terça-feira, 2 de agosto de 2022

Série documental "Pacto Brutal"

 

Em 1992 eu acompanhava a novela "De Corpo e Alma" em que ela atuava na época. Além disso eu tinha praticamente a mesma idade da atriz Daniella Perez. Vivia aquele vigor de estar começando uma carreia, a vida de adulto jovem, as oportunidades que a cidade do Rio de Janeiro nos oferecia diariamente, as portas do mundo escancaradas para o nosso futuro. 

Então aquele assassinato brutal, violento, inexplicável e aparentemente muito improvável (ser assassinada por um colega de trabalho, por pessoas da mesma idade, que viviam as mesmas experiências e tinham tanto futuro e possibilidades pela frente) chocou muito. Muito. Fez sentir medo. Acendeu a dúvida: será que tenho alguém psicopata ao meu lado?

Agora, 30 anos depois, foi lançada "Pacto Brutal" a série documental de 5 episódios na estrutura True Crime com insumos para mostrar a verdade sobre o crime que tirou a vida da jovem de 22 anos: depoimentos, cenas de reconstituição e imagens de arquivo. Mas engana-se quem espera que seja uma série com pegada jornalística. Não é. Ou não é apenas jornalística, tem um tom intimista com familiares e amigos expressando sentimentos e emoções vividas desde a fatal noite de 28 de dezembro de 1992 até hoje. 

Série Pacto Brutal

Assim que eu soube que a série seria lançada fiquei com vontade de assisti-la, mas sinceramente fiquei em dúvidas se conseguiria devido a brutalidade da história. Mas quando comecei a ver tive certeza de que iria até o final. E fui. De maratona. 

"Pacto Brutal" é dinâmica, a produção é impecável e envolvente. A luta, garra e amor da mãe para mostrar a verdade sobre o que aconteceu com a filha, para preservar a memória da filha, a necessidade da família de encontrar o culpado e o verdadeiro motivo, de conseguir um julgamento justo (se é que existe algum tipo de justiça para esse tipo de crime) para aí sim conseguir viver o luto, enfim, tudo desperta a vontade de chegar ao final daquela história. 

A série, mesmo 30 anos depois, era necessária. Necessária para relembrar a única verdade que ficou ofuscada por diversas versões mentirosas até o julgamento. Necessária para mostrar o quanto até hoje a vítima se torna culpada nesse país principalmente quando é mulher. Necessária para lembrar que os verdadeiros culpados estão soltos, vivendo suas vidas, mas são assassinos. Necessária para mostrar quanto a mídia sensacionalista e gananciosa prejudica pessoas éticas e inocentes e beneficia criminosos.

Necessária para trazer a certeza absoluta do que aconteceu naquela noite, naquele crime chocante. E para reforçar a dúvida se a justiça realmente foi feita. 




Também estão participando do BEDA 2022:


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Nossa, já passaram 30 anos! Como o tempo passa! Lembro bem desta situação, muito noticiada na altura, também por aqui!
    Uma série que adoraria ver, pois gosto das que se baseiam em factos verídicos!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo