Eu que sou apaixonada pelo Rio estava louca para ver o filme "Rio Eu Te
Amo", programa que fiz nesta semana em companhia de uma amiga. E digo que gostei muito.
Gostei das histórias curtas que se passam em diversos cenários da Cidade Maravilhosa e mostram que "todo tipo de amor é possível no Rio". Gostei de ver a atuação dos excelentes atores que fazem parte do elenco. Mas gostei, principalmente, me me reconhecer nos cantos da minha cidade e relembrar alguns momentos.
"Dona Fulana" - episódio de abertura que traz a Fernanda Montenegro como Dona Fulana um moradora de rua convicta (e tem muitos que são assim, estão na rua porque querem) que não quer voltar pra casa, apesar da insistência do neto.
As cenas se passam:
- no centro da cidade - onde me reconheci caminhando por algumas dessas ruas e entrando na Livraria da Cultura,
- na Praça Paris - um lugar que eu tenho a maior vontade de passear e fazer algumas fotos, mas tenho receio.
-
na Cachoeira do Horto - que é uma delícia. Já fui várias vezes tirar o sal na volta da praia. Quando fiz o passeio na
Floresta da Tijuca eu mostrei a cachoeira pras minhas filhas e prometi que voltaríamos ali para um banho.
"La fortuna" - traz a história de uma ex-modelo casada com um homem mais velho e rico que está cansado da forma repressora que a mulher o trata.
As cenas sem passam:
- no Joá - que tem uma vista maravilhosa do mar. Normalmente, quando passamos por ali, não resistimos e paramos no mirante para apreciar a vista.
- na Praia de Grumari - onde eu já fui com amigos, mas nunca com as filhas. Taí um programa pra fazer com elas.
"A Musa" - mostra um escultor de areia que reproduz obras conhecidas como "O Beijo" de Rodin nas areias de Copacabana. Até que um mulher que caminha pelo famoso calçadão o inspira a fazer uma escultura própria.
As cenas se passam:
- na Praia de Copacabana - nossa, eu detesto as esculturas de areia que são feitas em Copacabana. Agora, não satisfeitos, esses artistas resolveram pintar algumas delas. Já passeei bastante com as filhas pela orla de Copacabana que é cheia de encantos do Leme ao Forte de Copacabana.
Fiz alguns workshops de
Lomografia com a Ana Luiza e as práticas foram todas em Copa.
"Acho que estou apaixonado" - Um motorista fica encarregado de buscar um ator famoso no aeroporto e levá-lo ao Festival do Rio para divulgar seu mais
novo filme. O motorista, como a maioria dos motoristas cariocas, gosta de conversar, mas o astro não está nem um pouco a fim de papo. Até que Jai se depara
com o
Pão de Açúcar, fica encantado e resolve escalar o morro.
As cenas se passam:
- no
Aterro do Flamengo - que vale a pena pela beleza dos jardim e da vista do Pão de Açúcar. Me vi andando de bicicleta com a família (mostrei neste post
AQUI), caminhando pela orla e apreciando a vista.
-
Pão de Açúcar - um passeio imperdível aqui no Rio que u já fui várias vezes com as filhas. Mas me identifiquei mesmo foi com os momentos da escalada dos personagens.
"Quando não há mais amor" - Um casal, o mesmo do filme
"Amante a Domicílio", que está em fim de relacionamento.
As cenas se passam:
As cenas do pôr do sol na ilha mostrando o contorno do Rio são lindas e me lembrou a volta de barca no final da tarde.
Texas - Um lutador de box e uma modelo ficaram debilitados após um acidente de carro causado pelo marido. Texas, o lutador, perdeu um dos braços a esposa ficou na cadeira de rodas. Surge uma oportunidade dela se recuperar através de uma cirurgia. Aí se desenrola uma história meio surreal que, pra mim, destoou um pouco do filme.
As cenas se passam:
- em Santa Teresa - Um bairro cheio de charme, reduto de artesãos e com ótimos restaurantes. Já fizemos o passeio no bondinho de Santa Teresa e no
Parque da Ruínas. Eu fiquei com vontade de ir à Santa Teresa para fazer fotos.
"Vampiro do Rio" - A história de Fernando, garçom de um restaurante turístico e de Isabel, uma mulher sensual que, para
sustentar a filha, trabalha como prostituta. Foi outra história do filme que eu achei meio sem sentido.
As cenas se passam:
-
na Urca - o personagem é garçom no restaurante que fica no Círculo Militar, aquele ali no fundo da foto abaixo. O restaurante é bem gostoso e com uma vista incrível. Gostamos de ir comer uma pizza e as crianças descem pra areia da praia para brincar e ver os pescadores.
- no Morro do Vidigal - nunca fui, mas tenho vontade de ir.
- no parque do
Morro Dois Irmãos - muito gostoso, vale a pena caminhar, desfrutar da vista e fazer muitas fotos.
Pax De Deux - Um casal de bailarinos entra em
crise e resolve discutir o relacionamento enquanto se apresenta. O Rodrigo Santoro está maravilhoso. Fio uma das histórias que eu mais gostei.
As cenas se passam:
- no Theatro Municipal - vale a pena a fazer a visita guiada, conhecer as instalações e assistir aos espetáculos de dança. E pode ser sim um programa para crianças. Nós já fomos a várias apresentações, tando do corpo de baile do Municipal, quando de outros balés. Contei de algumas delas
AQUI.
"Inútil Paisagem" - O Wagner Moura é um instrutor de asa delta salta da Pedra Bonita que durante um voo tem uma conversa com o Cristo Redentor. As cenas aéreas mostram as belezas do Rio. No início eu achei o diálogo até engraçado, mas no final não gostei.
As cenas se passam:
- na Pedra Bonita - estou doida para voltar lá com as filhas. Eu já fiz voo duplo duas vezes e é uma sensação de liberdade maravilhosa.
- no
Cristo Redentor - Que tem uma das "sete maravilhas do mundo moderno" na sua cidade tem que aproveitar, né? Então, eu nem preciso dizer que me lembrei do vários passeios que já fiz por lá com a Ana Luiza e a Sofia.
"O Milagre" - Um menino que acredita que fala ao telefone com Jesus encontra dois atores de fama internacional, que participam de uma filmagem no
Rio. Simplesmente adorei a história, o menino é uma graça e o final é bem divertido. Talvez tenha sido o meu episódio preferido.
As cenas se passam:
-
na Estação da Leopoldina - atualmente anda largada e eu torço muito para que seja restaurada e que a linha de trem Rio-São Paulo seja reativada. Eu fiz a viagem e tenho muito vontade de fazê-la com as meninas.
Entre os 10 episódios acontecem cenas de transição passeiam por vários locais da cidade como Lagoa, Lapa, São Conrado, etc. e contam com ótimas atuações de Claudia Abreu, Michel Melamed e Márcio Garcia.
Gostei de ver o Rio na telona e me ver inserida no contexto do filme.
Você pode me encontrar também