segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A Espetacular Garganta de Todra e o Oásis de Tinghir

Estou aqui nesses últimos dias de 2020, olhando para trás e revendo tudo o que vivi nesse ano, assim como os planos que ficaram para depois. Foi nesse olhar para trás que revisitei uma das viagens mais sensacionais que fiz, a road trip pelo Marrocos. E como eu sou péssimas com os posts de viagem, é claro que deixei de fazer um monte. Um deles foi desse trecho inesquecível! Um visual cinematográfico!



No dia anterior tínhamos visto o pôr do sol no Deserto do Saara. Achei que nada mais me surpreenderia. Mas o Marrocos é surpreendente do início ao fim. Quando pensamos que a natureza já nos mostrou toda a sua beleza, grandeza e esplendor, ainda temos muito mais com o que nos encantarmos. 

Seguimos estrada afora com destino a Ourzazate. Seriam quilômetros de estrada a serem percorridos nesse trajeto. Mas as estradas no Marrocos não cansam. Pelo contrário, nos empolgam. As paisagens variam bastante a cada trecho, a cada curva - montanhas, desertos, oásis, neve, lagos, pedras, rosas. O caminho em si já é uma atração. 



E no nosso roteiro teríamos duas atrações turísticas, do tipo imperdíveis, do Marrocos: Oásis de Tinghir e a Garganta do Todra.

Confesso que eu estava muito curiosa com o Oásis. Algo que eu só tinha visto em filmes e tinha aquela ideia de um espaço pequeno no meio de um deserto gigantesco. Mais uma vez me surpreendi! O Oásis é enorme! São alguns quilômetros de verde deslumbrante entre montanhas árias. Um contraste de cores de uma beleza avassaladora

O que fazer no Marrocos

Ao longo do oásis passamos por alguns vilarejos construídos ao seu redor, alguns povoados antigos fortificados, que foram construídos de barro, também chamados de Casbás ou kasbahs. A primeira primeira que passamos foi Tinejdad, localizada em Tafilalt, no Vale do Todra. 


O que fazer no Marrocos

É interessante observar como as construções são feitas para se integrarem com a paisagem. Achei isso de uma sabedoria incrível. 

E também para se adequarem as variações de temperatura no verão e no inverno. São construídas com uma mistura de barro e palha.




Em seguida, foi a vez de pararmos para tirar fotos em Tinghir, um dos pontos mais bonitos da estrada. A cidade está localizada em meio a um enorme palmeiral verde, que contrasta lindamente com as montanhas vermelhas do Alto Atlas e as casas construídas em barro.

Tinghir (também chamada de Tineghir ou Tinerhir) é um ponto imperdível na Estrada das Mil Kasbahs. A cidade, localizada no planalto que separa o Alto Atlas do Monte Saghro, uma das montanhas mais altas da cordilheira do Anti-Atlas com mais de 2700 metros de altura, é construída em terraços ao redor de uma parte mais alta dominado pelas ruínas de uma antiga residência, El Glaoui.


O que fazer no Marrocos

 
É uma região, que faz fronteira com o Saara, bem importante para a história do Marrocos. Faz parte da rota de comércio de sal, ouro e escravos entre a África negra e o Marrocos. 


O que fazer no Marrocos

Eu fiquei com vontade de caminhar no interior do oásis. Sei que tem essa opção de passeio e que o visual é incrivelmente belo. Porém não estava no nosso roteiro (infelizmente). 

Dali seguimos para as tais "Gargantas de Todra". Estamos seguindo a estrada passando pelas áreas de oásis, procurando tamareiras com frutas maduras, observando os kasbhas e apenas 17 km depois da cidade de Tinghir, de repente, após uma curva, a paisagem muda nos deparamos com essa maravilha da natureza. De perder o fôlego!

O que fazer no Marrocos

Como se não bastasse, entre os desfiladeiros corre o Rio Todra de águas limpas, transparentes e geladinhas. Não tem como resistir. Tive que seguir caminho por dentro d'água enquanto observava e absorvia a imponência, grandiosidade e beleza deste desfiladeiro.

O que fazer no Marrocos

O “canyon” é todo delimitado por paredes praticamente verticais. A parte mais impressionante são os últimos 600 metros no final da Garganta de Todra. Ali, os enormes paredões de rocha vermelha, que chegam a atingir 160 metros de altura, se aproximam ficando com apenas 10 metros de distância de uma parede a outra. 

O que fazer no Marrocos

A extensão total da Garganta de Todra é de quase 50 km, com várias opções de caminhadas e escaladas. Dizem que normalmente fica bem cheio tanto de locais que passam o dia se divertindo por ali, quanto de turistas que chegam para fotos e vão, como também dos amantes de escalada e caminhadas. Como fomos no final do inverno e chegamos mais para o final da tarde, pudemos aproveitar o local bem vazio. 


O que fazer no Marrocos

O Canyon de Todra é dramaticamente belo e a estrada é uma das mais espetaculares que vi. Fiquei impressionei com a magnitude, com a energia e as cores da Garganta de Todra. Não canso de dizer que o Marrocos é um país com alma. 



Você pode me encontrar também




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

11 comentários:

  1. Que lugar mais incrível Chris, eu adoraria conhecer.
    Desejo um feliz 2021 com muita saúde e felicidade.
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee Chris! Que lugares lindos. Belas fotos também e amei ler os relatos da sua experiência. Um dia ainda vou para essas bandas. Amo o Marrocos.
    Beijos,
    Paloma Viricio 💙💫

    ResponderExcluir
  3. Muito bem!! :)
    .
    Nesta época, de amargo, e doce sentimento
    .
    Beijo. Abraço, e continuação de Boas Festas, com muita saúde.

    ResponderExcluir
  4. Imagino o conhecimento e a experiência que essa viagem te deixou. Vi algumas fotos durante o ano de pessoas que também conheceu Marrocos e eu tenho uma vontade de conhecer também. Mas viagem para o exterior por aqui ainda é complicado para mim :(
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Uauuuu...que lugar fantástico, de perder o fôlego mesmo!
    Seus posts de viagem são maravilhosos, com sentimento e detalhes!
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Realmente espetacular, Chris. Adorei as fotos.
    Bjn

    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Fotos lindas! :) Adorava conhecer Marrocos, quem sabe um dia, né? :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Que lindo. Parece aquele tipo de lugar que faz você viajar pelas culturas.
    Já quero conhecer algum dia!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que sonho de viagem, que lugar maravilhoso. Encantada, sou louca para conhecer, completamente apaixonada por outras culturas.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer 👍💖
    Um 2021 com saúde e muitas viagens!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo