quarta-feira, 11 de abril de 2018

Receita de Manjar de Coco de avó portuguesa


Sabe quando bate saudade de doce de avó? Pois a avó nem é minha. Na verdade, a minha sogra, avó das minhas, é que fazia esse manjar de coco.

Receita de manjar de coco tradicional


Eu nem sou tão fã assim do manjar branco, como a Dona Ana, que é portuguesa, chamava. Mas memória afetiva é coisa séria mesmo. Nesta semana me lembrei do doce feito pela avó das minhas filhas, dele arrumado em cima da mesa nos almoços de domingo, do cheiro, do sabor e da textura cremosa com um arranhadinho dos pedacinhos do coco ralado em casa.

Foi o suficiente, mais do que suficiente, para eu resolver fazer este doce que nunca tinha despertado o meu interesse de mexer panela.

Fiz a receita dela, a tradicional. Me contive para não carregar no leite condensado.

O que utilizei:

  • para o manjar
- 1 litro de leite;
- 6 colheres de sopa bem cheias de amido de milho;
- 1 xícara de açúcar (segurei a vontade de colocar uma lata de leite condensado);
- 1 garrafa de 200 ml de leite de coco;

  • para a calda

- 5 ameixas pretas secas;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 1 copo de requeijão de água.

Como fiz:

  • A calda

Em uma panela coloquei as ameixas e a água. Deixei ferver um pouco para a água pegar o gosto das ameixas. Depois passei as ameixas na peneira amassando bem e misturei na água. 

Em outra panela queimei as 4 colheres de açúcar e misturei com a água de ameixa. 

Tipo uma calda de pudim, mas com ameixa. Simples assim.

  • O manjar
Em uma panela misturei o leite e o amido de milho e mexi para dissolver completamente. 
Adicionei o leite de coco e o açúcar.

Levei ao fogo baixo mexendo sempre até ferver e engrossar, tipo um mingau bem consistente.

Molhei a forma com água gelada, despejei a mistura e deixei na geladeira de um dia para o outro.

Desenformei em um prato bonito que ganhei da Dona Ana, coloquei a calda e decorei com as ameixas.

receita de manjar de coco de avó portuguesa


Doce tradicional com sabor de carinho de avó portuguesa.

Outra receita da avó portuguesa: Aletria, o macarrão doce.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Chris minha filha, como você faz uma coisa dessas???? Manjar de coco é tudo de bom e realmente tem cara de sobremesa de casa de vó, de infância!!!! Beijos Regina

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que essa não é das minhas sobremesas preferidas (não curto muito ameixa), mas a minha mãe adora!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia é essa? Vou tentar fazer substituindo o leite para que as meninas possam comer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris

    tenho outras mts sobremesas preferidas mas n me recuso a um pedaço de manjar
    hehehehehehe
    Só fiz uma vez, há mt tempo, mas fiquei com vontade de fazer esse!


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Chris amo manjar e não consigo me contratar como demais 😍. Vou fazer em casa. Me deu vontade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo