Leio diariamente dois ou três livros para a Sofia. Como tenho muitos livros em casa, alguns guardados desde a época da Ana Luiza, geralmente peço para ela escolher o livro que iremos ler. A Sofia também tem trazido alguns livros da biblioteca da escola. Mesmo assim acabo comprando um ou outro. Não resisto. Na semana passada encantada com a dica da Letícia, que toda quinta-feira posta uma dica de leitura no seu blog
Pelos Cotovelos e Cotovelinhos, fui à livraria e acabei trazendo para casa:
"Achados e Perdidos" de
Oliver Jeffers que além de autor da história é também o ilustrador, que foi a dica da Letícia. Nesse livro encantador um menino acha um pinguim que aparentemente estava perdido e parte a procura do lugar de onde o pinguim veio. Nessa busca nasce a amizade. Precisam chegar ao destino para perceber que não se está perdido quando se acha um amigo.
Pegamos o globo para ver onde fica o Polo Sul, local onde os pinguins vivem. A Sofia quis saber onde fica o Polo Norte. E foi correndo contar para o pai que a Disney é mais perto do Polo Norte e o Brasil é mais perto do Polo Sul.
Olhando a prateleira da livraria, bem ali ao lado, estava outro livro do
Oliver Jeffers, "Como Pegar uma Estrela". E assim tão ao alcance das minhas mãos, acabei pegando o livro. Aqui o menino adorava as estrelas e ficava todas as noites as admirando até que um dia decidiu pegar uma. Tentou de diversas maneiras. Incansável ele foi até que conseguiu a sua companheira. O livro fala de forma poética da importância de sermos persistentes, não nos frustrarmos com as primeiras decepções e não desistirmos de perseguir os nossos sonhos.
O livro é lindo e a Sofia adorou a história que rendeu ótimas conversas sobre as estrelas e o céu.
Ainda motivada por essa Blogolândia (me divirto muito por aqui) aproveitei a dica da Gi do blog
Kids Indoors, outra aficionada por livros (ela é ilustradora), e fui atrás da coleção
ABC da editora SALVAT.
Encontrei o segundo volume B de Barracuda. A Sofia adorou a história, as ilustrações e o encarte de atividade que acompanha o livro. Claro que quer fazer toda a coleção. Como é uma edição semanal já deixei o jornaleiro avisado para guardar o meu exemplar.
A Ana Luiza trouxe da biblioteca da escola o livro "Ladrão de Raios" de Rick Riordan. Esse é o "primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses." (sinopse do site da
Siciliano).
A Ana Luiza adorou. Disse que o livro é muito legal, mas muito legal mesmo. Não tem nada a ver com o filme. Quem viu o filme primeiro e depois que leu o livro se decepcionou com o filme. Que o livro é muito melhor. Agora vai pegar toda a coleção emprestada com uma amiga.
No final de semana fomos ver
Animais Unidos Jamais Serão Vencidos. Os animais que vivem na Savana estão sofrendo com a falta de água. Enquanto isso, outro grupo de animais de diversas regiões como urso polar, canguru australiano, tartarugas de Galápagos e um frango francês, são obrigados a deixar seus habitats devido a destruição humana, navegar até chegar no suposto paraíso. Esse paraíso é a mesma África que está sofrendo com a falta de água gerada por uma represa construída pelos humanos para alimentar um hotel de luxo. Os animais se unem, descobrem a origem de seus problemas e juntos encontram a solução.
O filme é bonitinho e as meninas adoraram. A Sofia chegou em casa contando a história. Impressionadíssima com o caçador, o vale da morte e os urubus (que me lembraram da história do Mogli).
Ainda rendeu uma visita ao Atlas e ao globo para ver onde fica Galápagos, África, Austrália, Polo Norte e França.