quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Irmãos Campana - 35 Revoluções em exposição no MAM-Rio



Desde fevereiro sem entrar em um museu, sem ver uma exposição de arte. Que saudade que eu estava! Mesmo ainda evitando ao máximo do máximo entrar em lugares fechados, não resisti, não consegui segurar a onda. Resolvi verificar como estaria o MAM - Museu da Arte Moderna do Rio. Entre as exposições em cartaz, o meu foco era a "Irmãos Campanha - 35 Revoluções".




Imaginei que o museu estaria vazio, mais vazio até do que a minha própria casa, que eu teria um MAM só pra mim. E foi praticamente isso. 

A exposição, a maior já realizada por Humberto e Fernando Campanha, está sensacional com obras que misturam design e arte. 

Já na entrada nos deparamos com uma enorme parede de cobogós. São cerca de 1,6 mil tijolos terracota vazados que têm uma palma da mão aberta como elemento de repetição, sinal ao mesmo tempo de alerta e saudação. 

Os espaços vazados entre as mãos espalmada despertam a curiosidade e instigam a ver o que tem ali por trás daquela parede que não é uma barreira e sim um convite. 



Ao entrar nos 1,8 mil metros quadrados do segundo andar do icônico edifício do MAM Rio somos tomados pela arte criativa e irreverente da premiada dupla. A partir daí são mais de 100 peças de design e esculturas que encantam.

As peças são provocadoras e convidativas. Eu tive vontade de fazer p(arte) de muitas delas como esse lustre.


Tive que segurar a vontade de me jogar nos diversos sofás feitos com utilização de materiais variados e inusitados.


Assim como a parede de entrada, outras peças também fazem referência ao Nordeste brasileiro como esse armário chamado "Cangaço Cabinet" que eu achei lindo na forma e nas cores.


Espelhos que nos fazem querer refletir nas obra, nos sentir parte da exposição


Outros momentos conseguimos brincar com a peça exposta. Eu e a Ana Luiza, minha filha, brincamos de nos completar. Meu corpo nas pernas dela e vice-versa. 


Montagens ousadas e coloridas.


Eu simplesmente adorei esse lustre. 


Que vontade louca de me sentar nessa poltrona. Não sei se eu me sentiria uma rainha em seu trono, uma libélula em um flor de lótus, ou um bebê acolhido entre mãos enormes em concha. 


Fiquei encantada com as cores dessa peça.




E de muitas outras, mas não dá para mostrar todas no post.

Para compor a exposição foi montado um efeito cênico perfeito, lindo e convidativo. A cenografia foi feita em colaboração com a Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia, organização criada por Gringo Cardia e Marisa Orth no Rio de Janeiro e estão presentes na entrada, na paredes e no telhado sensacional.



E também em toda a exposição em sim entre as montagens, pontuando e dando ritmo a esse enorme espaço estão mais de uma centena de elevadas torres, recobertas de palha de piaçava. Funcionando como troncos de uma estranha floresta, em uma clara alusão à questão ambiental.

A exposição que foi inaugurada em 14 de março e fechada no dia seguinte por conta das medidas de segurança para conter a pandemia do Corona, reabriu agora em setembro com todos os protocolos de segurança: venda de ingressos on line com horário marcado, aferição de temperatura na entrada, uso de máscara obrigatório, todos os funcionários com proteção, álcool gel disponível, capacidade de visitantes controlada. 

E garanto que está com muito menos visitantes do que o permitido. Deu pra manter o distanciamento de muitos metros de qualquer uma das poucas pessoas que ali estavam. Deu até para fazer fotos de todas as obras com calma e sem nenhum intruso. Tranquilo.

Por um lado fiquei feliz de ter uma exposição praticamente para mim (egoísmo) e poder percorrê-la com calma sem concorrer com ninguém para apreciar as obras. Por outro lado fico triste de ver que o povo se aglomera em bares e festinhas que não são permitidas ainda, mas não vão prestigiar a arte e a cultura em um museu. 


Esse é o 19º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

27 comentários:

  1. Um show de exposição.Adorei os barrados das mãos. Tudo lindo! beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. nossa, eles são fantásticos. eu tb estou com medo de ir em lugares fechados. eu vi uma mostra deles no ccbb faz um tempo https://mataharie007.blogspot.com/2012/01/anticorpos-fernando-humberto-campana.html
    beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, a cadeira vermelha que estava na exposição que você foi em São Paulo também está nessa exposição que fui aqui no Rio. Tenho foto dela, mas não postei.
      Eu ainda estou bem restritiva com as saídas e escolhendo muito onde ir. Mas acho que já já vou ter que me restringir mais porque os números estão aumentando e essa flexibilização toda, pra mim, é bem irresponsável e motivada pelas eleições que estão por vir.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Fez bem em ir. Temos que voltar a frequentar os locais que gostamos, com todas as cautelas, claro. Eu ia adorar visitar essa exposição.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou voltando com muito cuidado e cautela. Ainda estou bem restrita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Eu estou apaixonada por essas maõzinhas aí.
    Já quero visitar essa exposição com todos os cuidados necessários como você fez.
    Impecável e vou tentar voltar a sair e recomeçar ou refazer o projeto dos 100 lugares em 1 ano. Estou cogitando a possibilidade de começar novamente ano que vem. O que acha?
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, a exposição toda é apaixonante. Mas essas mãozinhas são mesmo encantadoras.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Realmente, a arte é - como dizem - o alimento da alma, e o confinamento obrigatório meio que racionou esse alimento.
    Pelo que vi, vale muito a pena visitar esta exposição. Os trabalhos têm variadas inspirações, mas são todos instigantes.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, esse confinamento está racionando muitos alimentos para a alma. Mas vamos nos cuidando e fazendo o que dá e com a máxima segurança possível.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Queria essa parede de tijolos com mãos numa divisória da minha casa, haha.
    Também achei maravilhoso o sofá, o armário, o espelho e aquela poltrona que lembra o pólen de uma flor *-* Isso é arte né?! Cada qual com sua interpretação.
    Também acho triste que o povo esteja indo à festinhas, mas que não estejam aproveitando pra conhecer arte e artistas, ainda mais em museus como esse, que estão seguindo os protocolos de segurança. Ano que vem pretendo entrar no projeto 100 em 1 também.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, eu espero que no ano que vem a gente consiga desfrutar bem de um projeto como esse do 100 em 1.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Que exposição incrível, Chris. Deu mita vontade de conferir, pena que estou longe. =\
    Amei as obras que mostrou.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Menina, que demais essa exposição! Eu também ficaria louca com tanta poltrona e sofá, que não poderia sentar... kkk Eu vi quando o MAM anunciou a abertura, mas não me animei muito ainda para ir nos museus novamente... Acho que vu esperar mais um pouco para ir, ainda mais que moro mais longe. Mas que bom que você se divertiu bastante. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, a exposição é muito legal. Mas se você não se sente segura, é melhor não arriscar. Melhor esperar mais mesmo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Parece que foi uma ótima exposição.

    Bom fim de semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Émerson, foi sim. Bem imersiva. Gosto assim quando nos visitantes meio que participamos da exposição,
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Pena que não deu para continuar o projeto, mas a vida segue e com o tempo você vai conseguir, nem que seja em período de dois anos KKK.
    Amei a exposição, tava bem tranquila mesmo para você conseguir se fotografar de boa. Aqui em Belém tá uma misericórdia. Praças cheias, aglomerações em bares, ônibus, as vezes lojas, igreja se der bobeira...caos!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é não vai dar para concluir o projeto, mas eu vou seguindo como está dando. Aqui no Rio também. O povo aglomerando em praia, bares, uma irresponsabilidade geral. Mas vamos nos cuidando conforme podemos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Olá,
    Eu nunca fui nesse museu, mas a exposição parece estar bem dinâmica.
    Eu estou rindo com você falando que quis sentar nos sofás pq eu sou do tipo que já chega nos lugares querendo sentar, e aí com umas tentações dessas.

    tenha um ótimo fim de semana,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, tinha uma cadeira feita de plástico bolha. Me vi me jogando nela e imaginei o barulho das bolhas estourando. kkk.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Oi, desejando um excelente final de semana para você, espero outros passeios em museus, é algo que amo.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, muito obrigada. Acho que nessa semana vai rolar um passeio em museu
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo