O cenário da exposição acontece em uma casa com sete ambientes bem coloridos, divertidos, que atraem e despertam o interesse da criançada. Cada cômodo oferece várias oportunidades de observarmos a presença e a importância da química no nosso cotidiano.
Já na entrada a exposição atrai as crianças com o jogo "Caçando Moléculas". Juntando as peças que representam os átomos podemos montar moléculas de água, amônia, gás carbônico, entre outras. Quando a molécula é montada de forma correta acende, no painel, a luz verde.
Ao entrar na casa divertida e muito animada, passamos pelo primeiro cômodo que é a sala. Lá é apresentado um vídeo em 3D que mostra, de forma muito interessante, a presença da química na história da humanidade. Começa pelo fogo, passa pelo descobrimento do Brasil, a Argentina que tem nome de prata, pelo dinheiro que na gíria é La Plata, pelas guerras entre outros fatos históricos. Todos interpretados no ponto de vista da Química.
Seguimos para o quarto do casal. Nesse cômodo podemos deitar na cama do casal e assistir a um vídeo que explica quimicamente a crise dos sete anos. E até dá uma dica de como superá-la e manter a paixão. Explica também o que ocorre quimicamente com o casal após o nascimento dos filhos. (Preciso voltar na exposição para gravar esse vídeo).
Ainda no quarto do casal recebemos uma explicação da composição química das roupas e um esclarecimento do melhor local para se guardar os remédios.
Passamos para o banheiro onde somos apresentados aos componentes químicos desse ambiente.
Rola até uma cantoria no chuveiro no chuveiroquê. Claro que as músicas são relacionadas à química como: Chocolate do Tim Maia e a marchinha de carnaval Cachaça Não é Água. Eu, pelo menos, já estava vendo química em tudo.
No vaso podemos ver o vídeo da História do Cocô do Cocoricó que explica tudo sobre esse bolo químico que produzimos.
Parada básica na cozinha onde são feitas experiências com os alimentos como: verificar a presença de amido, porque o milho de pipoca estoura e verificar a presença de vitamina C nos sucos de frutas e comparar ao tradicional comprimido de ácido ascórbico. Pena que nós chegamos na exposição no final do dia e os ingredientes já tinham acabado. Tudo bem, mais um motivo para voltar.
Recebemos uma explicação sobre os três estados da água e as moléculas como ficam, porque o milho estoura e vira pipoca (só não experimentamos) e a melhor maneira de arrumar a geladeira.
Da cozinha direto para a área de serviço! Lá descobrimos que o tanque de lavar roupa também é um laboratório de química. Como? Fizemos a experiência. Tivemos, também, muitas dicas de como tirar manchas dos tecidos e o porquê.
A parada final foi no quarto das crianças onde ouvimos sobre o sono, o sonho e o pesadelo. Sentamos nas almofadas espalhadas pelo chão e brincamos com jogos e lemos livros, tudo relacionados à química.
Fizemos todo o percurso acompanhados por mediadores supersimpáticos e atenciosos que nos ajudaram a descobrir e entender a presença da química no nosso cotidiano de forma interativa e muito divertida.