Eu sou apaixonada pela região nordeste do Brasil. Adoro o clima, os sabores, os sons, os sotaques, as cores e a natureza. E o melhor é poder encontrar um pouco da cultura nordestina aqui no Rio. E ultimamente eu tenho explorado bastante a Feira de São Cristóvão que é um lugar ótimo para ir com amigos e com crianças também.
A Veja Rio na coluna “Uma volta...” trouxe o Claude Troisgros para falar dos pontos preferidos dele no local. A matéria pode ser vista AQUI.
Eu além de conferir o percurso do Claude Troisgros também tenho outros locais que gosto muito no Pavilhão.
A entrada da feira com a estátua do Luís Gonzaga.
O restaurante Baião de Dois tem uma comida nordestina maravilhosa e muito bem servida.
O pastel de queijo de coalho e o escondidinho de carne seca são imperdíveis.
A Barraca da Chiquita é um dos restaurantes mais famosos e é a recomendação do Claude Troisgros. Já não precisa dizer mais nada, né?
O queijo de coalho na brasa com melado como entrada, o suco de seriguela e feijão de corda são irresistíveis. E deitar na rede depois dessa orgia alimentar é tudo de bom. Bem a cara do nordeste. Só falta a praia!
Os palcos para os shows são uma tentação para cair no forró.
Na queijaria Lampião podemos encontrar várias delícias nordestinas. Eu sempre trago um pedaço de doce de caju e queijo de coalho para fazer a minha versão da sobremesa Romeu e Julieta (goiabada com catupiry) que é a Lampião e Maria Bonita (doce de caju com queijo de coalho derretido).
Já a minha lojinha de artesanato preferida é a Ciranda das Artes. Fico enlouquecida.
Gosto muito de dar uma passadinha em alguma sorveteria e experimentar algum sabor típico. O sorvete de buriti, por exemplo, é surpreendente.
Mas a Feira de São Cristóvão tem muito mais. É um passeio que vale muito a pena para quem está pelo Rio e para quem está com saudades do Nordeste. A cada nova volta por lá se descobre um cantinho diferente, um novo sabor e com isso sempre saio de lá com uma sacolinha na mão e um grande sorriso no rosto.
A Fernanda Reali também já falou da Feira de São Cristóvão no blog dela. Vale a pena dar uma visitada nos posts para saber mais sobre o Pavilhão:
- Passeando na Feira de São Cristóvão (aqui tem a dica do restaurante Mandacaru).