Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pequenas Felicidades: Post #40

Sexta-feira dia de começar a pensar no final de semana, mas também dia de relembrar e agradecer as Pequenas Felicidades vividas na semana. E o melhor de tudo é, além de reconhecer que temos mais o que agradecer do que lamentar, compartilhar as Pequenas Felicidades junto com a Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.



- A semana foi de muito estudo com a Ana Luiza. É uma alegria ver o esforço sendo recompensado.

- Teve almoço gostoso em casa com a família reunida e comidinha caseira com cardápio simples, mas muito saboroso: arroz, farofa, feijão, frango assado e maionese.



- Teve sessão de cineminha em casa com pipoca. Revimos alguns filmes com tema de Natal. 



- Teve almoço descontraído, com visual lindo, boa conversa e amigos divertidos. Ah! E sobremesa que lembrou a minha infância. Claro que o "Romeu e Julieta" foi dividido.

Restaurante "Garota da Urca" tem uma picanha na chapa superbem servida e saborosa.



- Teve mais almoço relax com amiga, troca de confidências, desabafos e risos. Tudo isso com:

  • entradinha: pão de alho com linguiça na brasa.

  • prato principal: frango atropelado com farofa de ovo, batata prussiana e arroz com requeijão e azeitonas verdes.

  • sobremesa: sorvete de pudim com calda de ameixa (MA-RA-VI-LHO-SO)

- Teve passeio à livraria, passeio na praia, brincadeiras, leituras, tudo isso e muito amor.


Nossa, agora que eu percebi como a semana foi cheia de felicidades. E olha que tem muito mais para contar, mas vou colocar em posts individuais.

Estas foram algumas das felicidades da minha semana. Que venha a próxima com muitas felicidades para todos nós. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Balas de Gelatina para o Natal

Aqui em casa as balas que a Sofia mais gosta são aquelas de alga. Passeando pelo blog Pinto mas não Bordo, da amiga Rita Vieira, eu vi essas balas de gelatina e resolvi experimentar. Como estamos perto do Natal aproveitamos para fazer as balas temáticas. E claro que receita boa tem que ter criança na cozinha. Então, contei com a ajuda da Ana Luiza e da Sofia.

Receitas de natal

O que utilizamos:

- 2 pacotes de gelatina vermelha (sabor morango);
- 2 pacotes de gelatina verde (sabor limão);
- 4 pacotes de gelatina sem sabor;
- água;
- cortadores de biscoito.

Como fizemos:

- Balas Vermelhas:

Colocamos dois pacotes de gelatina sem sabor em uma panela, adicionamos cinco colheres de sopa de água e deixamos amolecer.
Enquanto isso dissolvemos os dois pacotes de gelatina de morango em 350 ml de água fervente e reservamos.
Aquecemos a gelatina sem sabor, já amolecida, até dissolver. Acrescentamos a gelatina sem sabor à gelatina vermelha, colocamos em um pirex levemente untado com um pouquinho de óleo e levamos à geladeira.

Balas de gelatina para o Natal.

Após endurecer, ficou bem consistente, desenformamos.

Receitas de Natal

Utilizamos os cortadores de biscoito com tema de Natal para cortar a gelatina e fazer as balas.

Balas de gelatina para o Natal

As balas vermelhas foram arte da Sofia.

- Balas Verdes:

Repetimos o mesmo processo substituindo a gelatina de morango pela gelatina de limão.


A gelatina fica bem firme, em um ponto que não derrete fora da geladeira.

Balas de Gelatina

As balas verdes foram obra de arte da Ana Luiza.

Receita de Balas de Gelatina

Balas prontas! Nós colocamos no baleiro. Dizem que não precisa ficar na geladeira, pois nesta consistência a gelatina não derrete. Mas nós preferimos manter bem geladinhas.

Balas de gelatina para o Natal


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Portinari para crianças e adolescentes

Levei a Sofia para ver a exposição "Portinari - Arte e meio ambiente", na Casa da Ciência.



Além de réplicas digitais de algumas pinturas do artista que exibem a flora, a fauna e a cultura do povo brasileiro estão expostas releituras dessas obras de Portinari feitas por crianças. Isso despertou o interesse da Sofia que via um quadro do artista em questão e corria para ver as versões feitas pelas crianças. Uma das releituras que a Sofia mais gostou foi a da tela "Pedra da Gávea".
 



Reprodução da tela "Pedra da Gávea" pintada por Portinari em 1933.



A exposição conta com diversas oficinas como contação de história, pinturas, confecção de livros em tecido, entre outras que possibilitam os visitantes a fazerem as próprias artes. Vale muito a pena.


Gostamos tanto de passear entre as obras de Portinari que ficamos com vontade de explorar mais esse artista espetacular. Li para a Sofia o livro da coleção "Crianças Famosas", da Editora Callis. A Sofia ficou muito interessada na história do menino pobre cheio de talento, determinação, alegria e sonhos.




Perceber o artista como uma criança igual a ela que brincava, jogava bola, desenhava e estudava fez a curiosidade e interesse da Sofia aumentarem e querer saber mais sobre Portinari e suas obras.

Foi muito legal ver a Sofia reconhecendo a vida do Candinho, como era chamado quando criança, em suas próprias telas. Quando ela viu a pintura "Meninos com Pipas", de 1947, reconheceu ali o Candinho com seus amigos em uma das brincadeiras preferidas dos meninos.

Outro quadro que mais chamou a atenção foi "Praia de Ipanema", então aproveitamos para fazer um passeio até a Pedra do Arpoador para curtir a vista da Praia de Ipanema. Pena que o tempo fechou no fim da tarde.




A Ana Luiza leu "O Menino do Portinari" de Caio Riter, mas não quis entrar em detalhes da história. Disse que o livro é maneiro e que fala de um quadro do Portinari que foi roubado. Também não quis aparecer nas fotos. Enfim, coisas de adolescente.

A exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” fica em cartaz até 16 de dezembro com entrada gratuita.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Nossos Momentos: Montando a árvore de Natal

Hoje é dia de compartilhar os nossos momentos especiais de convívio em família na Blogagem Coletiva Nossos Momentos do Recanto das Mamães Blogueiras.


O nosso final de semana foi bem diversificado e tivemos vários momentos especiais para nós. Mas um se destacou: a montagem da nossa árvore de Natal.



Apesar do dia oficial para esse símbolo do Natal ser montado ser o dia 30 de novembro, data que marca o início do tempo do advento para a Igreja Católica, não resistimos a espera e nos antecipamos.

Aqui em casa eu sempre deixei as crianças arrumarem a árvore ao gosto delas. Não me importo se os enfeites vão ficar desbalanceados, mais em um lado do que no outro, muitas bolas em uma área e poucas em outra, essas coisinhas assim. Eu quero é que elas, a Ana Luiza e a Sofia, se divirtam preparando a nossa árvore e fiquem felizes com o resultado. Dessa forma a preparação da nossa árvore é um momento de alegria e descontração.

O que eu faço é incentivar que os ornamentos sejam feitos por nós mesmas utilizando a reciclagem. Ainda não consegui uma árvore toda enfeitada com peças feitas por nós, mas um dia eu chego lá.

Como a nossa árvore estava velha e ficou guardada em um local que caiu água, ela se estragou junto com todos os nossos enfeites. Resultado? Tivemos que comprar outra. Então, o nosso momento especial começou com a escolha da árvore e de alguns enfeites.

Primeira etapa concluída partimos então para montar a árvore, abrir os galhos e pendurar os enfeites adquiridos. Para ficar mais bonitinha e com um toque especial nós penduramos as bolas com fitas de cetim.


Eu e a Ana Luiza ficamos com a tarefa de passar as fitas nas bolas e a Sofia as colocava na árvore.


Depois que os enfeites comprados foram todos pendurados chegou a hora de admirar e se orgulhar do trabalho/brincadeira realizado.

Conforme a tradição católica a árvore de Natal, que simboliza a vida, não deve ser toda montada de uma única vez. Os enfeites e ornamentos devem ser colocados aos poucos, durante as quatro semanas do advento que representam, para os católicos, o tempo da preparação. Assim, para prolongar o prazer desse momento que acontece uma vez ao ano, deixamos o próximo passo para o dia seguinte.

Juntas fizemos alguns enfeites para a nossa árvore. Utilizamos fundos de caixas, papel laminado, fitas de cetim e formas de cortar biscoitos para fazer o molde. Essa foi uma atividade que nos deu muita alegria.



A nossa árvore está ficando cada dia mais bonita. Ainda falta colocar a estrela no topo e pendurar as luzes pisca-pisca. Mas a cartinha para o Papai Noel já está lá.


A brincadeira estava tão boa que ainda fizemos umas miniárvores de papel para enfeitar a casa.





Este "Nosso Momento" vai render.





domingo, 25 de novembro de 2012

A saga Crepúsculo chegou ao fim - Amanhecer Parte II

Como toda adolescente dos dias de hoje a Ana Luiza viveu intensamente a fase da saga "Crepúsculo", se apaixonou pelo vampiro e eu acompanhei de perto. Li com ela todos os livros, vimos juntas todos os filmes e eu até me apaixonei pelo lobisomem. Afinal, não basta ser mãe, tem que participar, né?

Sendo assim, não poderíamos perder o filme "Amanhecer - Parte II".


Confesso que quando estávamos, eu e a Ana Luiza, indo para o cinema eu me peguei pensando com os meus botões: - Graças a Deus esse é o último!

Eu já estava meio cansada daquela cara da Bella sempre igual, com aquele ar blasé. Além do mais eu achei o episódio "Amanhecer - Parte I" muito chatinho, lento, meio decepcionante.

Mas me surpreendi positivamente com o filme que fechou a saga. Tanto eu, quanto a Ana Luiza gostamos muito. A Ana Luiza achou este o melhor de todos. Eu ainda continuo preferindo o primeiro, mas "Amanhecer - Parte II" ficou sendo o segundo na minha ordem de preferência.

Foi uma delícia fazer esse programa com a minha filhota. Foi ótimo acompanhar a saga "Crepúsculo" junto com a Ana Luiza.





sábado, 24 de novembro de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + Coral

Essa semana a blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, traz o tema Esmaltes e Coral.

Eu fiquei louquinha para escolher qual tom utilizar mediante a tantas opções.



Na verdade optei por falar do Coral aquele animal do mar que constrói colônias multicoloridas, forma recifes enormes que abrigam um ecossistema lindíssimo e com uma diversidade de vida admirável.

Cavalo-marinho nadando em coral na Ilha Grande no Rio de Janeiro

Esse tema me fez voltar às minhas épocas de mergulho, um esporte encantador que possibilita contato com a natureza, admiração, contemplação e uma paz indescritível.


Nos muitos mergulhos que fiz, em diversos lugares, contemplei várias espécies de corais lindos e cheios de vida ao redor. Mas os que mais chamaram a atenção foram os "Corais Cérebro" do Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia. Um paraíso que eu ainda quero apresentar às minhas filhas.

  Foto obtida AQUI.

Sempre que estamos em alguma praia que tenha corais eu explico para a Ana Luiza e a Sofia a importância de preservar e cuidar dessas espécies. Não devemos pisar nos corais e quando estamos nadando ou mergulhando próximas a eles precisamos manter as nadadeiras afastadas para não esbarrar. 

Em alguns locais a Ana Luiza e a Sofia também já puderam observar o ecossistema fantástico que se desenvolve nos recifes de corais, mas também já puderam presenciar o estrago que o turismo sem consciência provoca.


Por isso é importante conscientizar para que a vida marinha nos corais não seja vista apenas nos filmes como "Procurando Nemo", aquele peixinho palhaço que vivia no maior recife de coral, considerado o maior indivíduo da Terra, localizado na Grande Barreira de Coral, na Austrália. Um dos meus sonhos é mergulhar lá com as minhas filhas.

Para a blogagem de hoje como eu fiquei na dúvida devido a variedade de nuances dos corais sejam eles animais, cores ou esmaltes eu optei por fazer uma tentativa de degradê.


Os esmaltes escolhidos foram: Chanel - 617 Holiday, Impala Fun - Twenty Yers, Impala Matte Fluors - Tech, Beauty Color Neopn - Califórina e Jordana - 903 Orange Jolt.

Agora vamos ao resultado do sorteio dos oito esmaltes da coleção Cores do Oceano realizado no post Esmalte e Feriadão.

Foram 100 comentários e a Sofia me ajudou executando no www.randiom.org e a ganhadora foi:


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pequenas Felicidades: Post #39

Mais uma semana curtinha em função de um feriado. Uma semana de muitas Pequenas Felicidades vividas em família e com amigos. Mas hoje vou compartilhar apenas uma das várias Pequenas Felicidades junto com a Rita Corrêa, do blog Botõezinhos.




- Tivemos mais um encontro mensal de amigas blogueiras, evento de que eu faço de tudo para participar. É uma enorme alegria esse momento de descontração, trocas de presentes e carinho. Uma oportunidade única para rever as amigas, desvirtualizar outras amizades e conhecer novas.

Dessa vez a mesa ficou cheia.



Este encontro teve a participação especial da Luci Hora vinda diretamente da Bahia para aproveitar o feriadão na Cidade Maravilhosa. Foi um enorme prazer desvirtualizar essa amizade e ficar perto desse alto astral baiano.

.
Como sempre rolou muita conversa animada, muito risos e gargalhadas e sorteio de presentes. A mesa estava farta.


Todas nós recebemos chocolates deliciosos e lindos fabricados pela Roberta do blog Chocolitos. Claro que eu trouxe para as minhas filhotas experimentarem.


A Patrícia Daltro, que tem a loja Bichos de Patch e faz coisas lindíssimas, nos presenteou de forma linda e delicada: tulipas perfumadas com mensagens que já estão enfeitando e trazendo alegria para a minha casa.


No sorteio dos presentes eu tive a enorme sorte de ganhar esta almofada também da Bichos de Patch. Nem preciso dizer que a Sofia já tomou conta da almofada e colocou na cama dela, né?


Também fui sorteada com um chá delicioso e perfumado mais um infusor charmoso oferecido pela Fernanda. E não é que ela ganhou um dos kits de manicure que eu levei?

Efeito by Fernanda Reali.

Eu levei as canecas Inventando com a mamãe para a nossa visitante ilustre e para três amigas que eu estava devendo. Ver que elas gostaram me fez muito feliz.

Foto by Zizi Santos

E como não podia faltar muitos esmaltes para serem trocados e a já tradicional foto das unhas.