Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2020

5 Praias da Região Oceânica de Niterói


Fazer um tour no melhor estilo turistão pelas praias da Região Oceânica de Niterói entrou na minha lista do que fazer após a quarentena e assim que a vida voltar ao normal.

Nós cariocas, aqui da Cidade Maravilhosa temos o costume de brincar (sacanear mesmo) dizendo que o melhor de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro. A vista de Niterói para o Rio é realmente linda. Nossa, a vista do Parque da Cidade é deslumbrante!





Mas a verdade é Niterói tem muitos encantos como o MAC - Museu de Arte Contemporânea, o caminho Niemeyer, assim como o Complexo dos Fortes que eu quero conhecer melhor porque até hoje só visitei a Fortaleza de Santa Cruz 

E é verdade também que Nikiti, a tal cidade dormitório como os cariocas também gostam de se referir a ele, tem praias lindas.  Tão lindas que fazem a galera do Rio atravessar Baía de Guanabara e cruzar os 13 km de ponte que separam as duas cidades. 

Eu até conheço algumas delas. Já fui uma vez ou outra, mas nunca fiz um passeio turístico dando aquela valorizada de quem vai como se fosse uma única oportunidade de conhecer, desfrutar e absorver tudo o que o lugar tem para oferecer. 

Nesses dias de quarentena, de distanciamento e de isolamento eu tenho sentido muita falta de natureza. Muita falta mesmo. E de praia!

Apesar de ter sido liberado o fluxo nos calçadões e na água apenas para mergulho, sem ficar na areia, e mantendo o distanciamento e uso de máscaras, eu ainda não acredito que tenha sido um liberação responsável com foco na saúde pública. a minha percepção é que foi uma liberação com foco financeiro e político.

Juntando a minha vontade de ver o mar com o meu receio dessa liberação irresponsável eu fui de carro, de máscara, evitando sair de dentro do carro dar um passeio nas Praias da Região Oceânica de Niterói. O que funcionou apenas como um aperitivo e abriu o meu apetite para desfrutar dessas praias quando essa pandemia estiver realmente controlada por aqui. 


1 - Praia de Piratininga

A primeira pseudo parada foi em Piratininga, porta de entrada das praias da Região Oceânica de Niterói para quem vem do Rio. O nome dessa praia vem do Tupi “Secagem de Peixe”. Além de ser primeira é também a maior praia da região por compreender a junção de duas praias: Praião e Prainha totalizando 2,7 quilômetros de extensão e tem águas relativamente calmas.


Piratininga - Praias da Região Oceânica de Niterói

Nesse dia a Praia de Piratininga estava especialmente bonita. Primeiro por estar vazia e segundo por estar formando piscininhas na areia. Que vontade de pisar na areia e dar um mergulho! Que vontade de andar no pequeno calçadão sem medo das pessoas!


A área de restinga entre o calçadão e a areia dá um ar meio selvagem ao ambiente que me encanta.



2 - Praia do Sossego

Saindo de Piratininga, antes de chegar em Camboinhas que foi a nossa próxima pseudo parada tem a Praia do Sossego. Uma praia que parece ser linda (eu ainda não conheço) e que seu acesso se dá exclusivamente por uma trilha que dizem ser curta de nível fácil, sem obstáculos que, apesar de ingrime, é super acessível para todos. Apesar da grande vontade de dar uma espiada nessa praia, nós estávamos evitando sair do carro. Então a Praia do Sossego ficou para o nosso dia de passeio turistão.

3 - Praia de Camboinhas


Fomos mesmo para Camboinhas.



Das praias de Niterói essa foi a que eu mais frequentei, apesar de ter muito tempo que não passava por lá. Teve uma época que eu quis aprender a veleja de Wind Surf. Ali era o local perfeito para aprender. Fazia o treinamento no Lago de Itaipu que fica atrás da praia e depois arriscava o equilíbrio no mar.


O canto direito da praia está bem restrito aos condomínios com pequenos acessos a areia. Mais para o canto esquerdo, mas ainda na parte central, tem alguns quiosques. Já o canto esquerdo mesmo em direção ao canal que faz a divisória com a Praia de Itaipu, este ainda é de rua de barro. Eu gosto assim, mais selvagem. Quanto menos muvuca melhor. Fiquei sonhando com um dia de semana  de sol, essa praia vazia e eu ali aproveitando sem medo e sem culpa.


Sentimo a maresia, o vento e o calorzinho do sol à distância e seguimos nosso passeio.

4 - Itaipu

Resolvi não passar por Itaipu. Já fui nesse praia algumas poucas vezes, mas nunca pisei na areia dela. As poucas vezes que fui sempre cheguei de barco. Muitos barcos param ali nas águas calmas dessa praia para um mergulho, ver as tartarugas marinhas e comer um frutos do mar vindos em pequenas embarcações dos quiosques da areia.

Apesar de não ter passado por Itaipu dessa vez, pois teria que sair do carro para ter vista da praia, a parada nessa praia de águas calmas e comida gostosa está no meu roteiro turistão.

5 - Itacoatiara


Finalmente Itacoatiara. Itacoá para os íntimos do local e considerada o paraíso de Niterói. De um lado o Costão de Itacoatira, ponto de escalada. Aliás sou louca para fazer a trilha o Costão e curtir o visual lá de cima.


No seu canto direito, a formação de pedras chamada Pedra do Pampo. Um ótimo ponto para ficar curtindo o solo e aproveitado a vista. Do outro lado dessa pedra tem  uma pequena área protegida das ondas formando a “Prainha”. Já vi fotos lindas dali. Já combinei com uma amiga que mora por lá de irmos na Prainha de Itacoatiara, mas nunca rolou. Acabou ficando para depois, afinal ela está ali, nós aqui e oportunidade é o que não vai faltar. Aí vai ficando para depois, coisa que quem está turistando não pode fazer, pois não sabe quando vai voltar. Por isso que fazer um passeio no estilo turista. Quando estamos com essa visão é que desfrutamos ao máximo. 


Toda a pouca extensão de Itacoatiara é cercada por uma vegetação de restinga alta e preservada que restringe a vista do mar para quem está de carro, ou na pista. O deslumbre surge quando realmente pisamos na areia. Algo que tive muita vontade de fazer. Mas vou aguardar. Por respeito a mim. Por respeito aos outros, mesmo aos outros que não respeitam.



Outros posts de passeios em Niterói nos links abaixo:





Você pode me encontrar também

34 comentários:

  1. Sem dúvida, perfeitos lugares paradisíacos. Há no mundo lugares lindíssimos sem qualquer dúvida. Lindas fotos
    .
    Domingo feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, são sim muito lindos
      Valem a pena a visita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Maravilhosas e difícil escolher! Adorei! Bjs chica e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, a vontade é de ir em todas no mesmo dia. Um pouco em cada uma. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Parabéns e obrigada pela publicação sublime! :))
    -
    Preciso olhar nos olhos de alguém

    Beijos.
    Boa noite. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália,
      eu é que agradeço pela sua presença aqui no blog.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que praias tão lindas! Adorava conhecer o Brasil, tem praias lindissimas mesmo
    Bonitas fotografias :)
    Beijinhos
    Simple World By Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, realmente vale a pena conhecer. As belezas aqui são encantadoras.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oi Chris, que lugares maravilhosos pra ir, relaxar, refletir, contemplar a beleza da criação!
    Também tenho muita vontade de conhecer o Brasil, temos lugares lindos demais no nosso país!
    Obrigada por sua visita lá no cantinho 😍
    Bjinhos da Déia 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia,
      O Brasil é muito lindo. Eu adoro passear e explorara as belezas do Brasil e do Rio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Ah tambem sinto saudades de ir a praia, andar tranquilamente sem medo das pessoas ao me redor. Eu era feliz antes da pandemia e nao sabia. Lindos lugares. Bjs

    Meninasousadas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyanna, com essa pandemia os nossos conceitos de medo e tranquilidade mudaram.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Moro no Rio também, mas nunca fui nessas praias de Niterói, mas já ouvi falar de todas e inclusive o pessoal da família já foi.
    Que belas fotos e paisagens.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pam, eu fui em algumas, mas não em todas. Assim que tudo isso passar vou aproveitar e conhecer todas. Se anima também!
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Praias lindas, fotografadas assim quase solitárias é um mergulho na paz.
    Adorei, tomara que possa logo passear nelas.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, é mesmo um mergulho na paz. Por isso quero voltar lá quando tudo isso passar, mas quero ir em um dia de semana para pegar mais vazia.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Respostas
    1. OI Anna, é bem bonita e bem tranquila. Se conseguir trabalhar lá, aí fica perfeito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Chris, essas fotos das paisagens estão maravilhosas! Dá uma vontade imensa em sair correndo e cair na água. Mas por enquanto, a gente fica só na vontade. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Pathy e como dá. Gente, não vejo a hora de dar um bom mergulho.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Chris, fui poucas vezes para Niterói e a que eu mais gostei foi quando tomei café em um restaurante do MAC. Tirei cada foto! ♥ Fiquei muito curiosa para conhecer essas praias, principalmente, a do Sossego. Amei o nome e o pouco que mostrou, me conquistou! Também acho que essa liberação tem cunho político, mas a única coisa que podemos fazer é a nossa parte. E torcer para que nada aconteça com aqueles que não tem opção. Espero que em breve você possa fazer os seus passeios turísticos e eu também estou com algumas ideias de passeios quando tudo estiver mais seguro. E eu acho que não sabia que você era do Rio! Podemos fazer um encontro com blogueiras cariocas quando tudo passar, né? ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, eu também adorei a vez que tomei o café da manhã no MAC. A vista é linda. Quero voltar lá e fazer o caminho Niemeyer.
      Torcendo muito para que as pessoas que precisam sair de casa fiquem protegidas e nada aconteça com elas. Torcendo muito para tudo isso passar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Essa praia.... como eu gostaria de nadar aí. Vim retribuir a sua visita e gostei muito do seu blog. Vou seguir pois gosto de ir vendo paisagens e descrições assim da realidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria muito de ter nada nela nesse dia.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Ai, saudades da época que meus pais gostavam de sair, íamos visitar em nikiti.
    A última foi em Itaipu, mas nem aproveitei muito. A praia tava braba kkkkk


    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, estou com saudades de dar uns passeios. Acho que a maioria de nós está.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Cada uma mais linda do que a outra.
    Um dia vou conhecer.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já fui em todas as praias e gosto, prefiro Itacoatiara pelo fato de poder fazer as duas trilhas e de alguma forma gostar de andar e ver mais paisagens lindas.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, assim que tudo isso passar eu irei em Itacoatiara. Farei a trilha.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  16. Oi, Chris, vim te avisar que acabam de entrar mares teus por lá! Obrigadão! Podes ver aqui:

    https://maresdachica.blogspot.com/2020/06/blog-post_27.html#comment-form

    beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, muito obrigada pelo carinho de sempre. Adorei estar nos seus mares.
      beijos
      Chris

      Excluir