terça-feira, 15 de março de 2011

Faz massagem "ni" mim?

A primeira vez que ouvi falar da Shantala foi no curso para gestantes que fiz durante a gravidez da Ana Luiza. Nesse período obtive muitas informações nos diversos livros que ajudam as mamães nesse período. Quando a Ana Luiza completou um mês retornei ao meu curso para uma aula prática de Shantala. Fiquei muito impressionada e feliz em colocar em prática tudo aquilo que eu tinha visto na teoria. Ao término da aula a Ana Luiza e todos os bebês estavam dormindo, totalmente relaxados.


Foi assim que esse momento de interação, carinho e toque se tornou um hábito antes de dormir. Era um banho morno, uma massagem com o Body Oil da Neutrogena (que é uma delícia) e soninho gostoso.

A Ana Luiza foi crescendo e as massagens continuaram. Ela mesma pedia. Achava, e ainda acho, muito engraçado quando ela diz:
- Mãe, hoje eu estou tensa. Vou precisar de uma massagem.
- Mão, o meu dia foi estressante, preciso de massagem para dormir.

Comecei a aproveitar esse momento para conversar. Começo a massagem lembrando que falar das coisas boas que aconteceram durante o dia ajuda a relaxar. E assim ela vai me contando como foi o seu dia. Aí eu digo que encontrei um "ponto de tensão" (seja no dedinho do pé, na mão ou nas costas) e pergunto se aconteceu alguma coisa que a aborreceu. E lá vai ela me contando. Após conversarmos sobre o assunto, o "ponto de tensão" se dissolve.

Na gravidez da Sofia, 6 anos e meio após a gravidez da Ana Luiza, eu retomei o meu curso para gestantes. Dessa vez, além de estar acompanhada do pai, fui acompanhada pela Ana Luiza que assistiu todas as aulas.

Quando a Sofia completou um mês fomos fazer a nossa aula prática de Shantala. Depois de um bom banho no balde,

comecei a acariciar a minha bebê que no final estava apagadinha.


Continuo fazendo massagem nela também. Depois da historinha rola uma massagem (atualmente estamos utilizando o óleo de amêndos da linha Johnson's Baby, que é delicioso, bem propício para esse carinho, e ganhamos devido a nossa história ser fofa) e sono.

Ontem eu disse que só teria historinha porque eu estava cansada. A Sofia esticou os dedos da mão, os contraiu e falou:
- Mãe, eu estou tensa, preciso de massagem.

Me segurei para não rir. Lembrei que a Ana Luiza fazia exatamente o mesmo gesto quando eu dizia que não ia ter massagem naquela noite.

Insisti:
- Ah não, hoje eu estou cansada. Faço a massagem amanhã.
Aí com aqueles olhinhos e a voz bem doce ela pediu:
-Mãe, faz massagem "ni" mim?!

Não resisti a esse pedido.

Começamos a massagem falando das coisas boas do dia. Passando pela barriguinha eu falei:
- Acho que tem um pontinho de tensão por aqui. Você comeu alguma besteirinha na escola?
- É mãe, eu "complei" 10 balas com a minha "glana".
- Ah, Sofia, a sua grana é para comprar picolé Itália ou trio. Não é para comer isso tudo de bala.
- Mas eu dei para as minhas amigas.

E a conversa sobre como utilizar a grana com coisas mais saudáveis rendeu um pouquinho.

Depois eu cheguei nos dedinhos das mãos e disse que estava ali outro ponto de tensão. E perguntei:

- Alguma coisa te chateou hoje?
- A Laura não quer ser minha amiga.
- É? E por quê?
- Ela disse que eu sou chata com ela. E eu nem sei porquê, eu nem "blinco" com ela?
- Então, conversa com a Laura. Pergunta porque ela te acha chata, se você nunca fez nada com ela. Explica que é legal ser amigo de todo mundo. 
- Ah não, mãe, deixa isso pra lá. Eu tenho outros amigos. Eu jogo totó com o Eduardo, o Eric, o Antonio. Eu "blinco" com a Luana, a Clara, a Nina.

E aí o ponto de tensão se dissipou e o coração da mãe ficou tranquilo. Ela está se adaptando superbem na escola nova.

Além de todos os benefícios da Shantala para os bebês (quem quiser pode ter informações completas no blog Mãe de Gêmeos da Vanessa Caubianco, nesse post AQUI do "Lá Em Casa", o programa da allTV ), aqui em casa, a massagem continua sendo muito gratificante. Uma ótima oportunidade de estar mais próxima com carinho, estar mais participativa do dia a dia delas, estar mais presente entendendo algumas reações. Um momento de diversão, carinho e emoção.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

35 comentários:

  1. Que delicia são esses momentos né, sabe que nunca aprendi a tal shantala??? Morro de vontade de aprender, mas lendo eu não consigo entender muito bem, vc podia fazer um video e postar aqui aqui né, um passo-a-passo, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!
    O mais bacana disso tudo é q elas vão se lembrar disso pra sempre neh?
    Adoro!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Kita querida; será que existe algum tipo de telepatia entre nós? Pq justamente hoje, o Gabriel e eu passamos um momento tenso e, como eu também faço shantala neles desde bebês, pensei que seria uma boa pra esta noite. Daí, chego aqui e você está justamente falando sobre o assunto!!!
    Quase não acreditei quando li.
    Você é D+! Obrigada por completar meu dia! Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Que lindo..eu faço massagens na minha princesa tbem de vez em quando, mas nunca tinha pensado nessas conversas, foi uma ótima dica! rs
    Bjossss

    ResponderExcluir
  5. Chris
    Aqui em casa numa noite destas Eduarda estava impossível e não queria dormir.
    Disse a ela: "Filha, vc está muito agitada, deita aqui que a Mamãe vai fazer uma massagem para vc dormir bem." Desde então ela tem o mesmo comportamento na hr do soninho, só para ganhar mais este carinho da Mamãe.
    É muito bom!

    ResponderExcluir
  6. o João também gosta de massagem ,qdo pequeno eu sempre fazia a massagem nele antes do banho, agora de vez em qdo ele pede pra eu fazer massagem ,acho que é por isso que ele é tranquilinho!!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Chris,que post mais lindo, fiquei encantada! Muito bom aproveitar esses momentos de massagem pra colocar a conversa em dia, né? Adorei!!

    As fotos tão lindas, serenas e especiais!

    Um beijo em vocês!

    ResponderExcluir
  8. Que legal, fazer massagens e conversar com as pequenas é muito gratificante né, vou seguir a dica com Ubiratan ele adora quando faço massagem nos pés dele, vou ver o outro blog para aprender mais sobre o assunto.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Isso é muiito legal mesmo.Além da massagem, os papos e o momento entre mãe e filhos...Lindo!beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Gente! Q lindo! Adorei a proximidade sua com as meninas.
    Vou procurar saber mais sobre essa Shantala.

    ResponderExcluir
  11. Ai que legal vc dar continuidade depois de crescidinhas! Shantala é amor, carinho, comparo ao ato de amamentar!

    Fiz o curso de shantala qdo os gêmeos eram bbs lá no Sarah Rio. Foi um divisor de águas em nossas vidas! Comentei sobre isso hj cedo lá no blog, Leo hj é outra crianca em relação ao sensorial! Recomendo a todas tb! =)

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  12. Nossa que interessante! Eu li algumas coisas sobre shantala mas nunca fiz por ficar com medo de pegar em algum ponto errado, sei lá...seria muito interessante descobrir algum lugar que dê curso! E achei o máximo vc conversar com a pequena! É isso que eu mais sonho sabia? Ser mãe amiga da minha filha!
    Beijossss
    Thai e Helô
    www.desabafoepoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. adorei!
    caiu como uma luva pro meu atual momento "não, nada"...
    bom,
    vou tentar RETOMAR a shantala lá em casa.
    era sagrado omomento massagem, mas isaac agora acha perda de tempo e prefere sair voando como o peter pan.
    kkkk
    bjocas

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris...que tudo fazer massagens nos fiotes, mas sabe que já tentei fazer no Pedro e o danado não deixa, só nos pezinhos e olhe lá.

    Mas também não fazia quando ele era bebezinho, então não acostumou, mas vivo tentando fazer, vou persistir, quem sabe ele mude de idéia.

    Marido falou que é falta de técnica, pois ele deve sentir cócegas ou alguma dor, pode até ser né, já que nunca fiz curso.

    Bjs.
    Selma

    ResponderExcluir
  15. Chris, faz massagem nim mim? Tô precisando!
    Rs
    Deve ser um momento delicioso né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Chris,

    Nada melhor do que uma boa massagem e mais dada pela mamãe!!
    Também gosto de dar massagens em meu filho quando ele está muito agitado, depois da massagem ele fica calminho, é um ótimo remédio!!!

    Beijão para vocês!!!

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu tb fico fula qdo alguem na quer brincar com a Alana, até fiz um post sobre isso e aprendi com ela e com minhas amigas blogueiras que as crianças encaram isso com naturalidade. Assim como a Sofia, a alana tb deixou pra lá. Nunca consegui massagear a Alana direito pq ela cai na risada e vira farra, daí ela acorda e o pai que poe ela pra dormir. Colo do pai:sono, colo da mãe:farra. Post muito fofo!!!bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris,
    adoro fazer massagem nos meus e eles tbém de vez em quando querem retribuir.(eu amo). A foto da sua bebê no balde? Minha irmã ganhou um mas acabou não usando, não sabia e sei lá ficou com medo de afogar a Yasmin. hoje a Yasmin está com 1 ano e 4 meses, que pena vou mostrar para ele ver oque perdeu. pelo menos as massagens a yasmin exige, hehehe.
    Bjs querida e até mais.

    ResponderExcluir
  19. Ai, meu coração fica pequenininho quando vc coloca essas fotos da minha passarinha bebê!!!! Foi tão boa essa fase!!!

    Laura não quer "blincar com ela"...à toa!!! Sofia??? Sei...

    rsrsrsrsrsrs....

    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  20. Ai, Chris, que delícia!!! Eu tinha a maior vontade de aplicar a Shantala lá em casa, fomos fazer o curso qdo a Clara era pequenininha e adivinha: ela detestou! Chorou muito no curso e como estava friozinho na época a gente acabou não colocando em prática em casa... Ou seja, perdi a chance de ter momentos deliciosos de massagem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ah, esqueci de comentar sobre a coleguinha não querer brincar com a Sofia, a Clara sempre é vítima de meninas um pouco maiores que implicam pra caramba com ela, não querem que ela chegue perto, até empurram. Nossa, eu fico tão sem ação nessas horas, o que eu faço é tira-la de perto, mas fico com pena pq ela é mto pequena e acho que ainda não entende.

    ResponderExcluir
  22. Me lembro bem das massagens da meninas quando eram pequenas.Elas ficavam calminhas mesmo......e pelo jeito ficaram viciadas nesse relaxamento ...............rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  23. A massagem é otima com Pérola fiz direitinho, mas com Pablo deixo a desejar pois o meu tempo agora esta mais curto devido a dar atençao a dois,mas sempre que da eu faço.
    obrigada pela visita e pelos votos de parabens e ja estou participando do sorteio!
    bj

    ResponderExcluir
  24. Christiana eu me lembro que você me ensinou a fazer a shantala e eu fazia no Luís Felipe e êle ficava bem calminho e dormia melhor .Agora se acha um homenzinho e não quer mais .Sinto saudades desses momentos.Beijos da Penha

    ResponderExcluir
  25. Aqui em casa as massagens já pararam, e nem me lembro porque.
    Mas se relaxa os bebezinhos, com sua acertividade virou um momento de diálogo.
    Será que a Mi vai aceitar novamente?
    bjks

    ResponderExcluir
  26. Interessante você aproveitar a massagem das meninas para conversar e ficar sabendo o que está acontecendo para deixá-las estressadas .Você é a mãe perfeita mesmo ,parabéns , bjs ,te amo filha querida.

    ResponderExcluir
  27. Mas que delícia de post, literalmente!
    Eu adoro massagens, fiquei aqui morrendo de inveja por vc ter filhas que amam de paixão! O Lucas corre, menina! Pensa que ele quer??? Tah que eu não sei fazer essa, mas ele não quer saber de nenhuma massagem com cremes, oleos ou "coisas melequentas"... ai, que coisa!!! Láaaa de vez em quando, quando ele está com muita preguiça, eu consigo colocar minhas mãozinhas em ação, mas nem depois do relaxamento que uma massagem proporciona o meu amorzinho se entrega! Homens, neh, que coisa...

    Aiii que deve ser uma delícia esse banhinho de balde quando bebê. No meu segundo baby vou experimentar!!!

    E quanto aos pontos de tensão.. Chris, vc é ótima! Tem uma sensibilidade e uma criativdade imensa e muito, muito especial! Não me canso de dizer!

    Grande beijo, querida!

    ResponderExcluir
  28. Amiga, só você mesmo para depois de um dia de trabalho, ainda encontrar tempo para tudo isso.

    Te admiro muito.

    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir
  29. Chris, eu amo Shantala e fiz no Gui quando ele tinha 2 meses com uma profissional me orientando e quando percebi, ja fazia nele sem perceber.

    Eu adorei e ele tbm. Dormiu por horas depois da seção.

    Admiro muito o modo como vc lida com tuas filhas, perfeito.

    um bjão
    e tem selinho la no blog

    ResponderExcluir
  30. Chris..
    Nossa,
    Sua história me fez recordar dos tempos onde minha filhota(hoje com 18 anos) era pequenina...Ser mãe é tudo, né
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Ai, que post delícia! Tb fiz curso de shantala na gestação, usava a linha mamãe e bebê. Sabe, até hj batemos papos deliciosos, e muitas vezes, a massageada sou eu, hehehehe.
    Beijos pra vcs

    ResponderExcluir
  32. Oi Chris!
    Ai...que gostoso rever esses momentinhos da Ana Luiza e da Sophia fazendo Shantala.
    Eu li na gravidez sobre,e fiz o passo a passo,e acabei aprendendo.
    Na época eu usava um creminho da Vick para massagens bem gostosinho.Agora não me vem o nome na cabeça...rs*
    Eu gostava depois que tirava o Matheus da banheira,colocar ele em cima da toalhinha no trocador...e com musicas bem calmas de bebês,fazer a massagem nele.
    Como ele tinha o intestino preso,sempre eu fazia.
    Até hoje as vezes quando ele sente uma dorzinha na barriga,ou dificuldades de ir ao banheiro,ele deita e pede massagem.
    Que bom que as meninas também gostam até hoje das massagens.
    Eu também gosto de receber massagens de vez em quando,relaxa,alivia a tensão é tão bom!
    E vc ainda tem esse jeitinho especial de fazer as meninas contarem a coisas do dia a dia pra vc.
    Chris vou te mandar uma mensagem lá no face,queria te pedir uma ajudinha.Como vc é mãe mais experiente de repente vai saber me ajudar.
    Um grande beijo para vcs e um bom restinho de semana!
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  33. Oi Chris, eu também fiz o curso de shantala com a Stephanie quando o Bê tinha 1 mês e meio, foi o máximo e fiz todos os dias até ele completar 6 meses. Depois disso ele não ficava mais parado para deixar eu fazer a massagem. Acabei parando, mas com esse seu texto lembrei de como era gostoso e vou tentar de novo, quem sabe agora com 1 ano e 3 meses ele já entendendo melhor as coisas, conseguirei ter esses momentos gostosíssimos com ele de novo. Valeu mais uma vez. Bjs, Gi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo