Ir à livraria é sempre um bom passeio. Vemos as novidades, folheamos alguns livros, lemos várias histórias e levamos um ou outro exemplar para casa.
As livrarias permitem que os leitores, inclusive as crianças, tenham acesso aos livros e é importante aproveitar esses passeio para ensinar a pegarem um livro de cada vez, tomarem todo o cuidado para não estragar e guardarem exatamente no mesmo local em que pegamos. Eu fico muito chateada quando chega na área infantil de alguma livraria e vejo os livros espalhados pelo chão, as crianças manuseando sem cuidado e sem respeito.
Bom, voltando ao nosso passeio, dessa vez, entre os livros que folheamos, alguns chamaram a nossa atenção.
Enquanto a Ana Luiza procurava algo na sessão teen, eu sentei no chão e li para a Sofia os 4 livros da Coleção Boas Maneiras de Kate Tyn. São histórias alegres que mostram os benefícios de se falar a verdade, de pedir por favor e de dividir os brinquedos. Inicialmente somente a Sofia estava ouvindo a minha contação, depois chegou uma menininha, depois outra criança e depois a Ana Luiza.
Muitas vezes começo contando as histórias para as minhas filhas e quando percebo tem várias crianças ao meu redor. É muito engraçado observar as expressões delas durante o desenrolar das histórias. E sério, eu me divirto muito.
A Ana Luiza também leu para a Sofia. O livro escolhido foi:
"Princesas Moderninhas" da Coleção do Barulho. Essa já é uma coleção mais para o tipo livro-brinquedo.
Acabamos lendo e brincando com os 4 livros da coleção (
"Jogadores de Futebol",
"PUM",
"Nico e Sua Turma" e
"Princesas Moderninhas"). A Sofia e a Ana Luiza apertaram os botões, ouviram todos os sons e acabamos lendo duas vezes (eu uma e Ana Luiza outra) cada um deles. Claro que o que elas mais gostaram foi o
"PUM", que fala de alguns barulhos engraçados do nosso corpo.
A Ana Luiza acabou comprando o livro
"Fala Sério, Mãe", da
Thalita Rebouças, que ela já está lendo e achando muito bom. Eu também vou ler.
Já para Sofia, trouxemos "Volta ao Mundo em 80 Histórias". Como o título já induz são 80 contos tradicionais de 80 países diferentes com 80 culturas distintas, narrados de uma forma nova. O combinado era contar uma história por noite, mas já contamos várias. Estamos doidas para chegar no Brasil. Estamos simplesmente A-MAN-DO.
Saldo positivo, lemos dez livros comprando somente dois.