sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Piquenique no MAM - #Vivapositivamente


Em setembro eu fui a mais um evento da plataforma Viva Positivamente que reúne blogueiros de diversas áreas e de vários lugares do Brasil. Essa diversidade de pontos de vista faz o grupo ser muito interessante e enriquecedor.

Dessa vez o evento foi um piquenique, preparado com todo cuidado e carinho, no jardim do MAM (um velho conhecido meu. Um excelente museu para se levar as crianças, que tem visita guiada finalizada com atividades no jardim. Veja AQUI.).

#vempropiquenique

Um cenário de cartão postal, ambiente de tranquilidade, céu aberto, temperatura agradável, palmeiras enormes levando os nossos olhares para o céu, descontração, alegria, informação e um toque de sustentabilidade na decoração charmosa e aconchegante. Esse foi o clima do evento que nos convida a viver positivamente.

#vivapositivamente

Imagina que delícia passar o dia descalça (o pé não está sujo, não. É a sombra da árvore, tá gente.), na companhia de pessoas queridas e divertidas, e ainda recebendo muita informação importante para a qualidade de vida minha e da minha família. Tudo de bom, né?

#vempropiquenique

Este encontro trouxe o Dr. Victor Matsudo, médico de esporte, ortopedista e um dos responsáveis pelo  Agita São Paulo, e a Dra. Cláudia Cravo, nutricionista muito conceituada aqui no Rio e eu já a conhecia por indicações de amigas e outros médicos.

#vivapositivamente

A dupla de médicos falou sobre Balanço Energético, que já foi tema neste post AQUI, que é o equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias que a gente consome se movimentando. Matemática simples, né? #sqn. E onde está a dificuldade? Bom, pra mim a dificuldade está em equilíbrio de comer com prazer e de forma saudável (nesse mundo de ofertas de gulodices deliciosas) e da extrema necessidade da gente se movimentar (nesse dia a dia modernoso em que tudo é corrido, falta tempo e ainda temos todas as facilidades para que a gente pratique com intensidade o sedentarismo).

E foi para mostrar a importância de quebrarmos esse ciclo, a princípio imposto, de balanço energético negativo (muitas calorias e de péssima qualidade ingerida e pouco exercício) que a Coca-Cola nos trouxe os dois especialistas que nos deram muitas dicas, explicações e esclarecimentos. Aqui vão algumas:

- Já que comida não tem posologia é importante comer consciente, conhecer o que estamos comendo, olhar os rótulos, pensar em calorias. Por exemplo, uma salada muito saudável pode conter bastante caloria dependendo da quantidade de castanhas, frutas e molho que utilizamos. 
- O glúten só deve ser retirado a partir do momento em que se faz exames para comprovar a sua intolerância;
- Atualmente comemos no dia a dia itens que antes eram consumidos apenas em dias festivos. Vamos fazer as melhores escolhas.
- Como não conseguimos viver de dietas eternamente, devemos aprender a comer de forma equilibrada;
- A balança é um ótimo aliado para controle do peso;
- Não precisa ser um atleta ou ter um corpo de modelo para deixar de ser ocioso. Basta nos movimentarmos 30 minutos por dia.
- Depois do exercício físico o corpo continua queimando calorias. Para não interromper esse processo, o ideal é esperar pelo menos 30 minutos para ingerir qualquer tipo de alimento ou líquido calórico. 
- Atenção: a segunda causa de mortes no mundo se deve ao sedentarismo. Mesmo assim não vemos campanhas antisedentarismo por aí.

Durante a conversa fomos servidos de comidinhas bem saborosas, saudáveis e até algumas gulodices. Afinal, estávamos em um dia festivo e quem se exercita bastante pode se dar ao prazer de consumi-las, né? Taí o balanço energético. Mas eu fiquei nas saladinhas e iogurtes mesmo.

#vempropiquenique

O clima de confraternização esteve presente durante todo o piquenique que teve a organização do grupo #vempropiquenique.

#vivapositivamente

Estava tudo tão bom que a gente não queria que acabasse. Depois do evento, um grupo que só pegaria o avião de volta mais tarde, foi aproveitar o fim de tarde na Urca. Claro que eu fui junto. Não iria perder essa oportunidade de trocar mais ideias e ficar mais um pouquinho com essa turma.

#vempropiquenique


Uma manhã maravilhosa que me encheu de energia, alegria e informação. Voltei pra casa renovada e a família sentiu os reflexos do meu bem-estar.

Outros posts de quem esteve no evento: (vale a pena conferir os pontos de vistas diferentes)

Carlinha Fernandes - Equilíbrio Sempre;
Carlinha Fernandes - Equilíbrio Sempre - Vlog;
Elenara Leitão - Arquitetando Ideias;
Flávia Ferrara - Decora Casas;
Regiane Ivanski - Casa com Decoração;
Simone - Smiletic.

Post sobre Equilíbrio Energético com foco na importância dos exercícios para as crianças:

- Atividade física sim, sedentarismo não!
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Que legal isso, tenho muita vontade de participar de eventos assim com outras blogueiras, mas ando ilhada por aqui rsrs
    www.gerlianemoreira.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Chris
    Que pena tenho de estar tão longe!
    Deve ter sido uma manhã muito proveitosa!
    Eu já aproveitei,só por ler a sua crónica do evento.
    Obrigada por todas as dicas.
    Bom fim de semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Cris vc é diva mesmo. Esses piqueniques são a maior onda aqui no Rio. Esse foi muito maneiro. Curti a decoração de montão.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal e a dona Luciana levou um puxão de orelha meu, como assim vem aqui e não me avisa? rsrsrsrs
    Bjbj
    She

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Chris, ainda mais por ser um dia que esteve tão presente em minha vida, adorei!
    Sheila, pode deixar, dia 18 estarei novamente no Rio, vamos aproveitar para nos conhecer.Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cris, piqueniques são excelentes para estreitar os relacionamentos por terem um clima de intimidade e simplicidade. Esse que você foi e está nos contando pareceu maravilhoso começando pela escolha do local.

    ResponderExcluir
  7. Aii que delícia um piquenique, saudade disso :3
    Quanto as calorias, falou com conhecimento :D Adorei as dicas, eu tenho uma amiga que me disse uma vez que não sabia o pq estava engordando, e não conseguia perder peso de jeito nenhum, ela achava que estava doente, aíí fiz a pergunta básica: O que anda comendo? e Ela me disse que só saladas e sopas, mas apertei mais um pouquinho e ela confessou que suas saladas são com 4 tipos de queijo, oleaginosas e as sopas com pãezinhos e muito azeite. Aí não dá mesmo né! kkkkkk
    Amei o post amiga. Como sempre arrasou!!! Beijão <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que demais amiga .. quando vi as fotos fiquei com água na boca .. me avisa quando tiver eventos assim .. adoraria ir e nos conhecer pessoalmente ... disvirtualizar ... bjs

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  9. Ah , deve ter sido muito bom , pena que não fiquei sabendo , porque se não eu ia , também sou do Rio !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo