Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nossos Momentos: Café da Manhã Divertido

No decorrer da semana passada nossos cafés da manhã foram mais saborosos porque estavam com um toque divertido, uma demonstração de carinho e com declarações de amor.

Começamos cada dia da semana com uma surpresa: 

Coelho apaixonado.

sanduíche de coelho em formato de coração

Mãe coruja babona.

sanduíche de coruja em formato de coração

Ovelha romântica.

sanduíche de ovelha em formato de coração

Peixinho amoroso.

sanduíche de peixe em formato de coração

Vasinho de amor.

Frutas em formato de coração

Permitir que o dia nos ofereça surpresas faz termos vontade de pular da cama para nos jogarmos na vida.

Outras ideias para cafés da manhã (ou lanches) divertidos podem ser vistos nos links abaixo:

- Animais do jardim;
- Primavera (flores e jardins);
- Declaração de amor (corações).

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.




Lembrem-se:



domingo, 29 de setembro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmalte + Comida Caseira

Hoje a Blogagem Coletiva de esmaltes proposta pela Fernanda Reali está saborosa, apetitosa e deliciosa com o tema esmalte e comida caseira.

Comidinha feita em casa com carinho, cuidado e aquele toque exclusivo é boa demais. Eu que trabalho fora e sempre almoço na rua dou muito valor as refeições feitas em casa e desfrutadas na intimidade do lar.

A comida caseira mais tradicional aqui em casa é a típica refeição brasileira: arroz, feijão, um tipo de proteína (peixe, frango ou carne) e salada.

Para a salada ficar atrativa eu procuro variar bem os sabores e as texturas dos ingredientes. Essa salada de folha com molho de manga que aprendi a fazer na aula de culinária Detox com a nutricionista Carol Morais é um exemplo de que não precisamos de muitos itens diferentes para fazer uma ótima salada.

O que utilizamos:

Para a salada

- folhas de alface verde bem lavadas;
- folhas de alface roxa bem lavadas;
- algumas tiras de damascos secos;
- algumas amêndoas (pode ser castanhas);

Para o molho

- 1 manga;
- 20 folhas de hortelã bem lavadas;
- 1 colher de sopa de azeite;
- sal a gosto.

Como fizemos:

O molho

Batemos todos os ingredientes no liquificador.

A salada

Cortamos as folhas com as mãos e espalhamos no prato. Espalhamos o molho por cima, arrumamos as tiras de damasco seco e salpicamos as amêndoas. A mistura do salgado com o doce acrescida do frescor da hortelã com a crocância das amêndoas dá um sabor muito especial às folhas de alface.


Para essa blogagem eu estava com o esmalte Risoto de Mandioquinha da coleção Gastronomia da Risqué. A princípio eu gostei da cor laranja mais para o tom cenoura que aliado ao nome combinaria bem com o tema da blogagem. Mas depois de uma hora com essa cor nas unhas eu já estava completamente enjoada dela.

Coleção Gastronomia da Risqué

Então troquei para o vermelho do Santa Gula também da Risqué que nesse dia combinou com a nossa comidinha caseira bem tradicional: arroz, feijão, picanha de suíno assada e salada de maionese. Só faltou uma farofinha.

Coleção 7 vermelhos da Risqué

Bem melhor!

Coleção 7 vermelhos da Risqué

Outra comida caseira que é sucesso aqui em casa é o estrogonofe com arroz e batata palha. Nesse caso o nosso toque especial fica por conta de substituir o creme de leite por requeijão light (uso o Danúbio da tampa rosa por ter o sabor menos acentuado) na receita do estrogonofe. Já a batata palha é assada no forno. Fica bom demais!


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #83

Esta semana foi uma verdadeira loucura! Teve muita emoção e muitas Pequenas Felicidades para compartilhar na BC da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.


- Encontro de amigas blogueiras na Colombo. Esses encontros são sempre motivo de alegria e de renovação de energia. Nada melhor do que estreitar as relações criadas através da tela do computador, através do olho no olho, da conversa a viva voz, dos sorrisos e abraços. Mas esse encontro foi mais especial por ser comemoração de aniversário da Maybe, do blog "Feita de Água". Além disso, o econontro aconteceu na belíssima Confeitaria Colombo, ponto tradicional do Rio de Janeiro.



Experimentei esse pastel de caipirinha. Muito bom!



A Fernanda Reali fez um post dedicado a esse encontro. Quem quiser saber mais detalhes e ver mais fotos basta clicar AQUI.

- 4º Encontro de Blogueiras em SP - Eu fui! E contei neste post AQUI.

- Almoço na casa da minha amiga Simone. Passamos uma tarde maravilhosa entre amigos. O almoço preparado pelo marido da Simone estava delicioso, a conversa estava ótima, rimos muito, as crianças brincaram, jogaram e nos divertimos pra valer.

A Sofia quis levar uns cupcakes para a Simone. Passamos a manhã preparando-os. Usamos a nossa receita tradicional de bolo de chocolate com guaraná, mas sem o guaraná. Incrementamos com pedaços de chocolate branco, cobrimos com brigadeiro e polvilhamos raspas de chocolate branco. Ficou bonito, fofinho e muito gostoso.

Eu fiquei muito feliz com a iniciativa da Sofia mostrando toda a gentileza querendo retribuir o convite.



- Vi com a Sofia, abraçadinha no sofá, o filme 'As Aventuras de Tadeo". É sempre muito gostoso esse aconchego em casa.




- Estudo com a Ana Luiza. Fico feliz em ajudar a minha filha e ver o esforço, dedicação e responsabilidade dela.

- Almoço na CADEG. Eu adoro sair da rotina, fazer algo diferente, ir a um lugar que eu nunca fui, experimentar um novo restaurante, etc. Dessa vez fui à CADEG que é o Mercado Municipal do Rio de Janeiro pela primeira vez e almocei no restaurante Barsa. Muito bom! Experimentei a bruschetta de bacalhau que estava uma delícia. O prato principal foi Bacalhau Rei (postas fritas no azeite extravirgem com alho dourado acompanhadas de batata, couve, cebola, ovos cozidos e arroz). Maravilhoso!



Momentos especiais acontecem todos os dias na vida de todo mundo. Precisamos estar atentos para percebê-los e valorizá-los, pois são estes momentos que nos dão energia para superar as fases mais difíceis. Aproveitar as coisas simples da vida nos traz mais alegria e leveza para nossa vida.

Que venham mais semanas com momentos simples para todos nós. Curtir a vida vale a pena!





quarta-feira, 25 de setembro de 2013

4º Encontro de Blogueiras em SP - nesse eu fui!

Finalmente eu consegui me organizar e ir ao Encontro de Blogueiras em São Paulo. E que bom que eu fui! Foi um dia muito especial, cheio de emoções e demonstração de amizade.

Começou que na hora de tirar a passagem eu me enganei ao escolher o horário e cheguei em São Paulo supercedo. Achei que ficaria perambulando por São Paulo sem companhia, mas quem tem amiga não fica sozinha, né?

A Adriana Bouzan que escreve no blog "Aprendendo com o Theo", amiga inicialmente virtual e que foi desvirtulizada nos eventos, foi muito gentil, carinhosa e atenciosa. Me pegou no aeroporto bem cedinho e me levou para um passeio muito gostoso.

Primeiro tomamos um café da manhã maravilhoso na padaria Bela Paulista. Foi aquele café da manhã tranquilo onde comemos devagar e conversamos bastante.


Após o café fomos passear na Casa das Rosas que é um espaço cultural montado em um casarão antigo com um jardim lindo em plena Av. Paulista. Lá, eu e a Adri, passeamos pelo jardim, contemplamos a arquitetura da casa e vimos a instalação “Tempo-Vero” do artista Leonardo Tepedino que está no interior da casa.


Ainda fomos ao Espaço Itaú Cultural conferir a exposição "Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata".


Foi uma manhã excepcional, cheia de novidades que me fez muito feliz pela companhia da Adriana e por caminhar por lugares novos para mim. Agradeço do fundo do coração à Adriana que me proporcionou tudo isso.

Depois de me despedir da Adri eu cheguei apreensiva a Padaria e Confeitaria Gêmel. Será que eu iria reconhecer todas elas? Será que elas iriam me reconhecer?

Achei que estava chegando muito cedo e fui preparada para aguardar lendo um livro. Mas que nada! Algumas blogueiras já estavam lá e eu fui timidamente me enturmando. A cada uma que chegava era uma festa. A alegria estampada no rosto.

Só sei que cada sorriso foi especial, que cada abraço foi emocionante, que cada conversa foi uma alegria, cada mimo recebido foi um carinho. Uma troca de energia muito boa.












Foi uma tarde apaixonante e intensa. Uma tarde que me encheu de energia para voltar para casa com a felicidade superando o cansaço e cheia de disposição para contar tudo para as filhas e marido.

As fotos são muitas e não pude colocar todas nesse post. As emoções também são tantas que não cabem aqui. Então deixo aqui os links das amigas que contaram como foi  o encontro. Convido vocês a fazerem uma visita em cada um dos posts abaixo clicando no link no nome do blog:

- Lola SP - Blog Entrei nos enta;
- Lia e Vi - O Tacho da Pepa;
- Andreia Lica - Renovando e Reciclando;
- Vera Moraes - Aqui tem de tudo;
- Andrea Prado - Sem espaço para lamento;
- Aline Mello - Design My Life;
- Luciana Souza - Histórias de uma bipolar;
- Andreia Vask - Sorriso de Flor;
- Lèo - Coisas da Léo.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mãe Saudável: exercício x alimentação

Hoje eu venho contar como anda o projeto Mãe Saudável que deve ser um projeto para a vida toda.


Estive na nutricionista e mais uma vez não tive perda de peso. Tá certo que eu também não tive ganho, mas de qualquer forma estou perdendo tempo para atingir o meu objetivo final em relação ao peso ideal.

O fato de não ter tido perda ocorreu em função de um erro que cometi no meu balanço energético. Como me movimentei muito mais caminahndo todos os dias; fizendo ginástica com o personal trainner; aproveitando enquanto a Sofia brincava na pracinha eu fiz três vezes os circuito da academia da terceira idade; malhando os bíceps com as sacolas de compras sempre que retornava do mercado; subindo mais escadas e coisas do gênero, logo pensei que pudesse comer um pouco mais. Ou seja, compensei demais e compensei errado. Por exemplo, já que fiz o circuito da academia na praça me permiti comer uma empada de palmito. Pois é, achei que estava podendo já que estava gastando mais calorias, só que não.

Só para ter uma ideia (que eu até tinha, mas não fiquei atenta no momento) a tal famigerada, mas deliciosa, empadinha de palmito teria em torno de 350/400 Kcal e a caminhada matinal de 4 Km em 40 minutos que eu faço consome 200 Kcal. Pode? Eu teria que ter caminhado o dobro só para comer uma empadinha!

Conforme a nutricionista quando chegamos à fase da manutenção o cálculo das calorias que podemos ingerir deve ser feito com base no consumo de calorias em repouso. Isso porque o exercício pode não acontecer, pode não consumir tantas calorias quanto desejado naquele dia e coisa e tal. Lembrando que a situação é diferente para quem malha pesado e com intensidade.

O exercício é fundamental para a nossa saúde e em fase de dieta acelera o emagrecimento, além de fazer com que este ocorra com resultados mais bonitos. Mas não posso pensar somente nele como suficiente para a perda de peso.

O que preciso agora é usar o exercício físico que estou fazendo a meu favor, usá-lo de forma inteligente e desfrutar de todos os benefícios que ele me proporciona.

E continuar firme e forte no propósito!

Aproveitem para visitarem a Andreia Salles, "Mãe Vaidosa", que está neste projeto junto comigo e darem uma forcinha para ela também.

domingo, 22 de setembro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmalte + Plantas


Hoje a Blogagem Coletiva de esmaltes proposta pela Fernanda Reali traz o tema esmalte e plantas.

Eu adoro o contato com a natureza, gosto da sensação de paz e tranquilidade que o verde me proporciona. Procuro com frequência fazer passeios que possibilitem esse contato.

Sempre viajo para a região serrana. Aqui no Rio procuro fazer passeios no Jardim Botânico, Parque Lage, Parque da Catacumba, sem esquecer a Floresta da Tijuca. Um ótima opção também é tomar um café da manhã na Chácara Tropical.

Poder observar as plantas que nos cercam no dia a dia também é um privilégio. Na hora do almoço tenho aproveitado para caminhar e me reenergizar para o segundo turno no trabalho. Passear por essa alameda de árvores centenárias na Quinta da Boa Vista é renovador.


Observar todo o verde e as nuances de cores que surgem despretensiosas para dar mais beleza ao cenário me traz paz e alegria.


Me deparar com uma árvore suntuosa renova o meu fôlego.


Aqui em casa quem cuida das plantas é a Sofia. Ela sempre gostou de brincar de jardinagem e desde pequena mantém uma pequena horta, além de plantinhas e flores.


Todos os dias ela rega as plantas.


Um momento divertido e interessante é quando ela lê para as plantas. A Sofia acredita que as plantas gostam de ouvir histórias.


No post da Blogagem Coletiva de Esmaltes e Decoração eu contei que faço minha a frase do filme "Os meus, os seus, os nossos": "casa não é para causar boa impressão, casa é para dar inspiração".

Sendo assim, alguns objetos feitos pelas filhas fazem parte da nossa decoração. Aqui a Sofia enfeitou alguns vasos com as pedras que sobraram do aquário e colocou flores artificiais.


Ela também reaproveitou um vidro de difusor, enfeitou com as pedras coloridas do aquário e completou com flores artificiais.


Esse arranjo fica bem ao lado do meu computador.




Para a blogagem com o tema plantas eu escolhi o esmalte 670 - Violet da Revlon.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #82


Esta semana foi normal, aparentemente sem nada de mais, mas mesmo assim com muitas Pequenas Felicidades para compartilhar na BC da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.




- Encontrar com as amigas, rir e jogar conversa fora fez muito bem pra alma.



- Ir ao cinema só com o marido fez muito bem para a relação. Fomos ver o filme "O Ataque" com Channing Tatum. Típico filme de ação cheio de mentiradas, mas que a gente adora. Será por quê?





- Ir ao circo Tihany com a Sofia fez bem para a mente. Relaxei, descontraí, relembrei a minha infância e vi a minha filha feliz.

- Ir ao salão com a Ana Luiza fez bem para o coração. Ver a minha filha crescendo e me acompanhando nessas atividades "mulherzinha" é muito gostoso.

- Ver a Ana Luiza e o pai saírem para almoçar e voltarem todos animados também fez bem para o coração. Gosto muito de ver a amizade, a cumplicidade, a empatia e sinergia dos dois.

- Começar os dias com uma caminhada fez bem para o corpo e para a mente. Fiquei com mais disposição e alegria para aproveitar o dia.



- Começar a ler o livro "A Culpa é das Estrelas" de John Green tem feito bem pra mente. Estou adorando o jeito bem-humorado que o livro conduz um tema triste. Assim que comecei a ler o livro eu pensei: "a Ana Luiza vai gostar! Depois vou dar para ela ler.". Quando cheguei em casa e ela viu o exemplar na minha mão já veio logo falando que queria ler o livro. Assim que eu acabar ela já vai começar a leitura e depois vamos poder trocar opiniões.




- Dar uma arrumada na casa e doar o que está em excesso faz bem para o coração, a alma, a mente, o corpo, enfim tudo! A Sofia separou brinquedos e livros e eu separei os esmaltes. Tudo devidamente encaminhado pra quem vai fazer melhor uso do que nós.

Doar faz bem pra quem recebe, faz bem pro planeta, mas acima de tudo faz bem para quem doa. Doar é praticar o desapego e aprender que a felicidade do outro tem muito mais valor do que o bem material.




- Fazer uma aula de culinária detox com a nutricionista Carol Morais fez bem para a mente. Muito bom receber informações novas, conhecer outras pessoas, sair da rotina e experimentar outros sabores. O cardápio foi: salada de folhas com molho de manga de entrada, "Amor em Camadas" (arroz integral, shitake, creme de abóbora e brócolis tudo especialmente preparado) como prato principal e tortinha de maçã com chantilly de castanhas de sobremesa.



- Descobrir lugares novos no Rio de Janeiro fez bem pra alma. Aproveitar a hora do almoço para colocar um pouco de férias no meu dia faz eu me sentir bem melhor. Volto para o segundo turno da jornada renovada. 

Andei por São Cristóvão como se estivesse em Paris. Caminhei no Bairro Santa Genoveva, atualmente um condomínio, que já foi conhecido como a Montmartre Carioca, passei pelo portão que imita o Arco do Triunfo, subi as escadarias e fui na capela que é a cópia, em escala reduzida, da Capela de Santa Genoveva protetora de Paris.

Capela de Santa Genoveva em São Cristóvão

Como o Bairro Santa Genoveva é pequeno ainda deu tempo de passar na Quinta da Boa Vista.

Quinta da Boa Vista em São Cristóvão

E me sentir na Grécia, afinal com imaginação a gente pode ir a qualquer lugar.


Estou fazendo o máximo proveito desta frase, que é bem clichê, mas está sendo muito útil para mim:

“Viver no Rio é poder se sentir de férias um pouquinho todo dia, mesmo no mais ordinário dos dias”.

Assim a semana normalzinha se tornou especial quando parei para olhar as coisas simples com alegria.

E que venham mais semanas simples pra todos nós.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Amigos da Natureza limpam a praia da Urca


No domingo nós fomos contribuir com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Um evento mundial de voluntários que é coordenado pela ONG The Ocean Conservance.

Quando soube do evento, que conta com o apoio da Coca-Cola e assim garante que este alcance locais diferentes e distantes, quis logo participar. Não iríamos perder a oportunidade de fazer a nossa contribuição, né? Afinal, a gente adora desfrutar do contato com a natureza, gosta de um mergulho na praia e um banho de rio. E claro que a gente quer ter a possibilidade de frequentar locais limpos, saudáveis e cheios de vida.


International Coastal Clean Up


Então lá fomos nós com todo o nosso espírito colaborativo e prontas para muita diversão. A minha amiga Simone, que é bióloga por formação, nos acompanhou nesse domingo supergostoso!

As crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a fauna marinha da praia da Urca. Foi incrível saber que ali tem tantos animais diferentes. Aprenderam a diferenciar siri de caranguejo, a identificar um siri fêmea e um siri macho. Viram baiacus, estrelas-do-mar, ouriços, caranguejo palhaço e corais.

Limpeza da Praia da Urca no Rio de Janeiro

Conheceram também esse feioso aí. Descobriram que ele é o pepino-do-mar e tem uma função muito importante na limpeza das praias. Ele absorve a areia com organismos, se alimenta desses organismos e expele a areia limpinha. Legal, né? Então, nada de preconceitos! O bichinho é feio, mas é muito importante como todos os outros.


Viram que apesar de muita vida essa praia tem bastante lixo. Este, além de deixar as praias mais feias e desagradáveis de ser frequentada (afinal ninguém gosta de entrar em um mar cheio de plástico, papéis, vidros e coisas do gênero. Bate aquele nojinho!), prejudica muito a vida marinha. Por exemplo, os micro-organismos aproveitam as garrafas PET que se depositam no fundo do mar e constroem colônias ali. Diversos seres vivos passam a viver nessas nessas colônias. Acontece que quando a maré enche as embalagens PET, que são leves, são levadas para a areia com toda aquela vida que acaba morrendo. Triste, né?


Seria muito mais fácil se esse lixo todo tivesse um destino mais adequado, como a reciclagem e o reaproveitamento. Afinal, tem tanta coisa que se pode fazer com esse material é muito mais do que lixo, é material reaproveitável. E como exemplo de reaproveitamento viram uma competição de stand up paddle com pranchas feitas de garrafas PET.


satnd up paddle de garrafa pet

Depois de tanta informação foi a hora de colocar a mão na massa, dar a nossa contribuição e limpar um pouco essa praia que merece ser bem-cuidada como todas as outras.


Entre mergulhos e brincadeiras a garotada, e alguns adultos também, encheram um saco de lixo. O que mais impressionou foi a quantidade de vidro que encontraram por lá.


Foi um domingo ótimo que nos deixou felizes pelo lazer, pela alegria de estar praticando a cidadania e por encontrar os amigos. Eu tive a oportunidade de estar com a família da Tiffany Stica, “Blog da Ti”, e da SamA Vida Como a Vida Quer”.



Também foi muito recompensador ouvir o Gustavo e a Sofia dizerem que estavam se sentindo felizes porque ajudaram a praia ficar mais limpa. 

Deu para ter uma ideia da abrangência do evento quando vi amigas contando que participaram da mesma atividade em Niterói e também ao ver as fotos da amiga Kellen Bittencourt que estava lá em Americana fazendo a limpeza do Rio dos Namorados.