quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Museu Internacional de Arte Naïf - Últimos dias para visitar


Eu já falei do MIAN - Museu Internacional de Arte Naïf  aqui no blog, mas vou falar de novo, porque infelizmente ele irá fechar as portas agora no dia 23 de dezembro por falta de investimento e patrocínio. Lamentável. Uma grande perda cultural para o Rio.





O museu cheio de charme está localizado em um casarão do séc. XIX, tombado pelo Patrimônio Histórico, ali no Cosme Velho, bem perto da estação do Corcovado. Tipo bem perto mesmo, coisa de apenas alguns passos. 

O casarão, além de cheio de charme, tem um ambiente gostoso, cercado de mangueiras e com um bistrô bem gostoso, o Da Cozinha Café. Daquelas casas que a gente passa em frente e tem vontade de entrar e fazer tipo esse gato. Ficar lá de bobeira, de preguiça, curtindo o acervo que é lindo, a lojinha, o bistrô. 



Falando em acervo, o MIAN possui a maior coleção de arte Naïf do mundo com cerca de 5.000 obras de artistas nacionais, de todos os estados brasileiros, e estrangeiros de mais de 100 países, do século XV aos dias de hoje.

 Quando eu falo do museu para alguém, sempre me perguntam o que é arte Naïf. Veja a definição que encontrei no site "A Cara do Rio", no post sobre o MIAN.

"O dicionário diz que naïf é aquilo que retrata simplesmente a verdade, a natureza sem artifício ou esforço: que é graciosamente inspirado pelo sentimento. O adjetivo francês naïf vem do latim nativus, que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Assim, pode ser substituído também por ingênuo e primitivo. Essas definições poderiam servir para caracterizar a pintura naïf, que é natural, livre e pura. (FINKELSTEIN, 2001)."

Ou seja, uma definição rápida e simples de arte Naïf é o conjunto de obras de artistas sem formação técnica específica ou linha definida. 

Eu sei é que a arte Naïf é colorida, fácil de ver, uma arte que alegra, que dá vontade de pintar igual.



Olhando mais de perto, no detalhe, vai dizer que não tem um ar inocente e até infantil na pintura Naïf?! E isso encanta as crianças de todas as idades. 



E o MIAN é assim, todo colorido e divertido. No primeiro piso encontramos o segundo maior painel em arte Naïf do mundo. Uma declaração de amor à Cidade Maravilhosa, na tela "Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz".



Aliás, carioca que visita o museu encontra diversas referências da cidade neste primeiro andar do museu. 


Esta área é a que homenageia o Rio com seus atrativos e belezas naturais. Algumas telas de pontos turísticos ganharam uma releitura em reciclagem onde pede que se toque nas obras.

Pura inspiração para as crianças, né não?



Ainda no primeiro andar a "Nossa Gente", a "Nossa Cultura" e a "Nossa Natureza" são lembradas e belamente representadas.




A grande maioria das peças é de telas, mas vemos algumas esculturas também. 


No subsolo estão expostas as obras dos artistas internacionais.



E uma sala que nos convida para sermos artistas Naïf por uns minutos desenhando a nossa atração turística ou animal favorito.


No segundo andar podemos rever a história do Brasil contada em arte Naïf, no maior painel do mundo no gênero, desde o descobrimento até a construção de Brasília.



Vale muito a pena a visita ao museu. Quem conhece pode ir lá fazer uma visita de despedida e quem não conhece pode aproveitar esses últimos dias.


Endereço: Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho
Telefone: (21) 2205-8612
E-mail: contato@museunaif.com
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábado e domingo das 10h às 17h


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Nossa Chris, que tristeza!
    Como assim fechar um museu lindo deste?!
    Tomara que consigam reverter a situação...
    Adorei as fotos
    Este tipo de pintura é muito lindo! Adoro este colorido
    Bjs, querida

    ResponderExcluir
  2. Eu já falei que indiquei seu blog para uma tia minha arquiteta?! Ela morra em Sampa, 'as direto vai pro Rio assim como eu. E qd ela vai fora de temporada, adora fazer passeios culturais. Vou mandar esse post, se ela não conhecer ainda esse museu, certeza que vai colocar na lista. ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa que tristeza um museu com um acervo desses fechar as portas. Vamos torcer para um dia , os governantes entenderem o quanto é importante a cultura e patrocinar esses locais. Uma perda lamentavel.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que pena fechar. Uma parte importante da cultura e da educação que se perde. Desejo que consigam reverter a situação em breve.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana compartilhar um pouco dessa preciosidade. Aqui em casa somos grandes adoradores de museus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo