Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feitos por nós: Marcadores de Página de Tulipas de feltro

Na feira de linguagem na escola da Ana Luiza e da Sofia, desse ano, uma das atividades disponíveis era a oficina de costura. Nessa oficina estava sendo ensinado a fazer marcadores de páginas enfeitados com tulipas de feltro.

Agulha e linha nunca foi o meu forte. Aliás, não sei fazer nada, mas tenho a maior vontade de aprender. Então, quando eu vi a oficina quis logo participar e a Sofia me acompanhou. No final eu trouxe um kit para fazer em casa com a Ana Luiza e assim ficaram os nossos marcadores.


 O que utilizamos para cada marcador:

- 1 círculo de feltro de 8 cm de diâmetro;
- 1 par de pétalas de feltro de 5 cm de comprimento;
- 1 quadrado de feltro de 4 cm de lado com um furo ao centro;
- 30 cm de fita de cetim fina;
- 2 contas;
- agulha e linha;
- cola.


Como fizemos:

Dobramos uma extremidade da fita e demos um nó deixando aproximadamente dois dedos na ponta.
Colamos a ponta solta entre as duas pétalas, deixando o nó e a ponta, que é mais comprida, para fora.


Fechamos a pétala e passamos a parte mais comprida da fita pelo centro do quadrado de feltro aproximando do nó.


Dobramos o círculo de feltro ao meio fazendo uma semicircunferência.


Colocamos o nó no centro da base da semicircunferência deixando a pétala, o quadrado e o restante da fita para fora.


Drobamos uma ponta do semicírculo para cima em direção ao centro superior e cobrindo o nó.
No caso da Sofia que não usa agulha e linha nós colamos essa parte. No meu caso apenas segurei com os dedos para finalizar na costura.


Repetimos o processo com a outra ponta do semicírculo. Mais uma vez, no caso da Sofia, utilizamos a cola para fechar a flor da tulipa. No meu caso apenas segurei com os dedos para fazer o acabamento com agulha e linha.

Posicionamos a folha na flor (a Sofia colou nesse momento e eu aguardei a costura) e depois posicionamos o quadrado.


Com a agulha e a linha fomos dobrando as pontas do quadrado, costurando na flor, arrematando e dando forma à tulipa. No caso da Sofia foi com a cola.


Já com a tulipa pronta passamos uma conta pela fita até chegar na flor e demos um nó na fita para fixar.

 Detalhe: a unha suja é de cola, pois ajudei a Sofia na tarefa.

Colocamos outra conta e dessa vez demos um nó na extremidade da fita e outro logo acima da conta para fixar.



E pronto! Foi só marcar o ponto da nossa leitura atual.




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

New York com criança e adolescente - Parte III - Guggenheim e Metropolitan Museum

Dando continuidade no detalhamento do nosso roteiro em New York eu começo a contar o terceiro dia.

Fomos tomar café da manhã no Manhattan Café, um buffet que tem de tudo para um café da manhã, inclusive uma enorme variedade de frutas (senti falta apenas de um bom pão francês), localizado na 45th St entre a 5ª e a 6ª Avenidas.



Como a previsão para o dia era de chuva resolvemos por uma programação indoor: museus. Preferimos começar pelo Guggenhein Museum que estava apresentando a exposição "Preto e Branco" do Picasso.



O Museu já encanta do lado de fora pela arquitetura. Quando, já na ala central, o vimos por dentro ficamos encantadas.


A ideia inicial para poupar tempo e cansaço era subir de elevador até o último piso e irmos descendo e observando a exposição. Mas quando as meninas reconheceram o museu, como sendo da cena do filme "Pinguins do Papai" onde essas aves charmosas surfavam nas rampas dele, elas quiseram percorrer todos os andares tanto na subida, quanto na descida.


E assim fizemos, subimos e descemos observando as 118 pinturas, trabalhos em papel e esculturas expostas em ordem cronológica começando com "A passadora", pintura a óleo de 1904 e finalizando com "O beijo".
Caminhamos tentando descobrir o que cada obra significava. Somente depois líamos o nome da peça para verificar se acertamos.
O Museu oferece um programa para criança. Achamos muito interessante eles disponibilizarem papel e lápis para as crianças desenharem as obras. Tinham várias crianças deitadas no chão em frente a alguma obra fazendo o desenho do que viam. Uma ótima alternativa para despertar o interesse da criançada pela exposição e para tornar a ida a museus mais divertida. A Sofia aderiu a essa moda.

Deixamos o Guggenheim superfelizes e cheios de assunto. Seguimos caminhando com calma pela 5ª Avenida observando a arquitetura dos prédios, o Central Park, os canteiros e o povo na rua, até o Metropolitan Museum.


O Met, como é chamado, é gigantesco e não tem a menor condição de conhecê-lo todo em uma única viagem e ainda estando com crianças. Então, o jeito é selecionar bem a área a ser visitada e planejar o percurso para não perder tempo com idas e vindas. 
Nós optamos por ver as armaduras (Arms and Armor) e para chegar lá passamos pela área das Artes Medievais, Esculturas Europeias e Artes Decorativas. As meninas ficaram alucinadas com as armaduras. Ficamos ali um longo tempo fotografando tudo.


A outra opção selecionada foi The Temple of Dendur já na parte de arte Egípcia. Porém, antes de chegar lá passamos pela The American Wing uma área ampla e clara com esculturas, vitrais, fontes e uma lanchonete.




Aproveitamos para fazer um lanche e dar uma descansada.


Depois desse "almolanche" fomos para a área de Arte Egípcia passando primeiro no Temple of Dendur.


Seguimos explorando as artes egípcias e nos encantando com as esfinges, múmias, pinturas e esculturas.


Outra área que atrai o interesse das crianças é a parte das artes Gregas e Romanas.

Deixamos os Met extasiados, mas eu ainda queria mais arte. Juro que tentei fazer o terceiro museu no mesmo dia. Seguimos andando a 5ª Avenida até o MoMA. Mas era terça-feira, dia em que o MoMA fica fechado. A própria moça que estava lá passando informações me disse que já tínhamos visto muita arte para um mesmo dia. Que agora o bom era fazer umas compras. Informação que a Ana Luiza adorou. Bem ali pertinho do MoMA ficam a Abercrombie e a Hollister, lojas no estilo boite que os adolescentes amam e os pais surtam. 

A Ana Luiza foi com o pai fazer o seu programa teen (visitar as lojas e ver os modelos sarados na porta) e eu segui com a Sofia para o hotel, de pedicab. Um meio de transporte que consiste em uma bicicleta com uma carroceria tipo charrete.


Muito caro, não vale a pena. Sairia mais barato ir de táxi. Eu só fiz porque estava chovendo, a Sofia estava cansada e queria muito andar nesse tal pedicab. Olha a carinha de felicidade dela. Não tem preço, né?

À noite foi a nossa estreia na Broadway. Fomos assistir ao musical "Rei Leão". Lindíssimo! Imperdível!


E acredita que após o musical retornamos ao hotel de pedicab? Isso mesmo, o tal caríssimo e que não vale a pena. Mas a Sofia contou com tanto entusiasmo a aventura que foi andar de pedicab que a Ana Luiza ficou se sentindo injustiçada por não ter experimentado o tal meio de transporte milionário.


Foi caro, mas foi divertido. Mas a brincadeirinha parou por aí.

Para ver o resumo de todo o nosso roteiro entre AQUI.
Leia AQUI o nosso primeiro dia e AQUI o nosso segundo dia.
Para ver mais dicas e passeios em New York com crianças, leia os posts da Fernanda Reali que estão AQUI.

domingo, 28 de outubro de 2012

Salada de Folhas e Figo

A primavera anda nos inspirando e temos visto flores em tudo. Até na salada!



O que utilizamos:

- alface lisa;
- alface crespa;
- alface roxa;
- rúcula;
- agrião;
- tomates-cereja;
- castanhas-do-pará;
- 1 fatia de queijo minas frescal;
- 1 figo.

Como fizemos:

Selecionamos e lavamos bem as folhas das verduras, os tomatinhos-cereja e o figo. Picamos algumas castanhas-do-pará. Em uma travessa nós arrumamos as folhas, salpicamos os pedaços de castanha-do-pará, colocamos alguns tomates. 
Cortamos o figo no sentido do topo para o talo e abrimos deixando as fatias presas ao cabinho. Cortamos a fatia de queijo minas em cinco tiras triangulares.
Enfeitamos o centro da salada e complementamos com um tomatinho-cereja para ser o miolo da flor. 
Temperamos apenas com aceto balsamico e um fio de azeite.

Ficou muito gostosa e bonita.

sábado, 27 de outubro de 2012

Blgagem Coletiva: Esmalte + Halloween

Essa semana a blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, está cheia de gostosuras e travessuras, pois o tema Esmaltes e Halloween.


Bom, eu confundi o tema e me preparei para postar sobre cabelos. A sorte foi que hoje teve feira de linguagem na escola da Ana Luiza e da Sofia. A turma da Sofia trabalhou o tema família e entre as muitas atividades eles falaram de famílias de monstrengos.



A Sofia desenhou uma família de monstros marinhos.


E as crianças fizeram os seus monstros que estavam expostos.


Eu logo reconheci o monstro da Sofia, pois era da família da nossa conhecida Monstrina que até já virou boneca de pano e pode ser vista AQUI.


Esse primo da Monstrina é o Bicho Come Tudo e sabe quando ele aparece, segundo a Sofia?


Eu me diverti com a criatividade da criança e me surpreendi ao constatar que a grande maioria dos monstros se destinavam as mamães, uns poucos para os pais (mãe e pai) e outros poucos para as próprias crianças, mas nenhunzinho apenas para os papais.
Eu ri muito com a criatividade dessas crianças e registrei alguns monstros para as mães bruxas.


Tinha o Monstro Gosma para aquela mãe que determina hora para os filhos dormirem.


Monstro para mãe que ensina a arrumar o quarto.


Monstro para mãe que ensina a não desperdiçar água.


E muitos outros monstros para todos os tipos de mães que educam seus filhos.

O esmalte que eu iria usar para a blogagem de Halloween seria os da coleção Monster High que a Sofia tanto ama. Já estava preparada para usar uma cor a cada dia da semana. Como eu me confundi com as datas, vou apenas mostrá-los.









sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pequenas Felicidades: Post #35

Mais uma semana passou voando e espalhando Pequenas Felicidades nos meus dias que eu venho compartilhar junto com a Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.



- A semana começou com um passeio muito agradável à Floresta da Tijuca;

- Teve cinema com as filhas, minha mãe e minha amiga Gisele. Fomos ver Hotel Transilvania. Um filme do gênero animação, comédia e família, tipo sessão da tarde da melhor qualidade;


- O ponto alto foi o encontro das amigas blogueiras para receber a Fernanda Sahira que estava aqui no Rio. Não podíamos perder essa oportunidade, né? 
O encontro foi muito animado. Também olha a mulherada incrível que estava lá.



Conversamos muito, rimos demais, trocamos dicas, ideias e sugestões e claro, muitos esmaltes.
Eu ganhei uns mimos muito lindos e que me fizeram muito feliz com o carinho e a atenção recebidos. Os presentes foram: cadernetinha linda da Lin, chaveiro perfumado da Rê Batista, trufa deliciosa da padaria da Elis (Chocolatecarioca) e esmaltes chiquérrimos da Fernanda Reali.



Eu levei para cada amiga uma caneca do Inventando com a mamãe recheada de bombons e com um esmalte. A intenção era levar para todas, mas acabou indo mais blogueiras do que as confirmadas, então fiquei devendo a caneca para a Fernanda Reali, a Zizi e a Rogéria.


E ainda teve sorteio com muitos prêmios. Eu ganhei os dois presentes que a Rê Batista levou para o sorteio. Veja só a minha sorte.




Não é muito motivo de felicidade?

Quem quiser ver um pouco mais desse Encontro de Blogueiras pode espiar o que contaram:


 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

New York com criança e adolescente - Parte II

No nosso segundo dia em New York tomamos café da manhã no Starbuks. Apesar das opções para café da manhã serem muitas e variadas a Ana Luiza queria sentar no Starbuks. Segundo ela era ali que iríamos sentir a pressa do "nova-iorquino" e entrar no clima da cidade. Então tá, né?



Aproveitamos que a chuvinha do dia anterior tinha parado e fomos passear pelo Central Park. As meninas estavam loucas para conhecer o local onde foi filmada a cena da cantoria no filme "A Encantada".


Caminhamos nessa ilha de calmaria e tranquilidade cercada pela agitação e correria da cidade que nunca para, apreciamos o visual e o contraste entre o verde e o concreto.


Tiramos muitas fotos, paramos para comer um cachorro-quente e para contemplar os esquilos.


Depois fomos vivenciar mais algumas cenas de filme no Zoo do Central Park onde se passa o filme Madagascar.
O Zoo do Central Park é pequeno, mas muito bonitinho. Tem uma área onde o visitante entra no viveiro dos pássaros e pode ter um contato próximo com os animais. O aquário dos leões-marinhos foi outro ponto forte. E a grande expectativa era para a área dos pinguins, isso por causa do filme Madagascar.



Depois de explorarmos o Zoo do Central Park fomos fazer o tradicional passeio de charrete. São várias charretes disponíveis, cada uma com uma decoração diferente. As meninas escolheram a carruagem branca com cavalo branco.


O passeio é curto, percorre uma pequena área do parque, passa pelo carrossel. Vale mais pelo charme e para as crianças valeu mesmo pela oportunidade de dar cenouras para o cavalo no final do passeio, e pelo tempinho para descansar das andanças.


Saindo do Central Park fomos na loja da Apple da 5ª Avenida, segundo a Ana Luiza a maior do mundo. Se é a maior eu não sei, mas com certeza é a mais movimentada. Uma loucura!
A Ana Luiza ficou empolgadíssima, pois era o sonho dela entrar na loja. Ficou encantada com a faxada de vidro, pela loja ser subterrânea e com a infinidade de capinhas para iPhone. Enquanto a Ana Luiza se deslumbrava com os aparatos tecnológicos, a Sofia se distraía com os joguinhos disponíveis.


Bem ao lado da loja da Apple está a loja da FAO. Loja de brinquedos que tem o Big Piano do filme "Quero ser grande". Essa aí até eu queria conhecer.


Na saída da FAO bateu aquela fominha, então entramos no primeiro restaurante que vimos, o "All About Food", bem em frente à FAO. Já de barriguinha cheia descemos a 5ª Avenida em direção ao hotel. A Ana Luiza quis começar a programação peregrinação teen nas lojas da moda como Abercrombie e Hollister. Essa foi uma tarefa para o pai e eu segui para o hotel com a Sofia.

À noite jantamos no restaurante Bond 45, na 45th ST entre a 6ª Avenida e a 7ª. Os pratos são enormes, mas o restaurante cobra uma taxa de US$ 25 para dividir o prato. A comida não é lá muito saborosa, o ambiente é charmoso e tinha um garçom brasileiro muito simpático.


Um dia movimentado, feliz, cheio de aventuras e descobertas.

Para ver mais detalhes sobre New York, visite as postagens da Fernanda Reali AQUI