segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Buenos Aires - Paseo de La Historieta

Quem não conhece a famosa Mafalda?! A Simpática personagem mais querida dos quadrinhos argentinos?! Aliás, a história em quadrinhos latino-americana mais vendida do mundo. Aqui no Rio a Mafalda teve até exposição em comemoração aos seus 50 anos. Foi a exposição "Mafalda na Sopa", na Biblioteca Parque, em 2015.

O pai criador da Mafalda e de muitos outros brilhantes quadrinhos de humor é o Quino, grande cartunista argentino. O cartunista teve como marca distintiva a crítica social sagaz, inteligente e sempre atual, que durante décadas vem encantando crianças e adultos mundo afora.





Dupla famosa na Argentina e no mundo ganhou homenagem pelas ruas de Buenos Aires. É o Paseo de la Historieta. Esse programa divertido e original é um circuito de rua que passa pelos bairros de San Telmo, Puerto Madero e Montserrat. No percurso encontramos esculturas dos personagens, além de murais sobre o tema. 

No meu último dia em Buenos Aires eu retornei a San Telmo com o objetivo de rever os personagens, focando caminhar pelas ruas atenta aos detalhes do caminho. Mas fiz a parte do Paseo de la Historieta apenas de San Telmo. Não estendi a minha caminhada aos outros dois bairros e acho que acabei de me arrepender por isso.

Comecei o meu caminho na esquina de Belgrano e Balcarce. Ali no trecho que tem as casas de tango. É nessa esquina que estão as Chicas Divito, de Guillermo Divito. As Garotas Divito marcaram a moda urbana argentina dos anos ’50 e ’60.


O que fazer em Buenos Aires


Ainda na mesma rua, bem em frente ao La Ventana Tango Show que eu tinha ido com a minha mãe na noite anterior, encontrei, sentado em uma arquibancada, o Clemente, do cartunista Caloi.

Fiquei sabendo que o cara tem um 'sonho de menino" que é ser jogador do Boca Juniors e chegar à seleção argentino. É um camarada bem crítico da realidade do país.


O que fazer em Buenos Aires


Seguindo na mesma rua eu me deparei com Don Fulgencio. Um senhor simpático, do tipo que se nega a crescer e por isso tem aquele ar inocente. É o tipo de personagem que tem o papel de nos fazer lembramos da nossa criança interior. 

E olha que esquina linda! O detalhe dos poste de iluminação e da arquitetura do prédio do outro lado!


O que fazer em Buenos Aires


Confesso que eu não conhecia todos os personagens. Mas não importa. O passeio valia a pena não somente pela imersão nos quadrinhos argentinos, mas por estar ali caminhando pelo bairro mais antigo de Buenos Aires e contemplando o dia. 


O que fazer em Buenos Aires


Mais alguns passos e esbarrei em Matías. Bem que eu queria uma carona no skate desse garotinho, criado por Fernando Sendra, que representa a típica criança classe média urbana. Um menino travesso, simpático, espirituoso que está sempre fazendo perguntas desconcertantes sobre os mundo dos adultos.


O que fazer em Buenos Aires


Atenta para não perder nenhum detalhe, tentando absorver tudo segui meu caminho olhando para os lados, para as fachadas,

O que fazer em Buenos Aires


para o alto. A todo instante um surpresa!

O que fazer em Buenos Aires

O passeio segue e na próxima esquina encontro com um dos personagens mais queridos e populares na Argentina, O Larguirucho. Me disseram... veja bem, só estou repassando a informação... que ele é aquele sujeito sem noção, mas bem engraçado em bem-humoradoe de bom coração. 

E Larguirucho não tá sozinho não! Além do cara ali atrás, encostado no poste, que cisma em não terminar a noite anterior, ele está acompanhado do Super Hijitus que adquire superpoderes a partir de seu chapéu. 


O que fazer em Buenos Aires

Finalmente chego à esquina da ruas Chile e Defensa onde a Mafalda, a menina de 6 anos reflexiva, que se preocupada com a paz mundial, se rebela contra o mundo dos adultos, está sentada desde agosto de 2009 a espera dos seus visitantes. 

Mas ela não está sozinha não. Desde 2014, a pedido dos moradores do bairro, Mafalda ganhou a companhia de seus dois melhores amigos: Manolito e Susanita.


O que fazer em Buenos Aires

E por que a estátua da Mafalda está ali na Calle (rua) Chile, 371? Simples! Porque foi nesse endereço que morou Quino, seu criador. E foi exatamente ali que as tirinhas foram ambientadas. Na entrada do prédio tem uma placa informando que era ali que a Mafalda morou. Mas não sei o que me deu, acho que fiquei tão envolvida, que não fiz a foto.


O que fazer em Buenos Aires


Ainda seguindo pelo bairro, sem querer terminar o passeio, encontrei o sempre cool e grande playboy argentino, Isidoro. Tá certo, o cara é um picareta de marca maior, mas tem seu charme e carisma como todo bon vivant. E também faz as pessoas rirem com sua loucura e seu jeito brincalhão e sedutor. 


O que fazer em Buenos Aires

O Paseo de la Historieta é curto e bem fácil de fazer. Vale muito a pena flanar pelas ruas de San Telmo se envolvendo com a arquitetura, o clima, o estilo de vida e as histórias. 


Esse post faz parte do projeto #100EM1 de 2022 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.

Também estão participando do BEDA 2022:



Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. que linda postagem. tenho amigos q tb tiraram foto da mafalda. é demais essa escultura. as outras tb. ótimo passeio. adoraria conhecer buenos aires. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Mais uma partilha sensacional, Chris! Fantásticos olhares da sua viagem a Buenos Aires!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo