terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Duas Palavras para 2014

Todos os anos eu escolho duas palavras para serem o nosso foco no decorrer do ano.

Para 2013 as nossas palavras escolhidas para tornar o nosso convívio mais harmonioso foram RESPEITO e RESPONSABILIDADE.

Respeito pelas diferenças uns dos outros, respeito pelos limites de cada um, pelo tempo que cada um precisa.

Responsabilidade e não culpa. Assumir as nossas responsabilidades sem nos culparmos ou transferirmos a culpa para os outros e ainda aproveitarmos as oportunidades para aprendermos. Por exemplo, nessa semana a Sofia esqueceu o aparelho de dentes no restaurante. Assim que chegamos ela embrulhou o aparelho em um guardanapo e falou pra gente lembrá-la de pegar o aparelho no final do jantar. Nem preciso dizer que só nos demos conta que tínhamos esquecido o bendito instrumento de correção dos dentes quando chegamos em casa. Nesse exato momento a Sofia começou a nos culpar pelo esquecimento dizendo que isso que dava a gente levá-la cansada para jantar. Imediatamente lembrei que não adianta culparmos ninguém, que devemos sim assumir a nossa responsabilidade no ocorrido e aprender com isso. A minha responsabilidade, por exemplo, foi não ter guardado o aparelho na bolsa na hora. Da próxima vez vou estar mais atenta. E assim cada um pensou em como poderia ter agido. O melhor de tudo é que conseguimos recuperar o aparelho perdido. Saímos da situação sem culpas, sem perdas e com ganhos em relação a como agir frente alguns probleminhas.

Agora para o ano de 2014 as nossas palavras serão EDUCAÇÃO e COOPERAÇÃO. Vamos ser mais educados uns com os outros na nossa maneira de falar e de agir, e focar em cooperar, prestando a atenção em nos colocarmos disponíveis a ajudar e a facilitar a vida dos outros.

Estamos de férias e por isso o blog ficou tão abandonado. Mas não podíamos deixar de passar aqui para desejar muita paz, amor, saúde e harmonia para todos em 2014. Acreditamos que se cada um agir com mais educação e cooperação a vida de todos será melhor em 2014.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nossos Momentos: Mergulho nas piscinas naturais de Alagoas


Durante um bom tempo eu pratiquei mergulho, um esporte que me colocava em contato com a natureza e com esse mundo submarino fantástico que muitas vezes só é visto em filmes.

Depois que tive a Ana Luiza eu parei de mergulhar, mas sempre tive vontade de levar as minhas filhas para fazerem pelo menos um mergulho em Fernando de Noronha comigo.

Quando fomos a Maragogi a Ana Luiza fez umas aulinhas de mergulho, mas não se interessou muito e não quis fazer o mergulho no mar comigo. Então resolvi esperar, pois não dá para ser uma coisa forçada. 

Tivemos outra oportunidade em Punta Cana onde era oferecido o curso para crianças com uma saída para o mar, mas a Ana Luiza mais uma vez não quis. Ok! Se não é a praia dela, não posso insistir, nem muito menos forçar.

Agora fomos passar uns dias de férias em Maceió e retornamos a Maragogi para fazer o passeio às piscinas naturais e lá foi oferecido um mergulho acompanhado. A Sofia ficou toda animada e fizemos o nosso primeiro mergulho juntas.


A Sofia ficou encantada com o fundo do mar (que nem era tão fundo assim), com os peixinhos e com a quantidade de vida.


Ela falou tanto na experiência de mergulhar que quando fomos fazer o passeio às piscinas naturais de Paripueira, onde tem a segunda maior formação de corais do mundo (a primeira fica na Austrália), a Ana Luiza se animou e nos acompanhou.


Assim que o nosso mergulho acabou a Ana Luiza olhou pra mim e falou: quando a gente vai fazer um mergulho sem ser acompanhada, um mergulho que a gente vá nadando sozinhas?

Nem preciso dizer que já saí desse passeio pensando na nossa viagem para Fernando de Noronha, né?

Foi muito especial pra mim poder mostrar para as minhas filhas um pouco desse mundo que eu sempre gostei. Foi muito gostoso viver isso com elas, contar um pouco dos mergulhos que eu já fiz, compartilhar do que elas viram e sentiram, estar ali ao lado delas incentivando e me empolgando com as descobertas delas. Por isso essa aventura foi escolhida para fazer parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.



Lembrem-se:


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Maceió- Gastronomia

No início do mês de outubro eu estive em Maceió com o grupo de blogueiros do Viva 2.0 e contei um pouco AQUI, mas fiquei de voltar e falar sobre as opções maravilhosas de restaurantes que o evento nos proporcionou.

Imperador dos Camarões - Maravilhoso! O restaurante fica na Praia da Pajuçara, bem ao lado do Hotel Mercure e é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Tipo todo mundo que vai à Maceió tem que fazer uma refeição por lá. Tem a versão quiosque que também se localiza na Pajuçara. Esse é mais simples do que o primeiro, mas nem por isso menos agradável.

Já na entrada ficamos encantados com a cortina de fitas coloridas que decora o hall de entrada.

Dica de restaurantes em Maceió

A decoração do local é linda e o ambiente é superagradável. Olha só as nossas carinhas de felizes!


Eu fui de Lagosta à Belle Meüniere e não me arrependi. Delicioso!

`Restaurante Imperador do Camarões em Maceió

Mas não deixei de experimentar a grande vedete do cardápio do Imperador dos Camarões que é o Chiclete de Camarão. Um camarão ao molho de muito queijo que é de comer rezando.

Chiclete de Camarão no Restaurante Imperador do Camarões em Maceió

E de sobremesa eu me esbaldei nesse muffin sensacional.

Restaurante Imperador do Camarões em Maceió

- Picuí - Também maravilhoso. Fica no centro de Maceió bem em frente ao Memorial da República. É um restaurante tradicional e referência em comida típica de Alagoas. A decoração é bem rústica e linda.

Restaurante de comida típica alagoana em Maceió


Fomos servidos de diversas entradinhas como linguicinha, escondidinho e bolinho de bacalhau. Tudo muito gostoso e servido com charme. O prato principal foi no esquema de buffet com direito às principais iguarias da região, como carne de sol e macaxeira.


Entre um quitute e outro aproveitamos para registrar a nossa alegria e satisfação.



Para completar essa orgia gastronômica fechamos o almoço com um sorvete de rapadura sem igual.

Sorvete de rapadura no Restaurante Picuí em Maceió

- Maria Antonieta. Mais um restaurante fantástico. Esse é um restaurante italiano, elegante, com ambiente requintado, música ambiente tocada em um piano e iluminação que dá um ar de sofisticação ao local. Fica na região de Stella Maris, uma área onde podemos encontrar diversos bares e restaurantes. É ali que a night de Maceió bomba.

Dicas de restaurantes em Maceió


Restaurante Picuí em Maceió

As entradas são variadas e bem saborosas. Mas o Panne al Lingüiça é imperdível. Para o prato principal eu fui de Risotto al Gamberi e Ruccola que estava uma delícia. Mas é claro que experimentei o prato da minha vizinha de mesa que foi um Mignon al Funghi e Risotto. Difícil é escolher um só! E de sobremesa eu não resisti ao irresistível brigadeiro de colher.

Restaurante Picuí em Maceió

Antes de ir embora vale dar uma passadinha e dar uma conferida na decoração do banheiro que é uma atração à parte. A pia é de um mármore especial vindo de algum lugar que eu não me lembro mais.


Sempre disse que no Nordeste a gente come muito bem. Mas em Maceió a gente come melhor ainda. As opções de restaurantes são muitas e agora que estou aqui de férias vou experimentar outros e depois conto pra vocês.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mãe Saudável: Hidrate-se, a água é inimiga da gordura!


Eu estou estacionada na questão do peso. Eliminei 12 Kg e parei, apesar de ainda precisar perder mais alguns. O importante é não desistir, não recuperar os quilinhos eliminados e voltar ao foco.

Continuo me movimentando mais, como já falei aqui. Também venho procurando uma alimentação com ingredientes mais saudáveis o que não significa uma redução calórica necessária para a perda de peso. E é aí que eu tenho que voltar a fazer o controle.

Outro fator muito importante para a perda de peso e para manter a saúde em dia é a hidratação. Isso mesmo! Beber água na quantidade necessária para o nosso corpo. A água é inimiga da gordura segundo o Dr. Antonio Herbert Lancha Jr, autor do livro "Fuja das dietas aprendendo a comer: Escolha isso não aquilo". Isso porque a água quebra as células de gordura.

Além do mais, muitas vezes em que temos a sensação de que estamos com fome na verdade estamos é com sede. Por isso, vale a pena beber um copo de água e se certificar se realmente estamos com aquela fome fora de hora.


Imagem retirada de matéria da Revista Glamour nº 21

Mas a hidratação não se resume ao consumo de água, nem o único benefício é na perda de peso. 

Nesse mês aconteceu o último encontro de blogueiros do Viva 2.0  do ano. O clima de confraternização foi acompanhado de uma palestra sobre hidratação conduzida pelo Dr. Antonio Herbert Lancha Jr.


Os eventos do Viva 2.0 são ótimos e muito gratificantes, tanto pelo convívio com outros blogueiros, pela troca de informações, quanto pelos conteúdos importantes e que agregam conhecimento.
Nessa palestra sobre hidratação, um hábito fundamental para mantermos a saúde do corpo e da mente, eu  aprendi mais sobre o assunto e relembrei fatos que estavam esquecidos:

- O ideal é ingerir um copo de água a cada hora, totalizando de 2,5 a 3 litros por dia.  
- O cálculo do consumo de líquido (podendo ser água, sucos, água de coco, etc) é de um litro por cada 1000 calorias gastas. Ou seja, quem malha precisa consumir mais água.
- A ingestão exagerada de água em uma única vez é perigosa porque reduz excessivamente o sódio no nosso corpo. Não adianta ficar um longo período sem beber água e depois tomar um litro de uma única vez para compensar. O importante é o equilíbrio no consumo de líquidos no decorrer do dia.
- A falta de hidratação deixa o raciocínio mais lento e afeta a capacidade de concentração. Isso prejudica os adultos no trabalho e as crianças na escola.
- Enquanto estiver fazendo uma atividade física é importante o consumo de água.
- Beber água durante as refeições? O consumo de água durante a refeição aumenta a percepção de
sabor de suas papilas gustativas. Porém, o ideal é que o consumo de líquidos seja feito após às refeições segundo o Dr. Lancha. Já a minha nutricionista recomenda o consumo de água 30 minutos antes e durante as refeições, pois reduz a fome e aumenta a saciedade.
- O consumo ideal de água aumenta a imunidade natural do nosso corpo. É por isso que por aqui sempre que rola uma virose ou um resfriado a pediatra recomenda beber muita água.
- O creme hidratante isola a pele para que não haja perda de líquido, mas não hidrata. A hidratação da pele vem de dentro para fora. Beber água, além de ser mais barato realmente hidrata a pele.

Aqui em casa já estamos consumindo líquidos na quantidade adequada e de maneira ideal!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Blogagem Coletiva: Esmaltes + Dicas de Natal

Hoje a Blogagem Coletiva de esmaltes proposta pela Fernanda Reali está muito útil e vai ajudar muita gente nessa época de festejos de Natal com o tema esmalte e dicas de Natal.

Aqui em casa a dica da Sofia para a festa de Natal são os chocolates "Fazendo Arte" da Cacau Show.



 
Ela vai fazer um chocolate decorado para cada pessoa que vier aqui em casa na noite de Natal e já começou a treinar.





Já a dica da Ana Luiza é um prato que aprendemos a fazer na nossa última aula de culinária no Espaço Carioca de Gastronomia. A receita de bacalhau grelhado com lascas de maçã e brócolis do chef André Leite é muito saborosa, fácil de fazer e ainda fica com as cores do Natal.


O que utilizamos:

- 450 g bacalhau (dessalgado);
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 100 ml de vinho branco;
- 2 maçãs vermelhas;
- 2 batatas inglesas médias;
- brócolis;
- 100 g de tomate cereja.
- coentro fresco a gosto;
- azeite;
- sal e pimenta do reino a gosto.

Como fizemos:

Deixamos o bacalhau marinando com a cebola picada, alho picado, louro, vinho, sal, pimenta e azeite por uma hora. O ideal é que o molho do marinado fique na altura da metade da posta do bacalhau.
Cortamos as maçãs em lascas com a casca e passamos na água fervente por 10 segundos e reservamos.
Cortamos as batatas em rodelas finas e cozinhamos na água com louro até ficarem al dente. Retiramos e deixamos descansando com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto.
Cozinhamos as flores de brócolis, após cozidas refogamos com os tomates cereja e reservamos.
 


Após uma hora grelhamos o bacalhau no próprio molho do marinado.


Arrumamos os pratos com uma camada de batatas.


Adicionamos uma camada de maçãs.


Acrescentamos o bacalhau.


Finalizamos com farofa da nossa preferência, no caso usamos uma farofa de linhaça, berinjela, amendoim, brócolis e tomatinho cereja para combinar com a decoração de Natal.


Aliás, essa é a nossa dica que os pratos sempre tenham ingredientes vermelhos e verdes para compor com a decoração.

Mais dicas de Natal podem ser vistas nos links abaixo:

- Blogagem Coletiva de Esmaltes e Natal do ano passado com dicas de enfeites, decoração, comidinhas e organização bem AQUI.
- Ceia colonial feita de improviso bem AQUI.
- Pavê de Natal neste post AQUI.

Para essa blogagem eu escolhi o esmalte vermelho da Beautylab, 202 Sexy Wine. O pincel é grosso, a cobertura é ótima e a cor é linda.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pequenas Felicidades: Post #94

Semana de início de férias para mim e para as meninas e isso por si só já é um motivo de enorme felicidade e ainda tivemos alguns momentos que fizeram a diferença nos meus dias que eu compartilho aqui na BC Pequenas Felicidades da Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.

- Ir ao cinema com o marido, dar boas risadas e ainda derramar algumas lágrimas vendo o filme "Última Viagem a Vegas". Um filme descontraído, gostoso de ver, com uma dose de emoção e engraçado sem exagero, longe de ser um "Se Beber não Case" da terceira idade como andou se falando por aí.



Filme última viagem a vegas

Sinopse do site Adorocinema: "Billy (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman) e Sam (Kevin Kline) são amigos desde a infância e hoje são senhores de idade. Quando Billy, o solteirão do grupo, decide enfim pedir em casamento sua namorada de trinta e poucos anos, ele e os amigos resolvem viajar até Las Vegas para reviver a juventude e curtir uma tremenda despedida de solteiro. O que eles não imaginavam é que a Las Vegas atual seria bem diferente da cidade que eles conheceram décadas atrás."

- Ir ao cinema com a Sofia e a madrinha dela ver o filme "Crô". Na verdade a Ana Luiza foi com as amigas ver "Vovô Sem Vergonha" e enquanto a gente esperava resolvemos ver o mordomo mais querido do Brasil. Eu gosto de assistir as comédias nacionais, então porque não ver "Crô - O filme"? Pois é, fomos mais para matar a curiosidade e passar o tempo, com esse objetivo até que foi válido. O filme é divertido em alguns momentos, mas nem tanto quanto a gente esperava.

Filme Crô

Sinopse do site Adorocinema: "Após herdar a fortuna de Tereza Cristina, Crodoaldo Valério, mais conhecido como "Crô" (Marcelo Serrado), está cansado da vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova musa a quem possa dedicar sua vida, ele inicia uma busca pessoal que faz com que entreviste diversas peruas. Seu objetivo é encontrar aquela que seja melhor qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa. Entretanto, após muito avaliar, acaba percebendo que sua musa ideal é justamente aquela que jamais havia imaginado".

- Fazer mais uma aula de culinária no Espaço Carioca de Gastronomia com a Ana Luiza. Dessa vez o cardápio foi ceia saudável e tivemos: salada de peito de peru defumado, aipo, laranja e nozes; bacalhau grelhado com lascas de maçã e nozes; farofa de linhaça, berinjela e amendoim, e blakava de tâmaras e morango para a sobremesa.

Espaço Carioca de Gastronomia

- Receber o presente da amiga Camila Vaz do blog "Mundo de Palavras" e que também escreve no "Recanto das Mamães Blogueiras".



- Acabar de ler o livro "Culpa de Mãe" da amiga Vanessa Anacleto que escreve nos blogs "Fio de Ariadne" e "Mãe é tudo igual". O livro aborda o dilema maternidade x carreira e um dos momentos que pra mim foi o mais difícil da maternidade é a volta ao trabalho após a licença maternidade. Eu me vi ali naquelas páginas por diversas vezes. Até vale um post exclusivo sobre o livro e a minha experiência nesse dilema.

dica de livro sobre o dilema carreira x maternidade

- Sair para jantar com meu pai, minha irmã e minhas filhas (a Sofia está escondida atrás de mim).



- Estar na 2ª edição do Xícara de Ouro onde os leitores do blog "Café entre Amigos" da querida Patricia Galis indicam os melhores blogs do ano. Nesse ano (no ano passado também estivemos entre os indicados, vejam AQUI) o Inventando com a Mamãe teve 61 indicações. Fiquei muito feliz e agradecia a todos que indicaram o Inventando com a Mamãe.




Ser feliz é uma escolha e podemos escolher ser felizes diariamente em cada atitude e na maneira como escolhemos nos posicionar em relação aos fatos.



Que venha mais uma semana cheia de pequenos momentos, que nos renovem e nos preparem para encarar as dificuldades com mais disposição e certeza de que no final tudo vale a pena.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sorvete de Manga só na fruta


Aqui em casa somos loucos por sorvete e quando chega o verão e faz esse calorzão aqui no Rio a vontade de saborear algo bem geladinho aumenta.

Essa semana fizemos um sorvete de manga que ficou uma delícia. Muito prático, rápido, saboroso e saudável. Leva somente fruta.

Sorvete de manga sem glútem e sem lactose

O que utilizamos:

- 1 manga palmer;
- 1 coco maduro;
- amêndoas em lascas.

Sorvete de manga sem glútem e sem lactose

Como fizemos:

Cortamos a manga em pedaços e colocamos para congelar. 
Retiramos a carne de um coco inteiro e passamos na centrífuga para extrair o leite de coco.
Torramos em uma frigideira um punhado de lascas de amêndoas.

Colocamos a manga congelada no liquidificador e batemos com a metade do leite de coco, extraído do coco, até ficar cremoso e consistente.

Servimos em uma taça, salpicamos o coco ralado que sobrou na centrífuga, colocamos algumas lascas de amêndoas torradas e decoramos com um galhinho de hortelã.

Sorvete de manga sem glútem e sem lactose

Outras receitas de sorvetes de frutas feitos em casa:

- Sorvete de goiaba com iogurte;
- Sorvete de banana.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nossos Momentos: Berço de boneca feito de caixa de papelão

Nesse final de semana a Sofia queria um berço para brincar com os Zhu Zhu Pets e pediu para a gente fazer um. Eu fico feliz em ver que a primeira opção da Sofia não é pedir para comprar o brinquedo, e sim construirmos juntas. Isso mostra que estamos na linha do consumo consciente.

Sentamos no chão da varanda e o resultado, após algumas horas de brincadeira, foi esse berço aqui:


Berço de reciclagem de caixa de papelão

Mas começamos procurando no nosso armário de tralhas o que tínhamos de material e encontramos algumas caixas que recebemos do correio com produtos.

A Xina rapidamente se apropriou de uma das caixas. Então, sobrou uma um pouco menor, mas no tamanho ideal, para o tal berço.

O que utilizamos:

- 1 caixa de papelão;
- 1 lixa de unha;
- 1 estilete;
- caneta;
- cola.


Como fizemos:

Para fazer a grade lateral eu usei a lixa como molde (achei que seria mais prático e mais rápido do que fazer as marcações com régua e realmente foi). Marquei com a caneta os espaços.



Cortei com o estilete.


Dependendo da idade da criança ela já pode começar a manusear o estilete com cuidado, orientação e supervisão.


A base do berço ficou pronta e partimos para as cabeceiras e peseiras. Aproveitamos a tampa da caixa com as laterais e cortamos ao meio de forma que ficassem três dedos de altura para os pés e a aba para as cabeceiras.


Aí foi só colar nas laterais da caixa e o berço ficou pronto. Aliás, quase pronto porque agora estamos fazendo o acabamento e decorando. Mas isso fica a critério de cada um.

Berço de boneca de reciclagem de caixa de papelão


Eu me lembro de uma amiga ter me perguntado: Por que você faz essas reciclagens com as suas filhas, no final o material não vai para o lixo mesmo? E eu respondi:

- Sim, vai para o lixo, mas vai mais tarde. Antes disso ele foi aproveitado ao máximo e melhor, evitou o consumo de mais materiais que se juntariam ao lixo com ele. Além do mais nos possibilitou um convívio em família; estimulou a criatividade; desenvolveu habilidades, coordenação motora e capacidade de elaborar um projeto; nos fez repensar o consumo e nos ajudou a consolidar os conceitos da importância da reciclagem e do desenvolvimento sustentável (são crianças que vão crescer com essa responsabilidade). Mas acima de tudo nos fez feliz!

Por isso essa brincadeira de reciclagem foi escolhida para fazer parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.



Lembrem-se:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo