sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #92

Chega o final de ano e a vida fica uma loucura. Uma correria alucinada! A semana foi assim, com muita agitação e muita emoção que eu vim compartilhar na BC Pequenas Felicidades da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.


- Teve almoço na Feira de São Cristóvão. Apesar de a feira já não ser mais uma grande novidade por eu já ter ido lá diversas vezes, é sempre uma alegria. Sempre tem algo novo para experimentar. Dessa vez a novidade foi o refrigerante de caju.


- Retornei à Casa Daros para ver mais uma vez a exposição Le Parc Lumière. Esse passeio foi feito com a amiga Simone e, além de vermos a exposição, experimentamos o restaurante. Foram algumas horinhas de descontração e boa conversa.


- Ver a minha filhota cheia de personalidade, ousando e experimentando cores novas no cabelo. Ela ficou muito feliz. E para uma mãe ficar feliz basta ver a filha feliz!


- Estar presente nas atividades de encerramento da escola da Sofia. As crianças fizeram um trabalho lindo e emocionante integrando as aulas de biblioteca, música e artes. E como se não bastasse, o trabalho de encerramento da aula de literatura foi um livro com história e ilustração das crianças. Cada aluno fez o seu livro que foi encadernado em parceria com a Estante Mágica. Gente, muita emoção para o coração de uma mãe.


- Assistir a formatura da Ana Luiza no Ensino Fundamental. Tão lindo ver a minha filha encerrando mais uma etapa. Mais emoção forte para o coração dessa mãe.


- Conseguir finalmente visitar o Hospital Frei Antônio ou Hospital dos Lázaros em São Cristóvão. A visita foi surpreendente e superou todas as minhas expectativas. O lugar é lindo e cheio de histórias que eu vou contar em um post exclusivo. Eu contei AQUI no blog quando eu encontrei esse lugar e que era fechado à visitação.


- Fazer uma aula de culinária com a Ana Luiza e dessa vez nós contamos também com a companhia da minha irmã. Nossa aula foi com a chef Monique Souza (Flor de Pimenta) no Espaço Carioca de Gastronomia e o cardápio constou de três receitas de sobremesas de Natal: flan de iogurte com frutas vermelhas receita que postei no Recanto das Mamães Blogueiras, rabanadas recheadas e muffins de frutas secas. 


Foi uma semana corrida em que eu tive que me desdobrar para conciliar o trabalho com as funções de mãe. Estar no trabalho e estar nas reuniões e apresentações de encerramento. Estudar para as últimas provas e cuidar da casa. Pensar no cardápio das refeições e planejar as férias. Para não cair na ansiedade e angústia do ritimo acelerado e manter a alegria o importante foi priorizar e respirar. O meu lema foi: "INSpire, RESpire e NÃO pire".

Que venha mais uma semana cheia de pequenos momentos simples que compensem e recompensem toda a correria do dia a dia.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nossos Momentos: Vende-se Sacolé

O final de semana foi de tempo chuvoso aqui no Rio e não deu para fazermos muita coisa. Acabamos inventando em casa mesmo.

A novidade da Sofia e da Ana Luiza é fazer sacolé. E daí surgiu a ideia de brincar de vender sacolé. Então fomos customizar o isopor para ficarem umas vendedores cheias de charme e estilo.



Pegamos o que tínhamos de material:

- 1 isopor médio;
- 1 fita de cetim com a medida de forma que fizesse o contorno da caixa e ainda desse para pendurar;
- 1 retalho de tecido que dê para encapar a caixa;
- tesoura;
- cola para isopor;
- cola para tecido.


Colou a fita no contorno do isopor deixando sobrar o suficiente para que a alça desse altura para contornar o pescoço e deixou secar.


Cortou uma faixa de tecido com a largura um pouco maior do que a altura da caixa. Colou o tecido ao redor da caixa de forma que sobrasse um pouco no fundo.


Fez o acabamento no fundo da caixa.


Cortou um retângulo de tecido para decorar a tampa da caixa.


E finalizou com um lacinho que era da Xina.



Colocou a produção de sacolés nos sabores manga, morango, ameixa e goiaba dentro do isopor já decorado.


E estava pronta para vender as delícias refrescantes. A produção foi toda vendida e ainda recebeu encomenda para fazer nos sabores abacate e banana.


E vou contar uma coisa, elas fizeram os sacolés sozinhas, eu nem vi. Só sei que a minha feira de sábado foi toda na produção. Mas vale a pena porque ficaram deliciosos. O meu preferido foi o de manga. O pai preferiu o de abacate. A vizinha gostou do de morango. Mas todos estavam muito gostosos.

Agora eu vou acompanhar a próxima linha de produção e contar aqui como é a receita de alguns dos sabores.

A Ana Luiza e a Sofia se divertiram juntas fazendo os sorvetes, eu ajudei na confecção da caixa e o pai no consumo do produto.

Essa brincadeira que surgiu da falta do que fazer rendeu muitos momentos de alegria e diversão em família e por isso foi escolhida para fazer parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.



Lembrem-se:



domingo, 24 de novembro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmalte + Brega até dizer chega!

Hoje a Blogagem Coletiva de esmaltes proposta pela Fernanda Reali está divertida e cheia de confissões de breguice, dessas pra gente dar muita risada com o tema Brega até dizer chega!

Eu acho bem brega esse negócio de viajar e ficar carregando sacolas com lembrancinhas. Mas é o tipo de breguice na qual eu me rendo. Simplesmente não resisto a uma lembrancinha típica do local.

As minhas filhas e marido também adoram! É uma breguice familiar. Assim a nossa casa é cheia de objetos que, apesar de serem bregas, nos trazem lembranças de momentos felizes. E não tem nada de brega em ser feliz, né?

A Sofia adora os ímãs de geladeira.

Namoradeiras que eu trouxe de Maceió.

Casal de gaúchos que eu e a Ana Luiza trouxemos de Porto Alegre, lá do Brique da Redenção.

Boneca que trouxemos de Punta Cana.

Namoradeira vinda de Trancoso.

Saleiro e pimenteiro diretamente de Cancun.

Para essa blogagem eu usei o esmalte Nobre, nada brega, da Derma Nail.


Tá os souvenires são bregas, mas na minha casa quando olhamos para eles nos remetemos aos momentos felizes. Então é o seguinte: "sou brega, mas sou feliz e mais brega ainda é quem me diz". Quem não se lembra dessa rima de infância que combina com implicância?

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #91

Semana com feriado de muito descanso para me recuperar da garganta e apesar de eu ter sido atacada por uma mau humor inexplicável tivemos muitas Pequenas Felicidades  para compartilhar na BC da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.


- Passar os dias do feriado à beira da piscina vendo as filhas se divertirem enquanto eu relaxava lendo o livro "Feliz Por Nada" da Martha Medeiros.



- Presenciar a amizade das filhas e ouvir as gargalhadas delas enquanto brincavam. Não tem nada que me deixe mais feliz do que ver as minhas filhas sendo amigas.


- Levar a Sofia e uma amiguinha para brincarem no Parque dos Patins e ser surpreendida com um show de jazz. E no palco nada mais, nada menos do que Al Jareau. Viajei no tempo e voltei para 12/01/1985 no primeiro Rock in Rio.


- Dormir até bem tarde (o corpo estava pedindo isso por causa dos dias de remédios e dor de garganta), deixar o almoço por conta do marido e acordar com a mesa arrumada com uma comidinha japonesa perfeita.


- Receber a amiga da Ana Luiza em casa, estudar com as duas e ainda preparar um cupcake para o lanche.


- Incluir um pouco de turismo e arte no meu dia. Aproveitei a hora do almoço para ver a exposição "Viajante" de John Graz no Centro Cultural dos Correios. Foi um verdadeiro carinho na minha alma. A exposição merece um post exclusivo.


- Ver o filme "Blue Jasmine" me fez muito bem. Além do filme ser excelente eu gosto de fazer um programa ou outro sozinha. Me dá uma sensação de liberdade e independência muito grande e que me fortalece.


Sinopse do site Adorocinema: "Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins) em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa."

- Ver com a Ana Luiza o filme "Um Dia". Filme lindo e emocionante, desses que a gente derrama lágrimas e reflete sobre o quanto podemos perder ao esconder os sentimentos. 


Sinospe do site Adorocinema: "Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem-sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.".

- Levar a Sofia e a amiguinha na Casa Daros para verem a exposição "Le Parc Lumière" que eu já contei AQUI. A exposição é sensacional e as crianças adoram. Elas gostaram tanto que saíram de lá já combinando para voltarem.


Essa semana eu estava irritadíssima e busquei inspiração para afastar o tédio, procurei as formas de arte (cinema, exposição, leitura, música) para me trazer uma visão mais bonita das situações, amiguei comigo mesma e fiz o bem para mim, para não deixar o meu mau humor afetar os outros. Assim ganhei os meus dias e acho que consegui proporcionar alguma alegria a quem me cerca.

Que venha mais uma semana cheia de pequenas coisas belas a serem percebidas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fritada de Bacalhau


A Ana Luiza está cada vez mais interessada em aprender a fazer pratos novos e a variar os temperos dando preferência aos pratos simples, práticos e rápidos.

Ela tinha se interessado por aulas de risotos e suflês que viu na agenda do Espaço Carioca de Gastronomia, mas infelizmente eu não consegui fazer a inscrição em tempo.

Quando eu vi que teria aula de fritadas e omeletes com a Chef Monique Sousa achei que a Ana Luiza poderia gostar. E não deu outra, ela adorou! O cardápio da aula constou de fritada de bacalhau, fritada de legumes e omelete de salmão com cream chease. Todos deliciosos! Difícil dizer qual ficou melhor.

Hoje vou mostrar a receita da fritada de bacalhau.

Aproveitando as sobras do Natal - Fritada de bacalhau

O que utilizamos:

- 200 g de bacalhau dessalgado desfiado;
- 1/2 colher de azeite;
- 1/2 cebola roxa cortada a juliana ou picada;


- 2 dentes de alho picado;
- 1 tomate picado;
- 100 g de batata palha;
- 20 g de azeitonas pretas;
- salsa picada;
- 4 ovos batidos.


Separados todos os ingredientes (aprendemos que na linguagem da gastronomia essa arrumação inicial dos ingredientes se chama mise en place, chique né?) podemos começar a execução da nossa fritada.

Em uma frigideira grande e funda nós aquecemos o azeite e refogamos a cebola. Acrescentamos o bacalhau refogando até ficar dourado (se grudar um pouco como foi o nosso caso é só acrescentar um pouco de azeite e reduzir o fogo). Adicionamos o tomate, a azeitona, o alho e deixamos secar o caldo.

Aproveitando as sobras do Natal - Fritada de bacalhau

Colocamos os ovos batidos sempre mexendo, adicionamos a batata palha e a salsa. Prontinho!

Aproveitando as sobras do Natal - Fritada de bacalhau

É só arrumar no prato e servir.

Aproveitando as sobras do Natal - Fritada de bacalhau

A receita a princípio é para duas pessoas, mas a nossa rendeu três porções como essa da foto.

Ficou muito gostosa, além de ser uma opção prática para aproveitar as sobras. Podemos substituir o bacalhau por frango desfiado, atum ou qualquer outro ingrediente que estiver sobrando na geladeira.

Foi uma delícia fazer mais essa aula no Espaço Carioca de Gastronomia e contar com a companhia da Ana Luiza. Mesmo que eu coloque aqui as receitas vale muito a pena, para quem tiver a oportunidade, assistir a aula, pois lá são passadas diversas dicas e orientações que eu não consigo refletir no blog.

Para quem quiser ver está AQUI a receita do omelete de salmão defumado com cream chease. E a receita da fritada de legumes está no AQUI no blog da Thayna, "Alycia e Isabella no dia a dia".

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mãe Saudável: Quinoa Marroquina




 

Para eu conseguir seguir o cardápio proposto pela nutricionista é fundamental usar um pouco de criatividade para dar uma cara de novidade ao mesmo (falei disso AQUI, inclusive como receita). Um pequeno toque às vezes faz aquela refeição rotineira parecer uma grande novidade.

Como eu sei que essa variação é importante para mim eu sempre busco aprender um tempero novo, um prato diferente, ter outro olhar para o dia a dia. Assim, nessa semana, eu fiz mais uma oficina detox com a nutricionista Carol Morais (vale a pena visitar o blog dela "Fale com a nutricionista").

Na oficina nós fizemos uma Quinoa Marroquina que ficou maravilhosa e eu já trouxe aqui pra casa. É saborosa, nutritiva, e dá uma sensação de saciedade incrível.




No meu cardápio feito pela nutricionista a quinoa substitui o arroz. Sendo assim eu posso consumir três colheres de sopa em cada refeição.

Vamos a receita dessa Quinoa Marroquina de comer ba-ban-do!

O que utilizamos:

- 1 xícara de quinoa em grãos;
- 1 xícara de damasco picado (usei a quantidade de damasco que é permitida na minha sobremesa);
- 1 xícara de pepino em cubos;
- 1 tomate picado (a receita original usa tomate cereja);
- 1 xícara de abóbora japonesa picada;
- 1/2 cebola roxa picada;
- 3 dentes de alho;
- azeite a gosto;
- hortelã a gosto;
- canela em pó a gosto;
- cominho em pó a gosto;
- pimenta síria a gosto;
- sal a gosto.

A receita original ainda utilizava pimenta do reino e coentro a gosto. Como eu não tinha em casa fiz sem esses dois temperos.

Como fizemos:

Deixei a quinoa de molho por uma hora (dica da Carol para facilitar o cozimento e a digestão da quinoa).
Levei ao forno a abóbora picada, os três dentes de alho, cobertos com um fio de azeite e alguns ramos de hortelã até assar e reservei.
Em uma panela com 2duas xícaras de água (o dobro da medida da quinoa) coloquei um dente de alho e algumas folhas de hortelã. Depois que ferveu eu retirei as folhas de hortelã, acrescentei a quinoa e deixei cozinhar.
Em um recipiente misturei a quinoa, a abóbora e os demais ingredientes. Aí foi só servir com amor.



Na aula nós finalizamos com amêndoas em lascas. Aqui em casa para me manter dentro das calorias de cada refeição eu não fiz uso das amêndoas.


Aproveitem para visitarem a Andreia Salles, "Mãe Vaidosa", que está neste projeto junto comigo e darem uma forcinha para ela também. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #90



Essa semana foi mais uma semana atacada da garganta, tomando remédios e fazendo repouso. A princípio uma semana tensa e com motivos para lamentações, mas Pequenas Felicidades acontecem todos os dias e basta a gente focar nelas para os dias serem melhores. Assim tenho algumas Pequenas Felicidades para compartilhar na BC da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.

- Almoçar com os amigos na Feira de São Cristóvão e tomar uma caipirinha para comemorar o término do antibiótico. Mal sabia eu que a garganta voltaria a atacar, mas que bom que eu aproveitei.




- Passear com a filha adolescente. Aproveitei que a Sofia recebeu uma amiguinha em casa e não estava demandando a minha atenção e fui curtir a Ana Luiza. Fomos à feira levando a Xina, comemos frutas e não resistimos ao pastel com caldo de cana. Fomos ao salão cuidar da beleza. E antes de jantarmos no shopping demos uma passada na Casa Daros para ver a exposição Le Parc Lumière (contei AQUI). A adolescência é uma fase em que o afastamento dos pais é normal, então eu adoro aproveitar qualquer situação para estar com a Ana Luiza, conversar bastante e reforçar o nosso vínculo.




- Tirar um dia para fazer culinária com as filhas. Fizemos cupcake de Ovomaltine (receita AQUI) e pizza de rolinho (receita AQUI).

- Ir com a amiga Fernanda Reali ver o filme “O Mordomo da Casa Branca”. Um filme lindo e emocionante que eu vi em ótima companhia.



Sinopse do site Adorocinema: “1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall (Alex Pettyfer), após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall (Vanessa Redgrave) decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Eugene (Forest Whitaker) cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis (David Oyelowo), que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.”


- Fazer mais uma oficina Detox com a nutricionista Carol Morais (vale visitar o blog "Fale com a Nutricionista" ). Aprendi receitas maravilhosas como: salada de folhas com abacate e molho de tangerina, quinoa marroquina e mousse de maracujá com cobertura de chocolate. Em breve vamos ter algumas receitinhas no blog.






- Fazer uma aula de culinária na companhia da Ana Luiza. Nossa aula foi com a chef Monique Sousa no Espaço Carioca de Gastronomia. O cardápio dessa aula foi: fritada de bacalhau, fritada de legumes e omelete de salmão com cream cheese. (Vai ter mais receitinha no blog)






- Ficar em casa de repouso. O motivo do repouso não era bom, mas poder ficar em casa no ar-condicionado enquanto o calor estava esturricando lá fora até que foi bom. Aproveitei para dar uma organizada na minha cozinha (não dá nem para mostrar o antes e o depois de tão caótica que estava) e na sala. Almocei com as filhas nesses dias, dormi à tarde com a Ana Luiza estudando na minha cama e li. Até que foi bom!


- Acabar de ler o 4º livro da série Sullivan da escritora Bella Andre: “Só Tenho Olhos Para Você”.



Sinopse: "Sophie Sullivan, uma bibliotecária de São Francisco, tinha cinco anos de idade quando se apaixonou por Jake McCann. Vinte anos depois, estava convencida de que o bad boy ainda a via como a gêmea Sullivan boazinha. Isso quando ele se dava ao trabalho de olhar para ela. Ao se envolver na magia do primeiro casamento dos Sullivan, Sophie sente que já passou da hora de fazer o que quer que seja preciso para que Jake a veja como a mulher que realmente é. No entanto, ela terá dificuldade em mostrar a Jake que pode ser uma mulher forte e decidida, capaz de amá-lo para sempre. E não só porque ela é a inacessível irmã de seus melhores amigos, mas porque ele tem medo de tê-la perto demais. Na verdade, ele desconfia que seu segredo mais vergonhoso possa ser desvendado."


Dos três volumes da série de Bella Andre este foi o que eu mais demorei para encerrar a leitura justamente por já saber o que esperar dele, já que são livros do tipo final feliz. Mas de toda forma rola uma surpresinha no desenrolar da história. Os livros dessa série são leituras para distrair do tipo final feliz. Muito boas para relaxar e passar o tempo.

- primeiro volume "Um Olhar de Amor",
- segundo "Por um Momento Apenas",
- terceiro “Não posso me apaixonar”.

Já encomendei o 5º - “Se Você Fosse Minha” – e o 6º - “Quero Ser Seu”.


- Ir com o marido ver o musical “Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz”. Esse merece um post exclusivo.



As pequenas felicidades do meu dia a dia estão em como eu procuro olhar para o que está a minha volta. A gente encontra o que a gente procura. Quem procura problema, encontra problema. Quem procura alegria, encontra alegria. Eu prefiro encontrar felicidades e resolver os problemas.

Que venha mais uma semana cheia de pequenas alegrias pra gente encontrar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo