Olha, me superei nesse risoto! Ficou colorido, bonito e muito gostoso. De comer com os olhos e com a boca. Também, né? Foi feito com o coração!
Resolvi fazer um risoto para a Ana Luiza, mas não sabia de que sabor. Sabia apenas que queria experimentar algo diferente das receitas já testadas.
Como nunca fiz risoto de frango, eu decidi que essa seria a base. Como frango é, para mim, algo meio sem graça, pensei em dar um toque especial colorindo o risoto. Assim temperei com açafrão e usei ervilhas frescas, cenoura ralada e tomates cereja.
Amarelo, verde, laranja e vermelho! Colorido ficou!
Para dar um toque especial e demonstrar todo o meu amor pela minha filha, decorei com um coração crocante de queijo parmesão. Lindo ficou!
Quando demos a primeira grafada, nos surpreendemos! Saboroso ficou!
Como eu fiz? Vou contar!
O que utilizei:
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 1/2 litro de caldo de frango caseiro;
- 2 cebolas média picada;
- 3 dentes de alho picado;
- 30 g de manteiga sem sal;
- 150 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 200 g de queijo parmesão ralado.
- 20 tomatinhos cereja cortados ao meio;
- 1 cenoura média ralada no fio grosso;
- 2 punhados de ervilhas frescas;
- sal e pimenta a gosto;
- salsa e cebolinha picadas;
- 2 peitos de frango grandes.
Como fiz:
Cortei os peitos de frango em quadradinhos. Refoguei o frango cortado em um frigideira com um fio de azeite, um colher de sobremesa de manteiga, uma cebola picada, e o alho picado e reservei. O frango foi finalizado no arroz.
Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, uma cebola picada e deixei "chorar”. Acrescentei o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Coloquei 150 ml de vinho, sempre mexendo, e deixei apurar. Assim que o arroz ficou quase seco comecei a adicionar o caldo de frango que estava fervendo. Fui colocando duas conchas de caldo de legumes por vez sempre misturando.
Após 10 minutos de cozimento, faltando 10 minutos para o arroz atingir o ponto ideal do risoto, acrescentei o frango refogado e continuei adicionando uma concha de caldo de frango por vez (até então estava adicionando de duas em duas conchas).
Após 15 minutos de cozimentos, 5 após acrescentar o frango, adicionei a cenoura ralada e as ervilhas, e continuei adicionando a concha de caldo de frango.
No final do cozimento, aproximadamente 20 minutos após o início do processo, desliguei o fogo, adicionei o queijo parmesão ralado e misturei bem. Finalmente coloquei os tomate cortados.
Servi nos partos, salpiquei salsa e cebolinha e decorei com o coração de queijo parmesão.
Fazer os corações de queijo parmesão é muito fácil! Fica supergostoso e dá um toque especial de carinho e amor ao prato.
Untei um tabuleiro com um fio de azeite. Preenchi as formas de biscoito em formato de coração com queijo ralado e levei ao forno a 220ºC por 10 minutos aproximadamente. Retirei, deixei esfriar um pouco e retirei com a espátula.
Já o caldo de frango eu fiz usando a receita do caldo de carne. Apenas substituí a carne pelo frango.
O que utilizei:
- 1 frango inteiro (aproximadamente 2 kg)
- 3 litros de água;
- 1 cenoura cortada em pedaços;
- 3 talos de aipo;
- 1 cebola cortada em pedaços;
- 2 folhas de louro;
- sal e pimenta do reino preta a gosto.
Como fiz:
Juntei todos os ingredientes em uma panela e levei ao fogo. Assim que a água ferveu, eu abaixei o fogo, tampei deixando uma fresta e deixei cozinhar por uma hora (mais ou menos). Assim que ficou cozido, retirei do fogo, deixei descansar por 15 minutos. Retirei o frango e peneirei o caldo.
Faço e deixo congelado para quando surgir uma receita. coloco em forminhas de gelo e levo para o congelador. Depois transfiro para sacos plásticos e conservo congelado por até 3 meses.
Outras receitas de risoto já testadas e aprovadas:
Você pode me encontrar também