terça-feira, 13 de junho de 2017

Forte de Copacabana - Turistando no Rio



Ah esse Rio de Janeiro... tão cheio de opções de lugares lindíssimos que às vezes a gente fica um bom tempo sem fazer um passeio naquele cantinho mágico, com vista incrível, cheio de história e muita tranquilidade e sabor. Tudo junto em um mesmo local, o Forte de Copacabana.

Dica de passeio no Rio de Janeiro - Forte de Copacabana


Pois é, com tantos lugares para se visitar no Rio, eu acabei me esquecendo do Forte de Copacabana por um tempinho. Mas na semana passada resolvi me perder pelo Rio sem destino e acabei tendo uma manhã deliciosa neste que é um dos meus lugares preferidos.
Mas preferido por que? O que faz o passeio ao Forte de Copacabana valer tanto a pena? Ah, são várias as razões. Vamos lá:

- É superorganizado, limpo e seguro;

O que fazer no Rio com crianças - Forte de Copacabana


- É muito lindo e tem uma vista incrível para um dos maiores cartões postais do Rio, o Pão de Açúcar. Já no início do passeio ficamos encantados com a vista e a tranquilidade. 

Onde ir no Rio com crianças e adolescentes - Forte de Copacabana


- Abriga o Museu Histórico do Exército. Você sabia que em 2013, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi considerado o 5º melhor museu do país para visitação pelo Prêmio “Traveller’s Choice”, também concedido pelo site TripAdvisor?


Museu Histórico do Exército

- Conta com dois locais ótimos para comer. A tradicional Confeitaria Colombo, ótima para um café da manhã (mas precisa chegar cedo), um encontro com os amigos, um lanche da tarde, ou simplesmente um café de frente para o mar.

Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana

- O outro local é o 18 do Forte. Muito bom! Experimentei o café da manhã e vou contar em outro post.

18 do Forte no Forte de Copacabana


- Tem sombra, tem brisa, tem banquinhos para relaxar

Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro - Forte de Copacabana

- Tem vista para o mar, para toda a extensão da Praia de Copacabana e  e com frequência podemos ver tartarugas nadando.

Visita ao Forte de Copacabana no Rio de Janeiro

- O acesso a Fortaleza e Bunker é permitida e interessante.

Forte de Copacabana com crianças

Lá dentro o caminho é feito por galerias e a sensação de estar em um labirinto dá um toque de aventura ao passeio.

O que fazer no Rio com Crianças

O acervo é meio louco (eu acho) com balas, engrenagens de canhões e metralhadoras, salas que mostram como era a vida dos soldados que ficavam no forte (bem rústica, nada fácil).

Lá dentro fica a Capela de Nossa Senhora de Copacabana, bem charmosa. Uma ótima oportunidade para fazermos um agradecimento.

Praia de Copacabana com crianças


- Tem escadas para subirmos, mas vale muito a pena. É pelas escadas que chegamos ao exterior da fortaleza. É ali  que encontramos o canhão de longo alcance utilizado nas atividades bélicas.


Esta área atrai visitantes diversos. Crianças adoram, adultos se encantam, namorados se enamoram e até alguns saguis que ficam por ali pegando um sol e curtindo a brisa do mar (observe entre os dois braços do canhão o "serzinho" se coçando). 



- Tem mais vista da cidade maravilhosa. Não bastasse o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana, nesta área conseguimos admirar as belezas da Ilhas Cagarras, Praia do Diabo e Pedra do Arpoador.


- E a gente fica linda na selfie. 



Vai dizer que não são motivos mais do que suficientes para ter o Forte de Copacabana como um dos passeios queridinhos do Rio de Janeiro?

Ah, mais uma coisinha... 

- Tem história. Tem gente de todas as idades aprendendo e conhecendo mais da história da cidade.



Além de tudo isso, o forte normalmente conta com alguma programação legal. Já vimos exposições, shows de música, entre outros eventos. 

A nossa dica é ir à tarde e depois aproveitar para brincar com as crianças na areia da Praia de Copacabana no Posto 6, elas amam! Me deu saudades desses cachinhos da Sofia...



Outra pedida é ir mais cedo, já de roupa de banho, e aproveitar para praticar SUP na Praia de Copacabana. ALi no posto 6, bem encostado ao forte tem várias opções para aluguel das pranchas e o mar e quase sempre parado.  



Serviço

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1
Sem estacionamento
Horário de funcionamento
 - do Museu: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h30. 
 - Alameda, Cúpula dos Canhões, Cafés e Loja funcionam de terça a domingo, das 10h às 20h.
Entrada: R$ 6. Meia entrada para estudantes, idosos e professores. Gratuidade para militares, seus dependentes, maiores de 80 anos, grupos agendados e menores de 10 anos.
Pagamento: apenas em dinheiro.


Veja também os posts:

- Fortaleza de São João.





Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Uauuu, quanto lugar legal! Não conheço muito bem o RJ mas tenho como meta conhecer. Adorei as dicas e as fotos e com certeza passarei pelo Museu, quando viajar para o Rio. Parabéns pelo Post! bjooo

    ResponderExcluir
  2. Amo passear contigo nesses posts! Precisamos lembrar de turistar mais vezes na nossa própria cidade! Obrigada por me lembrar de vez em quando!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo o lugar, adorei conhecer mais um canto do RJ

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Um lugas espetacular, pra não dizer um sonho. E quem disse que o Rio não tem suas coisas boas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo