Nessas férias escolhemos levar as meninas para conhecerem a Costa do Descobrimento no sul da Bahia. O nosso objetivo era fazer passeios percorrendo o trecho entre Cabrália e Caraívas para mostrar para a Ana Luiza e a Sofia as belezas naturais desse Patrimônio Natural Mundial.
Eu já havia ido para essa região duas vezes: na primeira, ainda solteira, fui com duas amigas e fiquei em Porto Seguro. Na segunda vez, já casada, fomos apenas eu e o Antonio e ficamos em Arraial d'Ajuda.
Dessa vez decidimos ficar em Trancoso.
Fomos ainda na baixa temporada, conseguimos as passagens com milhas e uma tarifa muito especial, que compensou demais, no Club Med. Nada como planejar com a devida antecedência.
A localização do Club Med de Trancoso é perfeita na minha opinião. Ele fica praticamente no meio do caminho entre Arraial d'Ajuda e Trancoso. Tá certo fica mais próximo a Trancoso.
O hotel fica em cima de uma falésia, a vista é maravilhosa e a praia é fantástica, do tipo que faz piscininha para as crianças brincarem. Para um lado temos a visão em direção a Arraial d'Ajuda com as praias de Taipe, Pitinga, Parracho (ah, o Parracho) e Mucugê.
Para o outro lado avistamos o sentido Trancoso com as praias Rio da Barra e Nativo.
O nosso primeiro desbravamento foi em direção a Arraial. Caminhamos diversas vezes pela praia apreciando o visual das falésias, mergulhando no mar e nos refrescando no rio.
Os trechos das praias são bem desertos tendo apenas uma ou outra cabana (bar/restaurante). A Cabana Taipe além de oferecer petisco, refeição, bebidas, banheiro e lojinha, como a grande maioria das cabanas, tem disponível passeio de ultraleve.
O primeiro lugar que eu queria levar as meninas era a Lagoa Azul que ficava bem próxima do hotel. Eu tinha ótimas recordações de quando estive lá nas outras duas vezes. Queria mostrar para elas o famoso banho de argila.
Essa era a recordação que eu tinha da Lagoa Azul.
A primeira decepção foi assim que chegamos a cabana que fica na entrada. Estava totalmente abandonada. Assim que eu vi a placa já levei um susto. Será que eu cresci tanto assim?
Como ela está atualmente (bate na minha cintura)
E o lago enorme hoje se resume a isso.
Dizem que isso aconteceu porque alguém comprou o terreno no alto da falésia e fechou o rio que descia e formava a Lagoa Azul. É triste ver a ação do tempo agir de forma tão negativa, né? Mas a gente estava lá para curtir e desfrutar o que a região tem de melhor. Então aproveitamos muito as praias com o que elas têm de mais belo.
Passeamos pelo Quadrado em Trancoso que se mantém bem rústico como era, apenas acrescido de glamour. As casinhas mantiveram a arquitetura, mas se tornaram pousadas e restaurantes cheios de charme. Em um deles, o "Da Glória Loja e Café", que tem uma tapioca bem gostosa, estava com uma oficina de artes para crianças naquele dia. Paramos na sorveteria Mucugê para experimentarmos alguns sabores da terra. Eu adorei o picolé de pitanga. Vale lembrar que as lojinhas e restaurantes no Quadrado só abrem a partir das 17 horas.
Passeamos bastante pela vila, compramos alguns artesanatos locais e apreciamos o visual do alto da falésia (atrás da igreja) que permite uma visão deslumbrante da vegetação, dos rios com manguezais, das praias dos Nativos e dos Coqueiros e ver ao longe os recifes que protegem essas praias formando as piscinas naturais. Uma vista que encanta.
Também fizemos um passeio pela vila de Arraial d'Ajuda. A Broadway também está bem diferente atualmente. Passeamos pelas ruas observando as lojinhas de artesanato e seguimos até a igreja para apreciar o visual e deixar os nossos pedidos para 2013.
A vila de Arraial d'Ajuda que se resumia a Broadway agora conta também com a Mucugê. Nessa rua tem vários restaurantes para todos os gostos e bolsos, lojas, shoppings e até uma área de recreação para crianças, tipo essas que tem nos shoppings, que não me lembro do nome. Mucugê agora é bem maior e com muito mais opções do que a Broadway.
Passamos dias maravilhosos em Trancoso, com muito sol, muita praia e muita diversão. As crianças amaram. Também fomos à paradisíaca Praia do Espelho. Essa praia que está entre as praias mais belas do país merece um post exclusivo.