Páginas

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Risoto de Queijo Feta, Brócolis e Tomate



Quem me acompanha aqui no blog sabe que o prato preferido da Ana Luiza é risoto. Temos várias receitas publicadas aqui no blog.

Neste domingo em família e com vontade de ficar em casa a Ana Luiza sugeriu que fizéssemos um risoto para o nosso almoço. A minha ideia inicial foi fazer um risoto de lula, tomate e brócolis. Receita que experimentei durante a semana no restaurante Casa Momus, na Rua do Lavradio e fiquei com vontade de reproduzir.

Acontece que a lula não ficou muito saborosa. Apesar de tê-la deixado de molho no limão siciliano com pimenta e sal por um bom tempo, e depois ter refogado com cebola, alho e tomate, não ficou legal. Não sei o que houve. Acho que o fato de ser congelada não ajudou.

De última hora tivemos que substituir a lula por outro ingrediente para que o nosso risoto não fosse apenas de tomate e brócolis. Resolvemos colocar queijo feta para dar um ar de risoto novidade. E não é que ficou muito bom?!

Como variar o seu risoto


O que utilizamos:

- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 1/2 litro de caldo de legumes caseiro;
- 1 cebola média picada;
- 3 dentes de alho picado
- 30 g de manteiga sem sal;
- 150 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 100 g de Queijo Feta.
- 20 tomatinhos cereja cortados ao meio;
- 1 brócolis americano (brócolis de “arvrinha” como é chamado lá em casa) pequeno cortado (sem talo);
- sal e pimenta a gosto;
- 1 queijo Grana Padano ralado






Como fizemos:

Refogamos o brócolis cortado em um frigideira com azeite e o alho picado e reservamos. É importante deixar o brócolis ainda durinho, pois ele vai cozinhar mais com o calor do arroz.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, uma cebola picada e deixamos "chorar”. Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 150 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes que estava fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo de legumes por vez sempre misturando. 


Após 15 minutos de cozimento, faltando apenas 5 minutos para o arroz atingir o ponto ideal do risoto, acrescentamos o queijo feta cortado em quadradinhos e continuamos adicionando as conchas de caldo de legumes.

No final do cozimento, aproximadamente 20 minutos após o início do processo, desligamos o fogo e adicionamos o brócolis refogado e o tomate cortado. O brócolis e o tomate amolecem com o calor do arroz.

Receitas variadas de risoto

Servimos com o queijo Grana Padano ralado por cima.

Outras receitas de risoto já testadas e aprovadas:








4 comentários:

  1. Nossa, que deliciiiia! Vou fazer, adorei!

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca cozinhei com feta, apesar de adorar. Fiquei com vontade! E que cardápio de risotos vocês já têm, hen?!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! To numa fase tão risoto!!! Esse de feta deve ficar maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Que receita maravilhosa! Amo tudo que tem brócolis

    ResponderExcluir