quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Hidratação na agenda de compromissos

Vem chegando o verão, o calor no coração... e por isso mesmo é mais importante ainda cuidar da hidratação. E esse foi o tema do último encontro de blogueiros do #Vivapositivamente.

Blogueiros #Vivapositivamente

O evento, como sempre, foi muito bem organizado, tudo cuidado com muito carinho, reuniu uma galera do bem, diversificada e alegre.

Blogueiros #Vivapositivamente

Pra falar sobre a importância da hidratação na nossa saúde com bastante propriedade contamos com a participação de duas feras que nos brindaram com suas experiências:

- O José Rubens D'Elia que, além de ser formado em Educação Física, é bacharel em Administração de Empresas. tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, Treinamento Esportivo e administração esportiva pela USP. Trabalha há bastante tempo na área de preparação física aliada à terapia. Já trabalhou com mais de 500 atletas nacionais e internacionais, entre eles nomes conhecido como os velejadores Robert Scheidt e Lars Grael, os pilotos Chico Serra, Christian Fittipaldi e Mário Haberfeld. É autor do livro “Fábrica de Campeões” (Editora Gente). Comentarista e colunista do portal G1.

Judoca Flávio Canto
Foto - divulgação do evento

- Flávio Canto que é ex-judoca, medalhista olímpico e idealizador do Instituto Reação, uma associação sem fins lucrativos que faz uso dos ensinamentos do judô para formar cidadãos e atua em comunidades carentes do Rio desde 2003, além de ser um exemplo de determinação, simpatia e carisma.

Judoca Flávio Canto


Claro que eu ouvi as palestras ligadíssima pra não perder nenhuma informação.

Blogueiros #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento

O bate-papo começou com um momento de descontração que nos fez suar a camisa e desidratar um pouquinho. Movimentamos o corpo fazendo exercícios de aquecimento do judô.

Judoca Flávio Canto
Foto - divulgação do evento

Depois nos hidratamos, é claro. E vocês sabiam que o sal "suga" o nosso líquido? Então, quando estamos na beira do mar devemos ficar mais atentos e repor com mais frequência os líquidos no nosso organismo. 

Blogueiros #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento

Segundo informações do Dr. D'Elia, os isotônicos são ótimos para repor os sais minerais após os exercícios. Pra galera que faz treino físico é importante que a reposição da hidratação seja feita de imediato, caso contrário o corpo sofrerá com o desgaste e faltará energia no dia seguinte.


Blogueiros #Vivapositivamente

Eu não faço nenhuma prática intensa de exercício físico, mas na minha caminhada matinal não falta uma pausa para hidratar com água de coco.

Outro ponto que chamou bastante a minha atenção foi quando o Dr. D'Elia falou que o estresse também desidrata. E para desestressar ele ensinou três exercícios que ajudam na postura e na concentração. São eles:

- Leve a cabeça pra frente (a mulherada faz isso para tirar fotos e ficar sem papo. É aquele pescoço de tartaruga, sabe?), reposicione, estique o pescoço como se quisesse virar girafa, mas sem levantar o queixo. Tem que puxar pela parte de trás do pescoço. Você sentirá o músculo do pescoço esticando, como se fosse um aquecimento físico.

- Inspire com o nariz, prenda o ar por três segundos e expire devagar, segure por três segundos. Repita cinco vezes.
um1. Se sua concentração se desviar do foco por algum momento, comece a pensar no número dois, e assim por diante.

 
Blogueiros #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento

Olha eu ali com a coluna retinha fazendo o exercício da respiração. Eu tenho praticado diariamente esses exercícios quando a coisa começa a pegar lá no trabalho. E relaxa mesmo! Aproveito também pra beber o meu copo de água de uma em uma hora.

Uma dica preciosa e que eu estou usando foi a seguinte:  "Quando nós marcamos a nossa hidratação como se fosse uma agenda de compromissos, fica mais fácil controlar os horários e regular o consumo necessário de água. Tenha a água de maneira fácil ao seu lado.".

Já não ingerir líquidos durante as refeições e preferir fazer o consumo antes ou alguns minutos após, tá difícil pra mim.

Tivemos a pausa para um almoço delicioso, uma conversa gostosa, batom vermelho, biquinho daqui, biquinho dali,


Blogueiros #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento
fotos.

Blogueiros #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento

mais fotos.

Evento Hidratação #Vivapositivamente
Foto - divulgação do evento

E finalizamos ouvindo a experiência de vida, trajetória esportiva e o trabalho atual do judoca Flávio Canto. Além de falar da importância da hidratação na prática de esportes, ele contou das suas vitórias, mas também das suas derrotas, como fez para reagir, para não se abalar, como ajudou outros atletas em momentos difíceis. Falou como faz hoje para ajudar a transformar vidas com a prática do esporte: "Costumo dizer que tem uma equação ideal do nosso trabalho: o número de vidas que você tem para transformar x o número de vidas que você transforma. Agora eu botei meu idealismo em foco e em vez de querer salvar o mundo, prefiro salvar um mundo de cada vez"
Um exemplo de determinação e motivação. 

Lembrem-se: é importante hidratar sempre e estimular o hábito do consumo frequente de água nas crianças. É sempre bom elas terem uma garrafinha de água: 

- quando fazem esportes. Eu observo as aulas de ginástica olímpica da Sofia e a professora faz duas paradas para beberem água. Na dança aérea da Ana Luiza também tem as paradas para se hidratarem.
- quando estudam. É só deixar uma garrafinha e uma caneca na mesa de estudo.
- quando estão no transporte. A gente nunca sabe como vai estar o trânsito, né? O melhor é estar prevenido e colocar aquela garrafinha de água na mochila da criança. Para não pesar muito, nesse caso, eu uso uma de alumínio.
- quando estão na piscina. Sabia que mesmo dentro da água as crianças perdem líquido? Pois é. Atenção com aqueles dias de horas na piscina no clube.
- quando brincam. Criança não quer parar de brincar pra nada, né? Então a gente precisa lembrá-los que está na hora de ingerir um pouco de líquido.

E nós adultos também precisamos estar atentos em todos esses momentos e no trabalho também. Estresse desidrata!

Mais dicas sobre a importância de uma boa hidratação:


Outros blogueiros que escreveram sobre o evento:
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Deve ter sido maravilhoso mesmo o evento, adorei o post. Graças a Deus meu filhote toma muuuuita água, então sempre saio com a garrafinha dele cheia e estou quase saindo com uma reserva porque quase sempre preciso enchê-la novamente, hehe.

    beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que evento maravilhoso! Fico aqui vendo quantos encontros de bloguerias você tem e como eles parecem ser divertidos... Mas falando da água, aqui em casa não saimos sem uma garrafinha. Ingrid desde pequena sempre foi fã de água, para minha sorte
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom !!!!!!! Vc sempre muito dinâmica

    ResponderExcluir
  4. hris que legal.. deve ter sido bem interessante o encontro e a palestra. Água é sempre bom!! Adorei a foto de biquinho vermelho.. rsrsr

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Chris! Uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos e trocar experiências. A hidratação é realmente um fato muito importante e deve ser intensificada no verão! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  6. Foi maravilhoso repartir contigo esses momentos! E obrigada por ser essa pessoa especial que és! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal!!
    Trocar experiencias é de +!!!
    Hidratação é tudo nesses dias quentes, não me separo da garrafinha de água!!
    Bj Bj
    Pri Aitelli
    www.mamyantenada.com

    ResponderExcluir
  8. Ai eu tenho que te confessar sabe, eu sou uma negação pra tomar aguá, mesmo sabe dessa coisas de hidratação , mais é que eu vivo me esquecendo de encher a garrafinha, dai quando eu vejo já é de noite e eu não bebi aguá... Mas fiz uma meta pra eu começar a tomar aguá u.u suyahsyasgay ameiii

    https://www.youtube.com/user/falogarota
    falogarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Kita, bem lembrado, eu preciso beber mais líquidos durante o dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. A hidratação deve ser constante, porém nas estações mais quentes, principalmente no verão deve ser redobrada!

    Com esse dia incrível e esses bate papos maravilhosos, fica mais fácil lembrar que sempre devemos consumir água né!?

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que evento legal e interessante, adorei as dicas e as fotos, e este marido da Fiorela é lindo hein? rs
    bjos!

    ResponderExcluir
  12. Cris esse evento foi do babado. O lugar é nota 10! As dicas estão super show e ainda deu pra tirar uma foto c o Flavio Canto. Ai que tudo!

    ResponderExcluir
  13. Aprendi tantas coisas em um único post, o evento deve ter sido prazeroso e divertido né? Nem participei mais gostei :D Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Amiga, você ficou muito bem com o batom vermelho. Eu adoro te ver sorrindo e sentir a sua energia. Eu fico feliz de você ter essas oportunidades, por você e por nós já que você sempre traz muita informação útil. Eu gostei muito das dicas de hidratação e vou colocar a garrafa de água na mochila das meninas.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Cris a hidratação é muito importante mesmo então nos dias de mais calor ainda mais, eu no verão ando sempre com uma garrafa de água na bolsa que encho em casa para não ter de andar sempre a comprar outra. Gostei das dicas do post e acho que toda a gente devia segui-las. Vou seguir o teu blog gostei bastante.

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha esses encontros, muito legal e com temas tão relevantes. É muito importante se cuidar principalmente quanto a hidratação que é essencial para pele e a hidratação interna essencial para vida. Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo