Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

12 pontos de parada na Lagoa Rodrigo de Freitas



A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro em formato de coração, é um dos nossos passeio preferidos na cidade. Adoramos dar um rolé de bike nos seus 7 km com vários pontos de parada para apreciar uma vista deslumbrante e tomar um coco bem gelado.



A Lagoa é uma área de lazer para todos os gostos e idades. Tem atrativos de todos os gêneros, Desde para os atletas quanto para que curte uma gastronomia, para bebês quanto para idosos, para cachorros e crianças, para quem quer correr e quem que curtir um piquenique, para quem quer malhar e quem quer ler um livro, quem quer curtir o ar livre e para quem quer um cinema no ar condicionado.  

São tantas atrações e opções que às vezes a gente se perde e acaba marcando um ponto único para curtir a Lagoa e ficando só por ali. Então resolvi dar um giro nos 7 km e listar o que podemos encontrar por lá. Vou começar pelo conhecido Parque dos Patins e fazer a volta completa.


Tem vários posts aqui no blog falando dele. É um dos nossos queridinho e frequentamos com vontade.
Fica entre a Subsecretaria Militar de Operações Aéreas, o Heliponto, (não é o Helisight de onde saem os voos panorâmicos), e o Clube Piraquê. Nesta área temos muitas opções de lazer, como pistas para patins, skate e bicicletas; parquinho com brinquedos gratuitosárea com brinquedos infláveis, piscina de bolinha, pula-pula e até pescaria, esses são pagos; área para piquenique; pedalinhos para aluguel; aluguel de bicicletas, triciclos e quadriciclos; uma árvore que faz sucesso com a criançada, 


Inclusive é no Parque dos Patins que está o Hilisight de onde podemos fazer um voo panorâmico pela cidade. Nós já fizemos e contamos no post "2012 Nas Alturas".

A infraestrutura ali também é bem legal. Tem estacionamento, banheiros, vários restaurantes (nós gostamos do Arab. Até tomar um café da manhã por lá é gostoso).



Vamos seguir em direção à Ipanema. O Novo point é novinho em folha:

2 - Parque das Figueiras.

A área mais nova da Lagoa, localizada entre o Heliporto e o Complexo Lagoon.  Um parque bucólico, mais rústico, com um certo charme inclusive e bastante espaço verde. Tem um parquinho básico; 500m de ciclovias e pistas de caminhada, conectadas com a Lagoa com bastante espaço para andar de bicileta, patins, skate, patinete; bem arborizado e lega para um piquenique.




Seguindo em frente, bem coladinho o próximo ponto é:



Uma área relativamente nova com seis salas de cinema, vários restaurantes gostosos, uma varanda com vista, uma casa de shows e um visual incrível.


Saindo do Lagoon e seguindo em direção à Ipanema passamos pelo Clube de Regatas Flamengo, dá para ver a banheira de treino dos remadores e logo após a curva chegamos no próximo point. Esse pra galera mais radical.

4 - Pistas de Skate

Nós nunca nos aventuramos nesta pista, mas que já bateu uma vontade de descê-la de patins, já deu. Muitas vezes ficamos ali paradas babando na coragem e habilidade dos praticantes.


Para quem não é tão radical ou está arriscando as primeiras manobras, tem outra pista mais leve.


Logo após a pista de skate mais leve tem um parquinho infantil com uns quatro brinquedos de madeira, como escorrega, gangorra, balanços, e casinha com ponte e escorrega, em uma área de bastante sombra. Antigamente havia um quiosque com comes e bebes entre o parquinho e as quadras poliesportivas também desta área. Mas hoje em dia está a seco mesmo. 
Bem em frente as quadras de tênis tem um deck de madeira relativamente amplo bem legal que a galera gosta de dar uma relaxada e fazer umas fotos.

Seguindo em direção ao clube Caiçaras passamos por uma academia da terceira idade, a ponte que tentaram fazer como ponte dos cadeados, mas desabou. Então hoje não tem mais a ponte dos cadeados, mas a vista do Cristo permanece exuberante.


Passamos pelo clube que é bonito e vem um retão bom para caminhar, com algumas paradas para tomar água de coco, mas nada demais.




Já no finalzinho do retão, quase chegando ao Corte Cantagalo tem outro quiosque de coco com brinquedos para bebês. 

5 -  ParCão da Lagoa

Essa é a área para a cachorrada se divertir, apesar de que eles passeiam por todo o circuito em formato de coração.  É uma área cercada, bem colado ao antigo campo de Beisebol. 
Como a Xina não é lá muito sociável com a turma de quatro patas, nós nunca fomos ao ParCão. Só ficamos ali dando uma espiadinha na brincadeira da turma. 

Após o ParCão teríamos o Campo de Beisebol que foi utilizado como área da Casa da Suíça durante os Jogos Olímpicos, e em seguida uma área bem legal:

6 - Área das Capivaras.

Ali fica o Quiosque Palaphita com suas cadeiras de madeira, decoração diferentona e aconchegante. Tem ali uma parada para um coco. Mas cuidado que você pode ter o seu coco compartilhado por um tucano. É comum ter duas araras circulando por ali também.



Em frente, além do visual lindo, estão as esculturas das capivaras que costumavam circular pela área. Espaço bom para as crianças brincarem ou para estender uma canga e ficar ali de bobeira curtindo o visual. 




e um parquinho ao fundo.



7 - Pedalinhos da Lagoa.

Apesar de ter pedalinho lá no Parque dos Patins por onde começamos o nosso rolé, é nesta área que ele são mais procurados e mais tradicionais. Um passeio muito gostoso que vale a pena fazer pelo menos uma vez na vida. O visual e a tranquilidade de dentro da Lagoa é inacreditável.

Uma das nossas pedaladas a bordo dos cisnes pomposos rendeu uma historinha boa aqui para o blog: IndignAÇÃO.



8 - Parquinho do Cantagalo

Este parquinho com vários brinquedos de madeira, como escorregas, balanços, um jeep, obstáculos e desafios, é cheio de árvores, tem trocador, é cercado de quadras de basquete, tem aluguel de bicicletas próximo, e fica bem em frente ao Parque da Catacumba. Mas não confunda, o Parque da Catacumba fica do outro lado da pista.



Próximo tem vendedores de coco, milho, sorvete e alguns quiosques. Já bem ao lado, bem coladinho ao parquinho está a Casa da Corrida da Adidas. Esta é uma casa de apoio a corredores amadores que oferece empréstimo de tênis, vestuário, teste de pisada, tudo de graça. Bem legal, né?


Mesmo tendo área para piquenique lá no Parque dos Patins, é nesta região entre a Área das Capivaras e o Parquinho da Catacumba que rolam a maioria dos piqueniques. 



Após o Parquinho da Catacumba cegamos na

9 - Reta da Curva do Calombo

Partindo de onde estávamos tem uma área bem arborizada com vendedor de coco e milho.


Rola uma massagem na sombra, tem dois restaurantes e um retão com mais dois outros pontos de coco, Por ali sempre podemos encontrar carrinhos com pipoca, tapioca e guloseimas assim.


É nesta reta que estão os bancos feitos com árvores centenárias que foram arrancadas da Lagoa por um forte temporal em 2014. É legal para ali para dar uma relaxada e aproveitar a vista.

Depois desta parada temos a subida do Clube de Regatas do Botafogo e outro retão em direção ao Túnel Rebouças. A próxima parada é:


Esse local é cheio de histórias e recordação para mim (é só entrar neste post AQUI para saber mais detalhes). Ali é um point dos bebês, uma parada obrigatória para um coco do Albany, uma pausa para ver as raias da Lagoa, curtir o visual e quem estiver na disposição pode malhar também. Eu sou mais de sentar e beber um coco geladinho.


Do outro lado da pista, é difícil atravessar por ali, tem a Praça Ricardo Palma com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. O espaço é pequeno, mas superbem conservado. Ao lado tem um parque para cachorros e em frente tem uma academia da terceira idade. Tudo novinho e praticamente vazio. A única questão é que as áreas das crianças e da terceira idade são muito expostas ao sol.


Depois de descansar bem no Baixo Bebê lá vem outra reta boa para caminhar, pedalar, patinar e curtir o visual. 

11 - Escultura do Curumim.

Em frente ao Clube de Regatas do Vasco tem um deck de madeira, uma barraquinha de coco, alguns equipamentos para exercícios, mas a principal atração é O Curumim, um a escultura do artista plástico Pedro Correia de Araújo de um indiozinho com um arco em mãos sobre uma pedra dentro da Lagoa.

Depois de fazer fotos e tentar imitar a pose do indiozinho seguimos nossa caminhada em direção ao Piraquê.

12 - Bancos de Mosaico

Já em frente à Igreja de Vidro, quase chegando ao Clube Piraquê tem um quiosque de coco cheio de charme. Nele tem dois bancos todos de mosaicos com cenários da cidade maravilhosa e um armário feito de reaproveitamento da fibra do coco. Sempre que estamos dando uma volta pela Lagoa, seja pedalando ou caçando Pokémon, paramos ali para nos refrescarmos com um coco geladinho.


Já hidratadas vamos seguir o nosso percurso que estamos quase fechando a volta.

Vamos passar em frente ao Clube Piraquê e seguir em direção ao Parque dos Patins que foi de onde saímos. Na verdade já estamos de volta ao Parque dos Patins na área a turma que bate uma bola. Tem o campo de futebol, algumas quadras de tênis, o Helisight e chagamos o coração do Parque dos Patins.



Ao longo da orla da Lagoa temos também algumas estações de aluguel de bicicletas sistema de compartilhamento de bicicletas do Itaú.

Uma volta na Lagoa é cheia de beleza, diversão e emoção. Vale a pena.

6 comentários:

  1. Nossa quanto lugar lindo pra conhecer! Fica até difícil escolher um preferido!

    ResponderExcluir
  2. Esse lugar realmente vale a visita. Já estive aí e é realmente lindo. Mas eu não sabia que era em formato de coração rsrsrsrsr aprendi mais uma sobre a cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Rio de Janeiro é mesmo a Cidade Maravilhosa, com todos os seus cantos e encantos...
    A Lagoa é parada obrigatória para um típico passeio carioca!
    Demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Que encanto. Pela Lagoa só passei de carro, nunca tive oportunidade de parar. Com certeza agora ira entrar no meu proximo roteiro qdo eu for ao RJ

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer mais um pouco sobre o lugar, as fotos estão maravilhosas

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir