Uma das coisas que está me fazendo falta nessa quarentena é fazer visitas a museus e contros culturais. Costumo fazer isso com frequência no meu horário de almoço. Aproveito que trabalho em uma região cercada dessas oportunidades e incluo um pouco de arte como pausas para recarregar a minha rotina.
Eu já tinha visto que alguns museus pelo mundo afora e pelo Brasil também disponibilizam visitas virtuais aos seus acervos. Mas realmente não tinha me interessado até então em experimentar essa forma de estar em uma exposição.
Esses tempos de quarentena nos apresentam outras formas de ver a vida e opções de lazer. Buscando ocupação para os meus dias em casa eu resolvi fazer um tour virtual por alguns museus.
O L'Orangerie é um museu pequeno e não está na lista dos mais famosos de Paris e por isso, na minha passagem pela cidade, eu acabei o deixando de fora do meu roteiro. Mas fiquei meio que arrependida. Passei ali em frente quando saí da Place de La Concorde e atravessei o Jardin des Tuileries em direção ao Louvre. Mesmo sabendo que é no L'Orangerie que se encontram os imensos e famosos painéis das Ninfeias, de Monet, obra que levou 12 anos para ser completada, eu não entrei.
Saí de Paris com a sensação de que deveria ter feito a visita ao pequeno, mas impressionante, museu. Pois é nele que se encontra parte do que há de melhor da arte impressionista da cidade.
Bom, no ano seguinte a minha filha voltou a Paris com a minha mãe e eu incluí no roteiro delas a visita ao L'Orangerie e pedi que me mandassem fotos. Era uma forma de eu me sentir um pouco lá com elas.
Agora nessa quarentena eu fiz a visita virtual. Entrei no salão oval onde estão os painéis da série Ninfeias,
Fiz a visita virtual e aproveitei para rever as fotos enviadas pela Ana Luiza.
São oito painéis pintados por Monet após a Primeira Guerra Mundial. O objetivo dele com essas obras era proporcionar uma contemplação pacífica e que fosse como poesia para o olhar. Realmente são lindos, impressionantes, e mesmo virtualmente passam essa mensagem.
O painéis retratam plantas aquáticas com iluminação diferentes, algumas ao amanhecer, outras ao entardecer.
Monet se inspirou nos jardins de sua propriedade em Giverny, principalmente sua ponte japonesa sobre um lago repleto de Ninfeias.
A visita virtual nos permite contemplar o conjunto das telas nos distanciando e tendo uma visão ampla. Assim como chegar bem perto e ver os detalhes.
Digo que a visita virtual é interessante para conhecer, mas não é como a experiência de estar dentro do museu e realmente próxima às obras, frente a frente.
Mesmo a sensação de ter o museu só pra gente faz sentir falta do barulho dos outros visitantes, daquele turista que surge na nossa frente justamente quando conseguimos o enquadramento da foto perfeita.
Porém no tour virtual eu consegui acessar apenas o salão oval das Nimphéas, que é a grande atração desse museu. Até achei a acesso ao andar de baixo onde fica a coleção Walter-Guillaume com as demais obras, mas o site não desce as escadas.
Nas fotos enviadas pela Ana Luiza encontrei essa de uma das salas do L'Orangerie.
Uma curiosidade sobre o L'Orangerie é que o prédio que abriga o museu foi construído em 1852 e servia de abrigo de inverno para as laranjeiras do Palácio das Tulherias, – isso explica o nome do museu.
Eu fiz a visita virtual através do Google Arts & Culture buscando por Museu L'Orangerie, neste link https://artsandculture.google.com/partner/musee-de-lorangerie.
Bem que este post podia fazer parte do projeto #100em1, né?
Nas fotos enviadas pela Ana Luiza encontrei essa de uma das salas do L'Orangerie.
Eu fiz a visita virtual através do Google Arts & Culture buscando por Museu L'Orangerie, neste link https://artsandculture.google.com/partner/musee-de-lorangerie.
Bem que este post podia fazer parte do projeto #100em1, né?
Você pode me encontrar também
Olá:- Imagens divinas. Acredito que seja um local muito bonito de visitar
ResponderExcluir.
Votos de um Santo domingo
OI Ricardo é sim. Fiquei com mais vontade ainda de fazer a visita pessoalmente.
Excluirbeijos
Chris
Que bacana nunca fiz essa visita virtual.
ResponderExcluirVale a pena a dica sei que não é como estar lá, mas já ajuda.
Beijos!
Pam Lepletier
OI Pam, é legalzinha. Não se compara a visita presencial, mas é um bom aperitivo para quando não temos a oportunidade de conhecer pessoalmente.
Excluirbeijos
CHris
A tecnologia está muito grande, né? É a a primeira vez que soube de vistas online pelos museus. Eu amo conhecer pessoalmente por causa da emoção de ver pessoas mesmo, mas essa é uma experiencia completamente nova pra mim e que fiquei com muita vontade de testar! Pesquisarei outros museus também haha, como estou em casa é o jeito de aproveitar o tempo livre mesmo. Amei o post e achei a ideia super criativa! Beijoo!
ResponderExcluirSimplesmente Criativa
OI Thayline, eu também adoro conhecer pessoalmente, mas conhecer virtualmente é uma opção para quando não podemos ver de perto ou até para saber o que nos espera na visita presencial.
Excluirbeijos
Chris
Acho muito bom que os museus e outras entidades ofereçam a possibilidade de visitas virtuais (e de cursos on line, etc.). É até possível que a gente aproveite mais uma visita assim do que real, já que nos encontramos numa posição mais confortável e com o tempo de visita estabelecido por nós mesmos, rsrs.
ResponderExcluirNa circunstancia que agora estamos vivendo esse é um programa bem legal.
(ah, Chris, toda vez que venho aqui procuro o quadro de seguidpres e não acho. O bom de seguir é que a gente recebe as atualizações do blog imediatamente...)
Beijo
Querida Chris
ResponderExcluirJuntou o útil ao agradável e também nos proporcionou um bom bocado de tempo passado num magnífico Museu: bem haja!
Um beijinho
Beatriz
Oi Beatriz, muito obrigada. Não como uma visita presencial, mas é um bom tira-gosto.
Excluirbeijos
Chris
Querida Chris
ResponderExcluirAcabei de comentar e o que escrevi...desapareceu.
Só quero agradecer a magnífica visita guiada.
Um beijinho
Beatriz
OI Beatriz, apareceu sim o seu primeiro comentário. Esse blogger às vezes fica meio doido.
Excluirbeijos
Chris
Espetacular! Este é o museu que mais gosto (apesar de não conhecer pessoalmente). Também adoro passear virtualmente.
ResponderExcluirFique bem
blogjoturquezzamundial
Beijos.
Oi Jô, nossa! Quanto tempo! Bom saber que você ainda anda pela blogosfera.
ExcluirVou fazer outra visitinha virtual a algum museu.
beijos
Chris
É muito bacana que alguns museus disponibilizaram o tour virtual. Esse eu não conhecia, mas poder conferir um pouco dessas obras, é sensacional!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
OI Pathy, eu também acho bem legal poder fazer essas visitas. Essa semana eu quero experimentar a visita em algum do Brasil.
Excluirbeijos
Chris
Oi Mamãe
ResponderExcluirAqui em Portugal os museus também estão fazendo essas visitas virtuais.
Nunca tinha oivido falar nesse museu, mas adorei ver as fotos, e as obras de arte desses pintores impressionistas.
xoxo
marisasclosetblog.com
OI Marisa,
Excluirvou aproveitar para visitar um museu português
beijos
Chris
Já ouvi falar de visita virtuais em museus, mas eu nunca fiz. Adorei a dica e vou experimentar. Pelo menos eu saio um pouco mentalmente "de casa" mesmo estando em casa nessa quarentena.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
OI Carol, sair mentalmente de casa é uma boa coisa a fazer nessa época de quarentena.
ExcluirEu vou experimentar outras visitas virtuais.
beijos
Chris
Oi Chris, tudo bem?
ResponderExcluirÓtima dica, especialmente nesse momento de isolamento social. Acho muito legal o que instituições (como museus) estão fazendo pra entreter as pessoas em meio a esse caos todo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih, também estou achando bem legais essas ações culturais. Estou gostando também de assistir as lives nos IGs
Excluirbeijos
Chris
Olá!
ResponderExcluirQue bacana fazer visitas em museus de forma virtual, não conhecia essa modalidade e achei incrível.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
OI Vanessa, é uma boa oportunidade para termos uma ideia sim. Um bom aperitivo para quem vai ter a oportunidade de conhecer de perto e uma oportunidade para quem não terá essa oportunidade.
Excluirbeijos
Chris
Que bacana, Chris, adorei!
ResponderExcluirPode contar passeio virtual, sim, por que não?
Depois dessa "bagunça" toda que o mundo vive, a virtualidade vai dar uma grande acelerada.
Obrigada pelo link, abraço!
Oi Dalva, a virtualidade é nossa forma de conexão, de estar presente, de sair de casa. Só assim por enquanto. Até tudo isso passar.
ExcluirFique bem;
beijos
Chris