E procurando um novo lugar para conhecer eu fui ao Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, um endereço até então desconhecido para mim, ver a exposição "A Potência do Objeto" que reunia peças de artistas populares e artesãos de várias regiões do país.
Leões de Tucunharém, PE - "Figuras totêmicas, assírias, enigmáticas, assim são os leões do Mestre Nuca.".
Assim que entrei nesta primeira instalação eu me surpreendi com a beleza das peças e com a montagem da exposição.
Então, eu me lembrei do tema proposto pela Dani Moreno para BC de Fotos da semana: olhando para baixo. E assim eu pude desfrutar da exposição com mais um ponto de vista. Olhei as obras de cima para baixo também. E olha que em certas situações eu até viajei, não é que eu vi a sombra do Batman formada por um dos leões?
Bordados - AL, SE, RN, MG, ES, RJ e SC - "As bordadeiras são mulheres que contam memórias com as linhas.".
Nessa área, olhando para baixo, eu reavivei na minha memória a imagem da minha avó olhando para baixo, para as agulhas de tricô e croché, contando pra mim as suas histórias.
Bonecas da Zezinha - Turmalina, MG - "Mulheres idealizadas em suas perfeições estáticas, impecáveis, manifestando o desejo da pureza, integridade e elegância popular.".
Ao olhar para frente eu pude me surpreender com o conjunto das bonecas enfileiradas.
Mas ao olhar para baixo eu revi o meu olhar apaixonado e realizado ao amamentar as minhas filhas.
Pude sentir a mão tremer ao segurar o buquê de flores.
Flores do Cerrado - Samambaia, DF - "Pelas mãos dos artesãos, folhas se transformam em flores, tão delicadas que parecem rendas.".
A criatividade fez brotar um jardim do clima seco e áspero. As flores feitas com folha-moeda olham para cima e embelezam o nosso olhar para baixo.
Luminárias de Ladrilã - Pedras Altas, RS - "O encontro da lã com a luz cria uma atmosfera acolhedora.".
Essas luminárias surpreendem pelo formato, texturas, pelas cores formadas em conjunto com a iluminação e pelas sombras que produzem.
Ao olhar para baixo vi a minha sombra que olhava para cima buscando uma outra visão para fotografar.
Varinhas da Conquista - Soure, PA - "Dê de presente a alguém que você ama essa varinha e conquistará para sempre o seu coração.".
O meu coração elas já conquistaram. E olhando além, através delas, podemos enxergar mais longe, podemos olhar para baixo e ver o jardim de flores do cerrado. Podemos reconhecer a riqueza e a diversidade do artesanato brasileiro com objetos que representam a alma e a formação cultural da nossa gente.
"A arte existe para que a realidade não nos destrua." - Nietzsche. Esse momento de contemplação da arte brasileira me fez retornar à realidade com mais leveza, alegria e assunto para levar para a família. Buscar um outro olhar me possibilitou aproveitar mais a exposição. Olhei para baixo e enxerguei poesia.
Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno que para esta semana trouxe o tema Olhando para baixo. Venham ver AQUI o que os outros participantes viram ao olhar para baixo.
Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno que para esta semana trouxe o tema Olhando para baixo. Venham ver AQUI o que os outros participantes viram ao olhar para baixo.