terça-feira, 24 de abril de 2018

Trilha do Costão de Itacoatiara - Turistando em Niterói

A Trilha do Costão de Itacoatiara é um passeio que eu sempre quis fazer, mas acabou ficando para depois, pra depois e depois.

Eu até cheguei a chamar as filhas para irem, mas a ideia na época não agradou muito.

Até que agora, já crescida, ganhando asas, a galera combina um programa de aventura com praia, e aquela ideia chata da mãe se torna superlegal! E sem a mãe, é claro!

De qualquer forma, as fotos são enviadas por WhatsApp para a mamãe aqui (e viva a conexão!) já com intuito de fazer um post.


A Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, é lindíssima, com um clima ainda meio selvagem e muita natureza ao redor. Além de ter uma boa faixa de vegetação nativa separando a faixa de areia da rua, Itacoá, pros íntimos, é delimitada por duas formações rochosas enormes.

Ao lado direito de quem olhar de frente para o mar fica a Pedra do Pampo que divide a praia formando a Prainha. Um cantinho com águas paradas, tipo piscininha, que faz sucesso com as família com crianças pequenas. 

Já o lado esquerdo de quem olha para o mar fica a Pedra do Costão. E é ali que tem a Trilha do Costão de Itacoatiara. 


Chegar ao topo do Morro do Costão de Itacoatiara, ou Morro do Tucum, é recompensador. Dizem as boas línguas que de lá temos uma das melhores vistas da Região Oceânica de Niterói.

De um lado uma visão deslumbrante das praias de Itacoatiara, Camboinhas, Itaipu e Piratininga, com o Rio de Janeiro ao fundo.


Para o outro lado a praia de Itaipuaçu se estendendo até perdermos de vista. 


E ainda tem a famosa Pedra do Elefante para completar todo esse deslumbre.


Como contei no post sobre a Trilha do Bananal, outra trilha do canto esquerdo de Itacoatiara, o acesso à Trilha do Costão de Itacoatiara fica na rua, no final da praia, do lado esquerdo, onde há uma entrada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que permite o acesso das 8 às 17 horas.

A trilha é considerada de dificuldade média, apesar de ser relativamente curta. Tem 2 km de extensão, 217 metros de altura e duração média de 40 minutos de ida e mais 40 minutos de volta. Mas a Ana Luiza achou fácil se fizer com calma e com algumas paradas. Disse que viu muitas crianças fazendo o percurso com os pais na maior tranquilidade. 

O percurso começa com uma subida em zigue-zague meio íngreme, até chegar em uma bifurcação bem sinalizada. O caminho da esquerda segue para a Trilha do Bananal. Para a direita segue-se para o Costão.

Passa-se por um trecho relativamente íngreme, mas nada impossível! O melhor é estar com um calçado adequado.   


Outro detalhe é que a trilha tem um bom trecho sem sombra. Por isso é importante estar com protetor solar e levar água. 

Todo o esforço vale a pena e é recompensado com a contemplação da paisagem. 

Depois é só descer pelo mesmo caminho admirando a beleza da Pedra do Elefante e se preparando para um mergulho na praia. 

Pedra do Elefante em Itacoatiara

Tudo isso foi o que a Ana Luiza me contou. Agora eu preciso fazer a trilha. 

Outros posts de passeios em Niterói nos links abaixo:


- Trilha do Bananal;
- Parque da Cidade;
- Fortaleza de Santa Cruz;
- MAC - Museu de Arte Contemporânea.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Eita, Chris! Sempre que passo por aqui, levo um choque de realidade. Os filhos crescem! Daqui a pouco a própria Ana Luísa vai escrever os posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, eu até queria que ela escrevesse, mas acho que não vai rolar não. Mas já acho muito bom ela liberar as fotos e me contar como foi para que eu possa postar. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo