Ah Búzios! Uma ponta de terra pra dentro do mar tão cheia de charme. Tudo ali fica charmoso. Até um cineminha pequeno. Búzios, aquele lugar que tem algo especial que a gente não sabe explicar, que te contagia na primeira visita. Uma vila de pescadores com ares bucólicos e ao mesmo tempo tão descolada. Uma cidadezinha que mesmo quando não tinha nada, tinha tudo. Búzios é assim, tem estilo, tem personalidade e tem praias e tem noite. Búzios tem fuso horário próprio.
Búzios tem suas histórias e faz parte das histórias de quem passa por ali. Eu me lembro da primeira vez que fui ainda criança, na companhia dos meus pais e um grupo de amigos. O point era a Praia dos Ossos. Coisas das antigas! Depois já adolescente, quando ir para Búzios significava sinal de alerta para os mesmos pais que antes levavam seus filhos pequenos para brincar na praia, o point era Geribá. Para os pais dos adolês, nessa época, Búzios era possibilidade "drugs, sex and rock'n rool". Mas para nós era praia. Praia de areia fina e dourada que grudava na pela. Praia de água azul esverdeada transparente e ondas cheias. Praia de galera bonita, antenada e "na onda". Búzios era sanduíche árabe do Ícaro, ao lado de uma portinha que começava vender uns crepes, um tal de Chez Michou, na Rua das Pedras. Aí o tempo passa um pouco, a adolescência fica pra trás, e vem a fase de Búzios dos mergulhos. Saídas para a Ilha da Âncora para se deslumbrar com os encantos do fundo do mar. A praia preferida? Continuava sendo Geribá. Aí veio o Búzios da curtição: Azeda e Azedinha durante o dia, festa na Tartaruga no pôr do sol, mexicano na noite na Rua das Pedras. E tinha o Taka-taka-tá! Bar diferentão do holandês doidão que andava com seu pit bull no ombro na época em que ninguém nem sabia qual era a raça daquele cachorro tão diferentão quanto o seu dono. Aí chegou a minha vez de levar as minhas filhas para brincarem nas praias de Búzios. Quais as melhores praias de Búzios para ir com crianças? João Fernandes e João Fernandinho? Ferradura? Ferradurinha? Todas! E como tempo que é tempo passa rápido, já teve até a hora em que a filha adolescente foi curtir Búzios com o namorado. A pria que eles mais gostaram? Praia do Forno!
Histórias... e Búzios continua lá cheia de estilo, com ótimas prais, centro charmoso com lojas descoladas e redutos gastronômicos para servir de cenário para mais histórias. E eu estava com saudades. Mas só percebi o tamanho dessa saudade quando fui passar o final de semana na casa de uma amiga. A praia que escolhemos para curtir um dia com as famílias? Tartaruga!
A Praia da Tartaruga faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol e é uma das melhores praias de Búzios, se é que podemos eleger as melhores.
A Turtle Beach, como chamamos de brincadeira, fica à esquerda da estradainha que vai para a Rua das Pedra. O acesso é fácil. Tem estacionamento. É linda! Toda emoldurada pelo verde das montanhas. Com águas transparentes e tranquilas.
Nos acomodamos no restaurante que fica na entrada. Praticamente no centro da praia. É a primeira opção avistada quando chegamos à praia.
Essa formação rochosa que é ótima para fotos "instagramáveis", para as crianças se aventurarem, para termos visuais da praia e para fazer snorkel ao redor dela e vermos muitos peixinhos e algumas tartarugas, também divide a praia em duas partes, o lado direito (pra quem está de frente para o mar) e o lado esquerdo.
O lado esquerdo da Praia da Tartaruga é o mais movimentado. Ali está a grande maioria das e barracas que oferecem comes e bebes. É neste lado também que chegam os passeios de saveiro. Coisa que eu acho bem cafona, mas já fiz, é claro. E ainda faço também! Inclusie já fiz o passeio de saveiro em Búzios e me diverti vendo a cidade de outro ponto de vista. E como eu estava saudosista ao extremo, voltei no tempo e me vi chegando de saveiro na Praia da Tartaruga, mergulhando naquele mar esverdeado e transparente e nadando até a areia..
Já o lado direito da Praia da Tartaruga é mais tranquilo, mais vazio e também com a faixa de areia mais estreita. Mas também é o lado que mais parece uma piscina. Neste dia estava cheio de tartarugas nadando. É o lado indicado para aqueles que procuram sossego e tranquilidade. Quem opta por este canto de mais sossego é bom levar seu guarda sol e cadeiras porque a oferta é bem menor.
Este lado é bom também para prática de snorkeling, SUP, caiac. A estrutura da praia conta com aluguel desses itens.
Caminhando mais para a direita temos mais uma formação rochosa que fornece uma vista linda e ampla de toda a praia.
Ótima para fazer fotos.
E ainda nos traz uma surpresa: outras duas faixas de areia. Essas sim bem desertas. Poucos aventureiros ávidos por sossego total e isolamento, e alguns outros fazendo caminhadas entre o mar e o verde das montanhas.
A Praia da Tartaruga reflete bem o clima bucólico de Búzios.
Dá para passar um dia de contemplação ou aventura, ela atende a todos os gostos.
E eu que achei que tinha matado as saudades da Praia da Tartaruga, acabei de perceber que já quero voltar.
Você pode me encontrar também