segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aprendemos a fazer uma Caponata de Berinjela divina!


Nesses dias de repouso eu vi muitos programas de culinária e aprendi duas receitas com berinjela que ficaram maravilhosas: a primeira foi miniberinjela assada com molho de cebola roxa que eu não me lembro em que programa eu vi, a segunda foi essa "Caponata do André" divina que aprendi no programa Fome de quê, da Neka.

Caponata é um antepasto típico italiano feito à base de berinjela e outros ingredientes muito gostosos.

caponata de berinjela

O que utilizamos:

- 2 dentes de alho;
- 1 cebola roxa;
- 1 fio de azeite;
- 2 berinjelas grandes;
- 1 pimentão vermelho;
- 1 pimentão amarelo;
- 1 pimentão verde;
- ½ xícara de alcaparras lavadas;
- ½ xícara de uva passa preta;
- ½ xícara de uva passa branca;
- ½ xícara de azeitonas sem caroço;
- ½ xícara de nozes trituradas;
- 1 colher de sopa de mel.

Cortamos todos os ingredientes e preparamos o mise en place. Assim fica muito mais rápido e fácil de cozinhar.

caponata de berinjela

Refogamos a cebola e o alho em uma frigideira alta com azeite. Adicionamos os três tipos de pimentão e deixamos refogar um pouco. Depois acrescentamos a berinjela. Misturamos até a ela ficar no ponto, que é um um pouco murcha, macia e dourada. Finalizamos com os ingredientes que dão o toque especial a essa receita: a alcaparra, a uva passa, as azeitonas, as nozes e o melaço.

caponata de berinjela

Servimos com pão árabe assado na frigideira com queijo parmesão.


Ficou tão bom que eu nem me lembrei de tirar uma foto da mesa preparada e da caponata servida no prato.

Outra opção é fazer a caponata no forno. Para isso basta colocar todos os ingredientes (menos as passas e o mel) em um tabuleiro, cobrir com uma folha de papel alumínio e levar ao forno por aproximadamente uma hora. Lembrar-se de mexer de vez em quando.

A berinjela é um ótimo alimento que auxilia na redução do colesterol, reduz níveis de ácido úrico, é antioxidante, auxilia o funcionamento do intestino e ainda dá sensação de saciedade, reduzindo a fome. Bom, né? E ainda dá para comer de forma bem saborosa.

Vejam aqui os oito benefícios da berinjela para a saúde.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

41 comentários:

  1. Deve ficar muito bom Chris! Aqui meu marido costuma fazer sempre a pasta de berinjela,mas sem colocar todos esses ingrediente!! Vou mostrar pra ele essa outra opção!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa que delícia, e ainda muito fácil de fazer. A única coisa que não colocaria é as passas, não curto muito. Mas vou fazer :)
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!! Um banquete para vegetarianos, como eu!!!
    Amanhã já irei providenciar os ingredientes que não tenho na geladeira!
    Depois te conto!
    Vou substituir o pão sírio pelo rap 10...
    bjs

    blog.atelienatureza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia me dizer se esse rap 10 é parecido com o pão sírio?

      Excluir
    2. Vc poderia me dizer se esse rap 10 é parecido com o pão sírio?

      Excluir
    3. Fiz a caponata antes de ontem. Coloquei a berinjela de molho no sal e, vinagre em tirinhas. No outro dia, espremi e, temperei com azeitonas, passas(eu mesmo que desidratei as uvas),orégano, azeite, tomate cereja.Nao foi para o fogo pois, sou crudívoro. Gratidão pela receita.Na próxima coloco alcaparras...

      Excluir
  4. Seeeeeeeeeeeeeeempre ouço que é facílimo, simples até...
    Mas, nunca arrisquei!!!
    Quem sabe agora eu crio coragem... rsrs...
    Beijok!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Chris
    Gosto muito de fazer o antepasto de berinjela pois com torradas ou biscoitos próprios ficam uma delícia...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindíssimo Chris e super fácil de fazer, prático. Com o pão árabe assado e parmesão deu todo o toque final... Adorei a receita.. beijos grandões!

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO berinjela! Minha mãe faz caponata no forno.... fica incrível!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de beringela, mas essa parece estar uma delicia, deu até água na boca, menina!!!
    Adorei

    ResponderExcluir
  9. Amo esse tipo de prato. Bom para comer com um pãozinho... hummmm... Vou anotar essa receita, pois faz tanto tempo que não faço que nem sei onde está a minha receita! E essa sua ficou mesmo linda!!! Adorei
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Eu suspeita, gravo tudo o que é programa de culinária, e o da Neka gosto muito, vi o do Smothies outro dia, gostosa e saudável da forma que vc apresentou essa receita de beringela quem sabe me animo. Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Olha pelas fotos dá vontade de experimentar, mesmo não sendo fã de berinjela...mas assim picadinha e cheia de temperinhos, hummm...deve ter ficado uma delícia!
    Bjs
    Priscila

    ResponderExcluir
  12. hum que delicia amiga
    e esse pão Árabe maravilhoso
    anotei a receita para não perder

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  13. Uaaauuu... tô salivando aqui!
    Sabe que só comecei a comer (e adorar) berinjela de uns 2 anos pra cá? rs
    Este seu prato ficou mega caprichado. Deve ter ficado incrível mesmo!!

    E espero que vc tenha uma recuperação rápida, viu!
    Ontem, minha enteada retirou a vesícula e os cuidados pós-operatórios são importantíssimos mesmo. É repouso (pra ela) e olho no relógio (eu), por causa dos remédios. rs

    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  14. oi Chris eu não comia beringela até 2006, agora sou apaixonada, pode ter certeza esta receitinha vai sair la em casa.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  15. Querida Chris
    Já copiei a receita.
    Muito obrigada.
    A berinjela é boa para tudo!Desde muito jovem que a consumo,mas nunca preparada desta forma.
    Agradeço a partilha.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  16. Que delícia amiga! Com certeza vou experimentar, só não abuso da azeitona, eu tenho problemas de retenção de líquidos e excesso de sal influencia. ;)
    Beijinhos <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que deliicia!! Fiquei com água na boca! Beijos amei a receita

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de berinjela rsrs Etão está dispensado do meu cardápio ♥

    ResponderExcluir
  19. Amo de mais esse blog , vc traz cada receita , que eu fico até triste por não fazer ! muito bom !

    ResponderExcluir
  20. Nossa Chris eu confesso que preciso aprender a comer Beringela. Mas essa receita me despertou a vontade de começar. Adorei.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  21. Menina são receitas de dar água na boca já imprimi aqui , adoro berinjela . Serão bem vindas em casa essas receitas. beijos Chris

    ResponderExcluir
  22. Hummmmmmmmm .. esse eu posso e vou fazer .. mas sem as azeitonas .. rs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa agora é Tal mãe, tal filha ...
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  23. Humm que delícia! Deu até fome agora rsrsrs...vou fazer e te conto como foi.

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Chris, que receita apetitosa!
    Estou super a fim de experimentar.
    Vou fazer aqui.
    Obrigada pela dica! =)
    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  25. Adoro caponata, tenho uma receitinha que fica esquecida por conta do resto da família não gostar.
    Vou anotar a sua, quem sabe as coisas mudem? Este toque de mel parece especial.

    Um domingo abençoado!

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Essa receita dá água na boca, eu confesso, mas a berinjela é muito indigesta para mim...
    Mas adorei o post, a dica de receita.
    Bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  27. A receita deu super certo! muito obrigada, todo mundo de casa gostou!!

    ResponderExcluir
  28. Faço mas no forno;e com menos ingredientes.
    Vou experimentar essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou experimentar no forno. Valei a dica e muito obrigada pela visita.
      Depois conta se a receita deu certo.
      beijos

      Excluir
  29. Também faço no forno mas não coloco ; alcaparras, mel, e nem nozes.
    a azeitona que uso é a preta fatiada.
    uva passas escura e ferventada para tirar um pouco do doce, acho menos enjoativo!
    Uso ervas finas como: manjericão e orégano. E por fim muito azeite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, ótimas dicas suas. É sempre bom ver outros modos de fazer para variar a receita e encontrar novos sabores.
      bjs

      Excluir
  30. Otimo fiz hoje, sem o mel a as passas, ficou delícia

    ResponderExcluir
  31. Fiz com todos os ingredientes ficou uma delícia na minha casa todos gostaram

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, avise o Sr. Anderson agora Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo