segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Tão simples e tão divertido


Quando a Ana Luiza estava aprendendo a usar tesoura, isso já tem bastante tempo, a brincadeira preferida dela por um bom tempo foi fazer sanfonas de papel com figuras. Para ela era como se aquilo fosse um truque de mágica.

Ela chegava da creche, eu chegava do trabalho, nós duas sentávamos no chão da sala e ficávamos ali por horas fazendo mágica com papel e tesoura.

Os filhos crescem e a gente vai deixando as brincadeiras de lado, né? Acha que era coisa de criança e que agora que são grandes não irão se encantar, nem se impressionar com essas "bobeiras".

Em um sábado dessas férias, em que todos queriam ficar em casa, mas fazer alguma coisa, sem mais nem menos eu me lembrei dessa brincadeira e resolvi começar a fazer a minha sanfona de flores e colorir. E não é que a brincadeira fez sucesso?!

Brincadeira com papel e tesoura


É uma brincadeira muito simples e que pelo visto distrai crianças de todas as idades. Precisamos apenas de:

- papel;
- tesoura;
- canetinhas ou lápis de cor.

O ideal é ter um papel bem comprido para a sanfona ficar maior. No nosso caso tínhamos apenas folha de papel A4 da nossa impressora, mas ele atendeu perfeitamente.



Primeiro dobramos a folha de papel A4 ao comprido. Dividimos em três faixas.


Marcamos bem as faixas e rasgamos com as mãos.


Dobramos cada faixa quatro vezes. Assim ficou com uma largura ideal para fazermos os desenhos e uma quantidade boa de figuras, cinco.


Desenhamos em uma das faces a figura que queremos. É importante que a figura tenha alguma ligação nas laterais para a sanfona ficar conectada. No caso da nossa árvore as ligações ficaram na copa conforme a seta na foto abaixo.

Brincadeira com papel

Recortamos em torno da figura com cuidado para manter a ligação nas laterais (vide setas na foto abaixo).

Brincadeira com papel e tesoura

Desdobramos a figura.

Brincadeira com papel

E soltamos a imaginação para colorir.




Na verdade é uma brincadeira bem conhecida e não estou trazendo nenhuma grande novidade. Acho que por isso não fiz um post sobre ela quando as meninas eram pequenas. Mas agora me surpreendeu o fato dela despertar o interessa das filhas já grandes e termos nos divertido com ela. Não sei se foi uma questão de memória afetiva. Só sei que foi uma tarde ótima que passou tranquila entre cores e formas.

Enfim, fica a dica para quem estiver esquecido dela. Uma brincadeira simples e estimulante para os pequenos e para os maiores pode funcionar como arte. Podemos variar bem as imagens e o colorido. Dá para fazer borboletas, estrelas, casas e muito mais. Pensamos em pegar uma folha amarela, fazer a corrente com círculos e desenhar expressões dos emojis. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo