quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Avatarizamo-nos

Hoje fomos ao cinema ver AVATAR o mais novo sucesso de James Cameron. Gostamos tanto do filme que criamos os nosso Avatares.

Aqui está o Avatar da Ana que pode ser visto no link  Avatar da Ana Luiza



Agora o meu Avatar que pode ser visto no link Avatar Chris


Esses Avatares foram feitos no site do McDonalds em espanhol.
A Simone, a Bia e o Gustavo foram ao cinema conosco e temos aqui os Avatares da Bia e da Simone





Demos boas gargalhadas criando esses Avatares. Só faltou o do Gustavo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Árvore de Natal

Sempre que chego ao Rio pelo túnel Rebouças e vejo a Lagoa Rodrigo de Freitas penso: nossa, como essa cidade é bonita! E nessa época de Natal a Lagoa fica ainda mais bonita com a árvore iluminada. O problema é que fica muito cheia, tumultuada e com engarrafamento. O jeito para curtir a Lagoa e a árvore com mais tranquilidade é durante a semana e cedo. E foi o que fizemos.

Na segunda-feira


Voltamos na terça-feira com o objetivo de irmos de pedalinho até a árvore. Foi superdivertido e também muito cansativo. PEDALAMOS MUUUUITO, mas valeu.


Fizemos até um filminho da Árvore que está aqui.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Cristo Redentor

Sofia estava louca para ir ao Cristo "Rebentor", como ela chama. No final de semana passado tentamos fazer o passeio, mas chegamos por volta das 11h na estação e estava muito movimentada e acabamos cansando de esperar.
Brincamos um pouco no vagão que tem na própria estação, tomamos sorvete e desistimos.


A Ana Luiza não quis ir e a foto que aparece é dela com 7 anos se divertindo no mesmo vagão que a Sofia.



Dessa vez conseguimos. Chegamos cedinho e pegamos o trem bem vazio. Claro que a Sofia ficou impressionada com o tamanho do Cristo. Quando ela olhou para cima falou: "Mãe, o Cristo está caindo". Adorou observar a vista e ver a Lagoa em formato de coração. Também não pode faltar a parada para tomar um picolé, na verdade dois. Mas a grande sensação do passeio foi mesmo o trenzinho.


Quando retornamos a estação mais uma surpresa: encontramos o Papai Noel com direito a bandinha e tudo.


A Ana Luiza e o pai ficaram em casa de preguiça. Tudo bem, ela já fez esse passeio algumas vezes comigo e com a escola. Mas eu aproveito que estou vivendo essa etapa com a Sofia para recordar um pouco como foi com a Ana Luiza. É superinteressante observar as semelhanças e as diferenças.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Confeiteiras

Evoluímos com o bolo de caneca. Agora, além de fazermos uma receita de chocolate original, substituímos alguns ingredientes e fazemos bolos de sabores variados. Trocamos o leite por suco de laranja e fazemos Bolo de Caneca de Laranja. Não acrescentamos o Nescau e sai um Bolo de Caneca de Leite. Substituímos o Nescau por Nesquik e ficou um Bolo de Caneca de Morango superenjoativo. É só chegar uma visita e a Sofia quer logo fazer bolo de caneca. Vó Regi, Gisele e Márcia sabem bem disso.



A novidade agora é confeitar o bolo que não é de caneca. A Ana Luiza quando tinha 4 anos também adorava fazer essa brincadeira.



 

Ana Luiza com 3 anos fazendo um rocambole para ser confeitado com M&M e Bis.


O bolo acima foi enfeitado pela Ana Luiza para uma festa de Halloween em 2003 e abaixo o bolo que a Sofia fez para o lanche coletivo na escola.



DELICIOSOS!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cinéfilos?

Final de semana de muito cinema.
No sábado a Ana Luiza e o Antonio foram ver "Lua Nova". Eu já tinha visto com a Ana Luiza no final de semana anterior.
Eu gostei do filme, mas preferi o "Crepúsculo". O Antonio achou chato. A Ana Luiza gostou, mas preferiu o livro. Aliás, o fato de preferir o livro ao filme deu uma boa conversa entre nós e a Ana Luiza concluiu que lendo o livro ela vê a história com a imaginação dela e no filme assiste a história com a imaginação do diretor.

Enquanto a Ana Luiza assistia "Lua Nova" com o pai, eu e a Sofia vimos "Planeta 51". A Sofia amou. Eu gostei muito. Em casa exploramos um pouco a história do filme, a mensagem de não temer o desconhecido e que podemos aprender com as diferenças.



Resultado, Sofia gostou tanto do filme "Planeta 51" que quis ver novamente com a Ana Luiza no domingo. Usei a minha habilidade de negociação e as convenci de ver "A Princesa e o Sapo" no domingo e durate a semana elas veriam "Planeta 51", já que estão de férias. ACordo feito em família e lá fomos nós quatro assitir "A Princesa e o Sapo".
Eu amei, o Antonio gostou muito, a Sofia gostou, mas preferiu "Planeta 51" e a Ana Luiza gostou.
Mais uma vez conversamos sobre o filme, sobre a mensagem que ele trouxe de equilíbrio na vida, de amor, de ter uma meta e não perder os valores importantes para atingir o objetivo.




Foi um final de semana de muito cinema, com muito convívio, aproveitando a oportunidade para reforçar alguns valores. E teve muita pipoca também, por que cinema sem pipoca é igual a namorar sem beijar. Simplesmente não rola.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O tempo voa!

Piscamos os olhos e elas já não eram mais bebês.


Mais uma piscadinha, dois anos se passaram:



elas cresceram, apareceram e até se apaixonaram por um tal de Edward.



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rio da Sofia

O Pão de Açúcar


O Cristo Redentor (o da Sofia é o primeiro da esquerda para a direita) e a máscara de carnaval com o formato das mãozinhas.


Orgulhosa dos seus trabalhinhos.



A blusa pintada com o ponto turístico preferido, com a mamãe, uma irmã e uma amiguinha.



O papai foi assistir uma apresentação, ficou muito orgulhoso da filhota, só não saiu na foto.
E ainda teve uma linda apresentação da turminha cantando o "Samba do Avião" do Tom Jobim. Eu simplesmente amei o sambinha no pé da Sofia. Um pouquinho dessa brincadeira está nesse vídeo.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Horário de Verão

Gente, eu simplesmente AMO o horário de verão. Sair do trabalho com o dia claro é tudo de bom.
Hoje, depois de duas semanas trabalhando até tarde, sem poder aproveitar esse benefício, sai às 18h em ponto (nem um minuto a mais, nem um minuto a menos). Cheguei em casa com o dia quente e claro. Peguei as meninas e fomos para a piscina. Só saímos de lá às 20h. Nossa, foi super-relaxante e elas ficaram ultramegapowerfelizes. Sofia ficou tão cansadinha que me deixou ver a novela toda, ficou deitadinha no sofá bem quietinha (nem acreditei). A Ana Luiza ficou supertranquila jogando no computador e a Xina, imóvel, deitada no meu pé. Momento raro!
Na semana que vem vou aproveitar o horário de verão andando de bicicleta na Lagoa.

domingo, 15 de novembro de 2009

Meninas Arteiras

Final de semana de muito calor e de pouca disposição para sair. No máximo uma piscina. Além disso ficar só no ar condicionado. Então a brincadeira foi transformar aquelas duas caixas que iriam para o lixo em um porta-chaves ou porta-bijuterias.


Os polvos da Ana Luiza e da Sofia ficaram assim:



Esse porta-biju vai ser presente para uma Vó Regi.


Depois do polvo porta-biju fizemos uma bolsa, eu e a Ana Luiza. Ela leu o livro Uma Bolsa Amarela de Lygia Bojunga na escola. Como resultado do trabalho tinha que fazer um texto e confeccionar sua própria bolsa. A bolsa descrita pela Ana Luiza era verde com uma borboleta  lilás e com um bolso interno.
Fomos buscar pela casa o que poderíamos utilizar para confeccionar a tal bolsa. Encontramos: uma bermuda verde (da mamãe aqui), fitas de cetim, enfeites de árvore de Natal, botões e etc.
E assim foi sendo feita a transformação da bermuda em bolsa.

Parte da frente:


.
Parte de trás e bolsa pronta:


O que restou da minha bermuda:



terça-feira, 10 de novembro de 2009

De irmã para irmã

A Ana Luiza tinha uma boneca que era especial para ela, um bebê do milagre.



Quando a Sofia estava com 1 aninho a Ana Luiza deu uma Miracle Baby para a irmã mesmo eu avisando que a Sofia ainda era muito pequena para esse tipo de boneca. Como o presente representava o carinho e o amor pela irmã mais nova, eu não podia impedir.

A Sofia amou a boneca, brincou e muito, mas claro, não soube cuidar. A Miracle ficou tão prejudicada que passou a ser chamada de Tra-ta-tá Sequelada.



Agora, 3 anos depois, o estado da Tra-ta-tá era um pouco pior, mas o amor da Sofia pela boneca era o mesmo.
O Antonio resolveu fazer uma arrumação na casa e encontrou aquela velha boneca e simplesmente a jogou fora. Assim, tão simples assim: está velha, joga fora. Resultado: quando a Sofia sentiu a falta da Tra-ta-tá Sequelada e foi aquele choro sentido.
Eu inventei que um Tra-ta-tá tinha ido para o Depósito do Descanso das Bonecas e contei como foi comigo quando a minha boneca Amiguinha foi para lá. A Sofia gostou da história, pediu para repetir algumas vezes, mas logo voltava a sentir falta da sua boneca. 
O pai prometeu comprar outra igual, mas ela queria a dela, não uma boneca nova. Foi um sábado inteiro de choradeira até que no final da tarde a Ana Luiza pegou uma sua Amazing Ananda, irmã mais velha da Miracle, e deu para a Sofia.
A Ana Luiza ensinou a Sofia a brincar com a Ananda, elas se distraíram, se divertiram juntas. Um pouquinho dessa brincadeira está nesse vídeo.

A Sofia continuou sentindo a falta da MiracleTra-ta-tá Sequelada, só que mais conformada. O pai deu outra MIracle para ela que gostou, mas afirmou que queria mesmo a antiga. Na verdade elas estão se divertindo muito, Sofia como as duas filhas e a Ana Luiza com as suas sobrinhas.




De qualquer forma fiquei muito feliz e orgulhosa com uma atitude da Ana Luiza demosntrando carinho, amizade e amor pela irmã e desprendimento.





sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Totalmente Diferentes

Nessa fase a Ana Luiza gostava de se vestir igual a Sofia.


Três anos depois... A Sofia que quer vestir-se igual a Ana Luiza.


Algumas vezes podem estar iguais na aparência, mas têm são personalidades totalmente diferentes.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Passeio à livraria

Ir à livraria é sempre um bom passeio. Vemos as novidades, folheamos alguns livros, lemos várias histórias e levamos um ou outro exemplar para casa.

As livrarias permitem que os leitores, inclusive as crianças, tenham acesso aos livros e é importante aproveitar esses passeio para ensinar a pegarem um livro de cada vez, tomarem todo o cuidado para não estragar e guardarem exatamente no mesmo local em que pegamos. Eu fico muito chateada quando chega na área infantil de alguma livraria e vejo os livros espalhados pelo chão, as crianças manuseando sem cuidado e sem respeito.

Bom, voltando ao nosso passeio, dessa vez, entre os livros que folheamos, alguns chamaram a nossa atenção.

Enquanto a Ana Luiza procurava algo na sessão teen, eu sentei no chão e li para a Sofia os 4 livros da Coleção Boas Maneiras de Kate Tyn. São histórias alegres que mostram os benefícios de se falar a verdade, de pedir por favor e de dividir os brinquedos. Inicialmente somente a Sofia estava ouvindo a minha contação, depois chegou uma menininha, depois outra criança e depois a Ana Luiza.

Muitas vezes começo contando as histórias para as minhas filhas e quando percebo tem várias crianças ao meu redor. É muito engraçado observar as expressões delas durante o desenrolar das histórias. E sério, eu me divirto muito.




A Ana Luiza também leu para a Sofia. O livro escolhido foi:  "Princesas Moderninhas" da Coleção do Barulho. Essa já é uma coleção mais para o tipo livro-brinquedo.

Acabamos lendo e brincando com os 4 livros da coleção ("Jogadores de Futebol", "PUM", "Nico e Sua Turma" e "Princesas Moderninhas"). A Sofia e a Ana Luiza apertaram os botões, ouviram todos os sons e acabamos lendo duas vezes (eu uma e Ana Luiza outra) cada um deles. Claro que o que elas mais gostaram foi o "PUM", que fala de alguns barulhos engraçados do nosso corpo.



A Ana Luiza acabou comprando o livro "Fala Sério, Mãe", da Thalita Rebouças, que ela já está lendo e achando muito bom. Eu também vou ler.

Já para Sofia, trouxemos "Volta ao Mundo em 80 Histórias". Como o título já induz são 80 contos tradicionais de 80 países diferentes com 80 culturas distintas, narrados de uma forma nova. O combinado era contar uma história por noite, mas já contamos várias. Estamos doidas para chegar no Brasil. Estamos simplesmente A-MAN-DO.



Saldo positivo, lemos dez livros comprando somente dois.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vampiro ou Lobisomem ?

Eu e a Ana Luiza estamos lendo:


Na verdade já lemos Crepúsculo e Lua Nova.
Eu estou lendo Eclipse que a Ana Luiza já leu. Ela está agora no último livro da série, pelo menos aqui no Brasil, que é o Amanhecer.

Dessa vez não estou lendo para ela nem com ela. Realmente estou lendo para mim os mesmos livros pelos quais a Ana Luiza também se interessa. E estou gostando muito dessa fase. De compartilhar com a minha filha essa escolha.

O legal é que ficamos o tempo todo conversando sobre o livro, comentando, et...

A pergunta mais frequente que a Ana Luiza me faz é:
- Se você fosse a Bella, com quem você ficaria? Com o Edward ou com o Jacob?
- Se eu fosse a Bella não ficaria com nenhum dos dois. Qualquer uma das duas opções é uma escolha muito difícil e que traz consequências muito perigosas. (Essa é a resposta que, como mãe, eu acho que devo dar. A resposta como amiga seria o Jacob)

É claro que ela não gosta dessa resposta. Prefere quando eu me mantenho no mundo da ficção e respondo que eu escolheria o Jacke, que faz mais o meu estilo. Já a Ana Luiza prefere o Edward porque ele é mais bonito.

Hoje estávamos lendo deitadas e ao passar por um episódio eu falei:
- Essa Bella é muito maluca!
E morri de rir com a resposta da Ana Luiza.
- Maluca nada! Você que é normal demais.

Estou adorando tê-la como companheira de leitura.
E assim que Lua Nova for lançado nos cinemas, estaremos lá, assistindo.

sábado, 17 de outubro de 2009

Dia cinzento, tarde colorida

Sábado de chuva, fazer o quê? Começamos com uns joguinhos no computador e em todos eles a atividade preferida da Sofia era colorir. Entramos no site da Moranguinho, brincamos um pouquinho e resolvemos imprimir os personagens para colorir. Resultado: uma tarde inteira pintando. Que tranquilidade! Sentadas na mesa da sala colorindo, sugerindo cores, trocando opiniões, sem agitação, mas com muita diversão. A Ana Luiza participou um pouco da brincadeira, mas preferiu ficar mesmo no msn com as amigas.

Os desenhos coloridos a quatro mãos (mãe e Sofia) e um colorido a seis mãos (mãe, Ana Luiza e Sofia):

Os brilhos foram todos pintados pela Sofia, é claro. Se bem que, uma Ana Luiza colocou uns brilhinhos também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo