A Sofia vai fazer 10 anos no próximo mês e eu resolvi dar uma organizada nos livros, deixando mais ao alcance os livros que a Ana Luiza leu e gostou quando estava com a mesma idade.
-
O Livro das Garotas Audaciosas - Este nós ganhamos eu uma ação que fiz no blog junto com a Band-Aid e a nossa história "
Por que criança adora Band-Aid?" foi premiada. Contei neste post
AQUI.
O livro que é dividido em sessões com assuntos interessantes e bem-variados como, tutoriais, guia de viagens, vocabulário básico de outros idiomas, chama a atenção não só de meninas, mas também de meninos e pessoas de todas as idades. Traz dicas de brincadeiras para uma festa do pijama até como assobiar com os dois dedos.
A Ana Luiza gostou tanto do presente que acabou querendo mais e compramos.
- O Maravilhoso Livro das Meninas - Também traz dicas interessantes, ideias estimulantes, situações criativas como criar a própria peça de teatro, como fazer uma festa de aniversário bem legal, truques de culinária, customização de roupas e muito mais. E ainda tem a parte das "Dicas Valiosas" que valem a leitura como:
"Ser legal é uma condição relacionada à essência de cada um. Se você conhece alguém que use um corte de cabelo incomum e sapatos ou roupas diferentes, talvez esteja diante de alguém verdadeiro - e, provavelmente muito legal."
É mais um livro recheado de coisas típicas de meninas para todas as idades.
-
Coleção Judy Moody - Foi inspirada em uma das histórias da Judy Moody e seu irmão que fizemos a nossa e que nos levou a ganhar o "O Livro das Garotas Audaciosas".
Os livros da coleção contam histórias leves, divertidas e de fácil leitura que são um ótimo estímulo ao gosto pela leitura. Judy Moody é uma menina espevitada e temperamental que tem o cabelo todo bagunçado. Junto com vários personagens, entre amigos de escola e a família, a protagonista vive experiências que abordam assuntos importantes de escola, como meio ambiente, por exemplo.
-
Coleção Go Girl - Essa coleção foi a paixão da Ana Luiza por muito tempo. Ela simplesmente devorava cada aventura típica de meninas pré-adolescente. Os livros possuem imagens e as histórias não são muito longas. E ainda tem os livros que têm a mesma história contada pelo ponto de vista de duas personagens, são da série "toda história tem dois lados". Já falei dos livros Go Girl neste post
AQUI. Como a leitura é bem fácil, pode ser iniciada antes dos 10 anos.
-
Livros da Pilar - São ótimos e estimulantes. É muito bom viajar nas aventuras da menina Pilar que é muito corajosa, adora conhecer o mundo e mostrar a cultura dos locais visitados através de suas histórias. Além de incentivar a leitura, os livros estimulam a curiosidade por conhecer novos lugares e a vontade de escrever as próprias aventuras de viagens. Além do "Caderno de Viagem da Pilar" e "Diário de Pilar na Amazônia",
podemos encontrar os diários de Pilar na Grécia, em Machu Pichu e no Egito.
-
Clarice Bean - Os livros
contam as histórias de Clarice Bean, uma menina de 11 anos que está na 5ª série e ama os livros de Ruby Redford.
No livro "Clarice Bean tem um problema" a protagonista está preocupada em aprender corretamente a grafia das palavras, pois ela sabe que não é lá muito boa nisso. Mas Clarice dedica-se com afinco ao estudo das palavras, consultando regularmente o dicionário.
A sinopse do livro "Clarice Bean, não olhe agora!" dá uma ideia do tipo de aventura que a menina experimenta. "Clarice Bean descobre, na marra, que as piores preocupações são aquelas que nunca tinham passado pela cabeça dela. Enquanto ela se preocupava com o infinito, com o sentido da vida e com uma maneira de evitar que o Miguel, seu irmão mais novo, comesse todos os biscoitos de chocolate da casa, coisas ab-so-lu-ta-men-te mais perturbadoras estavam por acontecer... Tipo assim: depois que o teto da casa dela desabou, surpresas inimagináveis envolvendo sua família e amigos começaram a despencar também. Coisas que nem mesmo os incríveis conselhos da espiã-mirim Ruby Redfort poderiam resolver. Como será que Clarice Bean vai enfrentar essa barra?
".
-
Coleção Querido Diário Otário - A menina Jamie Kelly que tem 12 anos, mora com a mãe, uma péssima cozinheira, com o pai e seu cachorro Fedido, um Beagle meio pulguento, e escreve um diário por mês. Nestes diários ela conta suas histórias na escola, com a amiga Isabela, e a Angelina, uma menina loira e bonita que Jamie odeia.
Os livros têm todos os ingredientes que as meninas adoram. Falei da coleção neste post
AQUI.
-
Como Sobreviver em Família - O livro de Catherine Mathelin e Bernadette Costa-Paredes aborda os temas familiares em uma linguagem bem-humorada, mostra o ponto de vista da criança e dá dicas de como a própria criança pode facilitar as coisas e traz dicas legais.
A Ana Luiza recorreu várias vezes ao livro e resolvemos algumas situações familiares de forma bem divertida. Falei do livro neste post
AQUI.
-
Coleção Pipi Meialonga - Esses são clássicos! Eu li Pipi Meialonga quando tinha esta idade (10 anos) e fiquei encantada com as aventuras da menina de nove anos órfã, que mora em uma casa na chamada Vila Vilekula com o macaco Sr. Nilson e seu cavalo. Pipi é uma menina que se vira sozinha, arruma a casa, é esperta, dinâmica e muito forte. Pipi encanta e emociona.
-
Diário de Uma Garota Nada Popular - Nessa séria a protagonista Nikki é uma menina normal como todas. Nada de garotas fantásticas, heroínas, meninas sem graça que se transformam em populares. Nikki tem uma família carinhosa, uma irmã que perturba o tempo todo, duas melhores amigas, uma amiga invejosa e um amor não correspondido.
E o volume "Tudo sobre mim" é no estilo interativo em que a criança vai preenchendo as informações diariamente.
Coisas Que Toda Garota Deve Saber - livro de Samantha Rugen enfoca de forma bem-humorada questões relacionadas à estética como cabelos, pele, tipo de corpo, estilo de roupa, maquiagem. Tudo o que interessa a uma teen. Os pré-adolescentes têm muitas curiosidades e dúvidas sobre as mudanças que ocorrem em seus corpos e sobre o comportamento do sexo oposto. E este livro traz ótimas respostas.
Eu li com a Ana Luiza por indicação da psicóloga na época e o mais interessante foi o questionário que tem no final do livro sobre autoconfiança. Esse nos possibilitou maior troca e pude perceber como a Ana Luiza está se sentindo. Gostei muito do resultado.