quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Enjoei, e agora? Doar ou Vender?


De duas a três vezes ao ano nós fazemos uma arrumação geral na casa e separamos várias coisas para doar. Sempre estimulei a Ana Luiza e a Sofia a fazerem as doações, a entregarem pessoalmente as roupas, brinquedos, livros, etc. doados. Assim elas podem sentir mais de perto a alegria e o bem que estão fazendo. Doar traz um sentimento de abundância, uma satisfação que faz que doa feliz. Até falei disso no post “Doar faz bem, doar-se faz muito bem!"

Nesse ano a Ana Luiza surgiu com uma novidade. Ela separou muita coisa para doar, mas separou algumas para vender. A minha primeira reação foi tipo: vender por quê? Vamos doar!

Aí veio a reflexão: o que devo estimular, a caridade ou o empreendedorismo? Cheguei até pensar em incentivá-la a vender as peças escolhidas e com o dinheiro comprar mais roupas para doar para quem precisa.

Depois, pensando melhor, eu percebi que ela já tinha doado bastante coisa e seria sim muito bom pra Ana Luiza essa atitude empreendedora. Isso poderia reforçar a auto estima dela, fortalecer a autonomia, desenvolver a capacidade de resolver problemas, estimular a comunicação, a habilidade de negociação e o senso de responsabilidade. Achei também que o fato dela receber um dinheiro conquistado com a venda poderia ajudá-la a valorizar mais as coisas e trazer mais noções financeiras.

E lá foi ela pesquisar sites de vendas e decidiu pelo Enjoei. Fez as fotos das peças, criou a lojinha com o meu nome e usou a logo do blog (questão de timidez que com o tempo vai melhorando), cadastrou as peças e está em plenas negociações.


Se vai vender algo, ainda não sabemos. Mas já está valendo muito a experiência.

E aqui algumas peças que estão lá à venda:


Neste post no Recanto das Mamães Blogueiras eu fale de "5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças e adolescentes".

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

22 comentários:

  1. Olá, Chris!
    Conheço várias pessoas que estão vendendo produtos nesse site. Acho bom mostrar os dois lados pra criança : vender e doar para quem precisa. Qto ao muso, o Depp foi o primeiro que postei no blog.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  2. Que boa ideia pra ela aprender a empreender! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Chris,
    Boa ideia essa da sua filhota. Tem mais que incentivar mesmo o empreendorismo da filhota. Muita boa sorte nas vendas!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Poxa que legal a sua atitude com sua filha. Ela tem quantos anos?
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Certíssima! Doamos, vendemos e aprendemos muita coisa com isso.
    Espero que venda tudo rsrsr
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris, obrigada pela visita, seu cantinho é lindo!
    Já estou seguindo, bjus.

    blog Doce Lar

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, adorei a ideia sim, nunca tinha pensado mas vou começar a pensar nisso kkk.

    Lindo seu blog.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. É isso aí minha sobrinha! Manda ver nas vendas.

    ResponderExcluir
  9. As duas coisas são legais. Doar é generoso e altruísta. Vender é desafiador. Tudo isso ajuda no crescimento emocional. Tem tempo pra tudo né?
    Vou visitar a loja, bjos.

    ResponderExcluir
  10. Cris, se acredita que estou fazendo uma postagem sobre vender roupas?! Que bacana termos o mesmo pensamento, amei a iniciativa da sua filhota.

    Passei lá na lojinha e vi que as peças ainda estão excelentes.

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris, muito interessante esse seu post. Leva a vários outros assuntos...
    Bem, eu acho que doar ou vender é uma ação muito pesoal. Muito particular de pessoa pra pessoa. Eu vou falar de mim, do que eu acredito e mantenho em minha vida... Eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria, eu acho que lugar que não teve o meu suor na criação eu não devo ganhar dinheiro em cima. Então de jeito nenhum eu vendo livros, CDs, DVDs, ou roupas, eu doo tudo. As roupas entrego em orfanatos, abrigos, asilos... E o restante em bibliotecas, ou então estimulo a leitura fazendo parte de projetos em escolas públicas que estimulem a leitura entre os jovens. Além de doar os meus livros, de minha autoria, os livros que não quero mais eu também doo. Mas claro que é uma movimentação pessoal. Não estou criticando quem venda tudo, eu só não acho legal, pra mim.
    Uma moda entre os jovens que acho supersaudável é fazer bijoux e colocar as crianças para venderem, aí sim, ali teve o suor e a criação dos jovens. Aliás, sei que suas filhas já fizeram isso, né?! Eu me lembro de um post sobre isso, eu acho o máximo. Aí sim é empreendedorismo de verdade verdadeira.
    Quando eu descubro que tem alguém vendendo Cabra Cega, por exemplo, eu tenho um ataque. Porque por trás de um livro trabalham no mínimo duas pessoas, e quando é produção independente, como é o meu caso, trabalham ali mil pessoas em uma só, ou seja, eu sozinha.
    O autor muitas vezes é escritor, capista, revisor, diagramador, distribuidor, assessor de imprensa, agente literário até conseguir enfim vender. Ufa! :)
    Beijo, beijooooo!
    She

    ResponderExcluir
  12. Amiga, você é muito especial mesmo. Esta´sempre preocupada em passar valores e estimular as suas filhas a se desenvolverem. Eu gostei da iniciativa de vender as roupas.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Também participo do Enjoei, já enjoei de muita coisa por lá e vendi. Como tá comprei uns enjoos de uns enjoados
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Boa dica eu faço isso muitos doo e outros vendo para ganhar uma graninha e comprar outra coisa necessaria, amei a atitude parabéns.

    ResponderExcluir
  15. A Ana Luiza doa muita coisa, vocês doam muita coisa. Essa iniciativa de vender algumas peças é muito boa também. Tomara que ela venda tudo.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!! Eu e os meninos sempre separamos brinquedos e roupas para dar...O Arthur começou com umas idéias de vendas, mas muito mais influenciado pelas 'garage sales' dos seriados/filmes que assiste do que por mim, mas nunca estimulei, pois tinha a mesma dúvida que vc: caridade ou empreendedorismo...como ele só tem 8 anos, tenho protelado, mas a idéia foi maravilhosa e inspiradora! Boa sorte pra Ana Luíza com as vendas!!!
    Bjinhooo
    Alessandra | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
  17. Muito legal..
    Eu sempre doei minhas coisas..
    Achei bem interessante a ideia da Ana Luiza..
    Não conhecia esse site ainda..
    Achei bem legal a ideia dele também..
    Beijos
    http://anatogeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. é uma ótima ideia mesmo, vou conferir outro post
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse site...
    gostei muito muito
    Vou entrar pra ver como funciona
    legal
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Cris, me amarrei nas roupas q a Ana Luiza colocou pra vender! Muito show!

    ResponderExcluir
  21. Ola Chris eu também sempre faço uma limpeza no guarda roupa, separamos o que não usamos mais e doamos, muitas da roupa de minha filha vão para uma priminha , Muito bom ajudar de alguma maneira. a ideia de vender algumas peças são ótima também, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Uma boa ideia essa da Ana Luiza de vender as roupas boas e bem novas. Ela doa muita roupa boa e em bom estado pra quem precisa, assim ela pode fazer as duas coisas. Ajuda a quem precisa e tem algum retorno também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo