Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Leitura Teen: Cicatrizes - David Small

Mais uma dica de leitura da Ana Luiza (#aos13) no formato roteiro:




1 - Título: Cicatrizes

2 - Autor: David Small

3 - Estilo (aventura, terror, romance, drama, informação, humor, etc.): Biografia no formato de quadrinhos

4 - Enredo: 
Biografia de David Small, desenhista, escritor e ilustrador. Já ilustrou vários livros infantis como: Os Chifres de Filomena.
O livro conta a história triste do garoto David que tem um irmão chato (como a maioria dos irmãos), uma mãe problemática (como quase nenhuma mãe), uma avó materna mais problemática ainda (como pouquíssimas avós) e um pai que não tá nem aí (como alguns pais).
Nascido nessa família peculiar, que tinha uma maneira estranha de se expressar, onde nada era conversado abertamente, David encontrou o caminho das doenças como modo de manifestar os sentimentos. Doenças essas que acabaram ocasionando uma grande cicatriz e a perda da voz, aos 14 anos.
A vida difícil de David, contada a partir dos 6 anos de idade, impressiona a todo momento com as revelações surpreendentes que mostram várias cicatrizes internas. E é na arte que David encontra o grande conforto.


5 - Escolha um trecho interessante para ler:




6 - Crie uma frase chamativa sobre o livro:  Cicatrizes no coração.
(queria saber fazer o desenho)

7 - Você gostou desse livro? Por quê? 
Gostei. Porque a história da vida do David Small é interessante, comovente e envolvente. Gostei muito das ilustrações.

8 - O que a atraiu, primeiramente no livro? 
Foi a indicação de uma amiga que leu e recomendou.

9 - A história era o que você esperava ou o (a) surpreendeu? Explique: 
A história surpreendeu porque não imaginava que seria uma biografia e nem pensava que esse estilo de leitura poderia ser contada de maneira tão interessante. Acho que se a minha amiga tivesse me dito que era uma biografia, eu nem teria começado a ler o livro.

* O título do post se chama leitura teen porque o livro foi a Ana Luiza (13 anos) quem leu e fez o roteiro, mas não necessariamente é um livro para adolescentes. 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Café da Manhã com Bolos Linea Supreme da Panco

Dentre os produtos que recebemos no Kit da Panco estavam os Bolos Linea Supreme. Bolos bem gostosos, da linha premium, preparados com ingredientes nobres e que dão um sabor muito especial à receita, como: castanhas, licores, gotas de chocolate. Por isso os Bolos Linea Supreme da Panco são tão especiais e podem ser apreciados em momentos especiais.

Bolos Panco Linea Supreme



E assim foi o nosso café da manhã de hoje. Um momento especial em família exeperimentando receitinhas com Bolos Linea Supreme da Panco.

O que utilizamos:
- fatias do Bolo Linea Supreme da Panco no sabor laranja cristalizada com licor de Amareto;
- uma porção de Cream Cheese;
- geleia de laranja.

 
Como fizemos:
Intercalamos uma fatia do bolo de laranja, espalhamos uma quantia generosa de Cream Cheese, acrescentamos geleia de laranja, colocamos mais uma fatia do bolo de laranja e cobrimos com mais uma camada de geleia de laranja.

Bolo pronto de laranja

Bolo pronto de laranja

Outra maneira especial de apreciar os Bolos Linea Supreme da Panco:

O que utlizamos:
- fatias do Bolo Linea Supreme da Panco no sabor integral com castanha do Pará e canela;
- uma porção de Cream Cheese;
- geleia de damasco;
- amêndoas em lascas.



 
Como fizemos:

Intercalamos uma fatia do bolo integral com castanha do Pará e canela, espalhamos uma quantia generosa de Cream Cheese, salpicamos as amêndoas em lascas, acrescentamos geléia de damasco, colocamos mais uma fatia do bolo de Integral com Castanha do Pará e Canela e cobrimos com uma camada de geléia de damasco.

Bolo pronto de laranja

Todos os sabores dos Bolos Linea Supreme da Panco, Bolo Gotas de Chocolate, Bolo de Laranja Cristalizada com Licor de Amareto, Bolo Integral com Castanha do Pará e Canela e Bolo de Chocolate com Avelã e Licor de Cassis são deliciosos e caem muito bem no lanche, no café da manhã e em qualquer momento especial.


* esse post é um publieditorial.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + Fruta

Essa Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali de hoje está suculenta, colorida e cheirosa. O tema é Esmalte e Fruta.


Desde a primeira vez que a Ana Luiza e a Sofia experimentaram o mamão e a banana amassadinhos, a maçã e a pera raspadinhas, elas adoraram as frutinhas. A partir daí começamos com as nossas receitinhas com frutas. As primeiras foram as papinhas e atualmente gostamos de nos divertir customizando pratos divertidos com frutas como:

Galinha de Pera

essa ideia nós vimos no blog Aprendendo com Theo, da Adriana Bouzan





Outras receitas com frutas que gostamos muito são:

Fruta com Cottage e Cereal

Quando estivemos em Cancun observei que nos buffets, junto às frutas sempre tinha uma travessa de queijo tipo cottage. A princípio não entendi bem o propósito até ver que as pessoas se serviam das frutas e colocavam o queijo cottage por cima. Achei esquisitíssimo, mas resolvi experimentar. E não é que gostamos muito.
Para mostrar a minha combinação preferida (melão, cottage e cereal de mel) usei um esmalte que ganhei de presente de aniversário de uma amiga no trabalho, o Fast Dry Nail Color Pen.



Sabe aqueles dias em que você precisa fazer as unhas em 5 minutos? Então essa é a solução: caneta para pintar as unhas de secagem rápida.



Já as meninas preferem a combinação com morango, cottage e Nescau cereal.

Salada de Bolinha 

Essa salada de bolinha que parece mais um aperitivo também tem feito muito sucesso aqui em casa. Com uma conha pequena, fazemos bolinhas de melancia, melão verde e melão orange. Misturamos as bolinhas de fruta com bolinha de muzzarela, temperamos com um fio de azeite e uma pitada de sal.




Para fazer essa receita eu usei uma camada do esmalte Orquídea da Ana Hickmann e uma camada do Açaí da Colorama.



Outras receitinhas com frutas:

Incentivando os Sucos

Momento Recordar é Viver:

Eu queria ter achado as fotos das minhas bebês comendo a primeira papinha de fruta. Aquelas fotos que, quase todas as mães tiram, com os bebês com a carinha toda lambuzada de papinha sabe? Essas eu não achei, mas vou continuar procurando porque eu sei que eu tenho. Por enquanto ficam essas fotos da Ana Luiza


Vídeo da Sofia detonando uma manga. 

 


Agora nós vamos ali na feira tomar o nosso café da manhã e já voltamos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pequenas Felicidades - Post 1

É a primeira vez que participo da Blogagem Coletiva Pequenas Felicidades, promovida pela Rita Corrêa do belíssimo blog Botõezinhos, e vou contar as Grandes Felicidades que vivi na semana passada.

Na sexta-feira, 17/02, foi meu aniversário e vivenciei momentos de grandes felicidades em família e com amigos reais e virtuais:

1) Minha filha Sofia além de me dar muitos beijos, dizer que me ama, dar os parabéns, me presenteou com essa coelhinha de pelúcia e dois filhotinhos lindos. Um delicadocarinho que a própria Sofia escolheu sozinha. Ela disse que a coelha sou eu e as filhotinhas são: ela e a Ana Luiza.


2) Minha filhota Ana Luiza além de me presentear com um vestido lindo, escolhido por ela mesma, colocou a seguinte mensagem no twitter dela: 

Hj é o aniversário da pessoa que eu mais amo nesse mudo !Mãe te amo mto parabéns felicidades!

É para ficar muito feliz e emocionada não é?

3) O marido me encheu de carinho e presente.

4) Teve bolo de niver no Facebook e muitas, muitas felicitações das amigas virtuais e reais. Tantas que eu ainda não consegui agradecer a todas.


5) O blog Vida de Mãe da Nestlé onde eu tive duas participações: dicas para o Carnaval das Crianças, dicas para o Dia das Crianças, me enviou um cartão super-ultra-mega-atencioso.


6) Ainda teve almoço com os amigos e bolinho no trabalho (pena que eu não fotografei).

7) Quando cheguei em casa tinha uma caixa entregue pelo correio. Mais uma surpresa que fez o meu coração bater forte. A amiga Ju Dalzoto, do blog Mil Faces de Juliana me mandou um mimo mais que carinhoso. Fiquei muito emocionada ao ler o cartão, os dizeres da caneca e ao me deliciar com os sucos de uva vindos lá de São Caetano do Sul.



E a semana do meu niver começou muito bem com um encontrinho de Amigas Blogueiras. O objetivo do encontro foi estar com a Fernanda Sahira do blog Minha Mãe Sabia que passava férias aqui no Rio.
Esta tarde deliciosa foi compartilhada com as amigas Fernanda Reali, Cláudia, Clara, Elis, Josiana, Lin, Vanessa, Zizi e a homenageada Fernanda Sahira, é claro.


Além da companhia maravilhosa dessas blogueiras talentosas, nesse encontro fizemos troca-troca de esmaltes e eu trouxe três vidrinhos com cores lindas para experimentar.


Sorteio de lembrancinhas é um momento de muito mimo e troca de carinho e gentileza.


E rolou uma fugida da dieta, afinal de contas esse é um momento superespecial e que merece ser aproveitado intensamente.


Uma semana tão especial cheia de pequenos gestos que me proporcionaram grandes felicidades, merecia fazer parte da Blogagem Coletiva Pequenas Felicidades, né?




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Histórias à Brasileira - Pedro Malasartes e outras

Nem só de folia se vive no Carnaval, né? Mesmo o clima carnavalesco nos pegando de jeito, curtimos os blocos infantis, os nossos momentos de leitura não foram interrompidos pela passagem dos foliões. E à noite, para continuar na fantasia, nós lemos o livro Histórias À Brasileira - Pedro Malasartes e outras, recontadas por Ana Maria Machado e ilustradas por Odilon Moraes, da editora Companhia das Letrinhas.


Este livro lindo, gostoso de ler, que ganhamos no sorteio do blog Caminhando e Contando, da Elaine Cunha, foi fonte de alegria e muitas histórias para nós. Viajamos nas 10 histórias do folclore brasileiro e de outros países sem precisar pegar trem nem avião, apenas as asas da imaginação.

Obrigada Elaine pelo presente e pela linda cartinha que nos enviou carinhosamente.


 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Largo do Machadinho, mas não largo do suquinho

Foi o terceiro dia de bloco infantil da Sofia. É incrível como a menina está uma foliã nata, adorando os blocos, cantando as marchinhas, dançando, uma alegria só. Já acordou querendo ir para o bloco. A Sofia entrou tanto no clima do Carnaval que quis ir de metrô até o Largo do Machado.

O Bloco de hoje foi o "Largo do Machadinho, mas não largo do suquinho". No mesmo esquema da Que Caquinha é essa a banda intercalou músicas infantis no ritmo de marchinha com as marchinhas de Carnaval.


O bloco estava bem cheio, muitas famílias, muita avó com netos, muito confete, muita serpentina, muita animação. 
A bandinha estava animada, mas fazendo alguns intervalos. Aí a Sofia aproveitava para reutilizar os confetes, jogar estalinho, lançar serpentina e fazer ginástica nos aparelhos para exercícios para a 3ª idade.

Esse foi o meu adereço para curtir o bloco na segunda-feira.

Depois de muita folia voltamos para casa e o clima de carnaval continuou empolgando a Sofia que, sugeriu a seguinte brincadeira: escolher uma marchinha, escolher um verso da marchinha e fazer um desenho para representar.

A marchinha escolhida por nós foi "As Pastorinhas". E advinha o trecho escolhido?



Desenho do Bloco


Mais blocos infantis:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Q Caquinha é Essa?

A Sofia está uma verdadeira foliã. Já acorda querendo ir para algum bloco. Ontem fomos no Cordão Umbilical que foi muito divertido e emocionante. Hoje fomos na estreia do "Q Caquinha é Essa".


