No domingo nós fomos contribuir com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Um evento mundial de voluntários que é coordenado pela ONG The Ocean Conservance.
Quando soube do evento, que conta com o apoio da Coca-Cola e assim garante que este alcance locais diferentes e distantes, quis logo participar. Não iríamos perder a oportunidade de fazer a nossa contribuição, né? Afinal, a gente adora desfrutar do contato com a natureza, gosta de um mergulho na praia e um banho de rio. E claro que a gente quer ter a possibilidade de frequentar locais limpos, saudáveis e cheios de vida.
Então lá fomos nós com todo o nosso espírito colaborativo e prontas para muita diversão. A minha amiga Simone, que é bióloga por formação, nos acompanhou nesse domingo supergostoso!
As crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a fauna marinha da praia da Urca. Foi incrível saber que ali tem tantos animais diferentes. Aprenderam a diferenciar siri de caranguejo, a identificar um siri fêmea e um siri macho. Viram baiacus, estrelas-do-mar, ouriços, caranguejo palhaço e corais.
Conheceram também esse feioso aí. Descobriram que ele é o pepino-do-mar e tem uma função muito importante na limpeza das praias. Ele absorve a areia com organismos, se alimenta desses organismos e expele a areia limpinha. Legal, né? Então, nada de preconceitos! O bichinho é feio, mas é muito importante como todos os outros.
Viram que apesar de muita vida essa praia tem bastante lixo. Este, além de deixar as praias mais feias e desagradáveis de ser frequentada (afinal ninguém gosta de entrar em um mar cheio de plástico, papéis, vidros e coisas do gênero. Bate aquele nojinho!), prejudica muito a vida marinha. Por exemplo, os micro-organismos aproveitam as garrafas PET que se depositam no fundo do mar e constroem colônias ali. Diversos seres vivos passam a viver nessas nessas colônias. Acontece que quando a maré enche as embalagens PET, que são leves, são levadas para a areia com toda aquela vida que acaba morrendo. Triste, né?
Seria muito mais fácil se esse lixo todo tivesse um destino mais adequado, como a reciclagem e o reaproveitamento. Afinal, tem tanta coisa que se pode fazer com esse material é muito mais do que lixo, é material reaproveitável. E como exemplo de reaproveitamento viram uma competição de
stand up paddle com pranchas feitas de garrafas PET.
Depois de tanta informação foi a hora de colocar a mão na massa, dar a nossa contribuição e limpar um pouco essa praia que merece ser bem-cuidada como todas as outras.
Entre mergulhos e brincadeiras a garotada, e alguns adultos também, encheram um saco de lixo. O que mais impressionou foi a quantidade de vidro que encontraram por lá.
Foi um domingo ótimo que nos deixou felizes pelo lazer, pela alegria de estar praticando a cidadania e por encontrar os amigos. Eu tive a oportunidade de estar com a família da
Tiffany Stica, “
Blog da Ti”, e da
Sam “
A Vida Como a Vida Quer”.
Também foi muito recompensador ouvir o Gustavo e a Sofia dizerem que estavam se sentindo felizes porque ajudaram a praia ficar mais limpa.