos no arvorismo e na tirolesa, cavalgamos, fizemos minigolf, fomos no espaço kids (inclusive eu) e fui numa tal de Orbitball com a Ana Luiza. Foi muita aventura em um dia só! Uma loucura deliciosa e divertida.

Aqui é essa mãe que vos escreve no Espaço Kids saindo feito bala de canhão do tobogã gigante.
Tarundu em Campos do Jordão

Aqui é essa mesma mãe com as pernas trêmulas no alto do arvorismo.
Tarundu em Campos do Jordão

E como aventura pouca é bobagem a mesma mãe dentro da Orbitball pronta pra rolar morro abaixo.
Tarundu em Campos do Jordão

Borboletário Flores que Voam - um passeio lindo e relaxante. O borboletário é uma enorme estufa que abriga várias borboletas e plantas. Lindo, lindo, lindo. O borboletário fica na entrada do Rancho Santo Antônio onde podemos encontrar mais contato com a natureza e aventura como arvorismo, tirolesa, cavalgada e fazendinha.

Amantikir - outro passeio lindo, relaxante e indescritível. São 20 jardins temáticos representando o estilo paisagístico de vários países. O jardins são muito bem-cuidados, as flores lindas, as plantas fantásticas. Caminhar nesse espaço traz uma ótima sensação de tranquilidade e alegria. A única aventura foi achar a saída neste labirinto de arbustos. 



As opções de locais para comer são inúmeras. Nós fomos no Restaurante Krokodillo experimentar o melhor rodízio de fondue da cidade. Mas o que a gente queria mesmo era entrar na boca do enorme jacaré.

Restaurante Krokodillo em Campos do Jordão


O que não fizemos:

O Horto Florestal estava passando por reformas e por isso recebemos a indicação de que não estava valendo a pena fazer a visita. 
O passeio de trem pela serra também não foi possível por estar interditado devido a um acidente que ocorreu. Uma pena! Esse passeio eu queria muito fazer.

Bom, ficou mais um motivo para voltarmos a Campos do Jordão. 





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nossos Momentos: sendo crianças

A semana passou cheia de dias divertidos, tivemos o feriado de Carnaval, viagem e comemoração do meu aniversário. Mas entre todos esses momentos de alegria vou falar de um que foi simples e maravilhoso.

A diferença de idade entre as minhas filhas é de sete anos. Bem grande. E por isso, na maioria das vezes, é difícil conciliar as atividades, programas e brincadeiras já que os interesses são bem diferentes.

Mas foi só encontrarmos uma simples cama elástica ali, sem ninguém se importar com ela, que nos tornamos todas crianças da mesma idade. Brincamos, rimos e pulamos cheias de alegria e emoções fortes.

O coração da mãe para.






O coração da mãe dispara.



O coração dispara pelo exercício, mas também pela alegria de ver a felicidade das filhas em estarem brincando juntas e me terem na mesma brincadeira.

O coração da mãe se enche de alegria ao ouvir no término da brincadeira: 

- Cara, foi muito legal brincar no pula-pula.
- Foi irado! Mãe, amanhã você pula mais com a gente? 

Bom, no dia seguinte a mãe aqui acordou toda dolorida, moída da cabeça aos pés. Mas como a brincadeira foi realmente muito boa eu até me esforcei e dei uns pulinhos, mas saí rapidinho com o pretexto de fotografar as cenas.






Momentos simples, mas de total entrega é que fazem os nossos dias mais felizes. Vale muito a pena voltar a ser crianças e entrar na brincadeira com os filhos.

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos do Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo compartilhar momentos especiais de convívio em família.



sábado, 16 de fevereiro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmalte + Amizade

A Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali de hoje está emocionante com o tema Amizade.

Eu adoro os meus amigos. Gosto de preservar as amizades antigas, de fazer novos amigos, adoro juntar e misturar os meus amigos e fazer com que se tornem amigos entre si. Eu tenho um apego profundo aos meus amigos, pois eles são responsáveis pelo meu crescimento. É através dessa troca de experiências que eu mais aprendo.

Tenho amizades antigas que mantenho até hoje. Amigas que conheci no jardim de infância e que fizeram parte de toda a minha vida.

Eu com 5 anos e a Fabíola com 6 anos (só pra lembrar que eu sou mais nova)

Eu com 14 anos e a Fabíola com 15 anos (vale sempre lembrar que eu sou a mais nova)

 Eu com 23 anos e a Fabíola com 24 anos (só pra ficar bem claro que eu sou a mais nova)

Eu e a Fabíola atualmente (não preciso dizer a idade, mas eu continuo sendo a mais nova)

A Marita também é amiga da vida inteira, pena eu não ter fotos aqui para fazer a cronologia da nossa trajetória.


Amizades assim são maravilhosas, são carregadas de histórias, emoções, choros, risos e muitos choros de tanto rir. É assim quando a gente se encontra.


Tenho amizades igualmente especiais construídas na escola, na adolescência e que perduram até hoje.
Tenho amigas de faculdade que mais tarde trabalhamos juntas.
Tenho amiga que fiz na pós-graduação.


Amigos que fiz no meu primeiro trabalho onde comecei como estagiária. O nosso último encontro foi em Nova York. Chiquérrimo, né?


Amigas que fiz em outros trabalhos que se tornaram amigas entre si e que são as madrinhas das minhas filhas. Amigas que dividem alegrias, apoiam e compartilham as angústias.


Amigos que fiz e faço em viagens. Esses dividem momentos de alegria e normalmente são passageiros. Mas tenho um grande amigo que ganhei na primeira vez que fui a Fernando de Noronha e que se tornou uma amizade sólida.

Amigas queridas que ganhei no trabalho e se tornaram importantes na minha vida.



Amigas que entraram na minha vida através das minhas filhas. Mães das amiguinhas delas que estiveram comigo nas milhões de festas infantis. Trocamos muitas experiências, dicas e apoio.

Amigos de várias fases da minha vida que ganharam o mundo e hoje moram em outras cidades e países. Mas que com a ajuda das redes sociais conseguimos manter um contato frequente e assim continuar presente no dia a dia uns dos outros.

Amigas especiais que vieram através do blog. Amigos virtuais. Pessoas de idades diferentes, de formação diferente, de religião diferente, culturas diferentes. Essa diversidade é muito enriquecedora e me faz aprender a cada dia.

Muitas dessas amigas virtuais já se tornaram reais. Já desvirtualizei amizades em Natal, em São Paulo e no Sul. Já encontrei com amigas de Curitiba, da Bahia e de Minas. Adoro estar nos encontros de amigas blogueiras. Faço de tudo para estar nos nossos encontros mensais do grupo de amigas da Blogagem Coletiva de Esmalte. 


A troca de carinho e cuidado umas com as outras faz com que eu me sinta feliz e especial nesses encontros.

A questão da amizade real x a amizade virtual até virou matéria da Revista "Isto É" e eu, junto com as minhas amigas mais que especiais da Equipe do Recanto fomos personagens. Quem quiser ver parte matéria basta clicar AQUI.

Aliás, esse grupo foi mais do que uma grata surpresa. Esse grupo é pura energia positiva, carinho, apoio, companheirismo e respeito. E olhem que homenagem linda que elas me fizeram no dia do meu niver que é hoje. Basta clicar AQUI.



Eu estimulo muito a Ana Luiza e a Sofia a preservarem as amizades delas. Eu adoraria que elas tivessem uma relação de amizade de anos, de vida inteira, como eu tenho com essas amigas amadas Fabíola e Marita. Eu quero que a Ana Luiza e a Sofia façam a sua trajetória de vida agregando amizades, que construam essas relações, que fortaleçam os laços e que tenham profundo apego aos seus amigos. 

As amizades nos tornam pessoas melhores. É através delas que crescemos e aprendemos diariamente.

Um brinde a todos os meus amigos queridos que fizeram e fazem parte da minha vida.

Esmalte azul da marca Wet n Wild Saved by the blue

Para fazer esse brinde eu usei o esmalte azul com um brilho cintilante "Saved by the Blue", da marca Wet n Wild, que significa "Salvos pelo azul". Os meus amigos são os meus azuis que me salvam diariamente.

esmalte azul com brilho cintilante

PS: Não consegui colocar aqui todos os amigos que tanto admiro e me orgulho. Mas espero que todos, de cada fase da minha vida, se sintam homenageados.