Quem não conhece a famosa Mafalda?! A Simpática personagem mais querida dos quadrinhos argentinos?! Aliás, a história em quadrinhos latino-americana mais vendida do mundo. Aqui no Rio a Mafalda teve até exposição em comemoração aos seus 50 anos. Foi a exposição "Mafalda na Sopa", na Biblioteca Parque, em 2015.
O pai criador da Mafalda e de muitos outros brilhantes quadrinhos de humor é o Quino, grande cartunista argentino. O cartunista teve como marca distintiva a crítica social sagaz, inteligente e sempre atual, que durante décadas vem encantando crianças e adultos mundo afora.
Dupla famosa na Argentina e no mundo ganhou homenagem pelas ruas de Buenos Aires. É o Paseo de la Historieta. Esse programa divertido e original é um circuito de rua que passa pelos bairros de San Telmo, Puerto Madero e Montserrat. No percurso encontramos esculturas dos personagens, além de murais sobre o tema.
No meu último dia em Buenos Aires eu retornei a San Telmo com o objetivo de rever os personagens, focando caminhar pelas ruas atenta aos detalhes do caminho. Mas fiz a parte do Paseo de la Historieta apenas de San Telmo. Não estendi a minha caminhada aos outros dois bairros e acho que acabei de me arrepender por isso.
Comecei o meu caminho na esquina de Belgrano e Balcarce. Ali no trecho que tem as casas de tango. É nessa esquina que estão as Chicas Divito, de Guillermo Divito. As Garotas Divito marcaram a moda urbana argentina dos anos ’50 e ’60.
Ainda na mesma rua, bem em frente ao La Ventana Tango Show que eu tinha ido com a minha mãe na noite anterior, encontrei, sentado em uma arquibancada, o Clemente, do cartunista Caloi.
Fiquei sabendo que o cara tem um 'sonho de menino" que é ser jogador do Boca Juniors e chegar à seleção argentino. É um camarada bem crítico da realidade do país.
Seguindo na mesma rua eu me deparei com Don Fulgencio. Um senhor simpático, do tipo que se nega a crescer e por isso tem aquele ar inocente. É o tipo de personagem que tem o papel de nos fazer lembramos da nossa criança interior.
E olha que esquina linda! O detalhe dos poste de iluminação e da arquitetura do prédio do outro lado!
Confesso que eu não conhecia todos os personagens. Mas não importa. O passeio valia a pena não somente pela imersão nos quadrinhos argentinos, mas por estar ali caminhando pelo bairro mais antigo de Buenos Aires e contemplando o dia.
Mais alguns passos e esbarrei em Matías. Bem que eu queria uma carona no skate desse garotinho, criado por Fernando Sendra, que representa a típica criança classe média urbana. Um menino travesso, simpático, espirituoso que está sempre fazendo perguntas desconcertantes sobre os mundo dos adultos.
Atenta para não perder nenhum detalhe, tentando absorver tudo segui meu caminho olhando para os lados, para as fachadas,
para o alto. A todo instante um surpresa!
O passeio segue e na próxima esquina encontro com um dos personagens mais queridos e populares na Argentina, O Larguirucho. Me disseram... veja bem, só estou repassando a informação... que ele é aquele sujeito sem noção, mas bem engraçado em bem-humoradoe de bom coração.
E Larguirucho não tá sozinho não! Além do cara ali atrás, encostado no poste, que cisma em não terminar a noite anterior, ele está acompanhado do Super Hijitus que adquire superpoderes a partir de seu chapéu.
Finalmente chego à esquina da ruas Chile e Defensa onde a Mafalda, a menina de 6 anos reflexiva, que se preocupada com a paz mundial, se rebela contra o mundo dos adultos, está sentada desde agosto de 2009 a espera dos seus visitantes.
Mas ela não está sozinha não. Desde 2014, a pedido dos moradores do bairro, Mafalda ganhou a companhia de seus dois melhores amigos: Manolito e Susanita.
E por que a estátua da Mafalda está ali na Calle (rua) Chile, 371? Simples! Porque foi nesse endereço que morou Quino, seu criador. E foi exatamente ali que as tirinhas foram ambientadas. Na entrada do prédio tem uma placa informando que era ali que a Mafalda morou. Mas não sei o que me deu, acho que fiquei tão envolvida, que não fiz a foto.
Ainda seguindo pelo bairro, sem querer terminar o passeio, encontrei o sempre cool e grande playboy argentino, Isidoro. Tá certo, o cara é um picareta de marca maior, mas tem seu charme e carisma como todo bon vivant. E também faz as pessoas rirem com sua loucura e seu jeito brincalhão e sedutor.
O Paseo de la Historieta é curto e bem fácil de fazer. Vale muito a pena flanar pelas ruas de San Telmo se envolvendo com a arquitetura, o clima, o estilo de vida e as histórias.
Esse post faz parte do projeto
#100EM1 de 2022 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog
Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.
Também estão participando do BEDA 2022:
Você pode me encontrar também