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sexta-feira, 29 de julho de 2016

Experiência das Pedras Grandes - Falando de prioridades com crianças e adolescentes


Eu sempre falo que sabendo priorizar e planejar conseguimos fazer mais coisas com menos estresse. "Quanto mais você se organiza, mais consegue colocar coisas na sua vida". E quando falo de coisas, são coisas boas, como ter tempo para a família, para os amigos, para o lazer, além das coisas"obrigatórias". Coloco obrigatórias entre aspas porque na verdade mesmo as coisas obrigatórias são escolhas. Podemos escolher não fazê-las, mas teremos que pagar o preço das consequências. Como nem sempre estamos dispostos a pagar esse preço escolhemos fazê-las.

Assim ensinei a Ana Luiza a fazer o seu planejamento semanal organizando as atividades, as tarefas da escola, os cuidados com ela e as tarefas em casa. 

E venho ensinando a Sofia também. Ela já faz o planejamento dela sozinha, mas vira e mexe fica em dúvida do que priorizar. 

Outro dia ela chegou me pedindo a seguinte ajuda:

- Mãe, me ajuda a priorizar?
- Ajudo sim. Qual é a sua dúvida?
- O que é mais prioritário? Estudar para a prova de amanhã ou fazer o dever de casa?

Depois de avaliar a quantidade de dever de casa, a quantidade de matéria para estudar, o que para ela era mais difícil e tomaria mais tempo, e ver o tempo que ela tinha disponível, chegamos a conclusão de qual seria a pedra grande e qual seria a pedra menor. 

É importante listar as pedras grande da semana, como estudar para a prova, as atividades fixas, os compromissos inadiáveis da semana (consulta a médicos, dentistas, por exemplo), a festa de aniversário da melhor amiga, etc. Mas é importante também não exagerar nas pedras grandes, né? Não dá para fazer tudo de uma só vez. Limite as pedras grandes possíveis e deixe espaço para as menores se encaixar, para os imprevistos e para descansar.

Se você planejar as pedras grandes direitinho, as pedras menores se encaixarão ao longo do dia e da semana. 

Foi assim que concluímos que estudar para a prova era a pedra grande. O dever de casa estava parcialmente feito e as questões restantes se encaixariam nos intervalos. 

Para ficar tudo mais divertido, ilustrei toda essa conversa com a experiência das pedras grandes:

O que utilizamos:

- 2 porções iguais de pedras de jardinagem (nossas pedras grandes);
- 2 porções iguais de pedrinhas de aquários (nossas pedras médias);
- 2 porções iguais de areia (nossas pedras pequenas);
- 2 potes de vidro iguais.

 Falando de prioridades com crianças e adolescentes

Como fizemos:

Começamos colocando as pedras grandes no primeiro pote.


Experiência das Pedras Grandes


Depois colocamos as pedras médias e verificamos que elas se acomodaram e encaixaram nos espaços vazios.


O terceiro passo foi colocar a areia naquele pote cheio que parecia não caber mais nada. Mas a areia foi encontrando espaço entre as ouras pedras.

Falando de prioridades com crianças e adolescentes

Todo o volume que separamos coube perfeitamente no primeiro pote.
Começamos então a preencher o segundo pote como mesmo volume de material. Porém na ordem inversa. Começamos primeiro pela areia, depois pelas pedras médias. O pote ainda tinha bastante espaço livre e parecia que as pedras grandes deixadas para final caberiam perfeitamente.

Isso é o que muitas vezes fazemos no nosso dia. Começamos pelas pequenas coisas diárias que tomam o nosso tempo, achando que ainda temos tempo suficiente para as coisas mais importantes.


Falando de prioridades com crianças e adolescentes

Ao colocar as pedras grandes o que aconteceu? Lotamos o pote e ainda sobrou pedras que não couberam.

Falando de prioridades com crianças e adolescentes

Essa experiência simples mostra que se fizermos primeiro as coisa mais importantes daremos conta delas e as demais se ajustarão. 

Assim é importante fazer a agenda e o planejamento da semana começando a reservar o tempo para as coisas grandes.

11 comentários:

  1. Amiga que bacana o seu post. E que linda a sua menina. Achei bacana ela te perguntar sobre o que priorizar. Acho que é bem complicado na cabeça deles né?

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  2. Amei o seu post! Uma forma super didática e lúdica para ensinar as crianças a se organizarem e saber priorizar. Parabéns! Beijos, Fabi Fontainha

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  3. Perfeito!!! Como um exemplo é contagiante para o aprendizado e para o entendimento do que é prioridade. Aposto que ela amou a experiência e conseguiu captar a essência do que é importante. Parabéns

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  4. Fiz essa dinamica num treinamento e ela ajuda a entender muitas coisas ne?
    adorei ver por aqui
    bjs
    Lele

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  5. Ótima dinâmica, achei muito especial vou aplicar no futuro com a Mari.

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  6. Adorei a dica! Super interessante separarmos as pedras. Eu nunca havia pensado assim. 😉

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  7. Que bacana!!! Quantos anos tem sua filha? A partir de qual idade vc recomenda esse tipo de atividade?

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  8. Uau Chris, muito legal! REalmente precisamos ensinar de forma mais lúdica e amorosa, os pequenos aprendem muito mais.

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  9. Chris, parabéns! Já salvei para usar com a Vicky qdo ela for um pouco maior!
    bjs,
    Giu

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