O bloco estava bem animado, cheio de crianças com seus pais, fantasias bem divertidas (tinha um pai vestido de babá que estava hilário). O diferencial foi a banda que mesclou as tradicionais músicas infantis no ritmo de marchinha de Carnaval  

 


com as marchinhas de Carnaval propriamente ditas. Algumas marchinhas foram adaptadas para o universo infantil. "Cachaça não é Água", por exemplo, passou a ser "Leitinho Não é Água" e ficou assim:

Você pensa que leitinho é água?
Leitinho não é água não
Leitinho vem da dona Vaca
E água vem do Ribeirão 

Pode me faltar tudo na vida:
Arroz, feijão e pão.
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não.

Pode me faltar o amor
(Isso que acho graça).
Só não quero que me falte
O leitinho da dona Vaca.



A "Marcha da Cueca" passou a ser a "Marcha da Fraldinha".

Eu mato, eu mato! Quem roubou minha fraldinha
 pra fazer pano de prato.  2X

Minha Fraldinha tava lavada 
foi um presente que ganhei da vovozinha.


O que temos feito para curtir os blocos infantis:

1 - Passamos protetor solar;
2 - Levamos uma garrafinha térmica com suco;
3 - Levamos duas pistolinhas com água para nos refrescarmos (só atiramos água em nós mesmas e em quem pede);
4 - Muito confete e serpentina para garantir a farra (em quantidade para dar para as crianças que pedem um pouquinho);
5 - Ficamos na frente do bloco pois dá para ouvir bem a música e o bloco fica mais vazio;
6 - Bebemos muita água durante a animação.

Fica aqui a marchinha do "Que Caquinha é Essa":


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte e Carnaval.

A Blogagem Coletiva de Esmaltes, da Fernanda Reali, traz o tema Carnaval. Para esse tema alegre, divertido e cheio de energia eu escolhi um esmalte vermelho vivo, Madonna da Impala, e cobri com o flocado Flamenco da Hits. Afinal, Carnaval tem que ter brilho, tem que ter purpurina.



As fotos para a Blogagem Coletiva foram tiradas no bloco infantil Cordão Umbilical, hoje pela manhã. Eu e a Sofia já caímos na folia.


Dançamos, pulamos, cantamos as marchinhas, nos divertimos observando a criatividade das fantasias, jogamos serpentina, fizemos chuva de confete e rolou até banho de mangueira.


Em um determinado trecho do percurso, o cortejo do Cordão Umbilical passou em frente a um hospital cardíaco. Em respeito aos doentes (não se deve fazer barulho em frente aos hospitais), nessa hora, a banda parou de tocar, os foliões cantaram a marchinha bem baixinho e acenaram para os pacientes que estavam na janela acenando para o bloco. Foi um momento bem emocionante, foi bonito de ver o respeito e o sorriso no semblante dos hospitalizados. Por coincidência a marchinha entoada, nessa hora, foi Jardineira, a preferida da Sofia.


Depois de tanta folia e alegria só um banho de piscina para refrescar. Amanhã tem mais bloco!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fantasias de Carnaval que já usamos

Tempo de Carnaval, tempo de cair na folia e entrar na fantasia. A Sofia quis escolher uma fantasia para esse Carnaval, mas antes quis saber quais as fantasias que ela já usou. Aproveitei para recordar esses momentos delícia das minhas pequenas.

Ana Luiza de Baianinha no seu primeiro Carnaval. Ainda na época da fotografia em papel, dando os seus primeiros passos na Lagoa, curtindo a folia no Baixo Bebê Lagoa.


Ana Luiza de Bailarina no baile infantil de um clube em São Pedro d'Aldeia. A folia ficava por conta dos confetes e serpentinas, e do parquinho, é claro.


A Sofia de Bailarina na festa de Carnaval do play. A serpentina e o balanço também era a grande atração. 


Em outro ano a Ana Luiza foi de Pedrita para o Carnaval do Baixo Bebê Lagoa. Alguns anos depois a Sofia foi de Pedrita para o baile de Carnaval no clube de São Pedro d'Aldeia, e claro, preferiu bricar no parquinho. 


 Sofia de Pedrita

As duas já com cinco anos. A Ana Luiza, sempre compenetrada, foi de fada para o bailinho do Baixo Bebê Lagoa. Sete anos depois a Sofia usou a mesma fantasia e já começou a pular o Carnaval na cama mesmo.


Vasculhamos o baú das fantasias e a Sofia resolveu fazer uma havaiana. Aproveitou a saia de tule de uma fantasia da apresentação de balé da Ana Luiza, uma camiseta amarela e um colar de havaiana. E aqui está ela, pronta para ir para o bloco.


Nessa semana dei uma dica de como fazer uma fantasia em casa no blog Vida de Mãe da Nestlé, que pode(ia) ser vista AQUI.  O link já foi retirado do ar, então eu trouxe a fantasia que fizemos em casa com cartolina e papel crepom para este post (atualizado em fevereiro de 2018).



Fantasias leves, simples e que permitem a criança brincar, pular, entrar no mundo da imaginação e se divertirem à vontade. 





Você pode me encontrar também

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bandinha de Carnaval - Instrumentos Musicais de Sucata

Carnaval chegando e a criançada ficando cada dia mais animada. São muitas as possibilidades para curtir um bom agito de carnaval com as crianças: bailinhos em clubes, blocos específicos para as crianças, festinhas nas pracinhas e até um bailinho feito em casa mesmo. Essa foi a nossa dica no blog Vida de Mãe da Nestlé: sugestão para fazer um baile completo. Ficou lindo! O post completo pode ser visto AQUI.

Uma das sugestões foi preparar instrumentos musicais feitos de sucatas para a criançada montar a bandinha para acompanhar as marchinhas.

Chocalhos de garrafa pet.

O que utilizamos:
- garrafas pet coloridas;
- contas ou grãos (nós usamos contas de colar);
- fitas adesivas coloridas.

Brinquedos feitos com material reciclado


Como fizemos:

Para cada chocalho utilizamos 2 garrafas Pet. Colocamos as contas em uma das garrafas, unimos outra garrafa à primeira pela boca.

Atividades para Crianças


 E colocamos com fita adesiva colorida.


Atividades de música para crianças


Fizemos dois pares para cada criança.

Como fazer instrumentos musicais para as crianças


Para tocar o chocalho basta a criança segurar o instrumento pelas bocas unidas e girar as mãozinhas. As contas vão passando de uma garrafa para a outra e fazendo muito barulho. Mamães, preparem os ouvidos.

Dicas de atividades para fazer com crianças


Tambor de Lata.

O que utilizamos:

- latas vazias e limpas;
- bolas de encher;
- papel de presente;
- fitas adesivas coloridas;
- cola.

Como reutilizar latas para fazer brinquedos para crianças


Como fizemos:

Cortamos a ponta de uma bola de encher (para a lata de leite em pó pequena nós usamos bola de encher número 5). É sempre bom lembrar do cuidado e atenção com o uso da tesoura. Esta que utilizamos não é muito adequada e por isso eu fiquei o tempo todo de olhos bem atentos.


Atividades de reciclagem para crianças


Esticamos a bola e cobrimos a boca da lata. Colamos a bola na lata com fita adesiva.

Brinquedos de material reciclado para crianças



Cobrimos a lata com um pedaço de papel e cola.

Aproveitando material reciclado para construir brinquedos

Fizemos o acabamento com fita adesiva para ficar bonito e colorido.

Brincadeiras musicais para crianças


O tambor está pronto para o batuque.

Instrumentos Musicais feitos com sucata



As crianças podem montar seus próprios instrumentos musicais com material reciclado e brincar pra valer, caindo na folia com muita animação. A própria construção dos instrumentos musicais de sucata já é uma brincadeira das boas.


Chocalhos de potes de iogurte também fazem sucesso. Pede ser visto AQUI.
Outras ideias para chocalho de garrafa pet e tambores podem ser vistas nesse post AQUI.







Você pode me encontrar também